Isolamento das Claraboias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Isolamento das Claraboias

Mensagempor NUNOLGS » sexta nov 06, 2015 3:00 pm

Boa tarde estimados companheiros,
A minha viatura é uma autocaravana capucine e tenho a seguinte duvida: é normal entrar vento pelas claraboias ( em especial as de trás) quando se circula a 80-90km/h, ou será necessário colocar alguma borracha a isolar?
Cumps
Nunolgs
Avatar do Utilizador
NUNOLGS
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 23, 2015 3:47 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor danibeja » sexta nov 06, 2015 4:42 pm

Boa tarde,

Todas as claraboias têm ( devem ter ) entrada de ar, é por aí que existe circulação de ar para que possamos dormir descansados ( sem consumir o oxigénio do interior da AC ).

Deve ter o cuidado de verificar se está estanque À água, se assim for está tudo bem.......

Existem isolamentos próprios para colocar nas claraboias (no interior ) mas se estiverem mais de duas pessoas dentro da AC não é aconselhável.......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor emanuel_jordao » domingo nov 08, 2015 12:38 am

Boa Noite

Há Clarabóias que não são estanques e que propositadamente deixam entrar algum ar é o caso destas do link em baixo que por norma são colocadas dentro da casa de banho.
http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... ucte=CV28B

Depois há Clarabóias que são completamente estanques quando estão em condições. É o caso destas:

http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... te=MHP2542

Estas estanques não devem deixar entrar ar até porque se for inverno e estiver -3 Graus na Rua em andamento vai logo perceber se elas são estanques ou não.

Uma das coisas que faz na minha opinião deixarem de ser estanques é de verão andar com elas abertas em estrada. Ganham tantas folgas que depois com velocidade começam a deixar entrar ar por todo o lado. Só o percebemos quando chegamos ao inverno estão -3 na Rua e aos 80/90 se metermos a mão de baixo delas sente-se mesmo ar a entrar frio para dentro.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 08, 2015 12:12 pm

Boa tarde,

NUNOLGS Escreveu:Boa tarde estimados companheiros,
A minha viatura é uma autocaravana capucine e tenho a seguinte duvida: é normal entrar vento pelas claraboias ( em especial as de trás) quando se circula a 80-90km/h, ou será necessário colocar alguma borracha a isolar?


Se calhar é isto que o NUNOLGS precisa e se refere, quando diz ...
NUNOLGS Escreveu: é normal entrar vento pelas claraboias ( em especial as de trás) quando se circula a 80-90km/h,


https://www.google.pt/search?q=fiamma+s ... FAodmNoBOQ

Foi assim que resolvi a entrada de ar frio pelas clarabóias quando em andamento.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor rmiguel » segunda nov 09, 2015 8:30 am

Boas companheiros

É isso mesmo que estava a pensar colocar na minha, um spoiler. A minha clarabóia vibra muito com velocidades a partir de 70km/h.
Não sei como será no inverno(só a tenho à coisa de 5 meses), mas imagino que seja desagradável.

Quanto será o preço de um spoiler da Fiamma? A minha claraboia é igual à do 1º link do amigo Emanuel.

Tinha pensado também em comprar uma "chapa" de acrílico e depois moldava-a em forma de spoiler, colando-a com cola e veda.

Cumprimentos
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor emanuel_jordao » segunda nov 09, 2015 11:07 am

Bom dia,

Nas Claraboias da Fiamma as que são aerodinâminas a marca não aconselha a colocação de spoiler. Li isto à tempos nos manuais da fiamma quando andava com a ideia de colocar spoiler nas minhas antigas.

As que aconselham a colocar são nestas que não são aerodinâmicas:
http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... cte=CFV50B
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Isolamento das Claraboias

Mensagempor NUNOLGS » segunda nov 16, 2015 11:17 pm

Boa noite,
Só para terem uma ideia o vento é tanto que empurra a rede mosquiteiro. As claraboias são estanques à água mas não ao vento.
Vou tentar em colocar spoiler e assim pode ser que o vento seja desviado.
Cumps
Nunolgs
Avatar do Utilizador
NUNOLGS
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 23, 2015 3:47 pm
Localização: Lagos, Algarve


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes