Upgrade sistema fotovoltaico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Upgrade sistema fotovoltaico

Mensagempor rmsnegrao » quarta fev 24, 2016 3:47 pm

Saudações,

Efectuei um upgrade à minha instalação solar da AC. Inicialmente tinha uma placa solar monocristalina 90W, regulador de carga 10A que alimentavam 2x baterias AGM 100AH na célula e uma bateria de ácido de 100AH no motor.

Adquiri através deste site espanhol http://www.damiasolar.com/, mais uma placa solar policristalina de 130W e respectivo regulador de carga de 20A.

Como pretendia que a bateria do motor ficasse completamente independente das da célula, optei por manter o regulador antigo mas desta vez ligado exclusivamente à bateria do motor e ligar o novo regulador de 20A às 2 baterias AGM da célula, conforme esquema que vai na foto em anexo. As placas solares ficaram ligadas em paralelo, como é lógico.

Imagem

Ora bem, a placa solar de 90W tem uma corrente de curto-circuito (ISC) de 5,98A e a da placa de 130W é de 8,02A. Como estão ligadas em paralelo, o somatório das duas (14A) ultrapassa os 10A de capacidade do regulador mais antigo.

A minha dúvida é: como tenho 2 reguladores ligados em paralelo a alimentarem baterias em separado, a quantidade de amperes debitados pelo conjunto das duas placas solares é dividido pelos 2 reguladores de carga, ou a coisa não funciona assim? Na pratica, o que pretendia saber é, se neste esquema, posso manter o regulador de carga de 10A ou se terei que o substituir por um mais potente (20A).

Agradeço aos mais entendidos na matéria que me digam se as ligações que apresento na foto estão correctas ou se terei de alterar alguma coisa.

Obrigado,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Upgrade sistema fotovoltaico

Mensagempor danibeja » quinta fev 25, 2016 7:35 pm

Boa noite,

Os 10 amperes são para passagem de energia, como a bateria do motor só descarrega quando se põe o motor a trabalhar não deve haver problema, pois o que esse regulador vai fazer é sempre floating, ou seja manter a bateria do motor sempre na maxima carga.

A ideia é boa, mas por vezes os diodos e os circuitos computorizados dos reguladores não deixam passar carga quando sentem que existe outro aparelho no circuito, e não conseguem fazer reconhecimento de energia 12V e 24V, mas não à nada como experimentar......

Uma recomendação, reforce bem esse painel antes de o montar, principalmente na zona central com uma travessa em alumínio, esses painéis são muito frágeis para colocar numa AC.... Isto é apenas a minha opinião !

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Upgrade sistema fotovoltaico

Mensagempor rmsnegrao » segunda fev 29, 2016 2:24 pm

Obrigado pela sugestão. Realmente, esta nova placa é de maiores dimensões (1480 x 670 x 35 mm). No Carnaval fiz uma viagem por Espanha com ela e para já portou-se bem. No entanto, estou a pensar juntar-lhe uns apoios laterais de modo a que a placa fique mais resistente à torção.

Quanto à parte eléctrica, aparentemente funciona: a bateria do motor mantém a carga e fica em floating (era um dos problemas que eu tinha, ao fim de alguns dias parada esta bateria descarregava), assim como as AGM em paralelo (medem 13,9V). Na viagem que fiz tive apenas um problema, de fácil resolução: o fusível de origem que a AC tinha no circuito de alimentação solar, queimou. Verifiquei que era apenas de 10A, pelo que substituí por um de 20A.

Editado para incluir a foto da montagem dos reguladores:

Imagem


Saudações,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Upgrade sistema fotovoltaico

Mensagempor fj2011 » sábado mar 26, 2016 1:35 am

boa noite,
se continuar a andar com esse painel sem ser reforçado, acontece que o vidro (só o vidro) fica todo estilhaçado, tipo pára-brisas, aos bocadinhos.
Tenho um painel assim, um outro dia publico aqui uma foto para ver como ele ficou.
Estava montado numa autocaravana de um companheiro, estalou sem ele dar por isso, dei 20 euros pelo painel, apesar de todo partido, continua a gerar energia mas muito menos, mas para o que preciso dele, dá muito bem.
Não compensa em nada ter esse painel tão grande, troque por um mais pequeno, mas igualmente com a mesma potencia geradora de energia.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes