Problema com bateria da célula?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema com bateria da célula?

Mensagempor José Duarte » terça ago 11, 2015 11:04 pm

Boa noite Companheiros
Venho mais uma vez com um problema e aguardo eventuais ajudas.
Para as minhas pequenas necessidades energéticas tenho dois conversores (150 e 300W onda modificada). No ultimo passeio pretendi ligar o computador e utilizei como habitual o de 150W. Qual não foi o meu espanto ao verificar que não fornecia energia, alternando a luz verde com a vermelha. Pensei em avaria e liguei o de 300W. Este tem alarme sonoro que entrou de imediato em alerta. Daqui ficou afastada a possibilidade de avaria nos conversores. O problema, no imediato, foi resolvido ligando o conversor na ficha do isqueiro.
Estou confuso, porque na hora (próximo do almoço) com boa exposição solar, pensava que só os painéis teriam capacidade.
Julgo ter dois painéis mono cristalinos de 100W cada e regulador fotovoltaico digital WR20.
Será que a bateria da célula estará cansada? Tem 5 anos e é de ácido descarga lenta. Lembro-me que antes de sair e à noite verifiquei a carga no regulador e indicava 13,8V. No momento e com tudo desligado apresenta 13,4V.
Aceitam-se opiniões.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor danibeja » quarta ago 12, 2015 6:54 am

Bom dia,

A mim parece-me ser mesmo a bateria que deu a alma ao criador....

Faça um novo teste, desligue o positivo que liga o painel à bateria e depois experimente, e verifique a carga da bateria.

Tenha muita atenção, não se engane, é o positivo do painel para a bateria, e para todos, sempre que quiserem desligar a bateria por algum motivo ( excluindo os corta corrente ) devem começar sempre por desligar o positivo do painel solar, e depois os fios que entenderem, e quando for para montar, devem fazer o procedimento inverso, sendo o positivo do painel o ultimo fio apertado. Isto deve-se aos reguladores solares serem computorizados, e assumirem tanto 12V como 24V, logo tem que se ligar primeiro a bateria e só depois o painel solar que poderá estar a debitar 20V ou 21V e faria com que o regulador assumisse 24V.......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor José Duarte » quarta ago 12, 2015 11:13 pm

Boa noite Companheiro Danibeja
Agradeço a atenção prestada e as dicas fornecidas.
No entanto, sobre a situação de desligar o positivo do painel, lembro-me de que a minha AC tem um interruptor que desliga o positivo antes do regulador, será que isto estará bem? (Já vinha assim).
Vou proceder de acordo com as suas instruções e depois voltaremos ao assunto.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor danibeja » quinta ago 13, 2015 6:23 am

Bom dia,

Desde que tenha a certeza que desliga o positivo entre o painel solar e o regulador está tudo bem..... para isso basta ver se está a entrar energia no regulador.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor José Duarte » sexta ago 14, 2015 10:37 pm

Boa noite Companheiro Danibeja
Ora bolas. Estive hoje junto da minha AC, e afinal o interruptor que eu julgava que desligava o positivo do painel não se confirma. Desliga sim é o negativo.
Poderá fazer o favor de me confirmar se deverei desapertar o parafuso no regulador e retirar o fio positivo do painel!
Resolvi nada fazer antes que saia asneira.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor danibeja » segunda ago 17, 2015 9:13 am

Boa tarde,

Ao desligar o negativo o procedimento é semelhante, desliga o regulador do painel solar... na dúvida desligue o positivo tambem, e depois ligue tudo deixando o positivo do painel solar para ultimo.

No entanto se tiverem que desligar, desliguem o positivo e isolem-no de forma a não encostar na massa ( pólo negativo ).

Aqui o importante é o regulador assumir sempre a bateria da célula e não o painel Solar, o painel solar tem que ser sempre o ultimo elemento da instalação a ligar. Sempre que se tira um borne da bateria deve-se fazer o procedimento acima referido.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Problema com bateria da célula?

Mensagempor José Duarte » quinta Oct 15, 2015 11:54 pm

Boa noite
Depois de longas férias, parte delas gozadas na companhia de Filhos e Netos em Monte Gordo (Parque de Campismo), venho finalmente dar conhecimento do problema e sua resolução.
Efetuado os testes sugeridos pelo Companheiro Danibeja, a quem agradeço a disponibilidade, verifiquei que a bateria do habitáculo se mantinha firme e que o problema deveria ser outro. Lembrei-me que em tempos, situação também aqui colocada, tive um problema com fusíveis no separador das baterias, que decorridos alguns Kms queimava e ficava sem 12V no frigorifico. Verifiquei na ocasião que se encontrava uma ficha com alguma folga, apertei com um alicate de pontas e tudo ficou OK.
Reanalisei a situação e o que verifico, o fusível que substituí (10A) estava bem derretido e funcional (o que acho estranho, porque não terá queimado?).
Foi substituído o separador de baterias e, até ver, tudo se tem mantido funcional.
Saudações a todos os Companheiros,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes