Olá,
Mais um ano, de volta de férias. Existem vários pontos que quero discutir mas hoje vou-me focar em aquecimento de águas em autocaravanas, tal como disse neste tópico:
viewtopic.php?f=51&t=8352 .
Pelo que tenho visto, na Europa o mais usado é um boiler de cerca de 10L (normalmente da Truma). Este boiler apresenta um custo aproximado de 800 a 1000€, com instalação. O que este boiler é, na realidade, é uma panela com um sensor de temperatura e um bico a gás no fundo. A electrónica é super simples e o design deles não mudou desde 1990 (ou talvez antes). Digo isto porque o boiler que comprei usado de 1991 ou 1992/3, é em quase tudo idêntico ao que hoje em dia é vendido:
https://pedidos.activecaravan.es/WebRoo ... l_xl-1.JPGA panela é quase igual (muda apenas porque agora tem uma resistência eléctrica), o bico do "fogão" é igual, etc. Ora, normalmente com o tempo o preço da tecnologia desce. Aparentemente, não no caso da Truma - que tem o monopólio deste mercado (ou assim aparenta). Mais irritante ainda é a falta de discussão de alternativas e a falta de melhorias (mesmo aquelas mais básicas) por parte deste fabricante.
Por exemplo: os modelos mais recentes deste boiler têm uma resistência eléctrica com duas potências. O comando deste são duas peças: uma que regula a temperatura e outra que regula se as resistências estão ou não ligadas. Tenho apanhado vários sites a dizer que, quando se aquece a água com as resistências, não é possível escolher a temperatura que se pretende (aquecendo sempre até uma temperatura definida, julgo que 65ºC). Isto pôs-me a pensar no porquê de ser assim... É porque a Truma nem sequer se quis dar ao trabalho de implementar esta "nova" função com as funções anteriores! Em vez de criar um comando novo que incorporasse as duas funções, acrescentam um novo (embora com design melhorado), chaparam com 1 resistência e um sensor de temperatura extra no boiler e está feito! Enfim...
Mas agora vamos à discussão de alternativas:
Esquentadores: os que usamos em casa normalmente são de 11L pelo que teria que ser algo um pouco mais pequeno, de baixa pressão, com tiragem forçada e isolados (câmara de combustão a ir buscar ar ao exterior). Eles existem, embora raros! O Leroy Merlin vende alguns com algumas destas características na casa dos 200/300euros. As peças dos esquentadores são quase quase iguais às que os boilers têm portanto não faz muito sentido estes últimos custarem tanto a mais, do meu ponto de vista...
Termo acumuladores: já se começam a ver no mercado várias alternativas em termos eléctricos. A própria Truma já os vende. Aqui estão dois exemplos:
https://www.jacksonsleisure.com/caravan ... er/heater/ e
https://www.jacksonsleisure.com/caravan ... /electric/ . O primeiro peca pelo preço e o segundo pela falta de capacidade. O primeiro não é nada a mais do que os termo acumuladores que se vêm no LeroyMerlin de 15L (e que custam 70€!). E esta é uma possibilidade bem real a considerar, na minha opinião. Sim, eu sei que a electricidade é escassa numa autocaravana mas parece-me que com 250Ah em baterias (um valor alto mas não estapafúrdio), 200 a 300Watts em painéis solares e um inversor, será possível ter banhos quentes o ano inteiro!
De acordo com o site do Leroy, o termo deles de 15L demora 50 minutos a aquecer 15L de água de 15ºC a 70ºC e consome 1200Watts. Realisticamente, aquecer 15L de água a esta temperatura é um desperdício: parece-me muito mais razoável aquecer os mesmos 15L a, por exemplo, 40ºC. Isto quer dizer que (e embora as coisas não sejam assim tão lineares mas dá para ter uma ideia), gastamos metade da energia para atingir este valor. Se antes consumíamos 1200 watts durante 50 minutos, agora gastamos 1200 watts durante cerca de 25 minutos. Para facilitar as contas, é seguro assumir um valor de 0.6kWh. Ora, isto para 300 watts de paineis solares no verão significa que em pouco mais de 2 horas (considerando perdas) está esse gasto "coberto" pela produção solar. Mesmo no inverno, os paineis fotovoltaicos funcionam (embora não tão bem mas devido a termos menos horas de luz solar (e ao ângulo do sol), não porque está frio (eles até são mais eficientes quanto mais frio estiver, dentro de alguns limites) e parece-me que ao longo de um dia é perfeitamente possível colmatar esta falha!
Em termos de custos:
Na Campilusa, instalar um boiler Truma B10 custa aprox. 1000€
Para boiler eléctrico (ignorando instalação):
300Watts de painéis solares: aprox 300€
Boiler 15L: 70€
Inversor 1500W: 100€
Baterias: aprox 300€ (não são precisas 2 embora me pareça boa ideia)
Total: 770€.
E para os dias em que a produção solar não chega? Bem, em primeiro a autocaravana também pode andar e carregar baterias mas, com um gerador também se resolve o problema (para os dias que têm mesmo que ser, embora reconheça que são barulhentos e eu não queria algo assim ao pé de mim durante uma hora). Mas parece-me que esses dias serão poucos. Sim, vai dar ao mesmo preço mas e toda a versatilidade em termos eléctricos que se ganha? Além disso, não se tem de comprar mais gás para este aspecto e quando um dia o frigorífico da AC pifar, em vez de se comprar outro igual (a gás), pode-se comprar um de compressor por 150€ que inclusivamente irá funcionar melhor em tempo quente! Mas existe outra vantagem: com o autoconsumo agora a ser muito badalado, quando a AC está estacionada ao lado da casa, é possível utilizar estes painéis solares para produzir electricidade para casa e com isto reduzir a factura mensal da luz.
Enfim, são só umas ideias que me têm passado pela cabeça!