Só bateria extra

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » sábado jun 27, 2015 10:04 pm

Boa noite,já estão perto as minhas 2 semanas de ferias anuais e como costume,mulher e jeco para dentro do furgão Ducato de 2008 (2300cc) e peq volta por sul do país :D
Para este ano queria inovar e sinto necessidade de ter eletricidade para iluminação, uma peq tv lcd e se ainda der para um mini frigorifico :P
Como ainda não dá para ter painel solar e como raramente não passo + de 2 noites no mesmo local,estou a pensar em comprar uma bat 100 amp,mas tenho diversas duvidas para as quais agradeço desde já a vossa ajuda;
-Ouvi varias vezes falar na colocação de um díodo para que quando terminar a energia da bat extra,não ir buscar carga á bat do motor mas que características tem esse componente elétrico para poder ir a uma loja e aquirir o mesmo ?
-qual a secção dos fios para fazer as ligações?Ligo diretamente aos bornes da bat da carrinha ?
-que tipo de fichas de ligação posso ter para quando pretendo retirar esta bat extra e não ter que estar a ir desligar o sistema á bat de arranque ?
-que aparelho compro para saber a carga ainda disponível e tendo em atenção que futuramente pretendo comprar um painel solar ?

Desde já um agradecimento a todos os que me poderem esclarecer estas duvidas :lol:
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » quarta jul 01, 2015 1:03 pm

Boas,pelo menos em relação ao díodo,alguem sabe as caracteristicas ??
O resto das minhas dúvidas,pelo sistema "tentativa/erro" eu chegarei lá.
Agradecimento a todos os forumeiros.

Cmps
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor ptmhz » domingo jul 05, 2015 3:15 pm

Uma das características base dos díodos é a corrente máxima que suporta quando no estado de condução, vamos chama-la Imax, e a tensão máxima inversa admissível antes de estourar, vamos chama-la Vinv.

Por exemplo um diodo 1N4001 (da família dos 1N400x) suporta correntes máximas de 1 ampere e tensão máxima inversa de 50V. O 1N4002 suporta 1A e 100V de Vinv. Apesar de suportar 1A convém sempre dar uma folga, e o mesmo se aplica aos outros diodos.

Como estamos a trabalhar em DC e a 12V, o 1N400x suporta sem problemas tanto a tensão inversa, como a directa, mas só suporta 1 ampere, o quase de certeza implicará que irá queimar de certeza se a corrente for superior a esse valor.

Agora, eu não tenho autocaravana, mas suponho que a bateria extra seja carregada pelo alternador, certo?
Se calhar o mais simples é colocar um interruptor para carregar, interruptor esse que se desliga quando a bateria fornece corrente para os acessórios isolando-se assim da bateria do motor.
ptmhz
 
Mensagens: 5
Registado: sexta mai 08, 2015 7:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » terça jul 07, 2015 12:57 pm

Obrigado PTMZ,efetivamente esta bat extra será carregada pelo alternador e a ideia do interuptor tambem pode ser considerada, só que é quase certo que me vou esquecer de o desligar quando parar para pernoita e de o ligar quando for a altura de abalar pelo que um dispositivo que permitisse que a corrente fosse só num sentido seria o ideal.
Pena que ninguem neste forum tenha já feito o mesmo para poder dar umas dicas.
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor danibeja » terça jul 07, 2015 9:21 pm

Boa noite companheiro,

Este assunto já foi amplamente debatido aqui no forum, por isso deixo-lhe aqui links diretos:
viewtopic.php?f=17&t=3745
viewtopic.php?f=17&t=5936
viewtopic.php?f=17&t=4699
viewtopic.php?f=17&t=5287

Verifique se em algum destes tópicos tem solução para a sua questão, que eu acredito que sim..... no entanto se persistirem dúvidas diga, que estamos cá para ajudar....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Só bateria extra

Mensagempor RMGM » domingo jul 12, 2015 10:19 pm

Boa noite a todos

Companheiro OTACUD

Eu tenho montado na minha AC uma bateria da célula que é carregada pelo alternador assim como a bateria de arranque.

Essa bateria está ligada em paralelo com a de arranque através de um relé que é accionado manualmente depois de o carro estar a trabalhar e desligado depois do carro estar desligado

Como é que não me esqueço desta operação?

Tenho ligado dois besouros

Um é activado assim que ligo a ignição e o relé se encontra desactivado e só se cala quando ligo a bateria á do carro para ser carregada pelo alternador, através de um interruptor de duas posições

O outro é activado quando eu desligo o motor e só se cala quando eu desligo o tal interruptor para a outra posição
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 13, 2015 9:16 am

RMGM Escreveu:Boa noite a todos

Companheiro OTACUD

Eu tenho montado na minha AC uma bateria da célula que é carregada pelo alternador assim como a bateria de arranque.

Essa bateria está ligada em paralelo com a de arranque através de um relé que é accionado manualmente depois de o carro estar a trabalhar e desligado depois do carro estar desligado

Como é que não me esqueço desta operação?

Tenho ligado dois besouros

Um é activado assim que ligo a ignição e o relé se encontra desactivado e só se cala quando ligo a bateria á do carro para ser carregada pelo alternador, através de um interruptor de duas posições

O outro é activado quando eu desligo o motor e só se cala quando eu desligo o tal interruptor para a outra posição


Boas,
bem pensado sim senhora, mas só um á parte, esses interruptores não tem fusivel? É que estamos a ligar e desligar não sei quantos amperes directos da bateria, e antes de estoirar qualquer coisa do quadro electrico 12v, estoira um simples fusivel :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor RMGM » segunda jul 13, 2015 4:51 pm

Nesta manobra é usado só um interruptor de duas posições que serve para accionar um relé de 40A

a amperagem que passa pelo interruptor é mínima pois serve só para fornecer a corrente á bobine do relé que atraca os contactos por onde passam essa amperagem que fala

Esse relé é que faz a ligação entre as baterias e é só neste circuito ( alternador /baterias)que a intensidade é alta, sendo esta controlada pela placa do alternador.

Da bateria para o quadro só vão os amperes que forem necessários ao consumo das cargas em serviço, e aí é que são aplicados os fusíveis de protecção aos circuitos

O que acontece é que enquanto as baterias estão a receber carga a voltagem é de +-14 V o que é inofensivo

Já agora mais uma informação
Os 12V do frig é um circuito independente que é fechado por um relé que é ligado pela ignição desta forma o frig só trabalha a 12V com o carro funcionar assim não há o risco da bateria ser descarregada por esquecimento de desligar o frig. quando se pára.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 13, 2015 5:35 pm

Boas, assim sendo é o mesmo como está ligada a minha bateria de celula. Quando o motor está a trabalhar o alternador carrega a bateria do motor e da celula.
Quando desligo o motor á um corta corrente automatico, que penso que seja um rele, que desliga o contacto entre a bateria do motor com a da celula, o mesmo se dá quando o motor esta a trabalhar posso ter o frigorifico a trabalhar a 12v, quando desligo o motor o frigorifico a 12v deixa de funcionar. O mesmo se dá a um inversor que so trabalha com o motor da autovivenda a trabalhar. Mesmo assim no borno positivo da bateria da celula tenho um fusivel julgo de 20A, para se no caso acontecer alguma coisa. Esse fio positivo da bateria da celula so depois é que chega ao quadro dos fusiveis 12v.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » terça jul 14, 2015 9:02 pm

Muito obrigado a todos pelas ajudas.Em todo o caso já senti algum desanimo,ao lêr noutro fórum que o alternador do veiculo ao sentir que a bat de arranque está carregada,passa a produzir uma carga mínima que obrigaria a condução em estrada de cerca de 8-10h ou + para que a bat extra fique carregada ou em alternativa,gastar uns 300€ num carregador especial (booster?) a ligar entre o alternador e as baterias ! :evil:
Qual a vossa experiência de tempos de motor/carregamento ?
Obrigado
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sábado jul 18, 2015 8:41 am

Bom dia,
Eu uso um booster e carrego as duas baterias auxiliares no decurso de uma hora de viagem. Quando o consumo é grande, como é o caso no inverno, duas horas sobram para ter duas baterias de 100Ah completamente carregadas, no pressuposto de que não se consome mais que 40%. O meu booster é de 25A e é o equipamento mais adequado para quem não quer ficar estacionado a torrar ao sol só para poder carregar as baterias. Para quem usa sistematicamente parques de campismo o booster é dispensável.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 18, 2015 9:36 am

caminheiro Escreveu:Bom dia,
Eu uso um booster e carrego as duas baterias auxiliares no decurso de uma hora de viagem. Quando o consumo é grande, como é o caso no inverno, duas horas sobram para ter duas baterias de 100Ah completamente carregadas, no pressuposto de que não se consome mais que 40%. O meu booster é de 25A e é o equipamento mais adequado para quem não quer ficar estacionado a torrar ao sol só para poder carregar as baterias. Para quem usa sistematicamente parques de campismo o booster é dispensável.
Caminheiro



Boas, mas isso é para quem utiliza muito parques de campismo :wink:

Para quem não usa, essa opção fica de parte, pois o booster precisa de 220v para ser carregado, e sem os 220v, so carrega as baterias da AC uma só vez pelo booster, e é se conseguir carregar.
Agora para quem tem painel solar, carrega ao sol, mas á sombra carrega com um aerogenerador ao vento ;). Quando não á uma coisa nem outra, liga o motor da AC e sai desse local para outro local, quando chega a outro destino, já tem bateria para mais uns 3 dias ;)

Agora desconhecia era se carregar as baterias da celula em andamento com o booster.



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » segunda jul 20, 2015 11:18 am

Caro companheiro,

Booster é qualquer equipamento que potencia algo. Assim, booster de áudio é um amplificador que reforça os graves. Booster de arranque é um dispositivo elétrico que ajuda a bateria de arranque. Booster de carga de baterias é um dispositivo inteligente que carrega as baterias auxiliares a 100%, no regime de carga mais adequado, de forma rápida e que usa a energia fornecida pelo alternador. Note que, mesmo que esteja toda a vida sem parar o motor da autocaravana, nunca consegue carregar as baterias auxiliares a 100%. Só é possível carregar as baterias 100% com um carregador de 220V ou com painel solar ou com o alternador usando um booster.

caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » quarta jul 29, 2015 12:56 pm

Boas ,por erro da minha parte ,já me aconteceu ficar com a bateria de arranque da carrinha (não tenho motorhome) a zeros e com uma "mama" lá arrancou.Circulei em cidade cerca de 20-30minutos e a partir daí pegou sempre.
A minha dúvida é a seguinte,com este tipo de carga (rapida !)feito pelo alternador,não há o perigo de as baterias auxiliares Agm ou ciclo profundo ou outras que não de arranque, se danificarem uma vez que iriam receber (supostamente) uma carga demasiado forte ?
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » quinta jul 30, 2015 7:43 am

Companheiro Otacud,
Os carregadores de bateria inteligentes de 12VCC, incorretamente designados por "Booster", carregam com a mesma performance que os carregadores inteligentes de 220VAC.
Se tiver 2 baterias auxiliares de 100AH e um carregador de 12VCC de 20A, a corrente máxima de carga em cada bateria e só momentaneamente é de 10A, o que fica dentro dos parâmetros de carga recomendados, isto é, 1/10 da capacidade nominal.
Além disso, estes carregadores ditos inteligentes, carregam segundo a curva de carga IuOu, específica para a carga de baterias de descarga lenta.
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes