Experiencia com Frigorifico Compressão na Autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Experiencia com Frigorifico Compressão na Autocaravana

Mensagempor zavricardo » quarta jul 06, 2016 5:30 pm

Boa tarde Forum,

o meu frigorifico absorção entregou a alma ao criador e como substituto, estou a considerar um frigorifico de compressor.

Pelo que li em termos de capacidade, 2 baterias AGM mais um painel solar de 100W chegam para um funcionamento suficiente do mesmo(frigo compressor).

Gostaria de saber pela vossa experiencia, de quem já instalou e tem um, de como os têm usado, se andam com eles ligados em andamento?
Se so o ligam quando param a carrinha, se já tiveram avarias por andarem com o frigorifico de casa em movimento por essas estradas foras... :)

Fico a aguardar os vossos relatos.

Obrigado,
Ricardo
zavricardo
 
Mensagens: 10
Registado: terça set 01, 2015 9:20 am

Re: Experiencia com Frigorifico Compressão na Autocaravana

Mensagempor danibeja » quarta jul 06, 2016 10:58 pm

Boa noite,

Isso é um mito.... hoje em dia quase todos os barcos trazem frigoríficos de compressor, será que são burros????

Os frigoríficos de compressor a 12 voltes ainda são muito caros, mas são muito mais eficientes que os de absorção!!!

Não é imperativo colocar baterias AGM, qualquer bateria serve!!! isto são outros mitos..... no entanto, aqui pode-se afirmar que as baterias AGM são as mais eficientes!!!!

Na minha opinião para ser auto-suficiente em termos energéticos, para um consumo combinado de célula e frigorífico de cerca de 100 Litros o sistema deverá ter duas baterias de 100 amperes + dois painéis solares de 100W .

Preferencialmente o controlador de carga deve ser MPPT .

No caso de optar por frigorífico de 220V, os conversores de onda pura são os melhores, mas muitos dos de onda modificada também fazem o mesmo serviço, é necessário experimentar, mas neste sistema vai ter mais um equipamento a gastar energia ( entre 0,5 amp e 2 amp. hora ). Neste caso pode optar por colocar relés a acionar o conversor, fazendo com que este só ligue quando é preciso ( automáticamente/mecanicamente) tipo: viewtopic.php?f=17&t=4699&start=60

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Experiencia com Frigorifico Compressão na Autocaravana

Mensagempor zavricardo » quinta jul 07, 2016 9:38 am

Olá,

obrigado pelo feedback, o inversor que tenho é de onda pura de 600W(140€), custou o mesmo que o frigorifico :).

Sistema de relés não sei se consigo montar mas tenho um temporizador 220v que pode desligar o inversor/frigo a horas programadas ou quando eu quiser manualmente, muito facil de instalar.

Vou fazer a experiencia com o setup que tenho e caso seja preciso, optimizo um pouco mais.

partilho aqui o link do temporizador, existe a 220v e a 12v:

http://www.ebay.co.uk/itm/AC-220V-240V- ... 2c96edc4d5

Cumprimentos,
Ricardo
zavricardo
 
Mensagens: 10
Registado: terça set 01, 2015 9:20 am

Re: Experiencia com Frigorifico Compressão na Autocaravana

Mensagempor fj2011 » segunda ago 29, 2016 3:22 pm

Boa tarde

mais satisfeito não posso estar,,,,

para não repetir as palavras por lá escritas, deixo aqui o link para o respectivo tópico:

viewtopic.php?f=17&t=5160&p=68593#p68593
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes