Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor teresafonseca » terça ago 23, 2016 12:28 pm

Boa tarde companheiros e companheiras.
Uma vez que pretendemos melhorar a autonomia da nossa AC, estamos a considerar a aquisição de um painel solar. Acontece que somos novatos no assunto e quanto mais lemos, mais confusos ficamos... :?
Vimos este kit: http://www.ccbs-energia.pt/loja/produtos/kits-autoconsumo/kit-para-autocaravanas/kit-autocaravanas-100wp-info e gostaria de vos pedir encarecidamente que nos dessem a vossa opinião relativamente às características, ao vendedor e ao preço.
Se fosse para vós, comprariam? Agradeço a v/ opinião pois esta é fundamental, dada a experiência que têm.

Com os meus melhores cumprimentos,
Teresa Fonseca
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » quinta ago 25, 2016 5:00 am

Bom dia,
menos 150 euros seria um bom preço.
pelo material fornecido e sem montagem, o custo anunciado é caro.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor teresafonseca » quinta ago 25, 2016 8:44 am

Bom dia e muito obrigada Fernando Jorge.
E relativamente ao material, acha adequado ou existem características que deveriam ser diferentes para uma melhor performance?
Como tinha dito, sou novata no assunto. Eu e o meu marido já tínhamos lido uns posts e percebemos que desaconselham os paineis muito grandes. Será que um de 100w é uma boa escolha ou já é grande demais?
Relativamente à bateria também lemos que as melhores são as que permitem a manutenção. Será esta (ácido aberto) uma dessas?
Peço desculpa pelas perguntas mas tenho esperança que as vossas sábias respostas nos possam ajudar a fazer um bom negócio e um bom investimento.
Muito obrigada :)
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » quinta ago 25, 2016 2:33 pm

Boa tarde!

a titulo de exemplo na minha autocaravana tenho montado já há muito tempo, 2 paineis de 130 WP cada, com 3 baterias (normalíssimas de acido, muito mais baratas) que totalizam 300Ah (mais a do motor quando necessária para uma emergência)... dá para estar a trabalhar (24h) um frigorifico combinado(com congelador separado) maquina de café da nexpresso (ligo apenas qd necessito), microondas e uma placa electrica,tudo a 230v, portátil, etc... só uso gás em ultimo caso.
Até agora tudo tem funcionado sem problemas.
Quanto ao painel que refere, os paineis que costumo comprar são de 130W e são praticamente do tamanho dos paineis solares de 100W.
Não sei de nenhum companheiro que tenha partido algum painel por ser 5 ou 10 cm mais comprido
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor danibeja » quinta ago 25, 2016 4:13 pm

fj2011 Escreveu:Boa tarde!

a titulo de exemplo na minha autocaravana tenho montado já há muito tempo, 2 paineis de 130 WP cada, com 3 baterias (normalíssimas de acido, muito mais baratas) que totalizam 300Ah (mais a do motor quando necessária para uma emergência)... dá para estar a trabalhar (24h) um frigorifico combinado(com congelador separado) maquina de café da nexpresso (ligo apenas qd necessito), microondas e uma placa electrica,tudo a 230v, portátil, etc... só uso gás em ultimo caso.
Até agora tudo tem funcionado sem problemas.
Quanto ao painel que refere, os paineis que costumo comprar são de 130W e são praticamente do tamanho dos paineis solares de 100W.
Não sei de nenhum companheiro que tenha partido algum painel por ser 5 ou 10 cm mais comprido



Companheiro FJ2011, não se trata de partir, pois praticamente todos são bastante flexíveis, o problema é quando avalizam na zona central, perdem muita capacidade de carga..... por cada milímetro de desnível provoca cerca de -5% de eficiência.

Como já expliquei aqui : viewtopic.php?f=17&t=8020 por vezes pensamos que estamos a fazer uma grande coisa, e depois somos confrontados com uma realidade diferente.....

Existe outro problema que eu mencionei e julgo que ninguém deu importância, se os painéis debitarem muita carga de uma só vez, as baterias têm que estar preparadas para receber, senão começam a aquecer e a danificar ( libertar hidrogénio, etc... ) daí a minha opinião actual em relação a baterias ter mudado, actualmente acho que as baterias mais indicadas para autocaravanas são de chumbo normais de arranque e AGM de arranque....

Em relação a este tópico vou dar a minha opinião:

Para saber se o preço é adequado devemos saber o preço dos componentes em separado:

Painel Solar : entre 110€ e 150€
Regulador Steca 8 amp.( uma das melhores marcas) : entre 25 e 35€
Cabo solar 5metros *2 - 4mm ( positivo e negativo ) 20 a 30€
Bateria de ácido aberto 140 Amperes : 200 a 250€
cabo com fusivel : 20 a 30€
Fichas macho e femea : 5 a 10€

Ora se verificar-mos os preços, compensa comprar este kit... e se usar um desconto ( do tipo protocolo ) ainda consegue mais desconto....

Eu costumo comprar as peças em separado, vou a uns lados e aos outros, mas conheço o mercado..... logo para quem não conhece, se calhar comprar numa casa de autocaravanas, ou um kit destes, compensa, tem é que arranjar alguém para montar.... o que pode encarecer logo os custos.......

Em relação aos produtos anunciados, só mudaria o regulador de carga, optava por um MPPT de 20 Amp. sem lcd, ao contrário da opção mencionada ( discordo do mencionado na nota do sitio ).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor Salazar » quinta ago 25, 2016 4:35 pm

E ainda falta o suporte para o painel, que deve rondar os 50€.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » sexta ago 26, 2016 11:00 am

Sim, sim! e o suporte dá muito jeito, alias um bom suporte ou seja um painel "bem suportado" evita danos materiais aos próprios paineis :lol:

Salazar Escreveu:E ainda falta o suporte para o painel, que deve rondar os 50€.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor teresafonseca » sexta ago 26, 2016 11:01 am

Muito obrigada a todos pela v/ contribuição.
Estamos a começar a ficar mais atentos para pormenores que ainda não nos tinham preocupado.

Cumprimentos e obrigada,
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor teresafonseca » sexta ago 26, 2016 11:16 am

Sintam-se à vontade para continuar a dar o vosso contributo acerca deste assunto. Desde já agradeço a vossa atenção :)

Cumprimentos,
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » sexta ago 26, 2016 11:35 am

danibeja Escreveu:

Companheiro FJ2011, não se trata de partir, pois praticamente todos são bastante flexíveis, o problema é quando avalizam na zona central, perdem muita capacidade de carga..... por cada milímetro de desnível provoca cerca de -5% de eficiência.

Como já expliquei aqui : viewtopic.php?f=17&t=8020 por vezes pensamos que estamos a fazer uma grande coisa, e depois somos confrontados com uma realidade diferente.....

Existe outro problema que eu mencionei e julgo que ninguém deu importância, se os painéis debitarem muita carga de uma só vez, as baterias têm que estar preparadas para receber, senão começam a aquecer e a danificar ( libertar hidrogénio, etc... ) daí a minha opinião actual em relação a baterias ter mudado, actualmente acho que as baterias mais indicadas para autocaravanas são de chumbo normais de arranque e AGM de arranque....

(...)

Grande abraço,

Danibeja



Boas!!

no que respeita ao suporte dos paineis solares , nos meus paineis da autocaravana, colei um batente de borracha que ajuda a mantê-los direitos e têm um suporte nos topos onde assenta o perfil do painel e está aparafusado.

Daniel, em relação às baterias concordo consigo, sempre usei e continuo a usar baterias de arranque, sem duvida são as melhores e até as mais baratas. Alias num terreno onde faço agricultura (penso que já mencionei isto num outro tópico há algum tempo) só uso baterias usadas dos carros que deixam numa oficina de um amigo. Tenho umas eolicas e uns paineis que mas ajudam a manter a carga dessas baterias para me darem a energia suficiente a 12v e/ou 230v de acordo com as necessidades dos aparelhos que uso.
Daí eu mencionar aqui algumas vezes que tenho mais conhecimentos práticos do que teóricos no que respeita a esta matéria.
Vou fazendo experiências e tenho-me saído bem...por enquanto!
Daniel, agora dediquei-me às eólicas e em breve ainda monto uma (amovivel, claro) na autocaravana. ehehehe!!! :lol:
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor danibeja » sexta ago 26, 2016 2:42 pm

fj2011 Escreveu:no que respeita ao suporte dos paineis solares , nos meus paineis da autocaravana, colei um batente de borracha que ajuda a mantê-los direitos e têm um suporte nos topos onde assenta o perfil do painel e está aparafusado.
[/quote]

Boa tarde,

Em relação a este aspecto, é preferível colocar uma cantoneira em alumínio colada com cola&veda na parte inferior a fazer reforço da zona.... isto porque os painéis aquecem muito, e com o aquecimento também perdem eficiência, motivo pelo qual os painéis na sua parte inferior devem ter 1cm a 2cm de passagem de ar para arrefecimento....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor Lealbino » sexta ago 26, 2016 3:58 pm

danibeja Escreveu:

é preferível colocar uma cantoneira em alumínio colada com cola&veda na parte inferior a fazer reforço da zona.... isto porque os painéis aquecem muito, e com o aquecimento também perdem eficiência, motivo pelo qual os painéis na sua parte inferior devem ter 1cm a 2cm de passagem de ar para arrefecimento....


8) Na montagem do meu painel solar segui estes conselhos (espaçamento do painel para arrefecimento, e cantoneira para suporte, fixa com cola&veda) do companheiro danibeja, o que além de arejar a traseira do painel garantiu que ficasse tudo no lugar e com uma excelente distribuição de cargas ao longo de todo o painel.

Aconselho! :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor teresafonseca » segunda ago 29, 2016 7:22 am

Biom dia a todos e muito obrigada pela vossa colaboração.
Então e as baterias? O colega fj2011 refere umas baterias de arranque mas isso implica usar mais do que uma, certo? É que depois coloca-se a questão do peso...
Também tinha lido algures que as baterias indicadas para esta situação seriam as de descarga lenta e que permitissem manutenção. O que aconselham?

Obrigada,
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor Lealbino » segunda ago 29, 2016 8:23 am

Bom dia

Recentemente tive de adquirir uma bateria e optei por ter só uma deep-cycle com manutenção, para a minha solução (que considerava os consumos que tenho, outras pessoas terão outras utilizações e maior consumo de energia) optei por uma de 105Ah mas no seu caso e seguindo as contas que já lhe apresentaram poderia escolher só uma de 140 ou 150Ah, ao invés de 2 baterias ligeiramente mais baratas mas mais pesadas no total (e assumindo que tenha espaço para as acomodar).

Fazendo pesquisa por "deep cycle baterias" na internet encontrará várias no mercado (a título de exemplo a minha 105Ah deep-cycle ficou em 149 euros), depois é questão de escolher segundo dimensões/pesos/caraterísticas, e caso opte por comprar online ver os eventuais portes e assistência que possa necessitar. :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor Salazar » segunda ago 29, 2016 9:43 am

Pelo peso da bateria (26kg), creio que será uma bateria de arranque. No entanto, pelo preço do conjunto, acho que é uma boa oferta. Tenha em conta que essa loja tem protocolos com clubes de autocaravanistas. Procure na página da FCA e disse clubes associados as condições.
A instalação de um painel solar é um trabalho relativamente simples para quem está habituado a bricolage. Existem n vídeo no YouTube sobre isso.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes