A saga do Frigorífico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

A saga do Frigorífico

Mensagempor Daniel Santos » quinta ago 04, 2016 5:46 pm

O frigorífico da minha AC nunca refrescou grande coisa mas, a maior parte do tempo, funcionou.
Agora deixou de funcionar, na AC... sim, só na AC. É que na oficina onde o levei a reparar ele funciona. Depois volta para a AC e não funciona, ou melhor, apenas funciona o congelador, mas acho que nem esse funciona muito bem.
Alguém sabe qual será a causa? É que até o Sr que a reparou já desistiu :(
Única diferença entre o frigorífico estar na AC ou na oficina: o espaço em si e o gás utilizado. Na AC tenho propano e na oficina foi testada com butano. Será disso?

Cumprimentos,
Vivanda D&S
Daniel Santos
 
Mensagens: 49
Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm
Localização: Castelo Branco

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor benjamim antonio » quinta ago 04, 2016 6:56 pm

Boa tarde companheiro Daniel.
Três perguntas:
- 1ª o problema é só quando está ligado ao gás?
- 2ª de quantos mb é o redutor?
- 3ª a viatura está estacionada no plano ou em inclinado?
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor Daniel Santos » quinta ago 04, 2016 8:53 pm

Boa noite.

O redutor é de 37 mb, para garrafa de gás propano.

Só o tenho experimentado a gás, mas a 12v o pouco que trabalhou, refrescou um pouco. A electricidade, não está a funcionar, pois a resistência está estragada e o dito "mecânico" não tinha nenhuma de substituição.

Tenho experimentado o frigo sempre em locais planos.

Obrigado desde já pela resposta.

Cumprimentos,

Daniel Santos
Vivanda D&S
Daniel Santos
 
Mensagens: 49
Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm
Localização: Castelo Branco

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor Daniel Santos » quinta ago 04, 2016 10:27 pm

Ora muito bem...neste preciso momento tenho o congelador bem frio e o frigorífico a refrescar. Ainda pouco, mas está a refrescar. Não entendo...
Vivanda D&S
Daniel Santos
 
Mensagens: 49
Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm
Localização: Castelo Branco

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor benjamim antonio » sexta ago 05, 2016 8:25 am

Bom dia companheiro Daniel
Vamos fazer o seguinte: coloque no congelador um recipiente com água, esta tem de ficar congelada e também outro no frigorífico também este tem de ficar bem mas mesmo bem fresco, isto passado umas boas horas.
Uma pergunta: qual a marca e quantos anos tem o frigorífico. Quando foi executada a ultima manutenção bem feita?
Por agora confirme se os vedantes das portas vedam bem.
Por ultimo se nesta altura estiver tudo normal ou seja congelador a congelar como deve ser e a parte de baixo a refrescar mesmo. Parabéns tem frigorífico para grandes viagens. Caso contrário diga, tudo tem solução.
Saúde e tudo a correr pelo melhor.
ps: Estes frigoríficos de absorção satisfazem tão bem como os de compressão (que temos em casa), quer seja a gás, a 12v (R170w) ou a 220v (190w), implica contudo uma revisão periódica. Eu faço-a uma vez por ano, hoje é o seu dia já está todo desmontado circuito de gás convenientemente soprado e limpo (o mesmo com o fogão) e vai ser substituída a massa térmica.
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor Daniel Santos » sexta ago 05, 2016 1:19 pm

O frigorífico é da marca Electrolux (acho eu). Durante a noite, refrescou relativamente bem. Já pela manhã, a termometro que coloquei dentro do frigo, começou a registar aumento da temperatura. Quando vi o frigo a primeira vez, demanhã, registava 9º, mas o congelador estava com gelo e a placa do frigo bem fria. Entretanto a temperatura foi subindo e agora regista cerca de 15º :(
A placa continua fria, o congelador muito frio, com algum gelo, mas o ambiente lá dentro é de 15º :( A AC está na garagem, logo, nem leva com o sol da rua...não sei.
Vivanda D&S
Daniel Santos
 
Mensagens: 49
Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm
Localização: Castelo Branco

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor Lealbino » sexta ago 05, 2016 2:51 pm

Boa tarde companheiro

Eu na minha anterior ACaravana tinha várias vezes problemas com o pouco arrefecimento do frigorifico, e sempre que a temperatura exterior subia um pouco notava logo a dificuldade de refrigeração.

O primeiro ponto foi trocar a massa térmica retirando a chapa dentro do frigo, depois de forma a tentar ajudar o mais possível a selar a zona a ventilar da traseira do frigo, tentei isolar ao máximo a passagem de ar nas laterais da parte de trás para a frente do frigorifico (com blocos de esferovite selados com fita, nas frestas a que consegui chegar).

Depois disto instalei 2 ventoinhas de computador por dentro da grelha de cima do frigorifico (a soprarem o ar para fora), e outra ventoinha apoiada a meio das alhetas do frigorifico para ajudar o fluxo de ar ascendente.

A partir daí notei melhorias no arrefecimento com temperaturas mais elevadas no exterior, mesmo estando o frigorifico em relativo mau estado.

Uma sugestão que lhe dava dado que a temperatura exterior parece ser o que afeta no espaço em que tem a AC (e já conseguiu baixar uns graus quando a temperatura externa é menor), era de tentar pôr uma ventoinha a ventilar a traseira do frigorifico direcionado para não apagar a chama mas refrescar o ar atrás, ou então montar provisoriamente ventoinha na grelha de cima a soprar o ar para fora. :wink:

Abraço, espero que ajude
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: A saga do Frigorífico

Mensagempor MigSou » segunda ago 08, 2016 1:42 pm

Companheiro Daniel,

A AC está nivelada ou a garagem é ligeiramente inclinada?
A garagem é arejada? Que temperatura está na garagem?
A entrada e a saída de fumos do frigorifico está enconstada a alguma parede? ou outra coisa qualquer?

Um abraço,
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes