Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor Blucamp51 » segunda Oct 12, 2015 10:44 pm

Boa noite
Caros companheiros, preciso da sua ajuda se fizerem favor, comprei a minha primeira AC no dia 26 de Setembro e tenho uma questão para lhe colocar, já li muitos dos posts aqui mas não consigo encontrar o que quero, a duvida é a seguinte, tendo eu um inversor de onda pura de 1500W para ligar um micro-ondas ou maquina de café, posso ligar o mesmo á entrada de 220v, antes do disjuntor para ter 220 nas tomadas todas, o que vai por toda a AC com 220v ou terei algum problema de queimar alguma coisa na AC ?
já agora só mais uma questão, a minha AC trazia 2 baterias, 230ah no conjunto, painel solar de 75W, devo montar mais um painel ? pensei num mono de 100W ou Mais ?

Desde já muito obrigado pelo tempo que dispensar comigo

Adelino Marques
Adelino Marques
Avatar do Utilizador
Blucamp51
 
Mensagens: 4
Registado: sábado Oct 03, 2015 9:33 pm
Localização: Santarém

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor jfneves » terça Oct 13, 2015 12:00 pm

Boa tarde,

Pode e deve conectar a saída do inversor à entrada do disjuntor para ter todo o circuito protegido por este último, mas sob certas condições.

Nunca deverá ligar a saída de 230V do conversor a outra fonte de 230V, correndo sérios riscos de queimar o conversor e não só.

Para o efeito proponho-lhe que utilize um inversor electromecânico de 6 polos (2(fase+neutro)+2+2), que custa cerca de 10/12€, conforme eu próprio instalei na minha AC, onde tenho 2 inversores de onda pura, um HR de 2000W e um segundo da Waeco de 1800W, este com selector prioritário de 230V, que aliás não utilizo.

Poderá igualmente utilizar um conjunto de 6 relés para a selecção automática prioritária de 230V , mas creio que não justifica, uma vez que os relés consomem sempre alguma corrente, embora de baixo valor e ao mesmo tempo podem queimar e provocar um curto-circuito.

Uma vez que tem que proceder à ligação da ficha de 230V do exterior, não custa absolutamente nada rodar um manípulo para seleccionar os 230V do inversor ou da rede. Para o efeito uso uma mnemónica para saber sempre qual a posição do manípulo. Uma vez que posso instalar o inversor numa posição de 360º, posiciono-o com o manípulo a rodar para o lado onde está colocado o inversor e dessa forma sei sempre para onde ligo (só espero que no seu caso a entrada da corrente e o inversor não estejam exactamente no mesmo sítio :D :D ).

Não sei qual a potência do seu micro-ondas, mas a máquina do café rondará os 1250Watts, pelo que vai verificar que o inversor de 1500W não será muito folgado, gastando cerca de 150A !!!!!!. no momento em que simultâneamente a máquina aquece a água e tira o café (liga a bomba).

Assim sendo, deverá instalar o inversor o mais próximo possível das baterias, comprimento máximo dos cabos não mais do que 2.00m, com cabos de cobre com a secção transversal da ordem dos 35mm2, um fusível de 170 Amperes no positivo e numa zona ventilada, já que o inversor produz calor que necessita de ser dissipado. Caso o instale num armário, deverá providenciar ventilação suplementar.
Não deverá colocar os cabos de 12V de corrente contínua e os cabos de 230V de corrente alterna no mesmo tubo ou canal de passagem.

Tenha em atenção que um inversor provoca um bom "sopapo" nas baterias, pelo que deve ser usado com moderação. Em standby, o inversor consome cerca de 1 amper e cerca 3 amperes sem carga.

Boas montagens e poucos choques....

Um abraço,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor Blucamp51 » terça Oct 13, 2015 10:43 pm

Muito obrigado Sr Fernando Neves, assim fiquei esclarecido, desconhecia esse inversor electromecânico, mas é uma excelente ideia, assim ou liga o Inversor ou a corrente exterior :D :D
Mais uma vez obrigado e espero não apanhar choques hehehe
Adelino Marques
Avatar do Utilizador
Blucamp51
 
Mensagens: 4
Registado: sábado Oct 03, 2015 9:33 pm
Localização: Santarém

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor caminheiro » quarta Oct 14, 2015 8:43 pm

Boa noite,
Tenho instalado um inversor de 2000W que alimenta todas as tomadas da autocaravana sempre que não haja 220V da rede elétrica, na condição do interruptor do inversor estar na posição ON. Quando há presença de 220V da rede elétrica na autocaravana a saída do inversor fica automaticamente desligada. A energia presente nas tomadas é proveniente da rede ou é proveniente do inversor mas nunca de ambos em simultâneo. Para fazer funcionar este automatismo basta um simples e barato relé de 220V com duplo inversor, do tipo FINDER.
Quando ligo a máquina de café ou o micro-ondas, previamente ponho o motor a trabalhar, fazendo assim com que a energia para o conversor não provenha somente das baterias auxiliares mas também do conjunto bateria de arranque + alternador. Se o motor trabalhar, as baterias auxiliares são muito poupadas pois debitam menos de metade da amperagem do que com o motor parado. Quando não posso pôr o motor a trabalhar, por eventualmente incomodar companheiros ao lado quando de noite, prescindo de usar os eletrodomésticos de grande potência.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor Blucamp51 » quarta Oct 14, 2015 9:04 pm

Boa noite Caminheiro, eu tenho uma máquina de café de 850w, não consome muito acho eu, microondas para já não vou usar, como ainda não inaugorei a AC, depois vou ver o que faz falta na realidade.
Muito obrigado pelo esclarecimento, vocês aqui são muito prestaveis.
Se precisarem ou souberem de alguém que precise de algum esclarecimento a nível de estofador, tecidos, espumas, ou outra coisa qualquer, estou aqui para esclarecer e ou ajudar!
Remodelei os estofos e cortinas da minha AC depois coloco aqui as fotos do antes e depois do trabalho feito
Adelino Marques
Avatar do Utilizador
Blucamp51
 
Mensagens: 4
Registado: sábado Oct 03, 2015 9:33 pm
Localização: Santarém

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor MFerreira » segunda Oct 19, 2015 7:10 pm

Boa noite a todos
Companheiro Blucamp51:
Não tem na sua autocaravana um carregador de baterias para quando estiver ligado a 230V?
Se ligar o inversor na entrada de rede vai colocá-lo em funcionamento, fechando um circuito bateria-inversor-carregador-bateria.
Na minha era isso que aconteceria, poderá não ser o seu caso. Contudo fica a nota.

Boas viagens
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira
 
Mensagens: 58
Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm
Localização: Vendas Novas

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor dinacio » domingo dez 13, 2015 11:11 am

Bom dia a todos,
Também tinha uma questão destas para aqui colocar.
Pensei num inversor simples, e assim aproveitaria a instalação existente, sobretudo para carregar o portátil ou baterias da máq fotográfica.

Vou adicionar outra variável ao tema para complicar.
O meu frigorífico é automático, ou seja, se detecta corrente 220V muda do gás para a corrente.
Como é que dou a volta a esta situação? O frigorífico iria consumir do inversor.

Só por isto é que ainda não liguei o inversor à instalação da AC.

Obrigado,
dinacio
 
Mensagens: 24
Registado: quarta fev 04, 2015 9:18 pm

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor fluis » segunda dez 14, 2015 10:24 am

Bom dia,

Em relação à montagem do inversor, com alimentação da rede de tomadas 220 da AC, a melhor explicação é a dos companheiros jfneves e caminheiro. Em relação à questão do frigorifico, possivelmente a única solução para não desgastar a bateria, será a de deixar de usar o frigorifico na posição automática, e passar a forçar o modo de energia. Contudo pode sempre haver algum companheiro, que tenha uma maneira de ultrapassar a questão.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor caminheiro » segunda dez 14, 2015 7:04 pm

Boa noite,

caminheiro Escreveu:Quando há presença de 220V da rede elétrica na autocaravana a saída do inversor fica automaticamente desligada. A energia presente nas tomadas é proveniente da rede ou é proveniente do inversor mas nunca de ambos em simultâneo. Para fazer funcionar este automatismo basta um simples e barato relé de 220V com duplo inversor, do tipo FINDER.
Caminheiro


A única maneira de ter energia em todas as tomadas, quer ela provenha da rede ou dum conversor, é com a utilização de um relé inversor duplo.
O inversor 1 tem um borne de entrada onde liga a fase dos 220V da rede, outro borne de entrada onde liga a fase dos 220V provenientes do inversor e tem um borne de saída onde liga a fase das tomadas e demais equipamentos de 220V. As ligações para o neutro são feitas do mesmo modo no inversor 2.
A alimentação do frigorífico deve ser feita a partir aos bornes do relé onde chega a energia da rede e assim só chegam 220V ao frigorífico quando a energia provém da rede elétrica.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor danibeja » segunda dez 14, 2015 8:50 pm

Boa noite,

Na minha opinião não deve ligar o conversor directo aos 220V da instalação original da AC, todas as questões que colocou têm soluções viáveis como vários companheiros demonstraram, mas eu prefiro fazer uma instalação nova e segura só para o conversor.

No meu caso instalei o conversor junto às baterias, apenas separado por uma "cortina" de madeira, e como as baterias estão no piso inferior da AC na parte traseira, puxei fios eletricos até ao interior da AC junto À televisão, coloquei um interruptor para ligar e desligar o conversor e coloquei duas tomadas que comprei na JSM iguais às de origem da AC e ficou a parecer de origem conforme as fotos abaixo....

Imagem

Imagem

Imagem






De referir que apenas aquelas duas tomadas recebem energia do conversor.....
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor danibeja » segunda dez 14, 2015 8:56 pm

Não consigo postar mais que três fotos, dá erro, mas aqui vão as ultimas.....

Imagem

Imagem

Imagem

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Posso ligar inversor 220v á entrada de corrente?

Mensagempor dinacio » segunda dez 14, 2015 10:49 pm

Obrigado pelas respostas.
De fato o mais seguro, mas mais trabalhoso é uma instalação separada.

Sobre o frigorífico automático devo acrescentar que não permite modo manual. Azar o meu.
dinacio
 
Mensagens: 24
Registado: quarta fev 04, 2015 9:18 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes