Equipamentos da marca Truma,opinião.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor Mario » sábado set 19, 2015 2:42 pm

Olá

A abertura deste tópico tem como objectivo a exposição de problemas com equipamentos da marca Truma,irei alimentar este tópico com relato de situações que em nada abonam a qualidade destes equipamentos concretamente Truma Combi heaters(sistema de aquecimento de água e ambiente que equipa a maioria das autocaravanas) e o famosissimo Truma secumotion (sistema de regulação de gás) duas estrelas do mesmo firmamento que poderão ser fonte de muitos problemas.

O Combi que me calhou em sorte,tem fuga na caldeira (defeito de fabrico)os parafusos de fixação criam micro fissuras, desalojar o equipamento do local onde está instalado é uma operação demorada,ligações de água de gás de ar,de escape de gases,e parafusos de fixação com acesso muito complicado.

O secumotion depois de 3 0u 4 trocados em garantia mais dois adquiridos,trocas de marca de gás para tentar resolver o problema,cansei das falhas recorrentes que tantos incómodos causaram ,optei por eliminar definitivamente o dispositivo,no seu lugar foi instalado um vulgar redutor,para já incomparavelmente mais fiável.

Logo que possível colocarei imagens da caldeira.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor danibeja » sábado set 19, 2015 6:11 pm

Boa tarde,

Também tenho um combi, até hoje uma maravilha, no entanto gostava mais do aquecimento por a radiador a gás pois não tinha gastos tão altos de bateria....

A instalação também pode ter sido a origem do problema, seria bom que os companheiros que tiveram este tipo de problemas se manifestassem, para daí poder-mos dizer que são de má qualidade.....

Secumotion nunca tive, abstenho-me de comentar.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor fluis » terça set 22, 2015 10:31 am

Bom dia Mário,

Em relação ao secumotion, tive conhecimentos de outros casos onde aconteceu precisamente o mesmo.
Na altura foi levantada a hipótese de ter a ver com os nossos adaptadores de pressão livre, que só têm a posição de abertos ou fechados, sendo muito bruscos e poderem ativar o sistema de segurança do secumotion, como sabes há adaptares que são do tipo torneira que se vai abrindo, penso que em França é a própria garrafa que tem esta torneira acabando a abertura por ser mais gradual, se esta hipótese é plausível ou não, não sei.
Conheço quem tenha um controlador de gás da truma (faz de inversor e visualização no interior do estado das garrafas de gás), com o nome de duomatic, e que também teve problemas com o mesmo.

Em relação ao combi, de fato entre as pessoas que conheço nunca ouvi falar de problemas, poderá o teu caso (ou não) tratar-se de um problema pontual.

Boa sorte para a resolução.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor Mario » segunda Oct 05, 2015 9:28 am

Olá

Relativamente ao assunto Truma combi ,esqueci-me :cry: de fotografar a cuba antes de ser instalada.

Depois de alertado pelo reparador para não usar o sistema a 60º pois o uso continuado a essa temperatura pode provocar "corrosão no inox.

Perplexo :shock: com a informação pois tinha como adquirido que o inox é praticamente indestrutível,descobri isto;
" A corrosão sob tensão é uma forma localizada de corrosão caracterizada pela aparência de trincas no material sujeito tanto a tensão como também a um ambiente corrosivo. Normalmente ocorre na presença de cloretos a temperatura geralmente acima
de 50ºC. "


Não disponho de conhecimentos ,nem de formação técnica que me permitam analisar esta questão com mais profundidade,o conselho do instalador foi"use o sistema sempre que possível a 40º irá preservar o estado da cuba",agora já percebo a principal razão do regulador de temperatura permitir o uso a 40º.

Espero que este "aviso" ajude a prolongar a vida da caldeira dos vossos sistemas :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor fluis » segunda Oct 05, 2015 10:32 am

Bom dia,

Desconhecia completamente.
Eu uso quase sempre nos 60ºC, o que permite normalmente aos quatro tomar o duche de seguida sem problemas.
Vou ter mais atenção a esta questão.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Equipamentos da marca Truma,opinião.

Mensagempor emanuel_jordao » segunda Oct 05, 2015 11:02 am

Bom dia,

À 1 mês atrás andei com a ideia de descalcificar o Boilder Turma Combi, mas antes de o fazer fui falar com o reparador e vendedor de uma das maiores empresas da área de Autocaravanas na zona da Grande Lisboa. Pois pela minha ideia alguém que repara uma frota enorme de Autocaravanas e abre Boilers muitas vezes me poderia dar uma Opinião.

Ele disse-me que não valia a pena que não costuma encontrar calcário dentro deles. Depois falamos sobre a temperatura porque eu costumo usar sempre a 40º para poupar no gás e porque é suficiente para 2 banhos. E ele disse-me que podia usar a 60º que não prejudicava em nada até ajudava a limpar boiler e canalização pela alta temperatura.

Perguntei-lhe ainda se era comum os Boileres furarem e ele disse-me que os da gama do meu (meio de 2006), já não tinham o defeito dos anteriores que é comum furarem num dos lados.

Isto foi apenas uma conversa informal mas deixo-vos esta opinião.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes