Pressão Pneus

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pressão Pneus

Mensagempor emanuel_jordao » segunda jun 20, 2016 4:12 pm

Boa tarde,

Qual a Pressão que usam nos pneus da vossa Auto caravana?

A minha Joint J 150 - Fiat Ducato diz de origem 5.5 Bares, mas quando agora à pouco tempo fui remendar um furo e à uma semana atrás troquei de pneus, ambas as pessoas da oficina acharam uma pressão muito grande 5.5 bares. (De origem uma Ducato sem ser Autocarvana diz 4.1 frente e 4.5 atrás)

Numa outra oficina onde fui alinhar a direcção (Sim porque arranjar onde se alinhe a direcção daquilo não é fácil. As rodas traseiras ficam dentro do chassie e a maioria das oficinas a máquina não dá) disseram-me que 5.5 era muito mas que era uma pressão aceitável e que pressão a mais nunca faz mal.

Vocês mesmo agora de verão colocariam 5.5? é que com o calor e em andamento ainda deve subir um bocado mais.

Abraço
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Luis Agostinho » segunda jun 20, 2016 9:20 pm

Boa noite emanuel jordão,

Comigo passou-se um episódio engraçado acerca de pressões...os pneus que tenho montados na AC são o Vanco Camper 215/70 15 e na altura em que tive de ir a uma loja de pneus o funcionário chamou-me atenção que a pressão que eu estava a pedir para ele colocar no pneu era muito acima do permitido pelo pneu...eu estava a pedir 80 psi (5,5 bar) e o pneu indicava como máximo permitido 69 psi (4,75 bar)...mas depois de muita volta no pneu descobri isto... :lol: :lol:

Imagem

Não consegui uma fotografia na net onde é visivel os tais 69 psi de máximo, mas quem tiver essa marca de pneus vai encontrar escrito em relevo no flanco do motor...

Sendo autocaravana a pressão admitida é de 5,5 bar (80 psi) o que não deixa de ser estranho este critério...

emanuel_jordao Escreveu:Vocês mesmo agora de verão colocariam 5.5? é que com o calor e em andamento ainda deve subir um bocado mais.


Dizem os entendidos na matéria que é mais perigoso um pneu com pressão a menos do que a mais...aliás como bem diz...
emanuel_jordao Escreveu: disseram-me que 5.5 era muito mas que era uma pressão aceitável e que pressão a mais nunca faz mal.


O problema às vezes é o peso que colocamos dentro da autocaravana e quem paga são os pneus... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Salazar » terça jun 21, 2016 12:31 am

Tendo em conta o que já apanhei em casas de pneus, já cheguei à conclusão que são um óptimo sitio para comprar e montar pneus. Algumas. Porque outras nem para isso.
Eu uso o que a Pluma indica lá numa chapa qualquer. Também é um valor assim para o alto, mas como não passa a pressão máxima do pneu, o pessoal já não se encandeia de médios e eu gosto da conduçao, fica assim.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Hugoft » terça jun 21, 2016 10:42 am

Bom dia

A pressão dos pneus varia em função do peso da autocaravana, tipo de pneu e dimensões do mesmo.

Anteriormente tinha no eixo da frente Vanco camper a pressão que uso no eixo da frente é 4.5 na altura os vanco camper o máximo de pressão permitida era 5.0, cerca dos 69 psi que o companheiro Luis fala, estes mais recentes aceitam 5.5 tal conforme a foto.

No eixo de traz tenho Michelin Agilis camping que mesmo os mais antigos permitia pressão máxima de 5.5, no entanto uso 5.3

Agora coloquei uns Michelin camping também no eixo da frente e continuo com 4.5


Na lateral dos pneus está a indicação da pressão máxima permitida para o pneus em causa, o que é extremamente importante, muita atenção ao tipo de valvula que está instalada, pois as de borracha geralmente a pressão máxima era 5.0, não sei se agora já permitem mais, já as metalicas permitiam mais pressão


Resumindo o meu caso:

Peso viatura carregada previsão 3.600 Kg

Pneus 215 Michelin frt 4.5 / traz 5.3


Inclusivé na casa de pneus recomendaram os 5.5 atrás para o tipo viatura e peso em causa

cumprimentos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Rodadossaurus » terça jun 21, 2016 2:30 pm

Apenas para pôr em evidência o que foi dito em relação a 2 temas:
1. O valor máximo indicado no pneu é isso mesmo: o máximo, não quer dizer que seja o correcto para a aplicação em causa
2. O fabricante da AC é que sabe qual o melhor valor de acordo com os testes que fez; não vale a pena ligar ao valor que o fabricante do chassis, mas sim ao valor preconizado pelo fabricante da AC.

Por fim existe uma margem de manobra para os valores, de modo a adaptar às condições particulares de utilização e gosto pessoal.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Luis Agostinho » terça jun 21, 2016 4:47 pm

Boa tarde Hugoft,

Hugoft Escreveu: o que é extremamente importante, muita atenção ao tipo de valvula que está instalada, pois as de borracha geralmente a pressão máxima era 5.0, não sei se agora já permitem mais, já as metalicas permitiam mais pressão


Realmente é um pormenor extremamente importante, tive o caso de uma autocaravana que os pneus não vinham equipados com as ditas válvulas metálicas...e a jante "degolou" positivamente a vávula de borracha, a minha sorte foi ter-se dado o esvaziamento completo do pneu, numa altura em que estava parado.

É um pormenor que por vezes não damos importância mas que de facto com os esforços a que se submete os pneus...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Hugoft » terça jun 21, 2016 5:12 pm

Boa tarde

Ainda em relação às valvulas,

geralmente quando substituímos os pneus dos ligeiros do dia a dia, substituem também as valvulas ( de borracha ), neste sentido quando encomendei os ultimos pneus também informei que pretendia valvulas metálicas, pois geralmente não têm em stock estas valvulas, assim foi, no dia da montagem aprendi algo mais, ao contrário das valvulas de borracha as metálicas são "vitalicias" salvo algum dano, ou seja as minhas valvulas voltaram a ser instaladas no novo pneu.

A pessoa em causa é uma pessoa da minha confiança, e encomendou as valvulas pois julgava que eu tinha valvulas de borracha instaladas, foi no momento que verificou que eu já tinha valvulas metalicas que me explicou este pormenor acerca das valvulas, que salvo algum problema podem ser instaladas no novo pneu, ao contrário das de borracha que é sempre aconselhável a sua susbtituição.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Pressão Pneus

Mensagempor emanuel_jordao » terça jun 21, 2016 6:03 pm

Outra coisa que me disseram na casa dos pneus foi que quando a Autocaravana está parada muito tempo é conveniente dar a pressão máxima (5.5) para o pneus não deformar.

Vocês costumam fazer alguma coisa quando param a AC 1 mês ou 3 meses?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Hugoft » quarta jun 22, 2016 10:10 am

Bom dia

Na minha opinião faz todo o sentido, pois dessa forma o pneu tem menos probabilidade de deformar, geralmente todos os meses programo uma saida com o carro, no entanto se o mesmo estivesse parado mais tempo, manteria sempre mais pressão nos pneus, respeitando o máximo permitido, e deslocaria a viatura por forma a que os pneus não estivessem sempre na mesma posição.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Pressão Pneus

Mensagempor fj2011 » quarta jun 22, 2016 10:53 am

emanuel_jordao Escreveu:Outra coisa que me disseram na casa dos pneus foi que quando a Autocaravana está parada muito tempo é conveniente dar a pressão máxima (5.5) para o pneus não deformar.

Vocês costumam fazer alguma coisa quando param a AC 1 mês ou 3 meses?

Obrigado



Bom dia,
já tive a minha parada mais de 6 meses e nada aconteceu aos pneus...que na altura ainda eram os de origem.
Nunca ouvi a alguém dizer que aumentava a pressão para ficar parada. Mas cada um diz o que quer e só o faz quem quiser ;)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 23, 2016 10:06 am

Bom dia Hugoft,

Hugoft Escreveu:No eixo de traz tenho Michelin Agilis camping que mesmo os mais antigos permitia pressão máxima de 5.5, no entanto uso 5.3

Agora coloquei uns Michelin camping também no eixo da frente e continuo com 4.5


Era mesmo consigo que eu queria falar... :oops: e sem querer desviar do tópico...entre as duas marcas Continental e Michellin qual é a sua opinião.?!
Se me puder ajudar na escolha dos próximos pneus agradeço. Neste momento tenho 4 Vanco Camper mas lá para o fim do verão na altura de mudar pelo menos 2 pneus ou mantenho ou troco pelos Michellin...
Obrigado,

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Hugoft » quinta jun 23, 2016 12:36 pm

Boa tarde companheiro

Quando adquiri a minha autocaravana ela vinha com os continental no eixo da frente e michellin atrás, rodei desta forma entre 2000 a 3000 Km, até ter mesmo que substitui os continental que já estavam mesmo nas ultimas, não consegui adquirir uma opinião que permitisse uma comparação entre ambos.

Acabei por colocar Michelin à frente porque já tinha atrás, a diferença de custo entre ambos os pneus era 2 eur, e segui o conselho da pessoa que mos vendeu que é de minha confiança, e que argumentou: "ambos são bons pneus mas Michelin é Michelin", naturalmente que coloquei os Michelin pq a diferença de preço era irrisória, e inclusivé também não estaria mal servido se tivesse optado pelos continental.

Em condução, não posso comparar, pois uns estavam velhos e a borracha bastante dura ( ressequida ), o que tornava a condução algo dura, logo que coloquei os novos a condução ficou mt mais confortável, mas acredito que tal aconteceria com os continental se fossem novos também.

Já ouvi comentários de que os continental são mais macios, oferecendo mais conforto em condução, naturalmente com desgaste mais rápido, e possivélmente ao serem menos duros poderão conferir uma aderência superior face aos Michelim, mas tal como tudo é uma opinião, eu já conheci os meus continental bem duros, com o carro a fugir de frente e absorver mal as irregulariedades da estrada, os meus Michelim de trás tem tido um excelente comportamento e já os tenho a algum tempo, não os acho demasiados duros, por isso estou satisfeito com o comportamento deles, quer em aderência, travagem ou conforto, penso é que os pneus camper/camping serão sempre mais duros que outros mesmo que sejam de carga. isto devido ao tipo de borracha utilizada no fabrico, nº de telas e fabrico em si que difere.

Desta forma penso que se a diferença de preço fosse elevada entre ambos oferecendo ambos a qualidade que apresentam no momento, optaria pelo mais económico

um abraço
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Pressão Pneus

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 23, 2016 1:22 pm

Boa tarde Hugoft,

Antes de mais obrigado pelo seu tempo. Mas agora para destabilizar vem o factor de desempate... :lol: :lol:

Tenho estes com indices bastante bons ao nivel de consumos, ruido e desempenho em piso molhado com B em tudo..e aconselhado por um amigo que colocou 4 de uma vez só e diz maravilhas...
https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/con ... 07r-185401

E estes que temos estado a falar e nem sempre com os indices (consumo) tão favoráveis...

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/con ... 09r-183447

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/mic ... 09q-187079

Apesar de indices de velocidades diferentes (neste momento irrelevante) e que pode alterar o preço final de um pneu...estou como o outro que estava no meio da ponte sem saber para que lado...

Um abraço,

NB: Peço desculpa se eventualmente o que escrevi pode parecer publicidade encapotada, mas nada disso,simplesmente é um site que consulto para estudo de mercado no que diz respeito a pneus.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pressão Pneus

Mensagempor MigSou » quinta jun 23, 2016 1:57 pm

Boa tarde companheiros,

Este link http://www.caravanrepair.com/tyrepressures.shtml tem uma fórmula para calcular a pressão dos pneus.

Basicamente a fórmula é:
Pressão máxima do pneu em PSI / Peso Máximo de Carga em KG * Peso que o pneu vai suportar

O primeiro é retirado do próprio pneu (5.5 bar = 80 PSI).
O segundo também é retirado das características do pneu. Por exemplo, os pneus da minha AC são 215/80R15 109R. O "109R" indica peso e velocidade máxima admissível. Neste caso "109" traduz-se em 1030Kg por pneu.
O problema é o último parâmetro, porque os pesos nos eixos não são iguais, ou seja, se o peso bruto da nossa casa for 3500Kg, não basta dividir esse peso por quatro (um eixo à frente, outro atrás e duas rodas por eixo) porque o peso no eixo traseiro é muito superior.

No caso da minha AC, tem na porta uma chapa que indica os pesos máximos admitidos por eixo, ora dividindo esse peso máximo por 2 (duas rodas por eixo) dá os tais 1030Kg, e usando a fórmula acima dá que a pressão do pneu para a AC andar "cheia" (que tipicamente é o caso) é 5.5 bar.
Se eu souber que ando com menos peso deveria usar a formula acima e retirar pressão aos pneus, mas como é mais perigoso andar com pressão a menos que pressão a mais, uso quase sempre a pressão máxima.


Quanto ao colocar mais pressão quando a AC está parada, essa é uma recomendação de vários fabricantes para evitar deformações nos pneus, como tal, quando tenho o carro parado coloco 5.6 ou 5.7 atrás e 5.1 ou 5.2 à frente.
Antes de iniciar a marcha retiro ar até chegar aos 5.5 atrás e 5 à frente (comprei à algum tempo atrás um manómetro digital no Lidl por 8 euros).
Não se corre o risco do pneu rebentar (colocando mais que os 5.5 estando o carro parado e não sendo para andar) porque na realidade os pneus aguentam mais pressão (se experimentarem o tal manómetro depois de 300Km de autoestrada já me deu 7 bar! Mas tenham muito cuidado para não queimar as mãos porque o pneu e o ar no interior está muito quente). O que se passa é que quando o carro começa a andar, a ar aquece e aumenta de volume e isso faz aumentar a pressão no pneu. 5.5 bar é a pressão máxima (medida a frio) que o pneu aguenta para que quando comece a rolar o pneu não rebente com o aumento de pressão (provocado pelo aumento de temperatura).


Boas viagens a todos.
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Pressão Pneus

Mensagempor MigSou » quinta jun 23, 2016 2:05 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde Hugoft,

Antes de mais obrigado pelo seu tempo. Mas agora para destabilizar vem o factor de desempate... :lol: :lol:

Tenho estes com indices bastante bons ao nivel de consumos, ruido e desempenho em piso molhado com B em tudo..e aconselhado por um amigo que colocou 4 de uma vez só e diz maravilhas...
https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/con ... 07r-185401

E estes que temos estado a falar e nem sempre com os indices (consumo) tão favoráveis...

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/con ... 09r-183447

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/mic ... 09q-187079

Apesar de indices de velocidades diferentes (neste momento irrelevante) e que pode alterar o preço final de um pneu...estou como o outro que estava no meio da ponte sem saber para que lado...

Um abraço,

NB: Peço desculpa se eventualmente o que escrevi pode parecer publicidade encapotada, mas nada disso,simplesmente é um site que consulto para estudo de mercado no que diz respeito a pneus.



Boa tarde,

Sem querer desestabilizar mais mas tem ainda estes:
https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/pir ... 09r-102865
O desempenho no piso molhado é "A" (com "C" no consumo) mas não conheço ninguém que os tenha para darem uma opinião.
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 34 visitantes