Bomba de água deixou de dar sinal

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » quinta jul 16, 2015 7:34 am

Boas amigos.

Tenho um problema com a minha bomba de água, já pesquisei aqui no forum mas não encontro alguém com um problema igual ou pelo menos parecido, passo a explicar o que aconteceu.

Liguei o botão do painel de instrumentos da bomba e abri uma torneira, saiu água e passado um ou 2 segundos a bomba entrou em funcionamento (bomba exterior com vaso expansor ou balão, não sei bem a designação) até aqui tudo bem.
Depois pensei, " ah e tal vou desferrar as torneiras para treinar a ferra-las", e então desliguei no painel a bomba de água e abri a torneira até deixar de correr água.
Agora quando ligo a bomba no painel a mesma já não dá sinal.

Não era suposto ela trabalhar para tentar meter pressão no vaso expansor? Ou ela com ar no circuito deixa de funcionar? De qualquer maneira já meti a boca na torneira e puxei um pouco de água, mas a bomba continua a não dar sinal de vida.

Está-me a falhar qualquer coisa?
Tem alguma ideia de como contornar o sucedido?

Abraço
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » quinta jul 16, 2015 3:50 pm

Problema resolvido...
Havia um segundo interruptor que tinha de ser ligado...

Podem apagar o tópico visto que até nem era uma avaria.
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor Paulo » sábado jul 18, 2015 4:44 pm

Amigo rmiguel,

Não vale a pena eliminar o tópico, pois a resolução da questão pode ficar como alerta para outro companheiro com o mesmo problema.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 20, 2015 9:20 am

rmiguel Escreveu:Problema resolvido...
Havia um segundo interruptor que tinha de ser ligado...

Podem apagar o tópico visto que até nem era uma avaria.



Boas amigo rmiguel,
mas conte-nos que segundo interruptor é esse?
Exite nos paineis de instrumentos das autocaravanas para por a funcionar as bombas de agua, um só botão que liga e desliga a bomba de agua.
No meu painel, ligo primeiramente o botão geral, que liga todas as funcionalidades do proprio painel, e depois se quizer ligar a bomba de agua, vou ao interruptor do mesmo.
Agora um segundo interruptor da bomba de agua desconhecia, mas estamos sempre a aprender, ou será que o senhor esqueceu-se de ligar o geral do painel? :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » segunda jul 20, 2015 2:02 pm

Ainda não descobri para que serve o segundo botão, não sei se será o "geral" ou se comuta entre os 230v e os 12V.
Confesso que ainda não me dei ao trabalho de fazer os devidos testes, porque tenho que fazer o seguro da viatura para a puder levar a um sitio para ligar os 230v, depois prq o motor pinga um pouco de oleo (uma prioridade comparado com a parte electrica interior) e depois porque reparei que na folha da inspecção tem uma anotação que diz que há pesos diferentes entre a chapa do construtor e o livrete...

Resumindo devo ter de "oferecer" mais uns euros ao estado...

Mas prometo assim que descobrir para que serve o botão comunico.

Abraços ;)
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 20, 2015 9:15 pm

rmiguel Escreveu:Ainda não descobri para que serve o segundo botão, não sei se será o "geral" ou se comuta entre os 230v e os 12V.
Confesso que ainda não me dei ao trabalho de fazer os devidos testes, porque tenho que fazer o seguro da viatura para a puder levar a um sitio para ligar os 230v, depois prq o motor pinga um pouco de oleo (uma prioridade comparado com a parte electrica interior) e depois porque reparei que na folha da inspecção tem uma anotação que diz que há pesos diferentes entre a chapa do construtor e o livrete...

Resumindo devo ter de "oferecer" mais uns euros ao estado...

Mas prometo assim que descobrir para que serve o botão comunico.

Abraços ;)


Boas, podia tirar uma foto do painel de instrumentos e colocar aqui, pode ser que alguem tenha um igual.
Quanto á diferença dos pesos entre a chapa e o livrete, normalmente a chapa é a que está correcta. Por razões desconhecidas os senhores do imtt enganam-se a colocar o peso certo.
Veja, a mim aconteceu-me o mesmo e passados 10 anos de ter a minha, é que descobriram na inspecção que havia um erro de pesos, neste caso erro de peso no eixo da frente que estava diferente no livrete.
Os passos que tive que fazer foi, ligar para a iveco portugal ( neste caso a minha Av é desta marca), ligar ao departamento de documentação, e pedir a ficha da carrinha que esta no processo deles deste chassi. Por incrivel que pareça, está tudo guardado no arquivo deles. Depois com essa ficha da carrinha e carimbada pela marca, vai-se ao imtt e pede-se para alterar o peso no livrete, paga-se não sei quanto, e ao final de 1 mês temos o livrete em casa com os pesos correctos.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » segunda jul 20, 2015 10:34 pm

Grande Luis :)

Muito obrigado pela ajuda, vai ser mesmo isso que vou fazer.
Quanto à foto, em principio vou coloca-la cá amanhã.

Abraço
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » terça jul 28, 2015 8:56 am

Boas

Demorou mas já cá está :)

Imagem

1- Interruptor para ligar a bomba de água
2- Não sei se será os niveis quando estão baixos, ainda não os vi acesos.
3- Sempre que carrego no interruptor estão sempre acesos.
4- Liga uma ventoinha, deve ser do aquecimento, mas mesmo com o gás ligado fico a ouvir o tik tik do isqueiro mas não me acende o piloto, não sei o que se passa.
5- Led liga assim que ligo a AC aos 230V.
6- Apenas aumenta ou diminui a ventoinha do "4" o switch vermelhinho não sei o que faz visto que ela trabalha sempre igual.
7- Penso que sejam as protecções dos circuitos, mas não tenho a certeza.
8- O tal interruptor geral (penso eu) pelo menos a bomba de agua não funciona com este desligado, mas algumas luzes funcionam com ele ligado... Não percebo porque...
9- Por fim o boiler, meto o switch para baixo e ele fica com o led verde aceso, mas como posso saber se o piloto ficou com chama? Ou se está mesmo aceso e não a perder gás ?

Obrigado amigos espero que me possam ajudar.
Abraço
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor Luismbmp » quarta jul 29, 2015 10:31 am

Boas amigo rmiguel, passo a dizer o que eu acho que seja todos esses botões do painel, se alguem do forum tivesse um igual seria melhor, para explicar bem ao promenor.
Só uma á parte, qual é a marca da sua autocaravana e modelo e ano?


1- Interruptor da bomba de agua - está certo, liga e desliga a mesma.
2- mostrador dos niveis - sim mosttra os niveis do tanque de agua limpa, agua suja e bateria da celula, quando acende a luz vermelha quer dizer que os niveis de agua limpa estao vazios, na agua suja está cheia e precisa de ser despejada, na bateria quer dizer que não tem carga. A luz verde do lado direito, é precisamente ao contrario, tanque de agua limpa cheio, tanque de agua suja em serviço, bateria com carga.
3- sempre que carrega no botão, faz o teste para ver os niveis da agua limpa, suja e carga da bateria.
4- Liga o aquecimento, se a chama do piloto não acende, pode ser sujidade no sistema, como tambem pode ser uma simples torneira do gaz fechada, exprimente a ver todas as torneiras do gaz, normalmente se encontram na gaveta dos talheres.
5- O led liga assim que liga a AC nos 220v exterior, quer dizer que os 220v faz carregar a bateria da celula, penso eu :roll:
6- Liga o trumavent, é um sistema que faz circular o ar quente do aquecedor pelas condutas, se reparar nas zonas rente ao chão, tem umas condutas amareladas, o ar quente sai por ai, no trumavent pode colocar mais ou menos potencia da ventoinha, ou seja mais ou menos calor a sair pelas condutas.
7- são os fusiveis de todo o sistema, existe autocaravanas que já trazem quadro electrico de 12v, existe outra no caso da sua trazem os respectivos fusiveis do sistema embutidos no painel.
8-É o botão do geral, se não ligar este botão nada funciona
9-Liga e desliga o boiler, quando acende a luz verde, quer dizer que a chama piloto acendeu, e está tudo ok para funcionar. O boiler tem um sistema que se a chama não acendeu, o boiler corta o gaz automatico, alias todos os sistemas de uma autocaravana funcionam assim, caso contrario não seria aprovado para serem montados num veiculo destes. Pode fazer um teste, deixe o boiler ligado uns 10 minutos (luz verde) e abra a torneira na posicão de agua quente, e verá a agua a sair quente da torneira :). No boiler pode ainda rodar e colocar a agua quente á temperatura que desejar.
Atenção, antes de ligar o boiler, é necessario ligar sempre a bomba de agua, porque ligar o boiler e não ter agua no sistema, pode avariar o boiler.


Só falta uma coisa nesse painel que me está a colocar uma duvida, como é que o amigo liga as luzes no interior da celula?


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Bomba de água deixou de dar sinal

Mensagempor rmiguel » quarta jul 29, 2015 3:49 pm

Boas amigo Luis, é de pessoas assim que este forum necessita, sempre pronto a ajudar, um muito obrigado.

A minha é uma fiat ducato 1994 1.9TD, montagem CI wilk aventura.

Sendo assim o frigorifico assim que para o tik tik quer dizer que já está aceso, certo?
No botão 8 há coisas que ficam a funcionar, logo ponho a lista de quais que agora não sei.
No botão 6 que quer dizer aquelas 3 posições naquele interruptor vermelho.

Quanto ás luzes tenho interruptor nelas ou perto delas, nunca vou ao painel de instrumentos, e estas nunca cortam quando desligo o geral "8".

Um muito obrigado outra vez e um grande abraço.
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Liberdade e 38 visitantes