suspensão traseira ducato

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

suspensão traseira ducato

Mensagempor vitor » segunda set 19, 2016 10:34 pm

Vou ter que intervir nas molas da suspensão da minha Challenger (furgão de 2007) pois o desconforto na cama da traseira, em andamento, é insuportável!
Um tipo vai lá para trás dormir a sesta, enquanto a companheira conduz, e sai de lá todo partido!

Tenho 3 propostas de intervenção (excluo a pneumática, que já tive numa capucino, porque não acrescenta qualquer conforto...)
1. Passa a ter só uma mola, mais forte
2. Mantém as mesmas molas mas com um arco que permita algum curso à suspensão (atualmente a mola superior toca permanentemente no batente de borracha)
3. Substituo uma das lâminas/molas por este kit http://www.al-ko.com/en/vehicle-technol ... suspension

Qual será a melhor opção?
Obrigado pela partilha das vossas experiências.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor siroco » terça set 20, 2016 1:04 pm

:shock:

A melhor opção é:

4. Sentar-se ao lado da sua companheira com o cinto de segurança devidamente colocado!

As camas não são feitas para serem usadas em andamento, é extremamente perigoso, basta uma travagem de emergência para provocar graves lesões.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor vitor » terça set 20, 2016 9:52 pm

Concordo! :D Mas isto é como o tabaco, um tipo sabe que aquilo mata, mas ainda assim fuma!
A hipótese 4 é a mais recorrente e prazenteira mas, o que diria das outras se estivesse a procurar mais conforto (sem comprometer a segurança) a bordo?
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor Salazar » terça set 20, 2016 10:43 pm

Qualquer chassis Fiat é uma bosta em termos de conforto. Seja ele furgão, chassis-cabina ou campingcar. A Ducato é primeiramente uma ferramenta de trabalho, como tal as lâminas são boas e baratas para carregar peso.
Por isso é que as ACs com A maiúsculo usam chassis Alko. Não é só porque é leve e baixo. As barras de torção, embora arcaicas nos ligeiros de hoje, sempre são melhores que lâminas.

A única solução que conheço para o seu problema é o sistema AirDriveControl da Goldschmitt. Mas veja lá se vale a pena investir cerca de 10000€ para não ficar todo partido dos buracos e ainda acaba todo partido à mesma por andar às palhaças dentro da carrinha...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor cookie » quarta set 21, 2016 9:28 am

vitor Escreveu:Vou ter que intervir nas molas da suspensão da minha Challenger (furgão de 2007) pois o desconforto na cama da traseira, em andamento, é insuportável!
Um tipo vai lá para trás dormir a sesta, enquanto a companheira conduz, e sai de lá todo partido!

Tenho 3 propostas de intervenção (excluo a pneumática, que já tive numa capucino, porque não acrescenta qualquer conforto...)
1. Passa a ter só uma mola, mais forte
2. Mantém as mesmas molas mas com um arco que permita algum curso à suspensão (atualmente a mola superior toca permanentemente no batente de borracha)
3. Substituo uma das lâminas/molas por este kit http://www.al-ko.com/en/vehicle-technol ... suspension

Qual será a melhor opção?
Obrigado pela partilha das vossas experiências.



:shock: :shock: ainda pensei que estivesse na brincadeira quando diz que alguém usa a cama em andamento... mas o pior é que parece que está a falar a sério... :shock: :shock:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 21, 2016 10:00 am

Bom dia,

siroco Escreveu:As camas não são feitas para serem usadas em andamento, é extremamente perigoso, basta uma travagem de emergência para provocar graves lesões.


cookie Escreveu:ainda pensei que estivesse na brincadeira quando diz que alguém usa a cama em andamento... mas o pior é que parece que está a falar a sério...


Mas o Vitor previa essa hipótese quando escreve... :wink:

vitor Escreveu:Um tipo vai lá para trás dormir a sesta, enquanto a companheira conduz, e sai de lá todo partido!
( se houver um acidente...faltava acrescentar!!!)

Por isso acho que é desnecessário crucificá-lo mais... :lol: :lol:

Quanto ao tópico em si...
Salazar Escreveu:A única solução que conheço para o seu problema é o sistema AirDriveControl da Goldschmitt.
Salazar Escreveu:Mas veja lá se vale a pena investir cerca de 10000€
acho que seria a melhor solução...mas se calhar é melhor guardar o dinheiro e sentar-se cá à frente... :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor vitor » quarta set 21, 2016 10:13 am

Estamos todos a levar a coisa para a brincadeira... Ainda bem! :D
Esquecendo a (indevida) utilização da cama traseira em andamento, esquecendo a hipótese que custa €10000 (procurarei melhorar a coisa com 3 dígitos apenas...), e tendo que escolher entre as 3 opções que coloco no início deste post, rejeitá-las-iam todas?

Repito que procuro que a suspensão traseira não seja tão seca e trepidante.
Os bancos da frente já têm suspensão regulável (mola e amortecedor) de acordo com o peso do passageiro, mas atrás sente-se que é tudo muito rígido.
Naturalmente isso provoca ruido nos móveis e não lhes proporciona grande longevidade...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 21, 2016 10:22 am

Bom dia Vitor,

vitor Escreveu:(atualmente a mola superior toca permanentemente no batente de borracha)


Isto pode não ser um bom indicio do estado das molas...em teoria teria de arranjar um compromisso entre uma suspensão que aguente a carga que carrega mas ao mesmo tempo não "arrear" com o peso...e aí penso que uma suspensão pneumática pode minimizar o desconforto e aí talvez optasse pela Alko. Ao conseguir regular a altura da suspensão pneumática estaria ao mesmo tempo a regular a dureza da suspensão...
Também pode pensar na hipótese de outro tipo de colchão...pode parecer disparate o que proponho, mas por vezes começar pelo mais simples ajuda.
Nada mais que a minha opinião de leigo.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor vitor » quarta set 21, 2016 8:53 pm

Não devia ter falado na cama traseira... :)
O que realmente me interessa é melhorar a suspensão traseira, sem grandes despesas...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor Luismbmp » quarta set 21, 2016 9:56 pm

Boa noite,
eu quando tinha a minha iveco de rodado duplo, colocava pressão de 53psi nas rodas traseiras, como era de rodado duplo, 4 pneus, aguentava bem com o peso e como só tinha essa pressao, a suspensão traseira ficava mais macia, logo mais confortavel.
Podia colocar com menos ainda, mas fazia muita barriga e já era um pouco perigoso de poder rebentar um pneu.
A 53psi foi a pressão exacta que coloquei e para ter uma margem de segurança, logico que em curvas apertadas e nas rotundas a carroçaria adornava um pouco, mas o cuidado era redobrado, não fazia uma rotunda a 30kms/h fazia a 20kms/h.

Dependendo da autocaravana esta nova autocaravana que tenho, em termos de conforto, é melhor 200% que a minha ex-iveco.

Tem pessoas que por exemplo colocam 65psi nos pneus da sua autocaravana, eu acho um exagero.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: suspensão traseira ducato

Mensagempor jgomes » sábado set 24, 2016 12:39 pm

Boa tarde
Não sei onde reside, mas problema parecido, como o bater do chassis nas borrachas (macarocas), resolvi o assunto .numa casa de molas; na Calcada do Desterro em Lisboa, junto do ex-hospital do Desterro. Porque não ir lá e pedir opinião?
Um abraço.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes