Agua Quente de Borla

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Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » terça jan 19, 2016 2:50 pm

Olá companheiros:

Já algum tempo, procuro, como obter agua quente a custo zero ou quase para utilização nas nossas AVs.
Dirão alguns que o processo não é novo, e em tempos a a marca Pluma tinha este processo de aquecimento, aproveitando a agua de recirculação do motor.
A agua do circuito de refrigeração vinda do cabeçote do motor é lançado no circuito da "saufagem " e na serpentina localizada dentro do deposito das aguas limpas ~(100litros)- Como se sabe a temperatura do circuito de refrigeração ronda os 110ºc e a temperatura de "trabalho" dos motores Diesel ronda aproximadamente os 98ºC, valor este da abertura generalizada das válvulas termo-estacticas, instaladas no circuito de refrig.
Assim sendo a temperatura dentro do deposito das aguas limpas, rondará os 90ºC seguramente, o que se torna improprio para a agua de banho do ser humano, certo?
Eventualmente poderia-se montar um termostato com reg. de temperatura, ligado a um besouro de aviso do valor da temp.em causa, ou uma electroválvula com sonda incorporada de 12vdc, mas de valor proibitivo.
O deposito em plástico teria que ser isolado termicamente para que a temperatura se mantivesse dentro dos parâmetros exigidos para um banho normal.
Com este processo a poupança de gás seria enorme. Mas daqui se depreende, que só seria possivel tomar banho após uma viagem superior a 1 hora aprox. ou como alternativa o trabalhar do motor até a temp. da agua atingir o valor para o banho.
já comprei algum material, os tubos de borracha(15bares) as torneiras/válvulas solares, (110ºC) os Ts,(metálicos) abraçadeiras, e o tubo de cobre cromado para fazer a serpentina.ho
Teoricamente, não estou longe da realidade, mas na prática, como funciona afinal , estou curioso em saber, como funciona, e gostaria de ver a montagem/esquema, e certamente que algum companheiro irá aqui postar a sua experiencia e conhecimento para que se possa por de pé esta "engenhoca" com custos muito reduzidos e com optimos benefícios, agua quente quase de borla
para tirar algumas duvidas :

A bomba de agua é de origem ou foi reforçada devido ao acrescimo do volume de agua na serpentina e tubagens, quais as anomalias?
Qual o diâmetro, comprimento da serpentina e do tubo, das tubagens ao radiador e qual o materiai?
Em que zonas do circuito, são feitas as picagens, no radiador ou na entrada/saída do bloco do motor?os tubos c
Como faz a manutenção desta parte do circuito, aquando da drenagem/substituição de todo o circuito de refrigeração e a sua purga do ar?
Se optar por encomendar toda esta »engenhoca« onde posso encontra~la?
Venham daí sugestões, todas elas serão bem vindas.

Saudações autocaravanistas
Fnunes
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor Luis Agostinho » terça jan 19, 2016 7:55 pm

Boa noite fnunes,

fnunes Escreveu:e na serpentina localizada dentro do deposito das aguas limpas ~(100litros)-

fnunes Escreveu:Assim sendo a temperatura dentro do deposito das aguas limpas, rondará os 90ºC seguramente, o que se torna improprio para a agua de banho do ser humano, certo?


Permita-me a correcção, mas é pouco provável que assim fosse porque sendo assim nunca teria água fria, pelo menos enquanto estivesse a rolar com o motor. Sem conhecer a fundo o sistema, acredito que uma pequena caldeira de talvez uns 15lt, essa sim é que seria aquecida pela tal serpentina que fala.

Talvez o conselho que lhe dê, é que faça uma pesquisa pelas Sky's da Pluma que estão à venda em Portugal e pedir ao vendedor se pode dar uma vista de olhos ao sistema e tirar ideias como se faz...ou eventualmente algum companheiro que se disponha a isso...sei que a seguir ao fecho da Pluma houve antigos empregados que continuaram a fabricar caravanas...com sorte pode talvez encontrar ainda alguma dessas pessoas em actividade que o possa ajudar...ainda vou fazer algumas pesquisas e depois lhe direi aquilo que consegui obter.

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » terça jan 19, 2016 8:30 pm

Boa noite Luis Agostinho:
Relativamente á temperatura da agua, dentro do deposito, é coisa de fácil resolução, ou faz o corte manualmente, apos aviso sonoro (vindo o sinal electrico, de uma sonda/termostato instalado no interior do dep.) ou através de uma válvula termoelectrica, como atras foi referido.
Não estou a ver mais uma caldeira(a gás/electrica) dentro da autocaravana, quando temos um boiller a bordo. Outra alternativa, é ter um dep. suplementar de agua limpa/fria,e uma misturadora, usual na maioria das Avs.
Como sabe, dentro das Avs a agua para consumo interno, se estiver a uma " boa temperatura", principalmente no outono-inverno, isto é próxima dos 30ªC, será extremamente benéfico, aquando da sua utilização para a cozedura de alimentos, lavagem da loiça, etc. Se os utilizadores preferirem bebidas, alimentos frescos, etc; encontram no frigorifico, ou na arca congeladora, certo!.
Irei pesquisar de acordo com a sua dica.,
Mas neste universo de autocaravanistas que aqui vem postar e não só haverá com certeza algum companheiro, que contribuirá com conselhos técnicos.
Os meus agradecimentos
FNunes
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor erebrus » quarta jan 20, 2016 10:53 pm

Boas,
Eu instalei um sistema destes na minha AV. No meu caso, consegui uma caldeira pequena (somos só dois) que a ebersbach usa para bancos de ensaios e que tem termostato. De qualquer forma adaptei esta caldeira com uma válvula de escape para não correr riscos. Depois cobri a caldeira com revistimento termico e troquei a torneira por uma com misturador. A água da caldeira chega até aos 70° (com o meu termostato regulado para tal) e portanto, ao misturar com a água fria dá para ter bastante água a 30-40º para tomar banho. O único senão é que a água não fica quente para sempre. Mas dura bastantes horas. Só não dá é para esperar que esteja quente na manhã seguinte (se estiver frio cá fora).

O que tenho também é um ventilador no mesmo circuito, que permite aquecer a célula - se a carrinha estiver em funcionamento. O próximo passo é instalar um aquecedor diesel no circuito para não estar dependente de ter o motor a funcionar.

Para mim, que conduzo mais de uma hora na maior parte dos dias que viajo, funciona muito bem mesmo. Recomendo vivamente.
erebrus
 
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » quinta jan 21, 2016 8:56 pm

Boa noite Erebrus:

O seu equipamento servia-me perfeitamente.
Relativamente, ao circuito que liga a essa caldeira, como fez e onde foi ligar os tubos de alimentação, para ter agua quente?.
Como fez a purga do sistema de refrigeração (saufagem/motor e radiador) se essa caldeira estiver a um nivel mais alto que o vaso de expansão?
Como sabe, os elementos quimicos que constituem o liquido de refrigeração, poderão eventualmente corroer essa caldeira e não só; como já se apercebeu aquando da mudança e purga desse liquido do radiador a cor nem sempre é a ideal, passados, alguns milhares de Kms e anos, não descuidar a sua manutenção.
Mas o mais importante é que companheiro tem seguramente aguas quente, durante as 8horas, pelo menos.
O meu obrigado pela sua contribuição e futuras dicas sobre este assunto.
saudações autocaravanistas
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » quarta jan 27, 2016 7:28 pm

boa noite companheiros:
É verdade que estamos na estação mais fria do ano, o inverno; será que as dicas técnicas dos ilustres companheiros, para o projecto de obter agua quente a partir do circuito de refrigeração, também congelaram :!: !!
As temperaturas nestes dias, não são tão amenas, e pensar em novas formas para as combater, vinha mesmo a jeito, as possibilidades de as alterar para 2 dígitos positivos estão á mão de qualquer um de nós, no interior das nossas AVs, haja ideias e da discussão, certamente se se fará "luz" :idea: , ou agua a escaldar :D :D sobre este assunto.
Venham daí as dicas, terá sucesso? quais os inconvenientes....?

Saudações Autocaravanistas
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor danibeja » quarta jan 27, 2016 11:00 pm

Boa noite,

Já debati muito um tema parecido, mas naquele caso era através de fonte eléctrica 12V, e não através da água do motor ....

Pessoalmente prefiro um sistema de aquecimento de águas a 12V - 220V ou a gás do que a solução que o companheiro pretende, daí ainda não ter opinado, também estava a aguardar o desfecho, pois sou muito permeável a mudança de opiniões .....

Não acho assim tão boa ideia exactamente porque tem que ter o motor a trabalhar, ou seja, se tenho o motor a trabalhar também posso por um sistema acoplado no meu boiler que aqueça a água a 12V ou a 220V e quando vou em movimento ligo o boiler a electricidade ( com o conversor ), ficando apenas com um sistema de aquecimento de águas na AC, em vez de dois, e com o peso e quantidades de águas armazenadas, etc.... exemplo: https://www.truma.com/int/en/water-syst ... boiler.php

Espero que desta forma não o esteja a desincentivar, com esta minha opinião quem sabe consiga uma boa solução, por exemplo misturando vários sistemas.......

Grande abraço,

Danibeja
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » quinta jan 28, 2016 7:46 pm

Boa Noite Danibeja, e restantes companheiros:

Todas as ideias e sugestões serão bem vindas.
Relativamente ao motor a trabalhar, mas só em viagem, porque também tenho um boiler a gás, para ter a tensão de 12 v e depois os 220vac, não me parece, na minha opinião que estou a poupar energia e equipamentos.
Na instalação de mais um boiller de 700W-1300W, vejo alguns inconvenientes, tais como: espaço e a respectiva montagem, peso e por fim o consumo de energia a ser solicitada pelas baterias; afinal não estou a reconverter, nem a poupar energia, para ter agua quente, simplesmente a partir da energia térmica que se perde, na troca entre o liquido de refrigeração e o radiador/ventilação.
Todos nós sabemos que existem no mercado, resistências de 12v dc e 220v a.c com potencias menores (entre 200w-600), para aquecimentos de fluidos, mas peca-se pelo tempo de espera, em atingir a temperatura da agua, ideal para um banho( aprox. 40ºC).

Dirão alguns críticos, que na execução desta engenhoca, poder-se-á ter algumas dores de cabeça, isto é algumas centenas de euros para a eventualidade de a coisa correr mal. Sim é verdade , mas o "fácil está feito, o difícil será feito com alguma persistência e arte".
Basta, que na montagem /enchimento, de todo o circuito com o liquido de refrigeração a purga não seja bem feita e certamente que a junta da cabeça, não irá gostar assim como a bomba de água ,entre outros equipamentos.
Assim sendo dirão os mais cépticos que a "coisa" afinal não compensa-
Mas se pelo o contrário, a montagem de todo o circuito, com serpentina, bomba auxiliar , electroválvula, purga automática, termostato, seccionamento manual,(válvulas globo, alta temperatura), tubagens, e sinalização , funcionar a 100%, então valeu a pena :D ......

Venham mais ideias para aquecer a agua/debate....

Sudações autocaravanistas

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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor danibeja » sexta jan 29, 2016 10:43 am

fnunes Escreveu:Boa Noite Danibeja, e restantes companheiros:
Na instalação de mais um boiller de 700W-1300W, vejo alguns inconvenientes, tais como: espaço e a respectiva montagem, peso e por fim o consumo de energia a ser solicitada pelas baterias; afinal não estou a reconverter, nem a poupar energia, para ter agua quente, simplesmente a partir da energia térmica que se perde, na troca entre o liquido de refrigeração e o radiador/ventilação.
Todos nós sabemos que existem no mercado, resistências de 12v dc e 220v a.c com potencias menores (entre 200w-600), para aquecimentos de fluidos, mas peca-se pelo tempo de espera, em atingir a temperatura da agua, ideal para um banho( aprox. 40ºC).
Fnunes


Boa tarde,

Porventura não me terei explicado bem... o que eu disse é que com um só boiler se poderia maximizar a eficiência energética, pois acoplando um sistema próprio a 220V para aqueles modelos ( como o meu ) era possível aproveitar os momentos que nos encontramos em circulação, pois com o motor a trabalhar não se gastava bateria.....

O que eu pretendia transmitir é que sou apologista de ter um só sistema, pois apontei como desvantagem o peso e o espaço que vários sistemas acarretam.....

Grande abraço,

Danibeja
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor Rodadossaurus » quarta fev 24, 2016 3:43 pm

Três apontamentos:
* Cuidado com as águas "mornas" / pré-aquecidas, pois são um excelente sítio para a proliferação de salmonela (evitar-se-à fazendo a temperatura subir aos 60º - 70º diariamente, se não me falha a memória - confirmar!!)
* possibilidade de utilização de válvula misturadora termoestática, em que a temperatura máxima é definida na mesma (tem entrada de água quente e fria e mistura fria quando a quente está acima do definido); esta é muito utilizada nas instações de água quente proveniente de instalações de painéis solares
* O gasto com o dispositivo de aproveitamento (que acho que na concepção do veículo teria feito muito sentido) se calhar nunca será recuperado... para além da possibilidade de mais fugas de água.
Boa sorte na realização do dito!!!
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor Ashwinder » terça mar 27, 2018 8:37 pm

Ola amigos.
Este é o meu primeiro post e vou começar por desenterrar este assunto, pois no meu caso parece.me uma ideia interessante. Acabei de adquirir uma AC , ford transit de 83, com tudo completo excepto agua quente. Tambem ainda nao instalei painel, mas irei instalar em breve. Como a maior parte das voltas que irei dar, nao passam por parques de campismo, a primeira ideia que me veio à cabeça foi um pequeno esquentador , (boiler parece.me fora de questao, devido ao preço principalmente) . De qualquer forma vou adiar a hipotese do esquentador, principalmente porque preciso de mais pressao, logo irei gastar mais água , terei de fazer alteraçoes simples, mas preferia uma soluçao mais ecologica e menos dispendiosa.
Quanto a esta ideia do topico, que basicamente é um depósito , onde passa uma serpentina que leva a água antes de passar pelo radiador, despertou.me muitas ideias. Isto no meu caso nao seria a melhor soluçao, pois no caso de estar parado, o meu motor demora imenso tempo a aquecer, ate porque a ventoinha do radiador funciona com correia, logo nunca pára, logo o motor demora mais a aquecer.
Entao o que testei e me lembrei? O escape!!! Após breve teste concluí que metendo o motor a trabalhar apos 7 minutos o escape está a ferver.
A ideia vai ser assim: acrescentar um deposito por baixo, mesmo por baixo do wc. Dentro desse depósito meto duas bombas. Uma que extrai a agua quente diretamente para o chuveiro, depois no chuveiro leva um T com a torneira pa agua quente e torneira de agua fria (que ja tenho) para fazer a mistura simples e pratico. Ficarei com o dobro da pressao pois serao duas bombas uma de cada depósito. A segunda bomba dentro do depósito, seria uma bombinha tipo os aquarios apenas para rodar a agua muito lentamente. Depois dessa bomba passaria para uma mangueira , que encaixa numa serpentina em cobre, muito bem enrolada á linha de escape (bastava uns 40 cm de tubo enrolado) depois de enrolado cobria com aquela malha que se mete nos escapes e apertava com braçadeiras, garantindo assim mais calor e zero vibracoes. Depois desse circuito a agua voltava a entrar no depósito. Conclusao , dentro desse deposito tenho agua quente, mesmo muito quente depois de pequenas viagens, e parado preciso de testar o volume do deposito e tempo de aquecimento, antes de aplicar o deposito definitivo.
O que pretendo gastar? Duas bombitas, um jerrican faz perfeitamente de deposito, uns metros de mangueira, o fio de cobre, e uma torneira eletrica, mais braçadeiras, um T , e um interruptor para a bomba de circular a agua.
Isto foi a solucao mais low cost que imaginei, é da minha autoria, e ficava a matar na minha transit de 83.
O que dizem?
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fluis » quarta mar 28, 2018 2:33 pm

Boa tarde,

Na teoria parece interessante, na pratica o que estou a ver de contra é que estando parado um dia, teria de colocar o motor a trabalhar durante um pouco para ter água quente. Tudo é uma questão de experimentar.
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Re: Agua Quente de Borla

Mensagempor fnunes » quarta abr 18, 2018 4:14 pm

Boa tarde!

Companheiro Ashwinder a sua ideia em aproveitar o calor de escape poderá a partida interessante enquanro não fizer a montagem.
Há cerca de um ano desmontei o sistema que eu instalei ã saida da panela/catalizador do escape, porque a água, durante a viagem cerca de 1.30h,não atingia a temperatura para o banho.
A engenhoca era muito paracida com a sua.
Constituida por uma serpentina de cobre e cromada ext. e enrolada ao escape com cerca de 50cm de comp. e revestida com lã de vidro e por fim com uma chapa de aluminio.
A agua do deposito principal (100l) recirculava em toda a tubagem/serpentina com revestimento termico/manga em todo o percurso (escape depósito) atravéss de uma pequena bomba submersível, que ligava e desligava de 15m/15min. por meio de um rele temporizado.
Por se tratar de grande quantidade de água (50 a 60l ) no deposito a agua não atingia os 25ºc, por isso a minha opção/PORJECTO em aproveitar o calor do liquido de refrigeração do radiador do motor da A.C.
mas se conseguir obter mais calor para ter agua mais quente, então ponha o projecto em prática.

Gostaria saber daqui a algum tempo, se a "coisa funciona bem". bom trabalho!!
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