inversor para máquina café

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » domingo abr 10, 2016 9:04 pm

Boa noite. Mais 1 vez venho à procura da vossa ajuda. Tenho 1 maquina café briel de 1260w, como comprei uma nova para casa queria levar esta para a autocaravana. O problema é que este fim de semana comprei 1 inversor de 1500w desses dos chineses mas não deu. Fiz as ligações como deve ser mas nada até pus a ac a trabalhar. Será que para a máquina de café tem que ser de onda pura?
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor time_out » domingo abr 10, 2016 9:20 pm

Boa noite

Há efectivamente maquinas de café que não funcionam com todo o tipo de inversores.

A Delta Q tem uma maquina com uma potencia inferior a 1000 W que funciona com todo o tipo de inversor! Uma solução económica pois os inversores de onda pura são elevados!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » domingo abr 10, 2016 9:42 pm

"Não deu" a máquina de café em particular ou qualquer dispositivo lá ligado?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » segunda abr 11, 2016 7:25 pm

Boa noite. Sim ele trabalhava porque eu experimentei com 1 pequeno radio e deu, o problema foi quando liguei a máquina ele ficava intermitente ora acendia a luz vermelha ora apagava. Agora a minha dúvida é que será que ele era fraco ou por ser onda modificada. E este não enganava mesmo, era de fabrico chinês.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor fj2011 » quinta abr 14, 2016 9:58 am

Bom dia,
de fabrico chinês já é praticamente tudo....não vá por aí, pois há coisas muito boas, boas e muito más ...todas elas "made in china".
o seu problema, é o banco de baterias usado que alimenta o conversor, no total quantos amperes tem?

Se quer um conselho, deveria utilizar um conversor de onda pura, também já tive um igual ao seu e já passei por essa experiência...todos começamos pelo barato que mais tarde acaba por sair caro.
Se continuar a usar o seu, acredite que é "meio-caminho andado" para destruir a maquina se abusar do seu uso, "falo" por experiência própria. Actualmente até 150 euros já pode ter um inversor de 1500W... e dá assim para ligar qualquer tipo de aparelho ou máquina que trabalhe a 230 V
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » sexta abr 15, 2016 12:22 pm

boa tarde. obrigado por os vossos comentários, sim é verdade também já andei a pesquisar e é melhor investir num inversor melhor. o problema é que começo a pensar que também estou mal servido de baterias. eu não sou grande consumidor de corrente, tudo o que tenho é 12v só agora é que queria o inversor para ter a a maquina de café, e tenho 1 painel solar de 100w mono cristalino, será que 1 bateria de gel de 100ah me era suficiente? obrigado.
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » sexta abr 15, 2016 2:36 pm

100Ah quê?

Não é só a energia que a bateria consegue acumular, é também a taxa de descarga que é importante... Se uma bateria acumular muito mas a taxa de descarga fôr baixíssima, serão necessárias muitas baterias para providenciar a descarga necessária.

A valor Ah típico nas baterias de automóveis é C20, nas solares há uma grande variação...

E o painel não faz tudo... será necessário um controlador solar decente... senão a bateria será mal carregada vez após vez até ser uma sucata...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Garrbel » sexta abr 15, 2016 2:55 pm

Boa tarde
Sempre quis ter uma maq de cafe na AC - faz-me falta o café. Andei a moer a cabeça desde representantes a fabricantes,
Nada sei de electricidade só o que vou ouvindo e lendo e por isso sempre fugi a soluções que passassem por inversores de grande potencia.
Há cerca de 2 anos resolvi a questão como ter uma nespresso essenza a funcionar usando o conversor que sempre tive - 300W ( mas tambem serviria um conversor de 150W) Funciona bem, tão bem como a que tenho em casa só com uma limitação: não dá para tirar uma duzia de bicas de rajada.

Se estiver interessado diga que eu dou as dicas.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: inversor para máquina café

Mensagempor caminheiro » sexta abr 15, 2016 3:41 pm

Para uma Nespresso, 1500W, onda pura.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: inversor para máquina café

Mensagempor fj2011 » sexta abr 15, 2016 4:32 pm

Daniel Escreveu:boa tarde. obrigado por os vossos comentários, sim é verdade também já andei a pesquisar e é melhor investir num inversor melhor. o problema é que começo a pensar que também estou mal servido de baterias. eu não sou grande consumidor de corrente, tudo o que tenho é 12v só agora é que queria o inversor para ter a a maquina de café, e tenho 1 painel solar de 100w mono cristalino, será que 1 bateria de gel de 100ah me era suficiente? obrigado.


Para funcionar bem, tem de ter no mínimo dos mínimos, outra bateria igual, mas o ideal seria 300A no total e com muito sol a bater no painel.
A "alimentação" q o inversor precisa é tão grande, ao ligar a maquina de café...que o inversor apenas se aguentará ligado por alguns segundos (poucos).
Invista mais uns euros e tenha mais amperes para fornecer energia para usar uma maquina de café.... senão em pouco tempo fica sem maquina ou sem inversor.

Para tudo funcionar dentro do razoável precisa de:

- exemplo : inversor de 1500W --- 300A de baterias
inversor de 2000W --- 400A de baterias
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Rodadossaurus » sexta abr 15, 2016 10:53 pm

Peço desculpa por voltar à carga, mas voltamos ao mesmo.

300 Ah quê e 400 Ah quê?

(e atenção que eu não percebo muito disto, por isso corrijam-me se estiver errado!)

Por exemplo, usando os 1500W...
1500w a 12v = 125A : instantâneos.

Baterias 300 Ah (tipicamente referidos como c20 se forem de automóvel / chumbo / Cálcio / ...) => 15Ah contínuos em 20h, ou considerando um factor de 90% para passar para c10, 2 x 20Ah x 90% = 36Ah contínuos... o que é ainda insuficiente.
Continuando com as contas iríamos observar que basicamente baterias que permitam 300Ah em c20 para lhes serem retirados 125A instantâneos (certo que durante alguns minutos!) levariam uma real coça para satisfazerem um inversor de 1500w. Talvez consigam, mas de todo não lhes irá trazer nenhuma saúde.
E mais... se calhar baterias de automóvel habituadas a ter CCA elevado seriam melhores para este fim específico que baterias "deep cycle", que são feitas para descargas lentas e contínuas... mas isto já sou eu a conjecturar...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: inversor para máquina café

Mensagempor caminheiro » sábado abr 16, 2016 9:57 am

Para se utilizar aparelhos de grande consumo, como as máquinas de café, é necessário ter, pelo menos, 200Ah de capacidade, que é o meu caso. Mesmo assim, antes de por o inversor em funcionamento, ponho o motor a trabalhar para minimizar os estragos nas baterias.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Euroviajante » sábado abr 16, 2016 12:36 pm

Para evitar estes problemas e outros deste género é que em muitos países há parques destinados a AC com eletricidade. Cá inventamos, somos sempre pequenos, só queremos locais para despejos nem pensamos outros problemas. Poupam-se uns meros euros diários, pois......
Desculpem escrevi o que sinto . :(
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Daniel » sábado abr 16, 2016 4:58 pm

boa tarde. Mais 1 vez obrigado a todos pelos vossos comentários. ja comprei 1 inversor ( solartronics 1500w com pico de 3000w) não sei se presta nem qual a vossa opinião, falta só montar mas já experimentei e trabalha bem com a maquina de café, com 1 bateria de 90ah de acido mas com o motor a trabalhar. Mas mesmo com o motor a trabalhar também estraga as baterias?
Daniel
 
Mensagens: 49
Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm
Localização: Oliveira do Hospital

Re: inversor para máquina café

Mensagempor Salazar » sábado abr 16, 2016 7:03 pm

Daniel Escreveu:boa tarde. Mais 1 vez obrigado a todos pelos vossos comentários. ja comprei 1 inversor ( solartronics 1500w com pico de 3000w) não sei se presta nem qual a vossa opinião, falta só montar mas já experimentei e trabalha bem com a maquina de café, com 1 bateria de 90ah de acido mas com o motor a trabalhar. Mas mesmo com o motor a trabalhar também estraga as baterias?


E essa ficha de 12v está a puxar da bateria da cabine ou da célula?

Euroviajante Escreveu:Para evitar estes problemas e outros deste género é que em muitos países há parques destinados a AC com eletricidade. Cá inventamos, somos sempre pequenos, só queremos locais para despejos nem pensamos outros problemas. Poupam-se uns meros euros diários, pois......
Desculpem escrevi o que sinto . :(


Não crítico quem faz wild camping. Aliás, eu tb o faço. Mas prefiro investir em equipamentos 12V de que em inverters.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 34 visitantes