Misturadora de água... que não mistura!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Manel71 » segunda Oct 19, 2015 11:19 am

Olá a todos,

Sou novo aqui no fórum e esta é a minha primeira intervenção.
O caso é o seguinte: o aquecimento de água da minha autocaravana é feito a partir da água quente do radiador e funciona muito bem... Só tem o inconveniente de ter que se por o motor em funcionamento para poder tomar banho, mas esse é um mal menor.
O pior é que quando se abre a torneira misturadora para colocar a água à temperatura certa para o banho, não se consegue manter uma temperatura uniforme porque ora sai água quente, ora sai água fria, mas não se misturam de forma constante...
Alguém já se deparou com um problema semelhante? Gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum, no sentido de resolver o problema.
A minha solução tem sido esperar algumas horas depois de desligar o motor, até que a água esfrie um pouco para poder tomar banho sem correr o risco de sofrer queimaduras, visto que a água aquece mesmo muito!

Cumprimentos
Manuel
Manel71
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 15, 2015 1:29 pm

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor romão » terça Oct 20, 2015 2:42 pm

Boas,
Bem companheiro Manuel71, ando por cá já há uns bons anos e uma "engenhoca"
como essa não me lembro de por cá ter visto. Penso que o facto de não conseguir
misturar a água na torneira se deverá ao facto de a água quente e a fria não
chegarem à torneira com a mesma pressão(bares), a bomba que envia a água quente tem mais pressão que a da fria, ou ao contrário, mas como as bombas
d'água das caravanas são geralmente de muito baixa pressão deve acontecer que a outra é muito mais forte.
De qualquer modo não deixa de ser um sistema bastante engenhoso mas que entre
outras coisas, não lhe permitirá permanecer muito tempo parado numa zona com
temperaturas abaixo de zero porque, das duas uma, ou toma banho com água
sem líquido anticongelante e arrisca toda a mecanica ou então o anticongelante serve de champô o que não me parece muito agradável.
Bem esta é a minha modesta opinião.
Bons banhos sem queimaduras .
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Manel71 » terça Oct 20, 2015 3:46 pm

Misturadora de água... que não mistura!

Amigo Romão,

Obrigado pela sua resposta.
Deixe-me dizer-lhe que não tomo banho com anticongelante, porque a água do radiador não se mistura com a água para usar no banho: existe um permutador de calor no qual circula a água do radiador que serve para aquecer a água que se vai usar no banho (e não só), mas esta provém do depósito de água limpa da autocaravana.
É um processo engenhoso e eficaz de aquecer água que só peca por ter que se usar o motor do veículo... Mas por outro lado, tenho água quente por cerca de 24 horas depois de parar a autocaravana. Se estiver parado mais do que um dia, ou vou dar uma voltinha para não incomodar os companheiros com o barulho do motor, ou no caso de estar sem vizinhança, ligo-a por meia horita ao relentei e prontos: tenho água próximo de 90 graus!
Já pensei comprar um daqueles zingarelhos que os amigos que vivem em climas muito frios usam para aquecer a água do circuito de refrigeração dos veículos e desse modo, mesmo que estivesse parado por muito tempo, tinha sempre água quente (e por acréscimo, aquecimento através do sistema de choufage do veículo). Ainda não descartei a ideia, mas como eu normalmente nunca fico muito tempo no mesmo sítio, isso dava jeito mas não é indispensável.
O que é indispensável é o banhito diário e para tal preciso da torneira misturadora a misturar!
A sua sugestão a respeito da pressão das bombas ser diferente não me parece que seja a acertada, porque a autocaravana só possui uma bomba, que “empurra” a água quente e a fria. Será que se tivesse bombas separadas para os dois circuitos, isso solucionaria o problema?
Pensei em colocar um vaso onde as águas se misturassem antes de chegar ao chuveiro, mas não sei se será a melhor solução.
Aceito sugestões.

Cumprimentos
Manel
Manel71
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 15, 2015 1:29 pm

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor romão » quarta Oct 21, 2015 8:13 pm

Boas,
ompanheiro Manuel71, eu já tinha dito que o sistema era muito engenhoso mas confesso que não estava (estou) a ver bem como.
Mas se a água que chega á torneira é empurrada pela mesma bomba então, ou tem que mandar (afinar) a torneira, ou tem que (afinar) a mão que a regula. :D
Já experimentou perguntar ao anterior utilizador da AC como é que ele funcionava com o esquema?
É que não acredito que quem instalou um esquema tão engenhoso como esse, deixa-se um rabo tão grande por esfolar e tivesse ficado com o problema que o companheiro agora tem.
Não leve a mal eu estar a por a questão desta forma mas a minha intenção é apenas ajudar e ao mesmo tempo perceber bem como isso funciona, porque acho muito.. muito interessante.
Bons banhos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Manel71 » quinta Oct 22, 2015 2:50 pm

Viva, amigo Romão.

A caravana já tem uns anitos mas comprei-a nova, portanto não posso perguntar nada ao dono anterior, porque ela sempre me conheceu só a mim e já vinha com este sistema de origem. :D
Quanto à afinação da torneira ou da mão que a regula, também não dá... se calhar não me fiz entender bem da primeira vez, mas o que acontece é que a água quente e a fria nunca se misturam: saem alternadamente ora quente, ora fria e quem está a tomar banho está a receber água gelada e logo a seguir apanha com água a escaldar :x e o ciclo repete-se constantemente com uma frequência de 8 ou 10 vezes por minuto.
Para além de ser desagradável para quem está a lavar-se, pode ser perigoso porque a água quente chega a estar perto dos 90 graus logo a seguir à paragem do motor após uma viagem.
Quanto à forma como o sistema funciona, é a seguinte: temos um depósito com água que é abastecido pela bomba a partir do tanque de água limpa da caravana. Dentro desse depósito existe uma serpentina onde circula o líquido de refrigeração do motor. O calor gerado pelo motor passa para o líquido de refrigeração que por sua vez aquece a água que está em contacto com a tal serpentina dentro do depósito. A água mantém-se quente por muito tempo depois do motor desligado porque o depósito onde aquece é isolado.
É um processo eficaz de aquecer água e eu até estou satisfeito... só a mistura da água quente com a fria é que está a falhar.
Cumprimentos
Manel71
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 15, 2015 1:29 pm

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Garrbel » quinta Oct 22, 2015 6:34 pm

Boa tarde

Tambem não conhecia esse esquema.
Se a autocaravana sempre foi sua dá ideia que esse problema é recente. A ser assim alguma coisa se alterou - é tentar lembrar-se quando é que começou a ter o problema e o que o terá provocado.
No fundo esse esquema de aquecimento de agua, no que toca à torneira misturadora funciona exactamente como funcionam as autocaravanas com boiler. A agua fria vem do deposito de agua limpa e a agua quente vem do boiler (no seu caso do deposito de agua quente) e a bomba de agua esta a empurrar as duas ao mesmo tempo. Quando regulamos a torneira estamos a regular a quantidade de agua que passa pelos 2 buracos - quente e fria. Parece-me qua não tem nada a ver com diferenças de pressão. Eu apontaria para algum defeito na torneira misturadora.

Boa reparação
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor romão » quinta Oct 22, 2015 7:35 pm

viva companheiro manuel71.
Peço desculpa se estou a ser "chato" mas, continuo na minha, se não foi o companheiro que inventou/instalou
esse sistema na Ac, quem fez a coisa não deixava tão grande bico de obra por resolver. Bem, o companheiro Garrbel
levantou a hipótese de esse problema não existir quando adquiriu a dita cuja, mas ter surgido agora depois de ter funcionado
sempre bem até avariar. Se assim é então estou de acordo com o que diz o companheiro Garrbel mas, eu estava/estou a raciocinar
na base de que, na sua mão, esse problema da mistura sempre funcionou assim. Então, afinal a torneira misturava bem e deixou de misturar
ou sempre misturou mal? Se misturava bem e agora avariou, então subsitua-a por uma nova e voilá.
bons banhos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Luis Agostinho » quinta Oct 22, 2015 8:24 pm

Boa noite,

Para ajudar...

Esse sistema de aquecimento de água era vulgarmente utilizado nas Sky's construídas pela Pluma. Na realidade era um permutador de calor que aproveitava o calor do circuito de refrigeração do motor para aquecer a água da célula. Recordo-me de viajar com um companheiro que tinha uma Sky...e 3 filhos!!! :lol:
Pois o que acontecia era quando parávamos para pernoita...ele começava logo com os banhos das crianças enquanto eu com o sistema de boiler tinha de esperar uma eternidade para aquecer a água...precisamente porque a água (da autocaravana dele) tinha vindo a aquecer no caminho.
O pior era que tinha pouca autonomia de aquecimento e isso obrigava-o a colocar o motor a trabalhar para aquecer a água...
Quanto ao resto desconheço se o sistema era eficaz...se as torneiras funcionavam bem...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor Manel71 » segunda Oct 26, 2015 12:23 pm

Obrigado pelas dicas.

Amigo Agostinho: de facto a minha autocaravana é uma dessas construídas pela Pluma e o sistema de aquecimento é exactamente esse que menciona.
Funciona muito bem e penso que é de facto a melhor forma de aquecer água sem ter que recorrer a electricidade ou gás.

O amigo Garrbel sugeriu que a avaria deveria provir da misturadora e eu acho que pode muito bem ter razão, sendo assim a minha primeira tentativa vai ser mesmo substitui-la por outra e depois logo venho aqui dizer qual foi o resultado...

Obrigado a todos os intervenientes.
Manel71
 
Mensagens: 5
Registado: quinta Oct 15, 2015 1:29 pm

Re: Misturadora de água... que não mistura!

Mensagempor fnunes » terça jan 12, 2016 8:50 pm

olá boa noite, companheiro Manel71:

O amigo Garrbel sugeriu:
que a avaria deveria provir da misturadora e eu acho que pode muito bem ter razão, sendo assim a minha primeira tentativa vai ser mesmo substitui-la por outra e depois logo venho aqui dizer qual foi o resultado...
Espero que passado este tempo a avaria da misturadora ficasse resolvida.
Já algum tempo que ando a pensar numa »engenhoca« dessas, ter agua quente a partir do circuito de refrigeração do motor, afinal, não vou inventar nada, pois as AVs da PLUMA já tem o que pretendo assim como o companheiro Manel71.
Estou curioso em saber, como funciona, e gostaria de ver a montagem/esquema para tirar algumas duvidas :
A bomba de agua é de origem ou foi reforçada devido ao acrescimo do volume de agua na serpentina e tubagens, nota algumas anomalias?
Qual o diâmetro, comprimento da serpentina e do tubo, das tubagens ao radiador e quais os materiasl?
Em que zonas do circuito, são feitas as picagens, no radiador ou na entrada/saída do bloco do motor?
Como faz a manutenção desta parte do circuito, aquando da drenagem/substituição de todo o circuito de refrigeração e a sua purga do ar?
Se optar por encomendar toda esta »engenhoca« onde posso encontra~la?

Companheiro, sei que estou a ser maçador, em saber como funciona tudo isso, mas acredite que a muita curiosidade e em realizar o projecto é expectante, as
minhas sinceras desculpas
saudações autocaravanistas
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes