fj2011 Escreveu:Boa tarde!
a titulo de exemplo na minha autocaravana tenho montado já há muito tempo, 2 paineis de 130 WP cada, com 3 baterias (normalíssimas de acido, muito mais baratas) que totalizam 300Ah (mais a do motor quando necessária para uma emergência)... dá para estar a trabalhar (24h) um frigorifico combinado(com congelador separado) maquina de café da nexpresso (ligo apenas qd necessito), microondas e uma placa electrica,tudo a 230v, portátil, etc... só uso gás em ultimo caso.
Até agora tudo tem funcionado sem problemas.
Quanto ao painel que refere, os paineis que costumo comprar são de 130W e são praticamente do tamanho dos paineis solares de 100W.
Não sei de nenhum companheiro que tenha partido algum painel por ser 5 ou 10 cm mais comprido
Companheiro FJ2011, não se trata de partir, pois praticamente todos são bastante flexíveis, o problema é quando avalizam na zona central, perdem muita capacidade de carga..... por cada milímetro de desnível provoca cerca de -5% de eficiência.
Como já expliquei aqui :
viewtopic.php?f=17&t=8020 por vezes pensamos que estamos a fazer uma grande coisa, e depois somos confrontados com uma realidade diferente.....
Existe outro problema que eu mencionei e julgo que ninguém deu importância, se os painéis debitarem muita carga de uma só vez, as baterias têm que estar preparadas para receber, senão começam a aquecer e a danificar ( libertar hidrogénio, etc... ) daí a minha opinião actual em relação a baterias ter mudado, actualmente acho que as baterias mais indicadas para autocaravanas são de chumbo normais de arranque e AGM de arranque....
Em relação a este tópico vou dar a minha opinião:
Para saber se o preço é adequado devemos saber o preço dos componentes em separado:
Painel Solar : entre 110€ e 150€
Regulador Steca 8 amp.( uma das melhores marcas) : entre 25 e 35€
Cabo solar 5metros *2 - 4mm ( positivo e negativo ) 20 a 30€
Bateria de ácido aberto 140 Amperes : 200 a 250€
cabo com fusivel : 20 a 30€
Fichas macho e femea : 5 a 10€
Ora se verificar-mos os preços, compensa comprar este kit... e se usar um desconto ( do tipo protocolo ) ainda consegue mais desconto....
Eu costumo comprar as peças em separado, vou a uns lados e aos outros, mas conheço o mercado..... logo para quem não conhece, se calhar comprar numa casa de autocaravanas, ou um kit destes, compensa, tem é que arranjar alguém para montar.... o que pode encarecer logo os custos.......
Em relação aos produtos anunciados, só mudaria o regulador de carga, optava por um MPPT de 20 Amp.
sem lcd, ao contrário da opção mencionada ( discordo do mencionado na nota do sitio ).
Grande abraço,
Danibeja