Frigorifico com problemas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico com problemas

Mensagempor jpaulo » terça ago 16, 2016 9:45 pm

Boas noites.
O frigorifico da minha AC esteve um ano desligado,quando o fui experimentar não arrancava a gaz, apos várias tentativas lá entrou em funcionamento.
Durante a viagem de férias quando o ligava a gaz deitava um cheiro a gaz e suja a grelha com fumo vindo da chaminé.
Agradecia se alguém me poderia ajudar.
Obrigado e boas férias para todos.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor Calita » quarta ago 17, 2016 8:47 am

Bom dia companheiro
Esses sintomas são indicio que necessita de uma limpeza, tanto no injetor de gás como na chaminé.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor emanuel_jordao » segunda ago 29, 2016 3:29 pm

Boa tarde,

Aproveito este tópico para colocar uma questão:

O meu frigorífico trabalha bem a Gás e a 220v (Tenho feito a manutenção regularmente).

Em viagem a 12v e com temperaturas exteriores de cerca de 35 graus as coisas que estavam congeladas descongelam e o interior do frigorífico aumenta de temperatura.

Acontece-vos o mesmo? é normal?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor Hugoft » segunda ago 29, 2016 3:38 pm

Boa tarde

A informação que me foi transmitida quando adquiri a minha autocaravana, foi que a trabalhar a 12v apenas mantinha a temperatura, no que diz respeito a produtos que estivessem congelados estes iriam descongelar.

cumprimentos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor fj2011 » segunda ago 29, 2016 3:43 pm

Boa tarde,

veja se este posts aqui: viewtopic.php?f=17&t=5160 com relatos desde 2011 até ao inicio deste ano lhe dão alguma ideia...Boa!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor caminheiro » segunda ago 29, 2016 9:15 pm

Boa noite,
O cobre é hoje um metal caro, muito caro e por isso é habitual encontrar-se uma secção de cabo de alimentação do frigorífico manifestamente insuficiente. Reforçando o cabo de alimentação de 12V e eliminando eventuais perdas em conectores e na ligação ao chassis, o frigorífico produzirá tanto frio a 12V como a gás ou a 220V.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Frigorifico com problemas

Mensagempor fj2011 » terça ago 30, 2016 8:59 am

emanuel_jordao Escreveu:Boa tarde,

Aproveito este tópico para colocar uma questão:

O meu frigorífico trabalha bem a Gás e a 220v (Tenho feito a manutenção regularmente).

Em viagem a 12v e com temperaturas exteriores de cerca de 35 graus as coisas que estavam congeladas descongelam e o interior do frigorífico aumenta de temperatura.

Acontece-vos o mesmo? é normal?

Obrigado


Bom dia,
Emanuel,
se quiser Pode dar uma vista de olhos neste tópico: viewtopic.php?f=17&t=5160&start=15#p63644

Quando ainda tinha o meu trivalente, por opção só o punha a funcionar a 12v (segundo alguns companheiros até diziam que a 12v ele não refrescava) mas como dizia o "Rula" o meu era mesmo especial, eheheh ...eu fazia assim:


fj2011 Escreveu:
fj2011 Escreveu:
Rula Escreveu:Comp. Fj2011, acho que você tem uma resistência 12v "TUNNING". Com a potência que ela dá..... he he he.
Boas Ruladas :wink:


:D :D :D Pois, pois!
quando o tempo aquecer um pouco mais , espero que seja para breve, vou fazer uma pequena alteração para tirar um melhor aproveitamento do frigorifico a trabalhar a 12V , depois anuncio aqui os valores registados, estou convencido que vou conseguir baixar ainda mais a temperatura (anunciada) tanto do congelador como do frigorífico, mas não chegará a ser "TUNNING" como diz o "Rula" :D mas será quase.... :lol: :lol:


Boa noite,

como o prometido é devido aqui fica o registo dos resultados do meu "super-frigorifico" d'absorção a funcionar apenas a 12V, durante estes 3 dias com temperaturas superiores a 25º/dia, com a ajuda de 2 ventiladores na traseira para empurrar o ar quente para o exterior.
Para experiência, no congelador, utilizei um gelado de 1litro e congelei previamente em casa 2 garrafas de água de litro e 2 garrafas de 1/2 litro. Na parte do congelador meti as 1 garrafa de litro e uma de 1/2 litro. Na parte de baixo meti as 2 garrafas restantes, quando começavam as descongelar fazia a troca e o congelador congelava-as durante o dia e assim mantive as trocas 1 vez por dia de sol.
Resultado: durante o dia e até à noite(enquanto houve sol) o frigorifico trabalhou ininterruptamente e o gelado manteve-se no ponto e recongelava a água das garrafas. A partir do momento em que o sol se foi, dado que não consegui o termostato, liguei o tal aparelho que temporiza o funcionamento do frig a 12V para interromper de x em x minutos, para não descarregar as baterias ao longo da noite.
De manhã observei os resultados no congelador, tinha subido já aos 2º :( e assim o gelado já se encontrava um pouco menos gelado :( mas as 3 baterias da célula que levei (280Amp) não desceram abaixo dos 12,3. . Contudo na parte do frigorifico manteve sempre o fresco necessário para conservar os alimentos e as bebidas frescas.
Concluo assim se caso tivesse usado (durante a noite) menos intervalos de tempo no "liga&desliga" talvez mantivesse a temperatura mais baixa no congelador, mas as baterias talvez não aguentassem.

Agora para contrariar esta minha teimosia, (não querer usar o frigorif a gás e usar apenas energia + limpa):
o que acontecerá lá mais para diante, quando a temperatura exterior for mais elevada, ou seja na ordem dos 30º ou mais?... será que este sistema é para esquecer e tenho mesmo que comprar um frig de compressão e pensar em meter este à venda?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes