Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bateria

Mensagempor antunesr » segunda Oct 05, 2015 9:31 pm

Boa tarde,
venho assim pedir ajuda - qualquer idea ou indicação são bem vindos para tentar resolver este probleminha.

Tenho um regulador PRS110 que liga um painel de 110wp à bateria da célula.
A bateria está boa pois quando a carrego através de carregador 200v ela funciona bem.
O painel e o regulador também devem estar bons pois quando faço a ligação do positivo e negativo que vêm do painel ao regulador, as luzes acendem-se.
O problema surge quando ligo os fios da bateria de serviço; assim que ligo o segundo fio (seja o positivo ou negativo), ou seja, assim que completa o circuito, as luzes apagam-se.
Já experimentei reduzir quaisquer outras ligações (alternador, carregador 220v, etc) deixando só a ligação do painel à bateria (através do regulador) para tentar isolar o problema mas ainda assim o problema ocorre. Algum dos companheiros tem alguma ideia que me ajude?
Desde já agradecido.
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bate

Mensagempor RMGM » terça Oct 06, 2015 2:56 pm

Tente ligar primeiro o regulador à bateria depois ligar o painel
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bate

Mensagempor antunesr » quinta Oct 08, 2015 10:55 am

Bom dia,
também já tentei, ligando apenas em último lugar o positivo do painel, como indicado em outro post deste mesmo fórum. Ainda assim, sem sucesso.
Mas obrigado pela dica!
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bate

Mensagempor danibeja » quinta Oct 08, 2015 2:18 pm

Boa tarde,

Já verificou os fusíveis do regulador??

Não conheço esse regulador, mas conheço muitos que é preciso desapertar os parafusos para aceder aos fusiveis....

Se não tiver fusíveis é muito provável que esteja em curto circuito, ou mesmo que exista um curto circuito na instalação que vem do painel solar, aconselho a levar a AC a alguém que perceba da questão.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Regulador desliga (apaga luzes) ao ligar os cabos à bate

Mensagempor antunesr » quinta Oct 08, 2015 2:43 pm

Boa tarde,
obrigado pelas sugestões.

Não me parece que exista problema de fusíveis pois ele acende as luzes e funciona bem quando apenas o painel solar está ligado.
O problema surge apenas quando se faz a ligação completa a bateria; ao completar o circuito tudo se desliga. Concordo com o diagnóstico de curto-circuito; e este regulador tem protecção anti curto-circuito e daí o desligar-se.

Não conseguindo identificar o problema eu mesmo, terei sim que acabar por levá-la à assistência; queria era primeiro tentar resolver eu mesmo e daí perguntar se alguém mais teria passado por situação idêntica e até talvez quem sabe com o mesmo regulador.

Obrigado pelas dicas, um abraço e continuação de um excelente dia!
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes