Entupimento gasóleo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Entupimento gasóleo

Mensagempor jominas » quarta set 02, 2015 7:05 pm

A minha Fiat Ducato D. esteve muito tempo parada, fazendo em de 5 anos, cerca de 3000Km.
Quando iniciei as voltas, andava tudo bem, notando apenas a tal falta de força que é comum aqueles motores.
Depois de fazer cerca de 4.000Km, em pouco tempo, vinha tranquilamente da Guarda para Castelo Branco, depois de ter passado Régua Vila Real Vila Flor etc, numa jornada, com todas as enormes subidas sempre a bombar, sem qualquer aquecimento e eis que próximo de Castelo Branco, o motor começa aos soluços, como se não tivesse gasóleo, obrigando-me a circular em 3.ª e ia abaixo quando parava nas rotundas.
Era Sábado, fui ao Roady, (ex station marché), contei o caso, trocaram o filtro de gasóleo e toca a andar novamente bem, até Oleiros, onde pernoitei.
Saí de Oleiros e ao entrar no IC8, sentido Coimbra, começa de novo a engasgar, ao ponto de nas subidas um pouco maiores e são muitas, só andar já em 1.ª.
Toca a ligar os 4 piscas e entre 1ª, 2.ª e raramente 3.ªs, lá chego à oficina. Conto a situação, o mecânico sopra-me os tubos com o compressor e o lixo sai para o depósito e algum até pela tampa do depósito. Aumentou o comprimento do tubo que vai ao filtro, para ir "beber" mais fundo e até agora já fiz mais 700 Km, sem problemas.
A minha dúvida, é:-
- Será fácil acontecer de novo?
- Qual será a melhor solução? Retirar e limpar o depósito?
Agradeço que algum companheiro, mais letrado nestas coisas, me elucide.
Muito obrigado.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor tgferreira » quarta set 02, 2015 7:47 pm

Boa noite!

Espero não estar a dizer nenhuma asneira...

Tenho a sensação que li ontem ou hoje algures (julgo que até em algo sobre autocaravanas americanas) que o gasóleo pode desenvolver algas... Custa-me a acreditar e não fiz qualquer pesquisa sobre isso. Será que foi isso que aconteceu?

Há algum organismo que se consiga desenvolver numa substância como o petróleo? Acho muito estranho :P

Eu arrisco a dizer que o ideal seria bombear todo o gasóleo do depósito para fora, filtrar e depois voltar a colocar. Talvez até repetindo esta filtragem várias vezes. Mas atenção... Não sou mecânico!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor jominas » quarta set 02, 2015 7:56 pm

Acho que se acontecer de novo, irei mandar retirar o deposito, lavar e aplicar de novo.
É que nem sei se o que o anterior proprietário metia, seria limpo.
O carro é de 96 e tem apenas 79.000Kms, devem ser resíduos que se agarraram e agora com os movimentos se soltaram, tipo borra.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor danibeja » quarta set 02, 2015 8:36 pm

Boa noite,

Lembro-me dos Mercedes trazerem de origem um pre-filtro de gasoleo, e como é bastante barato porque não cortar um tubo dos que vÊm do depósito, antes do filtro de gasóleo e aplicar um pré-filtro....

Não vai perder nada e esses pre-filtros costumam ser transparentes, logo dá para ver se tem muita sujidade, sendo que as maiores impurezas ficam ali, libertando espaço nos filtro original....... :wink:

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor jominas » quarta set 02, 2015 9:28 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Lembro-me dos Mercedes trazerem de origem um pre-filtro de gasoleo, e como é bastante barato porque não cortar um tubo dos que vÊm do depósito, antes do filtro de gasóleo e aplicar um pré-filtro....

Não vai perder nada e esses pre-filtros costumam ser transparentes, logo dá para ver se tem muita sujidade, sendo que as maiores impurezas ficam ali, libertando espaço nos filtro original....... :wink:

Grande abraço,

Danibeja


Acho uma ótima ideia. assim que vá com o carro fazer a revisão (se não entupir antes), vou propor isso ao mecânico.
Obrigado pela sugestão.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor F.Ramos » quinta set 03, 2015 8:38 pm

Boa noite
Companheiro jominas, não sei, mas... Vou tentar
Por partes: Diz que a AC esteve parada muito tempo. Tendo em conta as variações de temperatura. Noite/dia e Verão/Inverno, leva-me a pensar que o depósito por dentro (que não é pintado), se andar, molha de gasóleo, não enferruja. Mas se está parado, além da ferrugem, ainda ganha muito condensado (água). Quando vai andar de novo, ou troca o filtro muitas vezes, que é caro, ou tira o gasóleo, limpa o depósito, deixa o gasóleo a decantar, tira só o de cima, deixando a água e lixo no fundo.Volta a montar o depósito e mete o gasóleo limpo.
Nota: O motor nas subidas, mesmo em baixa velocidade há um grande caudal de gasóleo do depósito, para o motor levando todo o lixo e água, até saturar o filtro.
Concordo com a sugestão do Danibeja, o pré-filtro é barato e muito útil, neste caso.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor jfneves » quinta set 03, 2015 10:26 pm

Boa noite,

Companheiro "jominas", os sintomas que a sua AC apresenta, creio que são idênticos aqueles que apresentava uma AV Fiat Ducato 2500D que tive há alguns anos atrás.

Em Nov/2013 postei neste espaço um artigo que descrevia os sintomas e a resolução do meu caso. Caso queira consultar o referido artigo, deixo~lhe o link respectivo "http://campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=6678&start=15#p52931", que terá a maçada de copiar (existe outra forma mais expedita de o endereçar para o link, mas de momento não sei como tal se processa).

A solução que o companheiro Danibeja apresenta, faz todo o sentido, mas sem uma limpeza a fundo do depósito e o aumento da área de filtragem, conforme eu fiz à data na minha AV, dificilmente resolverá em definitivo o problema.

Visto a AC já ter uns bons pares de anos e principalmente porque o depósito do veículo é metálico, devido ao facto de normalmente estar muito tempo inactivo, tal provoca condensações e consequentemente corrosão do mesmo, com deposição mo fundo de fuligem, o que a juntar às impurezas normais do gasóleo, cria uma "borra" espessa, que com pouco gasóleo no depósito entope completamente a rede colocada no tubo de sucção do combustível. Ter em atenção que este tubo está praticamente posicionado no fundo do depósito, a escassos um ou dois centímetros deste.

Um abraço e boa sorte.
Editado pela última vez por jfneves em sexta set 04, 2015 9:47 am, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor curto » sexta set 04, 2015 2:38 am

Companheiro Jominas.
Para resolver a questão, limpe o deposito e filtre o gasóleo que lhe retirar antes de o voltar a devolver ao deposito, verificando se não tem agua misturada
De outra maneira só adia o problema.
Cumprimentos
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor jominas » sexta set 04, 2015 9:31 pm

curto Escreveu:Companheiro Jominas.
Para resolver a questão, limpe o deposito e filtre o gasóleo que lhe retirar antes de o voltar a devolver ao deposito, verificando se não tem agua misturada
De outra maneira só adia o problema.
Cumprimentos

É isso mesmo que irei fazer, logo que leve o carro à oficina. Só espero que aguente mais umas voltas, até ser limpo.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra

Re: Entupimento gasóleo

Mensagempor jominas » domingo jun 05, 2016 5:02 pm

Resolvido. Limpeza total do depósito, tubagem e substituição de filtro.
jominas
 
Mensagens: 9
Registado: quinta abr 02, 2015 10:51 am
Localização: Coimbra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes