Calculo de consumo e capacidade de painéis solares

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Calculo de consumo e capacidade de painéis solares

Mensagempor Salazar » terça jul 26, 2016 7:06 pm

Hoje foi dia de finalmente substituir a velhinha e já morta bateria de arranque de 100Amp por uma bateria de descarga lenta de 110Amp (e a pesar 30kg, é mesmo de descarga lenta!).

Fazendo a conta aos consumos, sempre em worst case scenario;

3,4Amp/h da Aqua 8
5,5Amp/h X 2 dos inversores dos portáteis
5Amp diários para telemóveis
6Amp diários para tablet e "coiso" da net móvel
3Amp diários para iluminaçao
e acho que não falta nada.

Se a matemática não nos falha, o nosso consumo diário maximo deverá andar pelos 30Amp.

Agora vem a parte mais difícil, a escolha do painel solar.

Analisando apenas os maximum power point current, um painel de 75/80W chega perfeitamente para carregar a bateria.

Mas e no mundo real? Como é o desempenho de um painel desses durante um dia. E na várias alturas do ano? E nos vossos casos?

Grato desde já. E estejam à vontade para corrigir a matemática se ela estiver errada.
Editado pela última vez por Salazar em quarta jul 27, 2016 9:40 am, num total de 1 vez.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Capacidade e características painéis solares

Mensagempor danibeja » terça jul 26, 2016 9:31 pm

Boa noite,

Falando da minha utilização:

O meu portátil gasta cerca de 120W hora ( medidos ) , logo são cerca de 10 amperes.... se tiver inversor consome mais.... ( o carregador de 220V diz : 110 - 240 ~2 Amp)
Os carregadores dos tablets e smartphones costumam gastar mais de 2 Amp. Hora.

O resto, para a minha utilização é exequível.....

Em relação ao painel solar, estou em condições de afirmar com mais clareza e convicção que um painel solar de cerca de 90W / 100W a 18V /21V pode chegar a injectar na bateria valores na casa dos 8 a 10 Amp .

Explicando melhor:

Um Painel Solar vem de origem com uma potencia anunciada de 100W quando está em pleno Sol, só que estes 100W estão para uma voltagem de 18V.... que dão 5,556 amperes.

Ora estas potencias tem que passar pelo regulador Solar para injectar na bateria a voltagem certa, que será entre os 13V e os 13,6 ( por vezes um pouco mais ).

Ao passar pelo regulador solar, este descarrega a quase totalidade da energia produzida pelo painel, mas convertida em "12V", que dá qualquer coisa como isto:

18V / 12V = 1,5 que * 5.556 Amp = 8,334 Amp ( a 12V )

Fiz assim as contas porque os painéis chegam a atingir 21V , mas em carregamento também podem estar a injectar nas baterias 14V.

Já vi o meu painel a carregar ( nas baterias ) 11 amperes, no entanto para se verificar estes valores não se podem usar os medidores digitais das ACs ou dos reguladores solares, pois esses não usam shunts ( http://holdenpaedia.oldholden.com/Ammeter ) logo não conseguem distinguir a capacidade de carga, não fazendo a transposição de 18V para 12V... e desta forma apresentam dados em 18V, quando todos os dispositivos trabalham a 12V.

Para uma leitura correta dos carregamentos e descarregamentos, usa-se um sistema de dois Shunts, com um botão de duas posições para medir o que se carrega na bateria e o consumo efectuado.

Conclusão:

Um Painel Solar de 90W / 100W em plena carga está para cerca de 8 Amperes hora a 12V.

10 horas de sol está para 80 amperes, e é por isto que a maioria dos companheiros chega à hora do almoço já com a baterias totalmente carregadas.......

No entanto para atingir estes resultados convém ter controladores de carga MPPT.

A minha opinião em relação à quantidade de painéis solares:

A proporção de 1 painel de 100W para uma bateria de 100Amp

Não gosto dos painéis de 140W, acho frágeis e já vi vários a fazer concha na zona central...... Numa AC existe sempre muita trepidação que pode danificar os painéis de maior dimensão ( e os pequenos também, mas... ) , principalmente na horizontal.....

Quando se chega À conclusão que temos falta de energia, primeiro acrescenta-se mais uma bateria de 100Amp, e caso se note que ao meio dia ( com pouca utilização matinal ) as baterias não estão acima dos 13V aí se pondera a aquisição de mais um painel solar...

No seu lugar colocava apenas um painel de 100W .

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Calculo de consumo e capacidade de painéis solares

Mensagempor Salazar » quarta jul 27, 2016 4:35 pm

Obrigado desde ja, danibeja.

Alterei o titulo do tópico, porque afinal o calculo do consumo ainda nos levanta dúvidas

A questão aqui é que quanto mais procuro, mais confuso fico.
Por exemplo, neste video:
https://youtu.be/4eXB4vF8mKk

o tipo diz que, para calculo do consumo, o que interessa é o valor de output dos carregadores.
No caso dos inverters dos nossos portáteis, estes apresentam
input: 10-18VDC e 5,5A
output: 19VDC e 2,1A

Ora, fazendo as contas à saída, 2,1x19=~40W
Mas na entrada, 5,5x12=66W Ora, eu sempre pensei ser este o consumo que o conjunto inverters+computador ia fazer à bateria. Ou o meu raciocinio está errado?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Calculo de consumo e capacidade de painéis solares

Mensagempor Salazar » quarta jul 27, 2016 6:35 pm

Enquanto nós continuamos aqui na matemática, deixo-vos este video:
https://youtu.be/gP3dhz6VSg4

Dos melhores que já vi até agora.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Calculo de consumo e capacidade de painéis solares

Mensagempor danibeja » quarta jul 27, 2016 10:51 pm

Boa noite,

Companheiro Salazar, os cálculos estão correctos, até condizem com os apresentados por mim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , mas nenhum desses vídeos pode servir para exemplo em relação a nós ( Península Ibérica ), nós temos mais de 5 horas de sol diárias..... muito mais.... vídeos do Canadá e outros, não nos servem de exemplo.

O primeiro sistema de medida que usei é igual a este : http://www.ebay.com/itm/Analog-Amp-Pane ... 2Y04Yq1Iaw

Tenho outro igual a este: http://www.ebay.com/itm/DC-4-5-30V-50A- ... XQJVtTjoDc

O meu sistema actual é igual a este : http://www.ebay.com/itm/DC6-5-100V100A- ... CE9pcc5fzQ

Se quiser empresto-lhe ( ou a quem quiser fazer um video daqueles ) qualquer um dos amperímetros acima referidos para fazer as medidas, e volto a emprestar em Dezembro ou em Janeiro, explico-lhe como usar ( se não souber ), e depois veremos... melhor que isto não consigo fazer, pois eu já fiz mil e uma medidas.....

E é com base nesse conhecimento empírico que apresento aqui as minhas ideias, o que os outros dizem ajuda-me muito a tomar decisões, mas gosto sempre de experimentar e verificar se se confirmam as expectativas....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid, Google [Bot] e 31 visitantes