Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » sexta jan 01, 2016 9:50 pm

Boas malta

Após a minha primeira grande volta de AC, nasceu um problema, a maquina as vezes acende a luz da temp, as ventoinhas não ligam, e o ponteiro da temp mesmo a chegar aos 90º mas sem passar os 90º...

Sem pressão no circuito de água, e a agua muito quente mas minimamente suportável ao toque na pele...

A minha duvida é será que o sensor que mede a temperatura para o ponteiro é o mesmo que activa a luz? :oops:

A que temperatura ela deveria ligar as ventoinhas...

Ajudem me :oops:

Não quero dar cabo do motor... :oops: já subi a Serra do Douro para o lado de Viseu, sem problemas...

E agora na N1 em plano quase começou me a acontecer isso...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor joao rafael santos » sábado jan 02, 2016 10:00 pm

Boa noite
Já verificou se
o termostato está a funcionar bem?
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » sábado jan 02, 2016 10:09 pm

Não, como posso verificar isso sem o desmontar?

Estes motores só tem um válvula de temperatura para a luz para accionar as ventoinhas e para o ponteiro?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor rvale » domingo jan 03, 2016 4:26 pm

Boa tarde
As ventoinhas funcionam? Deve de fazer o teste com o carro parado e motor ao relanti, e verificar se elas acionam com a temperatura certa.
Esse motor deve de ter uma valvula na cabeça que é a que mede a temperatura, e outra valvula grande no radiador que é a que vai fazer acionar as ventoinhas, é possivel que tenha sujidade ou mau contacto na valvula situada na cabeça.
Espero ter ajudado.
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor joao rafael santos » domingo jan 03, 2016 9:15 pm

Quando o termostato está fechado com o motor a trabalhar o tubo que vai á falange onde está alojado o termostato fica rijo ( duro) , quando o termostato abre o mesmo tubo fica mole (flexível). A outra maneira é desarmar a falange e tirar o termostato e fazer o teste com agua quente e ver se ele abre.
Cumps João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » domingo jan 03, 2016 10:51 pm

A carrinha quando acendeu a luz por várias vezes, parei sempre, e tive a analisar, só que não conheço este motor muito bem...

Nenhuma das vezes as ventoinhas ligaram...

O Mecânico disse me que só deveria acender a luz a partir ai dos 120º, desligou a fixa da valvula da cabeça, voltou a ligar e mandou me ir testar, fiz muitos km com ela a tentar que a mesma subisse a temperatura e já não ligou mais a luz, nem nunca passou dos 90º
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » domingo jan 03, 2016 10:55 pm

rvale Escreveu:Boa tarde
As ventoinhas funcionam? Deve de fazer o teste com o carro parado e motor ao relanti, e verificar se elas acionam com a temperatura certa.
Esse motor deve de ter uma valvula na cabeça que é a que mede a temperatura, e outra valvula grande no radiador que é a que vai fazer acionar as ventoinhas, é possivel que tenha sujidade ou mau contacto na valvula situada na cabeça.
Espero ter ajudado.


Quando a luz me acendeu as ventoinhas não ligaram...

Sendo assim só existem essas duas válvulas certo?

Qual delas acende a luz?

Será que as ventoinhas não estavam a trabalhar por um mau contacto e graças a isso ela avisa acendendo a luz? Pergunto isto pois enquanto andei a testar, parei num parque um bom bocado e passado um bocado lá ligaram sozinhas ( isto depois de o mecânico ligar e desligar umas fichas...)
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor rvale » segunda jan 04, 2016 10:00 pm

tiago fernandes Escreveu:
rvale Escreveu:Boa tarde
As ventoinhas funcionam? Deve de fazer o teste com o carro parado e motor ao relanti, e verificar se elas acionam com a temperatura certa.
Esse motor deve de ter uma valvula na cabeça que é a que mede a temperatura, e outra valvula grande no radiador que é a que vai fazer acionar as ventoinhas, é possivel que tenha sujidade ou mau contacto na valvula situada na cabeça.
Espero ter ajudado.


Quando a luz me acendeu as ventoinhas não ligaram...

Sendo assim só existem essas duas válvulas certo?

Qual delas acende a luz?

Será que as ventoinhas não estavam a trabalhar por um mau contacto e graças a isso ela avisa acendendo a luz? Pergunto isto pois enquanto andei a testar, parei num parque um bom bocado e passado um bocado lá ligaram sozinhas ( isto depois de o mecânico ligar e desligar umas fichas...)


Boa noite
A que acende a luz é a da cabeça, mas se por vezes acende é sinal de que está boa, está a cumprir a funcão dela.
È possivel que fosse derivado a um mau contacto.
Mas atenção que esses motores deve de se ter cuidado quando se puxa por eles, pois em subidas e em carga deve de se aliviar um pouco no pedal do acelerador em especial em dias de calor!!! :D
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » terça jan 05, 2016 1:29 pm

[/quote]

Boa noite
A que acende a luz é a da cabeça, mas se por vezes acende é sinal de que está boa, está a cumprir a funcão dela.
È possivel que fosse derivado a um mau contacto.
Mas atenção que esses motores deve de se ter cuidado quando se puxa por eles, pois em subidas e em carga deve de se aliviar um pouco no pedal do acelerador em especial em dias de calor!!! :D[/quote]

Eu conduzo sempre com o pé leve, e com calma e moderação, dai ela me fazer consumos de menos de 7 ;)

Mas é estranho acender sem o ponteiro andar para lá os 90º não?

( O ponteiro mede bem, pois em descidas anda nos 70º, em subidas mais complicadas chega quase aos 90º, e a dias quando andei em testes passou mesmo dos 90º um pouco mas nunca me acende a luz...)

Agora vou limpar bem os contactos e depois terei de ir a Serra da Estrela um dia destes para ficar descansado mas nunca é grande noticia ela acender a luz, e depois não perceber bem o porquê é complicado...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor danibeja » terça jan 05, 2016 7:04 pm

Boa tarde,

Se o ponteiro da temperatura oscila entre os 70º e os 90º o termostato já não deve estar "famoso", a função do termostato é manter o máximo possível a temperatura ideal em circulação, fexando e abrindo consoante a temperatura do refrigerante.

Esses motores em subidas e descidas podem ter alterações no ponteiro da temperatura, mas apenas entre os 80º e os 90º, que são as temperaturas de fecho e abertura respectivamente dos termostatos indicados para esse motor.... http://www.autopecas-online.pt/search?k ... r_id=15922

Eu no seu lugar colocava um termostato novo, mesmo que não seja esse o verdadeiro problema, pois o veiculo já tem uns aninhos e se o termostato cola estraga uma viagem.... eu na minha talento foi das primeiras coisas que fiz, é um descanso......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » quarta jan 06, 2016 12:26 am

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Se o ponteiro da temperatura oscila entre os 70º e os 90º o termostato já não deve estar "famoso", a função do termostato é manter o máximo possível a temperatura ideal em circulação, fexando e abrindo consoante a temperatura do refrigerante.

Esses motores em subidas e descidas podem ter alterações no ponteiro da temperatura, mas apenas entre os 80º e os 90º, que são as temperaturas de fecho e abertura respectivamente dos termostatos indicados para esse motor.... http://www.autopecas-online.pt/search?k ... r_id=15922

Eu no seu lugar colocava um termostato novo, mesmo que não seja esse o verdadeiro problema, pois o veiculo já tem uns aninhos e se o termostato cola estraga uma viagem.... eu na minha talento foi das primeiras coisas que fiz, é um descanso......

Grande abraço,

Danibeja



Mas não é normal numa descida de vários km, a temperatura baixar um bom bocado? ( não consigo precisar se baixa para 70 80, mas baixa alguns mm o ponteiro...)

Estou a estranhar é a luz...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor tiago fernandes » quarta jan 20, 2016 4:47 am

Hoje novamente após 130km de viagem acende me a luz...

Ja subiu uma serra e nada, agora em plano vai acndendi a luz sem passar dos 90'...

A válvula da cabeca é a que aciona a luz e a que da a temperatura ja confirmei...

Qual será o problema. ?
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor zeze_tony » quarta jan 20, 2016 4:15 pm

Sem ter a certeza absoluta, a valvula de temperatura tem 2 terminais, um para o indicador do ponteiro e outro para acender a luz quando atinge a temperatura de 115º. Talvez esteja avariada.
Peugeot Pilote Galaxy MX 76
Avatar do Utilizador
zeze_tony
 
Mensagens: 36
Registado: sábado ago 15, 2009 5:03 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor danibeja » quinta jan 21, 2016 10:20 am

Bom dia,

O sistema foi purgado ? ( pode ter ar no sistema de refrigeração ) no compartimento do motor, parte lateral esquerda da entrada de ar da sofagem tem um tubo com uma rosca que se desaperta para sair o ar que se encontra dentro dos radiadores da sofagem e do motor.... quando sair só água/refrigerante sem borbulhas está purgado.

Quando a AC está parada e o motor a trabalhar os tubos da água ficam muito rijos ( a água em alta pressão lá dentro ), caso afirmativo quando a ventoinha ( as ventoinhas disparam ? ) dispara os tubos ficam sem pressão ?

Já mudou o termostato ?

É muito difícil afirmar com convicção qual o seu problema, mas se a luz acende alguma coisa está mal, nem que seja um problema eléctrico, mas antes de partir para tentar resolver na parte electrica deve ter total certeza que não é mecânica......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Luz Temperatura Fiat Talento 1.9D / Acende

Mensagempor Passeante » sábado fev 13, 2016 11:48 pm

Boas
acabei de dar a mesma sugestão noutro lugar do fórum, mas aqui vai de novo.
Já tive esse problema na minha Ducato 2.5 e levei anos a descobrir o que era. Apenas uma falha na ligação da massa, o que levava uma voltagem reduzida ao tablier e as leituras ficavam completamente erradas. Fartei-me de mudar sensores e outras peças bem mais caras, até que um electricista me colocou um cabo da bateria ao bloco e depois do bloco à carroceria e voltou tudo ao normal. A temperatura afinal nunca tinha estado alta. A leitura é que estava distorcida...

Abraço e espero que seja uma coisa assim simples, antes de trocar as peças todas do carro.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron