Fiat Ducato - luz do motor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor fnunes » sexta fev 17, 2017 5:37 pm

boa tarde
com a minha AV 160 (3000 cm3) a luz do motor, também acende desde de longa data.
da 1º ida há Fiat (Alfragide-Lisboa) tinha aprox. 2000kms, Apos diagnostico, alegaram que o gasóleo que vinha a consumir não era o indicado e poderia ser o sintoma da luz acender, acreditei.
2º vez num espaço de 2 meses e com mais 1000kms, novamente na oficina, agora dizem-me que é do filtro de partículas e de um mau contacto electrico no circuito dos injectores, paguei e pensei que o problema estava resolvido, mas estava errado.
3º vez em pleno Alentejo a luz do motor, acende novamente,e volto a Alfragide, mas não contente com todas as ditas explicações, que foram dadas anteriormente, e mando fazer um diagnostico noutra oficina , para saber afinal qual o verdadeiro problema, guardei o código do erro, que mais tarde confrontei com o encontrado na Fiat.
O erro era o mesmo, ao nível de injeção/circuito electrico, falta de contacto numa ficha do sistema.
A verdadeira causa da luz acender, quanto a mim não foi resolvida...
Os sintomas atras equacionados, por outros companheiros desde lâmpadas lambda, filtros sujos, gasóleo não indicado, cruise control, egr, cabo do acelerador etc..... terão que acrecentar mais um que aqui ainda não foi mencionado, e que foi para mim um grande espanto, no meu caso, com um motor com 42500kms, o corpo da borboleta do carburador bem como o motor que acciona esse veio, está cansado/avariado, e por se tratar de uma substituição, terá forçosamente que levar uma cablagem totalmente nova, á conta do cliente, porque a Fiat, não faz o trabalho de casa, isto é deveria informa/chamar todos os clientes possuidores destes motores (ano 2009e não só) para substituir a cablagem de alimentação a este dispositivo.
Pela 4ª vez que me desloco á FIAT e todas as vezes, a causa é diferente, mas a luz persiste em não se apagar, já não sei se o erro é dos técnicos, se do diagnostico ou do matériaL FIAT.
O que eu sei é que os valores em causa não são nada baratos, para a substituição de parte do carburador, cerca de 700€ (euros)
foi-me dito que o não acionamento deste motor electrico no comando da borboleta, podia a qualquer momento, na posição da abertura desta, ficar de tal modo , isto é aberta ou fechada, traduzindo-se em falta de potencia e consumo anómolo de combustível, se é verdade ou não sei, mas acreditemos que sim...
Na semana passada fiz cerca de 500kms com a luz acesa e não notei, nada, a nivel de potencia/velocidade.
Alguns dias mais tarde, ao iniciar o arranque do motor, a luz não acendeu, ao regressar a casa depois de ir á FIAT.
´MISTÉRIO!!!!!!
O mistério é que provalmente, lá voltarei para me colocarem a tal peça nova e deixar lá a minha peça usada, para mais tarde ser recuperada pela fiat -
Esta peça depois de reciclada será montada, noutro motor, quem sabe, nalgum motor com os mesmos sintomas , provalmente de algum companheiro........
saudações autocaravanistas
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Rodadossaurus » sábado fev 18, 2017 5:29 pm

Essa carrinha não tem carburadores.
Pode comprar uma peça que custa 7 a 10€ que faz a leitura de erros... se estiver interessado apite que falo mais um pouco (leitor OBD bluetooth)
Assim poderá verificar em primeira qual o erro. Atenção que não é só ler o erro. É saber compreendê-lo e diagnosticá-lo...
Há-de experimentar mudar de oficina...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor joao rafael santos » sábado fev 18, 2017 5:50 pm

Boa tarde companheiro
Diga onde se pode adquirir esse leitor de avarias?
Obrigado e cumprimentos
João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Salazar » sábado fev 18, 2017 8:09 pm

joao rafael santos Escreveu:Boa tarde companheiro
Diga onde se pode adquirir esse leitor de avarias?
Obrigado e cumprimentos
João Rafael


No ebay e em lojas chinesas online como a gearbest p.e.

Motores a diesel não usam carburador. E os carburadores deixaram de ser usados (em motores a gasolina) em 1993, aquando a entrada em vigor da norma euro1.

Existem vários relatos de avarias nesse motor 3.0 de origem iveco usados nas ducado/jumper/boxer na net que dizem respeito ao corpo de admissão. Faz-me confusão como é que a IMV (presumo que seja, uma vez que fala de alfragide) não sabe já a origem disso. Num motor novo ainda se percebe andarem às aranhas, agora um motor com anos já deve estar mais que sólido.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor fnunes » segunda fev 20, 2017 7:45 pm

boas|
Companheiro, Salazar, o que vi na nota\ordem\orçamento\folha de obra, de serviço, se é isso que chamam, foi corpo do carburador / borboleta com o respectivo valor.
Relativamente ao erro/diagnostico, ele existe com ou sem aparelho mais ou menos caro, para os utilizadores/clientes.
gostaria é de ter o problema resolvido, pois optei por ir á Motor Village- Alfragide porque que é um representante da Fiat e não só.
Mas nestas coisas, com arranjos oficinais/motorização, nunca se sabe qual a melhor opção na eficiência/qualidade e preço. Só depois da casa roubada é ponderamos, e por vezes, toma-se a opção de mudar os tais "serviços especializados"o que por vezes se torna muito dispendioso.
A AV é de 2009, por isso , não considero, que o motor seja velho. Talvez para algumas oficinas/representantes, pensem que os autocaravanistas são uns "tipos" com muito dinheiro e com muito tempo, por isso á que e eventar e facturar o mais possível par esta classe endinheirada...... penso eu de que.....
saudações autocaravanistas.
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Rodadossaurus » quinta fev 23, 2017 3:39 pm

Leitor:
https://www.aliexpress.com/item/2014-Latest-Version-Super-Mini-ELM-327-Bluetooth-OBD-II-Works-On-Android-Torque-MINI-ELM327/942877382.html?spm=2114.13010608.0.0.vACWnk

Software
Torque (gratuito na Play Store)

Compre o dispositivo, leia os erros.
Aconselho a procura nos fóruns da Iveco sobre essa questão... o pessoal por lá é bastante prestável.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor Rodadossaurus » quinta fev 23, 2017 3:43 pm

PS:
Pelo sim e pelo não, aconselho a fazer um catão MB Net para o pagamento.
Já há muitos anos que compro lá, e sempre o fiz...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Fiat Ducato - luz do motor

Mensagempor TOUPEIRAS » quinta set 05, 2019 5:50 pm

Boas
Tenho uma Fiat Ducato 2.8 JTD power maxi e por baixo do banco do condutor, existe um carregador de bateria com 220V de entrada e 13V de saída. Fiz a leitura com multimetro e dá os valores correctos, só que não me carrega a bateria do motor.
Existe uma interrupção que não sei dizer qual a origem. Algum companheiro saberá o que se passará, eu não vou lá. Se a meter na oficina já sei que me vão "fazer a folha" e às vezes é um assunto simples :roll:
Fiat ducato -ROLLER TEAM Granduca 64 - 2.8 JTD power
Avatar do Utilizador
TOUPEIRAS
 
Mensagens: 154
Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm
Localização: SETUBAL

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes