Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Mensagempor Salazar » quinta set 08, 2016 10:37 am

A nossa AC tem estado parada desde finais de Junho e, como de amanhã a uma semana arrancamos para 3 semanas de viagem, comecei os preparativos e verificações dos equipamentos. Aproveitei o calor parvo de segunda e terça para por o frigo à prova. A 220V, comportou-se bem; 6°c no frigo e -11°c no congelador com cerca de 40°c no exterior na posição 6 de 7. Já a gás é que a coisa esteve pior. Cheiro a gás no interior da AC, marca de fumo preto na zona da chaminé da cobertura superior e um desempenho 10°c pior que a 220V. Ou seja, queimador e chaminé a precisar de limpeza. Como só falta uma semana para a partida e como não posso tirar um dia para fazer 170km até à assistência, e tendo em conta a info que encontrei na net, vou-me aventurar na limpeza não muito aprofundada daquilo. Até porque não vou desmontar o queimador.
Independentemente de toda a informação que tenho recolhida, se algum companheiro já se aventurou a fazer o mesmo, por favor esteja à vontade para dar as dicas que achar pertinentes.

O queimador em questão é este
Imagem
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Mensagempor José Duarte » sábado set 10, 2016 8:24 pm

Boa noite Companheiro
O meu frigorífico não é da mesma marca.
Já tentei por várias vezes fazer a limpeza, sem êxito, por não conseguir retirar uma chapa de proteção do queimador.
Até agora tenho resolvido o problema da seguinte forma. Coloco com cuidado um pequeno pano a tapar a zona do queimador e com um compressor sopro da zona da chaminé para baixo, de seguida retiro o pano e sopro toda a zona do queimador. Comigo, até agora, tem resultado.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Mensagempor Salazar » domingo set 11, 2016 9:12 am

Eu já retirei a chapa. Neste são apenas 3 parafusos de fácil acesso. Já tirei também o cotovelo no topo da chaminé. Para tirar o queimador de baixo da chaminé também é só necessário retirar um parafuso.
Depois da volta com o cão, já me vou por de roda do resto.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Mensagempor Salazar » domingo set 11, 2016 6:15 pm

Já está.
Imagem

Lamento não ter tirado mais fotos, mas o processo, como quase sempre, não foi tão linear como nos vídeos do YouTube. Foi necessário tirar o isqueiro e o termopar e dar calor ao queimador para conseguir despertar a linha de gás e chegar ao injector. Depois de tudo bem limpo (usei um fio de cobre bem fino para limpar o injector e o queimador foi bem batido para largar toda a ferrugem e porcaria que tinha dentro) e montado, ligou à primeira.
Esta agora a refrescar. A ver onde chega numa hora. Temperatura inicial 32°C
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Limpeza de queimador e chaminé de frigo Dometic RM4270

Mensagempor José Duarte » domingo set 11, 2016 10:15 pm

Boa noite Companheiro
Pois, consigo retirar os parafusos. O problema é a chapa de proteção. Julgo que estará colada ou existe algum outro problema e não de desloca nem um milímetro, mesmo aplicando alguma força (não exagerada).
Assim, pelo sim pelo não vou optando por aquela solução. Quando deixar de resultar procurarei pessoa credenciada.
No seu caso, ainda bem que solucionou o problema.
Boas viagens.
Saudações.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes