inversor para máquina café

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » domingo abr 17, 2016 10:35 am

Daniel Escreveu:(...) com 1 bateria de 90ah de acido mas com o motor a trabalhar. Mas mesmo com o motor a trabalhar também estraga as baterias?


O que mais estraga as baterias é elas não serem carregadas conveniente e suficientemente; a seguir é ciclos de descarga agressivos, quer em quantidade total quer em quantidade instantânea.

Quanto ao primeiro ponto, basta por exemplo ver o documento de carga dos fabricantes de baterias, que praticamente ninguém segue... e depois as pessoas queixam-se que estas duram pouco!
Pudera... quem as desenhou e construiu define processos de manutenção que não são seguidos...
Por exemplo Exide:
http://www.exide.com/Media/files/Downloads/TransAmer/Battery%20Care%20and%20Maintenance/Battery%20Charging%20&%20Storage%20Guidelines%20%205_9_13.pdf
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » domingo abr 17, 2016 10:51 am

bom dia. Está a tirar da bateria da célula.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor danibeja » domingo abr 17, 2016 11:40 am

Rodadossaurus Escreveu:
Daniel Escreveu:(...) com 1 bateria de 90ah de acido mas com o motor a trabalhar. Mas mesmo com o motor a trabalhar também estraga as baterias?


O que mais estraga as baterias é elas não serem carregadas conveniente e suficientemente; a seguir é ciclos de descarga agressivos, quer em quantidade total quer em quantidade instantânea.

Quanto ao primeiro ponto, basta por exemplo ver o documento de carga dos fabricantes de baterias, que praticamente ninguém segue... e depois as pessoas queixam-se que estas duram pouco!
Pudera... quem as desenhou e construiu define processos de manutenção que não são seguidos...
Por exemplo Exide:
http://www.exide.com/Media/files/Downloads/TransAmer/Battery%20Care%20and%20Maintenance/Battery%20Charging%20&%20Storage%20Guidelines%20%205_9_13.pdf



Muito boa tarde,

Caro companheiro este exemplo da Exide/Tudor vai de encontro ao que à muito tenho escrito neste forum, e ainda bem....

As baterias, independentemente da sua gama, têm que ser carregadas por um bom regulador, e de preferência que esse regulador tenha sensor de temperatura e esteja instalado o mais próximo possível das baterias a carregar.... os reguladores inteligentes é que sabem quantos voltes/amperes tÊm que injectar na bateria....

Se repararem uma das colunas diz : Temperatura de compensação .

Em relação à maquina de café, já dei a minha opinião aqui várias vezes, prefiro 100 vezes a Handpresso que utilizar uma maquina eléctrica.... e o café sai muito parecido.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » segunda abr 18, 2016 1:39 pm

danibeja Escreveu:Em relação à maquina de café, já dei a minha opinião aqui várias vezes, prefiro 100 vezes a Handpresso que utilizar uma maquina eléctrica.... e o café sai muito parecido.


É impressão minha ou isso é coisa para lá de 100€ ??
Mesmo o que aparece no site a 79€ vejo-o À venda por mais... ou há alguma mais barato?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor danibeja » segunda abr 18, 2016 4:29 pm

Boa tarde,

O preço médio é 89,90 mas por exemplo na Nauticampo estava em promoção por 79,90....

Para mim junta várias vantagens, alem de tirar um belo expresso da marca de café que mais apreciamos....

No estrangeiro existem pastilhas para esta maquina em quase todos os supermercados, basta aquecer agua no fogão, ou levar água quente num termo para onde quiser beber um café, enche-se como uma bomba de encher pneus até aos 16 bares coloca-se a pastilha e ja esta.... quando se esta na companhia de amigos é uma alegria todos me querem bater um café :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tal como em todos os cafés o mais importante é a qualidade e o gosto de cada um, para mim as melhores pastilhas para esta maquina são as Sical Classico.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » terça abr 19, 2016 11:30 am

Daniel Escreveu:bom dia. Está a tirar da bateria da célula.


Se o procedimento "fôr arrancar motor, tirar café, desligar motor", então o que se está a prejudicar ainda é mais!
Vejamos:
bateria do veículo: pico de consumo para arrancar o motor diesel, muito ligeira carga durante uns minutos, desligar. A bateria não tem tempo de ser carregada convenientemente.
bateria da célula: recebe ligeira carga (motor a trabalhar), pico de descarga (inversor). A bateria, sendo pequena, tem uma descarga significativa num período de tempo muito curto.

Se funciona? Muito provavelmente sim. Se se está a estragar material (baterias)? De certeza. Por isso é que há pessoas que reportam baterias a durarem anos (o máximo que soube de uma bateria de chumbo foi 15 anos!!! (sim, 15!) e outros queixam-se que ao fim de 1,5 anos (sim, é 1 virgula 5) a bateria já nem o carro arranca (nesse caso a bateria até foi substituída em garantia!!!)


Basicamente isto não é uma questão se a solução funciona ou não, é uma questão se está a utilizar correctamente os equipamentos... e se se está a prejudicar a sua longevidade. Tendo isso em mente, cada um escolhe o caminho que pretende, que quer, ou que pode.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » quinta abr 21, 2016 9:09 pm

Boa noite. Para tentar resolver o problema comprei 2 baterias de 100ah de descarga lenta de acido. Agora espero que seja definitivo e que aguente o inversor a tirar dois cafés sem ter de pôr o carro a trabalhar.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » quarta abr 27, 2016 1:43 pm

Boas tardes!

Então... como correu?

O que usa para carregar as baterias?

Para os curiosos, Bob é um fundamentalista, mas 99% do que diz é absolutamente correcto (o 1% é o fanatismo por pôr as coisas a funcionarem a 100%, não há meio termo... :) )
A leitura é muito intensa, pois tudo é descrito ao pormenor, mas é MESMO MUITO INTERESSANTE!
https://handybobsolar.wordpress.com/the-rv-battery-charging-puzzle-2/

Se gostarem, aproveitem para lhe mandar um mail a dizer que leram...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » quarta abr 27, 2016 6:31 pm

Boa tarde. Agora sim penso ter resolvido o problema. Sai este fim de semana e trabalhou na perfeição. Ligava a máquina ao meio dia e à noite sem pôr o carro a trabalhar, e deu para tirar os cafés e logo a seguir as baterias voltavam para +/- 12.60 volts. Para carregar tenho 1 painel de 100w.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » quarta abr 27, 2016 6:35 pm

Agora o meu próximo projecto é colocar mais 1 deposito de águas limpas que já comprei. Falta-me ganhar coragem para o montar. Já alguém colocou algum? Se sim! Dêem-me umas dicas. Obrigado
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » quinta abr 28, 2016 8:37 am

Baterias: 12,6v não é carregada! É perto de 90%...
Água: mais vale abrir um tópico novo...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » domingo mai 01, 2016 9:03 am

Bom dia. Como fiquei com a dúvida da carga das baterias, na quinta feira à noite fui medir as baterias e tinham 12.75v. Penso que já não seja mau.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » domingo mai 01, 2016 6:08 pm

Daniel Escreveu:(...)baterias e tinham 12.75v. Penso que já não seja mau.


Não é mau, é excelente! :)
Parece estar aí um bom equilíbrio.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor cookie » sábado jul 02, 2016 7:03 am

Existem máquinas de café de filtro a 12v. Veja no lulukabaraka. E também tem as tradicionais cafeteiras de fogão.
Há uma máquina de expresso manual, veja na outnature.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid, Google [Bot] e 26 visitantes