Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

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Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor broliveira » terça jan 26, 2016 4:19 pm

Boa tarde,

Mais uma ajudinha agora para o circuito eléctrico.
Estava a pensar e instalar (ou pelo mesmo deixar preparado para tal) um circuito eléctrico que me que me permitisse ter disponível 12V e 220V e que permitisse carregar a bateria da célula das diversas formas disponíveis (via alternador, via painel solar e via energia da rede/gerador).

Via alternador estava a pensar utilizar um separador de baterias que permitisse carregar as várias baterias garantindo que a do motor estava sempre ok.

Via painel solar estava a pensar utilizar um painel solar com regulador/controlador de carga (20A será suficiente?) de onde iria extrair os 12V.

Via energia da rede/gerador estava a pensar utilizar um carregador/inversor (1000W será suficiente?; deverá ter função UPS?) de onde iria extrair os 220V.

Tendo em consideração a vossa experiência acham exequível a coabitação destes três sistemas?
Conhecem alguns equipamentos (separador de baterias; regulador/controlador de carga; carregador/inversor) que se adeqúem para esta finalidade?

Obrigado
Cumprimentos
broliveira
 
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor broliveira » quarta abr 26, 2017 9:16 am

Bom dia,

Alguém me pode ajudar na secção do cabo a utilizar para os circuitos eléctrico que vou instalar? Estava a pensar utilizar 1,5mm2 para os circuitos de iluminação (todos a 12V) e 2,5mm2 para os circuito de tomadas (tanto os de 12V como os de 220V).

Tenho ainda algumas dúvidas relativos a outros aspectos relacionados com a instalação electrica:
- A 2ª bateria, deve esta ficar o mais próximo possível da bateria de arranque, ou deve ficar o mais próximo possível da caixa de fusíveis a partir da qual vou fazer a distribuição dos circuitos a 12V?
- O inversor 12V/220V de 500W deve ficar ligado directamente à 2ª bateria, ou pode ser alimentado pela caixa de fusíveis?
- Qual a secção do cabo a utilizar para alimentar o inversor? 4mm2 será o suficiente?
- Qual a secção do cabo a utilizar para alimentar a caixa de fusíveis? 6mm2 será o suficiente?
- Que fusiveis de protecção devo usar para cada um dos circuitos?

Obrigado
Cumprimentos
broliveira
 
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor fluis » quarta abr 26, 2017 9:37 am

Bom dia,

Não sou especialista nem em electricidade, nem por acaso fiz esse tipo de trabalho. Vou tentar dar uma pequena ajuda. Veja este tópico para começar onde se fala das dimensões dos cabos:

viewtopic.php?f=17&t=8188
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor Salazar » quarta abr 26, 2017 11:21 am

Não precisa de usar 2,5 para 220. 1,5 chega para 16A a 220V.

Se a iluminação for Led, 1,5 chega e sobra. Para as tomadas de 12V, a secção de fio vai depender do consumo que vai pedir delas. E da distância a que vão estar da caixa.
A secção de fio a usar para o inverter deverá ser a adequada para a relação entre a corrente máxima do inverter e a distância deste à bateria. Uma vez que o inverter já terá fusível, deverá ser ligado logo à bateria.

Fez o diagrama da instalação?
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor broliveira » quarta mai 03, 2017 7:51 am

Bom dia,

Efectuei um diagrama da instalação, e vou instalar uma caixa de fusíveis/distribuição para os circuitos 12V (iluminação, geleira, bomba de água) a minha dúvida neste momento é se alimento caixa de fusíveis/distribuição directamente da bateria ou a partir do controlador de carga do painel solar (que é de 10A).
Cumprimentos
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor Salazar » quarta mai 03, 2017 9:35 am

Então poste-o aqui, que é mais fácil opinar.

O regulador de carga do painel liga-se sempre à bateria!
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor broliveira » quarta mai 03, 2017 2:47 pm

O controlador de carga tem uma entrada para o painel e duas saídas uma para a bateria e outra para aplicações eléctricas.

A minha dúvida é se ligo a caixa de fusíveis, que faz a distribuição para os circuitos a 12V, directamente à bateria ou se o melhor será ligá-la à saída para aplicações eléctricas do controlador carga.

P.S.: Assim que possível coloco aqui o diagrama da instalação
Cumprimentos
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor Salazar » quarta mai 03, 2017 3:28 pm

Se ligar a caixa de fusíveis a essa segunda saída pode acontecer:

- Ser de noite, o painel não produz, não tem energia.
- A amperagem produzida pelo painel ser insuficiente para o que vai ter ligado. Que será o mais certo...

O painel liga-se à bateria. A função primordial do painel é carregar a bateria. Todas as ligações devem sair da bateria, porque a bateria é que tem (ou deverá ter) energia 24h para as alimentar.

Sem entender estes conceitos básicos, arrisca-se a fazer borrada grande.
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor RMGM » quarta mai 03, 2017 4:14 pm

companheiro broliveira
Não sei que controlador é que tem mas no meu caso tenho as cargas todas (luzes ,bomba ,boiler ,exaustor,etc.) ligados exactamente a essa saída,uma vez que é para isso que ela lá está e assim sei sempre que quero qual a intensidade de corrente que estou a consumir, e quando essa carga for superior á capacidade do controlador ele desliga como protecção.
De noite não há qualquer problema porque a energia que sai dessa saída vem da bateria e não do painel uma vez que ele não está a produzir

Agora por o seu controlador ser de 10A essa saída não lhe vai corrente suficiente para muita coisa
O meu controlador é de 40A
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor RMGM » sábado mai 06, 2017 9:47 pm

companheiro broliveira

Vou tentar descrever um circuito eléctrico seguro,entre painel, controlador, baterias,inversor e cargas (iluminação e outros aparelhos ), na minha opinião.

O painel liga ao controlador e este liga ás baterias (Cabos de 6mm2) pelas respectivas entradas e saídas

Penso que o controlador que está a utilizar lhe dá a informação do nível de carga das baterias e caso elas descarreguem a um determinado nível ele como protecção desliga a tal saída para aplicações eléctricas de forma a que elas(as Baterias) não se danifiquem

Se assim for:
Como o controlador que está a utilizar é apenas de 10A aconselho o seguinte.
Ligue o inversor directamente as baterias utilizando cabos de 16mm2,mas intercalando um relé de 40A que será alimentado a partir da dita saída para aplicações eléctricas do controlador
Dos bornes de entrada do inversor (ou seja dos cabos de 16mm2)retire uma ligação (com cabos de 6mm2) para uma caixa de fusíveis á qual pode ligar outros circuitos

Pode ainda aproveitar a saída do controlador para ligar ainda alguma coisa tendo em conta a sua capacidade de 10A

Falta apenas colar um interruptor na ligação ao relé de 40A forma a que quando estiver parado sem usar a AC evite o consumo de energia pelo mesmo desligando o dito

Com este esquema fica com as baterias protegidas das descargas profundas porque o controlador vai desligar (o relé) assim que elas atingirem o mínimo de voltagem

Sem esta protecção fica sujeito a que mesmo que o controlador desligue e se o inversor e os outros circuitos estiverem ligados directamente ás baterias estas serão descarregadas até ficarem danificadas.

Outra solução é utilizar um controlador com capacidade para alimentar o inversor e os outro circuitos.

Espero ter ajudado
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor broliveira » quinta mai 11, 2017 2:01 pm

Obrigado pela sua resposta, foi bastante útil.

Cumprimentos
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Re: Transformação de Furgão em AV - Circuito Electrico

Mensagempor RMGM » quinta mai 11, 2017 3:10 pm

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