Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias

Mensagempor Américo » quarta set 30, 2015 4:13 pm

Boas tardes companheiros :)
queria pedir-vos um conselho a ver se resolvo uma situaçao na minha autocaravana

tenho 2 baterias para o habitaculo,uma de 70 e outra de 90,ligadas uma a outra,tenho painel solar,as baterias são normais,de arranque ,nao de descarga lenta como tenho me apercebido que normalmente e o que usam,eu quando comprei a minha autocaravana a 5,6 anos ja vinha com essas baterias,que entretanto troquei a já quase 3 anos por umas identicas,e foi-me safando,só que agora foi-me detetado um problema de saude,"uma Apneia do sono grave" o que me obriga a dormir com uma mascara ligada a um aparelho de ar,e entao adquiri logo uma ficha que desse a 12 volts para utilizar na autocaravana
o problema é que o aparelho deve consumir um pouco de bateria,e de noite as baterias ficam com carga muito baixa,e no painel chega a acusar vermelho e até dispara deixando o habitaculo sem qualquer energia,embora de manha com o nascer do dia e do sol o painel começe a carregar e a carga volta
tenho recolhido algumas informações de pessoas ligadas ao ramo automovel,nao a autocaravanas,e são varias as sujestoes,falaram-me nas baterias de descarga lenta que nao descarregam tão rapido,disseram-me para acrescentar uma outra bateria por causa do aparelho,ficaria assim com 3 ligadas umas as outras,espaço para isso ate tenho eu por baixo do soalho,mas será que é uma boa ideia?parece-me ate a mais economica,mas daí até ser a mais correta nao sei.
explicado o meu problema,será que algum companheiro,( sei que existe sempre por aqui gente boa disponivel para ajudar),pode me dar umas dicas para o que devo ou nao fazer,o que gostaria era de resolver o problema sem gastar muito como e obvio porque as coisas nao estao faceis
desde ja agradeço,ciente de que me vao certamente ajudar :D
abraços rolantes para todos

"SURJA A OPORTUNIDADE E A RAMONA MARCHA" :D
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » quinta Oct 01, 2015 8:06 pm

Boa noite,

Em primeiro lugar, diga-nos quanto consome o aparelho em funcionamento, na placa do construtor deve dizer em watts...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor RMGM » segunda nov 09, 2015 11:34 pm

Companheiro Américo

Eu estou na mesma situação que relata e pedi a quem me disponibiliza o ventilador um acessório para utilizar na AC e disponibilizaram-me um Kit (conversor dc/dc 12V/24V 90W e a tomada de isqueiro para ligar directo a bateria) para alimentar o dito ventilador.

Tenho duas baterias Exide (uma ER550 550Wh e uma EP450 450Wh) ligadas em paralelo.

No fim de semana de 1 deste mês fiz o primeiro primeiro teste de inverno
Tendo saído na sexta feira ás 18H com as baterias a meia carga por ter deixado o inversor 12V/220V e só ter dado por isso ás 12H da manhã tirei logo a AC para a rua de forma a carregar as mesmas com os painéis embora o tempo estar mau.
Sábado de manhã tinha as baterias novamente em baixo após 9H de funcionamento do ventilador 24V/3,75A e 2H de TV 35W mais iluminação.
Mas no sábado á noite mesmo com um dia de céu nublado e alguma chuva tinha as baterias recuperadas
Resta dizer que tenho montados 3 painéis de 110W para carregar as baterias
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Baterias

Mensagempor profzeca » terça nov 10, 2015 3:08 pm

Boa tarde a todos os companheiros.
Sendo frequentador assíduo deste site, desde o seu início, tenho participado poucas vezes. No entanto, não podia deixar de dar o meu testemunho, neste assunto, até porque sou mais um, infelizmente, que por sofrer de apneia do sono severa, tem que usar o aparelho respiratório.
Há cerca de meio ano, quando me foi receitado o uso do aparelho, debati-me logo de imediato com o problema da fonte de alimentação, porque o aparelho de 90 Watts, na autocaravana só tinha 12 V. Após várias consultas, nomeadamente junto da empresa de aluguer do aparelho, para ver a possibilidade de existir aparelho a 12V, não obtive solução. Não desisti e eu proprio resolvi a situação com o uso de um (bom) inversor de 200W, silencioso (sistema de arrefecimento diferente dos usuais que fazem muito barulho. Fiz ligação direta (cabos) à bateria de 90 ha e painel solar de 100ha. tem resultado bem, no verão utilizei 4 dias seguidos, começando nessa altura a ficar com pouca carga na bateria, ao ponto de ficar sem som na tv. Após recarregar, fiquei novamente com autonomia. Já saí mais uns fins de semana e com o uso normal, sem problemas. Últimamente tenho andado a pensar a por mais uma bateria igual, ligada em paralelo, pensando melhorar a autonomia para o dobro, o que já era suficiente. Abraço autocaravanista. Profzeca
"Só devemos olhar o outro de cima, se for para o ajudar a levantar-se."
profzeca
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jan 21, 2011 6:55 pm
Localização: Fafe

Re: Baterias

Mensagempor danibeja » terça nov 10, 2015 6:28 pm

Boa noite,

Normalmente a matemática não engana....um consumo de 90w em 10 horas de consumo dá 75 amperes....

90 Watts * 10 horas = 900W

900 Watts / 12 Voltes = 75 amperes

Ora por cada noite vai consumir cerca de 70 amperes, em situações normais as baterias não devem descarregar mais de 50% ( prevendo que vão ser imediatamente carregadas a seguir ) o que quer dizer que deveria ter pelo menos 140 amperes de baterias só para a utilização do aparelho, isto a pensar nas condições ideais....

No entanto uma AC não tem só esse aparelho, tem televisão, iluminação bombas de água, etc...logo tem que se reservar mais uns 60 amperes para estas coisas ( prevendo que se gasta 30 amp. ).

Penso que duas baterias de 100 amperes seriam suficientes...... independentemente de serem de descarga lenta, gel ou AGM..... com baterias normais também dá, mas aí já pode não ser a mesma coisa, em virtude da grande descarga efectuada todos os dias....

Em relação ao carregamento, normalmente um painel de 90W ou 100W por cada bateria de 100 Amperes, e depois como necessitam de um carregamento eficaz, convém ter um regulador MPPT....

Não aconselho ter conversores de corrente, é preferível colocar um carregador de computador de ligar directo á ficha de isqueiro, pois o conversor consome mais 1 amper hora para transformar a energia continua 12V ) em alternada ( 220V ), e depois o aparelho terá outro conversor que transforma alternada ( 220V ) em continua ( 12V ), é só desperdiçar energia.....

Outro factor importante é saber se as baterias carregaram na totalidade, por vezes é esse o problema.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias

Mensagempor RMGM » terça nov 10, 2015 7:25 pm

Boa tarde a todos
Companheiros Américo e profzeca

Quando me foi receitado o uso do ventilador pedi à empresa que escolhi para me assegurar o tratamento se tinha solução para o uso do mesmo na AC isto no dia em que me estava a ser entregue o respectivo equipamento e logo de pronto a técnica disse que sim mas que não o tinha com ela ,e garantiu que no dia seguinte ele estaria em minha casa sem qualquer custo e assim foi
Entregaram um Kit com:
Um conversor de 90W ( 12V /24V de entrada e 24V 3,75A de saída ) com uma ficha de isqueiro com interruptor on/off de um lado e do outro ficha própria para o ventilador
tendo no total um comprimento de 2,3m, e, uma tomada de isqueiro com tampa e um cabo de +- 60 cm que tem duas pinças para ligar à bateria
Desta forma fiquei com uma boa suloção
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes