boa tarde
com a minha AV 160 (3000 cm3) a luz do motor, também acende desde de longa data.
da 1º ida há Fiat (Alfragide-Lisboa) tinha aprox. 2000kms, Apos diagnostico, alegaram que o gasóleo que vinha a consumir não era o indicado e poderia ser o sintoma da luz acender, acreditei.
2º vez num espaço de 2 meses e com mais 1000kms, novamente na oficina, agora dizem-me que é do filtro de partículas e de um mau contacto electrico no circuito dos injectores, paguei e pensei que o problema estava resolvido, mas estava errado.
3º vez em pleno Alentejo a luz do motor, acende novamente,e volto a Alfragide, mas não contente com todas as ditas explicações, que foram dadas anteriormente, e mando fazer um diagnostico noutra oficina , para saber afinal qual o verdadeiro problema, guardei o código do erro, que mais tarde confrontei com o encontrado na Fiat.
O erro era o mesmo, ao nível de injeção/circuito electrico, falta de contacto numa ficha do sistema.
A verdadeira causa da luz acender, quanto a mim não foi resolvida...
Os sintomas atras equacionados, por outros companheiros desde lâmpadas lambda, filtros sujos, gasóleo não indicado, cruise control, egr, cabo do acelerador etc..... terão que acrecentar mais um que aqui ainda não foi mencionado, e que foi para mim um grande espanto, no meu caso, com um motor com 42500kms, o corpo da borboleta do carburador bem como o motor que acciona esse veio, está cansado/avariado, e por se tratar de uma substituição, terá forçosamente que levar uma cablagem totalmente nova, á conta do cliente, porque a Fiat, não faz o trabalho de casa, isto é deveria informa/chamar todos os clientes possuidores destes motores (ano 2009e não só) para substituir a cablagem de alimentação a este dispositivo.
Pela 4ª vez que me desloco á FIAT e todas as vezes, a causa é diferente, mas a luz persiste em não se apagar, já não sei se o erro é dos técnicos, se do diagnostico ou do matériaL FIAT.
O que eu sei é que os valores em causa não são nada baratos, para a substituição de parte do carburador, cerca de 700€ (euros)
foi-me dito que o não acionamento deste motor electrico no comando da borboleta, podia a qualquer momento, na posição da abertura desta, ficar de tal modo , isto é aberta ou fechada, traduzindo-se em falta de potencia e consumo anómolo de combustível, se é verdade ou não sei, mas acreditemos que sim...
Na semana passada fiz cerca de 500kms com a luz acesa e não notei, nada, a nivel de potencia/velocidade.
Alguns dias mais tarde, ao iniciar o arranque do motor, a luz não acendeu, ao regressar a casa depois de ir á FIAT.
´MISTÉRIO!!!!!!
O mistério é que provalmente, lá voltarei para me colocarem a tal peça nova e deixar lá a minha peça usada, para mais tarde ser recuperada pela fiat -
Esta peça depois de reciclada será montada, noutro motor, quem sabe, nalgum motor com os mesmos sintomas , provalmente de algum companheiro........
saudações autocaravanistas
FNunes