Trumatic C6000

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Trumatic C6000

Mensagempor dinacio » sábado jan 23, 2016 3:12 pm

Boa tarde a todos,
Tenho uma Hymer S630 com boiler Trumatic C6000.
A semana passada onde eu me encontrava fez bastante frio à noite e, pela primeira vez, precisei ligar o aquecimento do ar. Tive uma má surpresa.
Embora o aquecimento da água se fizesse sem problemas, a parte de aquecimento do ar estava a desligar após alguns segundos e acendia a luz vermelha, fixa.
"Azar! Aguenta só com manta nas pernas", pensei eu. De fato estava frio em Valada do Ribatejo.

Hoje fui experimentar e liguei o aquecimento do ar no máximo. Funcionou na maior, fez um calor lá dentro que nem se podia.

Alguém tem ideia do que pode ter acontecido? Tem a mesma bilha de gás, deixei aquecer até apagar a luz amarela como antes.
Será que o ar que entrava estava tão frio que fazia disparar?

A luz vermelha fixa significa falta de gás ou falta de ar de combustão.

Desde já o meu obrigado.
Dário Inácio
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor danibeja » sábado jan 23, 2016 8:47 pm

Boa noite,

Quase de certeza que tem gás Butano !!! ( só falta o quase )

O meu é igual e já me aconteceu isso, o gás congelou dentro da botija, pois o gás butano congela com muita facilidade... abanei bem a botija e lá consegui aquecer um pouco, mas lá voltou a acontecer o mesmo....

Se se confirmar que utiliza gás butano, basta mudar para gás propano e está resolvido o problema...

Se não for o que acima mencionei, o queimador do boiler pode estar a precisar de uma limpeza, que assim sendo será melhor levar a um especialista....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

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Re: Trumatic C6000

Mensagempor Luis Agostinho » sábado jan 23, 2016 9:56 pm

danibeja Escreveu:O meu é igual e já me aconteceu isso, o gás congelou dentro da botija, pois o gás butano congela com muita facilidade... abanei bem a botija e lá consegui aquecer um pouco, mas lá voltou a acontecer o mesmo....

Se se confirmar que utiliza gás butano, basta mudar para gás propano e está resolvido o problema...

Se não for o que acima mencionei, o queimador do boiler pode estar a precisar de uma limpeza, que assim sendo será melhor levar a um especialista....


Falta de atenção ao serviço Sr. Danibeja...!!! :mrgreen:
dinacio Escreveu:Embora o aquecimento da água se fizesse sem problemas, a parte de aquecimento do ar estava a desligar após alguns segundos e acendia a luz vermelha, fixa.




Dinacio tente ver nestas instruções em Português as razões prováveis que eles dão para essa anomalia.

Um abraço,

https://dealernew.truma.com/_anweisunge ... 00_alt.pdf
Luis Agostinho
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor dinacio » sábado jan 23, 2016 10:11 pm

Boa noite,
Obrigado pelas respostas.

O aquecimento da água foi durante o dia e o aquecimento à noite, e se estava frio à noite.
Eu tenho o manual em questão, foi lá que li sobre a luz vermelha fixa. Mas como tinha gás, achei estranho, daí a questão aqui levantada.

Como é que vejo o tipo de gás? E já agora qual a diferença prática entre ambos os gases? Se calhar posso mudar.

Obrigado,
Dário Inácio
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor Luis Agostinho » sábado jan 23, 2016 10:18 pm

Boa noite Dinacio,

"Tanto o gás butano como o propano são obtidos a partir do petóleo liquefeito, dependendo unicamente da forma como são refinados, isto é, na refinaria é que se estabelece a diferença.
O gás butano é o resíduo gasoso da refinagem do gasóleo e de essências ordinárias; o propano resulta da elaboração da gasolina super e de essências produzidas em laboratório. Aqui reside a explicação porque o propano é mais “puro” do que o butano.
O GPL é um gás que normalmente é composto por uma mistura de 50% quer de butano quer de propano; no entanto, existe uma norma de tolerância administrativa acordada entre as petroleiras que permite a variação das percentagens utilizadas em função do clima e da região, se é mais ou menos quente, ou, pelo contrário, mais ou menos frio, podendo as percentagens neste caso ir até aos 80/20%.
É vulgar no seio dos autocaravanistas ouvir queixas em especial por parte dos que utilizam o gás butano e, em presença de climas frios que o mesmo congela, privando o utilizador da sua presença. No entanto esta imagem é falsa. Para se poder compreender o que se passa, observemos o meio ambiente em que se encontra uma garrafa exposta a uma temperatura largamente positiva: uma parte do gás encontra-se no estado liquido a outra parte no estado gasoso; este ocupa a parte superior da garrafa: por tal motivo os técnicos denominam esta área por “céu gasoso” é este céu gasoso que alimenta os equipamentos.
Quando a garrafa se encontra cheia, a proporção é normalmente de 80% de liquido e 20% de gasoso. A cada utilização da massa gasosa, uma parte supostamente igual da parte liquida, gaseifica-se assegurando deste modo uma pressão constante de 7 bars no interior da garrafa. (1 litro de liquido dá 254 litros de gasoso. Este diferencial fornece ao gás uma pressão que permite a utilização dos equipamentos.
Se o termómetro atingir 0ºC para o butano ou -40ºC para o propano o que sucede é que a gaseificação da parte liquida não se efectua. Bloqueada de forma térmica a parte liquida, não permite a gaseificação, logo, não é assegurada a pressão de serviço, assim, não chega gás aos queimadores, quer do frigorifico quer do fogão ou do boiller. De uma forma sintetizada podemos concluir que: O gás butano não é recomendado para afrontar o frio, pois na presença de 5ºC recusa-se à vaporização. Para resolver de forma satisfatória podemos recorrer ao aquecimento da garrafa: Por exemplo utilizando o ar quente pulsado da cabine.
Quanto ao propano é sem dúvida um gás de inverno por excelência, devido à sua capacidade de vaporização com temperaturas de valores até -40ºC, o que nos permite passar o Natal na Sibéria sem problemas!
Em relação ao GPL, como já foi dito, é um gás que tem a sua origem num cocktail de butano e de propano e apresenta como é lógico as vantagens e inconvenientes de cada um deles. Anteriormente foi dito que o gás possuía uma pressão para poder ser utilizado:
Qual será então essa pressão? Até Outubro de 1996, e por força da norma (NFS 56200) os construtores de autocaravanas eram obrigados a instalar dois reguladores, um de 37 mbs para propano outro de 28 mbs para butano.
Depois de Outubro de 1996, por motivos óbvios, a norma foi alterada passando a ser obrigatório a montagem apenas de um regulador que tivesse como função receber 37 ou 28 mbs mas, a pressão de saida para os queimadores, seria sempre de 30 mbs.
Isto permite-nos usar tanto butano como propano, assim, como capacidades diferentes, O QUE NUNCA É PERMITIDO É UTILIZAR EM SIMULTÂNEO PROPANO E BUTANO.
Outro problema que se nos depara é quando viajamos para fora do país, se me falta o gás, como fazemos?
Presentemente já não é difícil resolver. Há no mercado Kits de adaptadores para as garrafas de vários paises, com leitura explicativa da forma correcta como podem ser usados. E há sempre o universal Camping gás que nos ajuda em todos os momentos difíceis.
COMO NOTA DE ALERTA, TER EM ATENÇÃO QUE AS GARRAFAS DE GÁS NUNCA SE DEVEM DEITAR. POSIÇÃO QUE ORIGINA PERIGO DE EXPLOSÃO."

Retirado de: https://raposastuta.wordpress.com/2009/ ... sobre-gas/

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor Luis Agostinho » sábado jan 23, 2016 11:04 pm

dinacio Escreveu:O aquecimento da água foi durante o dia e o aquecimento à noite, e se estava frio à noite.


Luis Agostinho Escreveu:Falta de atenção ao serviço Sr. Danibeja...!!!


Peço desculpa ao Danibeja...afinal não foi falta de atenção ao serviço...!!! :oops: :oops: :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor dinacio » sábado jan 23, 2016 11:36 pm

Bela explicação.
Obrigado uma vez mais.

Agora apercebo porque existe um dispositivo de aquecimento do gás, tb Truma.

Bem haja a todos.
Dário Inácio
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor fluis » domingo jan 24, 2016 12:59 am

Boa noite,

Para verificar o gás que tem na autocaravana, basta ver na garrafa a mesma deve dizer butano ou propano.
Na página principal do portal (http://www.campingcarportugal.com) no menú autocaravanismo opção Técnicas & Bricolage, encontra também um artigo sobre o gás nas autocaravanas, que pode ajudar também a perceber o funcionamento dos aparelhos a gás.
Lá poderá perceber que por exemplo para uma temperatura exterior de 5ºC é perfeitamente possível que funcione o aquecimento da água e o do ambiente, é porque neste último modo o consumo é mais elevado, transcrevo aqui uma parte do que está no documento, sobre o Butano a 5ºc:

Por exemplo para uma temperatura de 5ºc, o débito de passagem do estado liquido para gás não vai além das 200 gr/h, pelo que, ao consultarmos a tabela de consumos mais à frente neste documento, verificamos que este débito se pode tornar insuficiente para determinados aparelhos.
Fernando Luís
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Re: Trumatic C6000

Mensagempor dinacio » domingo jan 24, 2016 11:33 am

Obrigado Fernando Luis,
Esse texto explica tudo. Vou ver como funciona o tal aquecimento para o gás.

Isto de ser maçarico pode ser giro, mas às vezes tem destas coisas :D

Cumprimentos,
Dário Inácio
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