Só bateria extra

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » terça ago 04, 2015 5:00 pm

Companheiros,
É muito difícil fazer textos longos com um smartphone.
Logo que chegue a casa, dentro de uma semana, com o conforto de um teclado à minha frente, prosseguirei o diálogo. Move-me o prazer de poder ser útil com a transmissão de alguns conhecimentos da minha área profissional e das modificações elétricas que fiz nas minhas Autocaravanas de modo a satisfazerem as minhas necessidades consequentes de raramente dormir 2 noites seguidas no mesmo sítio, a par de ser grande consumidor de energia elétrica. A chauffage é a gasóleo e esgota tanto as baterias que enregelei algumas noites com falta de energia.

Até breve
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » sexta ago 07, 2015 9:14 pm

Faz-me confusão ter a potência de um alternador atual,a carregar uma bateria que não seja de "arranque".Muito mais a ideia de um "booster" a carregar uma bateria de 100ha em 2h.! :idea: Não acham que pode aquecer em demasia e provocar danos irreparáveis nas baterias :?:
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sábado ago 08, 2015 11:36 am

Companheiros,

Parafraseando um historiador Português muito conhecido, não falo do que não sei.

Vou tentar mostrar o porquê e em que situações pode ser interessante ter um "booster", em complemento dos painéis solares e em alternativa às pilhas de combustível e aos geradores elétricos a gasolina.

1 - PAINÉIS SOLARES SUAS VIRTUDES E LIMITAÇÕES

A lei de Ohm diz que P = V x I
Isto significa que, num painel solar de 100W, o produto da voltagem pela intensidade não pode exceder 100.
Se o valor encontrado for superior a 100, tal poderá ser devido a imprecisão do Shunt (um bom shunt é carote) ou erro do amperímetro, ou erro do voltímetro ou, por último, o painel produzir mais de 100W o que é altamente improvável.
O shunt é uma peça muito sensível e demasiado aperto poderá deteriora-lo e dar erros de leitura. Por outro lado, é muito difícil conseguir-se mais que 80W num painel de 100W nominais, que são obtidos em laboratório e em condições que nunca se encontram no dia-a-dia.
Para avaliar um painel solar todas as medições devem ser feitas entre o painel e o regulador. Para avaliar a carga de baterias as medições devem ser feitas entre o regulador e as baterias.

Há muitas razões que levam a que os painéis solares, estatisticamente, carreguem no inverno cerca de 1/3 a 1/4 daquilo que carregam no verão. A culpa não é dos painéis mas sim da terra que teima em estar mais inclinada fazendo com que o sol esteja mais baixo, diminuindo assim a quantidade de luz por m2 e ser a estação em que predomina a chuva e o céu escuro e cinzento.
Também é verdade que o calor faz baixar o rendimento dos painéis solares, pelo que há que ter o cuidado de os montar de modo a que seja facilitado o seu arrefecimento por convecção natural e pelo vento.

Ainda no que respeita aos painéis solares, acho que é quase uma obrigação moral estar equipado com estes dispositivos que, pouco ou muito, vão ajudando à carga das baterias de modo não poluente e com energia gratuita e renovável.

O companheiro Danibeja disse:

-“Agora de painéis a experiência levou-me a aprender muito. Um painel solar com sol a pique carrega muito mais no inverno que no verão. (ponto)”

Companheiro:

- Onde, quando e como é que pôs um painel a produzir mais amperes no inverno que no Verão?
- E como é que conseguiu por o sol a pino em pleno inverno?


2 - DIODOS SEPARADORES

Os díodos separadores nunca poderão ser uma alternativa barata ao "booster", por terem uma função bem distinta deste. Os díodos tem como função impedir que, quando terminada a carga duma associação de baterias em paralelo, estas não descarreguem umas sobre as outras ou alimentem os circuitos das outras.
Os díodos são particularmente úteis ao permitirem associar baterias de diferentes capacidades e/ou de diferentes estados de envelhecimento, mas é imperativo que sejam de tecnologia Schottky (são caros), porque os díodos correntes introduzem uma queda de tensão tão elevada (pode chegar a 0,9V) o que inviabiliza a carga plena das baterias.

Uma das coisas que diferencia a separação com diodos da separação com "booster" é que os díodos separam eletricamente as baterias na descarga mas não regulam absolutamente nada na carga. Pelo contrário os "booster" separam eletricamente tanto na carga como na descarga e não só. Regulam a carga de forma precisa, quer as baterias sejam Chumbo/Ácido, Gel ou AGM. Carregam com a máxima corrente admissível em cada fase e vigiam a temperatura das baterias. Em caso de excesso diminuem ou cortam a corrente de carga. São carregadores IuOu. Ajustam a tensão de carga em função do tipo de bateria e compensam as quedas de tensão nos cabos.


3 - PORQUE É NECESSÁRIO SEPARAR BATERIAS NA CARGA?

Quando o alternador está a carregar, as baterias auxiliares estão em paralelo com a bateria de arranque, geralmente através de um relé separador de baterias.
As características elétricas do alternador foram concebidas para satisfazer as necessidades da bateria de arranque e não de outras baterias que possam estar "penduradas" nela. Quem comanda o alternador e quem mais ordena é a bateria de arranque. As outras são ostracizadas por possuírem características elétricas que não são totalmente compatíveis com as do alternador, nomeadamente a curva de carga, a resistência interna, a tensão de carga e também pelo seu afastamento com as consequentes perdas em cabos mais longos.
O que o Companheiro Danibeja disse num post de 5/5/2015 não é exato. O que se passa é o seguinte:
- Quando pomos o motor a trabalhar, o alternador fornece corrente em abundância porque a bateria de arranque tem necessidade de recarregar e assim todas as baterias aproveitam a oportunidade para "beber" dessa fonte. Lamentavelmente para as baterias auxiliares isto é sol de pouca dura, porque a tensão rapidamente vai subindo na bateria de arranque e isso vai fazendo com que o alternador reduza progressivamente a corrente.
Quando a bateria de arranque estiver completamente carregada, o que acontece em poucos minutos, haverá somente uma pequena corrente de manutenção que deixa as baterias auxiliares à míngua.
As baterias auxiliares acabam por atingir uma carga razoável (cerca de 80%) com essa pequena corrente, mas somente ao fim de muitas horas e muitos quilómetros.
As baterias auxiliares só carregam fortemente enquanto a bateria de arranque estiver a informar o alternador de que precisa de carga. Quando a bateria de arranque disser ao alternador que já não precisa, então não há nada para ninguém, ou quase nada.
Informar o alternador que precisa de carga é a bateria de arranque apresentar-se ao alternador com uma tensão baixa. Informar o alternador que já não precisa de carga é a bateria apresentar-se ao alternador com o valor máximo de tensão, a qual foi incrementando á medida que a carga foi sendo efetuada.

Então o que é necessário para que as baterias auxiliares carreguem totalmente, de forma rápida e aproveitando toda a capacidade de fornecimento do alternador?

É necessário, na carga, separar eletricamente as baterias auxiliares da bateria de arranque.

É aqui que o "booster" brilha.


P - Então porque é que as autocaravanas não vem já com “booster”?
R - Algumas já trazem mas custam muitos €€€.€€€,€€


4 - CONSIDERAÇÕES DIVERSAS

Como diz o Companheiro Curto, os equipamentos que se adequam a cada autocaravanista são função das suas necessidades específicas.

Não há um equipamento milagroso que resolva todas as nossas necessidades de energia elétrica mas a conjugação de dois deles pode dar uma grande ajuda.

Para mim, que habitualmente faço etapas curtas, o "booster" é um carregador muito útil pois dá uma boa carga às baterias auxiliares em pouco tempo. Deixei assim de ser obrigado a fazer etapas de longa duração para carregar as baterias auxiliares, para poder satisfazer o apetite voraz por energia elétrica típico do aquecimento a gasóleo que tenho na minha autocaravana.
Porque a minha autocaravana é a minha casa com rodas, à chauffage a gasóleo acresce a TV Sat., Micro-ondas, Nespresso, etc. Para poder usufruir de tudo isso, só com baterias totalmente carregadas, sempre.

Em caso de aflição, vou dar uma pequena volta salvo-me de ficar às escuras e com frio.

Raro é o autocaravanista que não tenha painel solar. Pois, apesar disso, ao anoitecer do segundo dia de imobilização nos encontros autocaravanistas de inverno, quase todos os companheiros são obrigados a pôr os motores a trabalhar para dar alguma carga ás depauperadas baterias e poder assim enfrentar a segunda noite gélida. Não há painéis solares no inverno que nos salvem dessa arrelia mas no verão, para quem goste de se pôr ao sol, que não é o meu caso, os painéis solares são fantásticos. Habitualmente tinha dois. Presentemente, com o “booster” instalado só tenho um.

A potência do "booster" deve ser escolhida de modo a que o débito máximo de corrente não exceda a corrente de carga admissível. Sabendo-se que uma bateria de Chumbo/Ácido de 100Ah pode ser carregada com 100A/10, no caso de ter duas baterias auxiliares deve escolher um "booster" de 20A. As baterias AGM podem ser carregadas com 100Ah/20 e neste caso já pode ter um "booster" de 40A.
Atenção que a instalação de um "booster" de 40A exige uma cablagem com cabos de, pelo menos, 25mm2.
O que eu tenho é de 20A, para 2 baterias chumbo/ácido de 100Ah e dá-me plena satisfação. A instalação foi feita com cabos de 10mm2.

Gostaria de ter contribuído para desfazer alguns mitos,

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor danibeja » sábado ago 08, 2015 9:50 pm

Boa noite,

Eu aprendi algumas coisas sobre boosters, mas sobre painéis solares e diodos separadores o companheiro Caminheiro demonstra total desconhecimento....

O painel solar é testado em laboratório para produzir 100W a / 21 voltes, logo na maior capacidade dá = 4,7 amperes, no entanto o que importa a um autocaravanista é quantos amperes estão a entrar na bateria, e aí só com um amperimetro a medir entre o regulador e a bateria, e é aqui a nossa discordia !!!! a mim o que me importa é o que entra na bateria e não o que o painel sem regulador permite.....

Portanto um painel solar de 21 V divide por 12V = 1,75 que multiplica por 4,7 amperes dá o valor real de carregamento a 12Voltes = 8,225 Amp. no entanto os painéis em condições ideais podem carregar mais cerca de 25% do valor testado em laboratório, que costuma ser uma média.......

- Onde, quando e como é que pôs um painel a produzir mais amperes no inverno que no Verão?
- E como é que conseguiu por o sol a pino em pleno inverno?


Em relação à primeira pergunta, sempre que não está nublado, para a % de inclinação do sol, injecta muito mais amperes nas baterias que no verão.

Pois também erro, não devia ter escrito a pino, mas sim quando se encontra no seu exponente máximo de altura, mas deve o Sr saber que de direto até 45% de inclinação do sol conseguem-se valores muito bons, por isso no inverno apesar de não estar a direito, carrega muito mais amperes na bateria, que no verão!

O que o Companheiro Danibeja disse num post de 5/5/2015 não é exato. O que se passa é o seguinte:
- Quando pomos o motor a trabalhar, o alternador fornece corrente em abundância porque a bateria de arranque tem necessidade de recarregar e assim todas as baterias aproveitam a oportunidade para "beber" dessa fonte. Lamentavelmente para as baterias auxiliares isto é sol de pouca dura, porque a tensão rapidamente vai subindo na bateria de arranque e isso vai fazendo com que o alternador reduza progressivamente a corrente.


Desconheço a quê que se refere que eu disse, no entanto, discordo totalmente das suas afirmações se forem em relação ao separador através de diodos, pois a energia que passa pelos mesmos é reconhecida pela placa rectificadora do alternador como por exemplo são as lâmpadas de xenon, quanto mais energia precisa mais energia debita até ao limite do alternador..... e não existe nada mais rapido na carga que os diodos, no entanto tem efectivamente o inconveniente de não fazer floating ( ou des-sulfatização das baterias ), assim como o carregamento ser demasiado rápido. O carregamento das baterias através de diodos nada interfere com o carregamento da bateria do motor, é mesmo essa a intenção, só por lapso poderá ter escrito outra coisa.

Outro por maior, quando o alternador reconhece que a bateria do automóvel está a atingir o limite máximo de carga, o seu regulador e placa rectificadora começam a produzir apenas um pouco mais de energia do que o necessário para todos os componentes eléctricos do automóvel, apenas para tudo o que esteja ligado (faróis, sofagem,limpa vidros, piscas, etc...) e é aqui nesta energia que poderemos aplicar o separador de diodos, pois é assumido como uma lâmpada ou motor do limpa vidros , etc....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sábado ago 08, 2015 11:36 pm

Companheiro Danibeja,

O que o painel fornece, de acordo com as suas contas, são 100W porque 21V x 4,7A = 100W
O que entra na bateria, de acordo com as suas contas, são 100W porque 12V x 8,225A = 100W
Sem considerar detalhes tais como o tipo de regulador ser analógico ou digital, concordo com as suas contas e também nunca disse o contrário, mas afirmo perentoriamente que um painel de 100W, além de não dar mais do que esse valor, na prática dá menos.
Se por milagre dá mais, pouca sorte a minha que nunca tive a felicidade de contemplar tal coisa em 12 anos de Autocaravanismo e com 5 autocaravanas que me passaram pelas mãos, além de ter sido permanentemente enganado por toda a literatura técnica a que recorri durante tantos anos. Enganado também pelo equipamento computorizado designado por "Monitor de Baterias" que instalei nas duas últimas autocaravanas.

Nunca disse que os díodos interferiam no carregamento da bateria do motor de arranque. Disse que os de qualidade inapropriada introduzem uma queda de tensão que impede a carga total das baterias com que estejam em série. Não interferem nem regulam, são neutros na carga mas impedem a circulação de corrente entre baterias, na descarga, o que é muito bom.

Um alternador debita a corrente que lhe é pedida pela bateria de arranque e evidentemente, a que lhe é pedida por todos os outros consumidores tais como lâmpadas, ventoinhas, aquecedores, autorradio, etc., etc.
O alternador não vê as baterias auxiliares que estão em paralelo com a bateria de arranque e só vê e só responde às solicitações da bateria de arranque pelas razões que já referi no post anterior. Assim, estando a bateria de arranque carregada, esta só necessita de uma pequena corrente de manutenção e as baterias auxiliares que estão em paralelo com ela, só tem disponível essa corrente de manutenção e por esse facto necessitam de muito tempo para carregarem.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » domingo ago 09, 2015 9:01 am

Companheiro Danibeja,

Quero acrescentar que a produção de energia elétrica pelos painéis solares não se enquadra na teoria do quanto pior, melhor.
A pensar dessa maneira a produção de energia seria tão mais elevada quanto mais para norte nos deslocássemos e quando estivéssemos no polo norte, no inverno, teríamos a máxima produção de energia. É um contrassenso.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor curto » domingo ago 09, 2015 9:24 am

Caros companheiros.
Sabem uma das coisas que nos diferencia dos irracionais?
Podermos escolher em função da possibilidade que a inteligência nos permite avaliar.
Para quem segue como eu esta toca de opiniões entre painéis solares , boosters, controladores de carga de baterias, etc está a ser interessante.
Estou a aprender a avaliar.
Votos para que assim continue.
Só somos inteligentes enquanto pudermos escolher entre dias ou mais opções
Cumprimentos a todos os que alimentam essa trocas de informaçao
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Só bateria extra

Mensagempor curto » domingo ago 09, 2015 9:30 am

curto Escreveu:Caros companheiros.
Sabem uma das coisas que nos diferencia dos irracionais?
Podermos escolher em função da possibilidade que a inteligência nos permite avaliar.
Para quem segue como eu esta toca de opiniões entre painéis solares , boosters, controladores de carga de baterias, etc está a ser interessante.
Estou a aprender a avaliar.
Votos para que assim continue.
Só somos inteligentes enquanto pudermos escolher entre dias ou mais opções
Cumprimentos a todos os que alimentam essa trocas de informaçao

Corrija a penúltima frase do meu post
Só somos inteligentes enquanto pudermos escolher entre duas ou mais opções
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » domingo ago 09, 2015 4:36 pm

Companheiro Luismbmp,

O prometido é devido. Já tenho acesso ao meu portátil e como tal apresento-lhe abaixo o esquema de princípio das ligações do "booster" que instalei na minha autocaravana.

A instalação teve que ser compatibilizada com a instalação elétrica realizada pelo fabricante e com as minhas necessidades particulares, que são:
- Utilização de eletrodomésticos de grande consumo tais como máquina Nespresso, micro-ondas e secador de cabelo, alimentados com um inversor de onda sinusoidal pura de 2.000W.
A corrente solicitada ás baterias é tão elevada que, antes de um destes equipamentos ser ligado, o motor é posto a trabalhar e o carregador DC/DC é desativado para que as duas baterias auxiliares de 100Ah fiquem em paralelo com bateria de arranque e com o alternador, sendo o esforço dividido por todos eles. O paralelo é feito via relés separadores de baterias e o inversor é alimentado simultaneamente pelas 3 baterias mais o alternador.

Como o termo "booster" é incorreto e induz muitas pessoas em erro, a partir de agora é designado por Carregador DC/DC e que é a mais pura das realidades.

Foi concebida uma caixa de comando com relés autossustentados que tem 2 botões: 1 botão para ligar (ON) o conversor DC/DC e outro para o desligar (OFF). Por defeito o conversor DC/DC está sempre desligado. isto quer dizer que quando se põe o motor a trabalhar tudo funciona como de fábrica, isto é, as baterias auxiliares entram em paralelo com a bateria de arranque através do relé separador de baterias e desfazem o paralelo quando o motor para. Depois de posto o motor a trabalhar basta premir o botão ON para que as baterias auxiliares deixem de estar em paralelo com a de arranque e comecem a ser carregadas pelo Carregador DC/DC até que o motor pare ou que se carregue no botão OFF.
Quando as baterias auxiliares estão carregadas, o que é verificável através do monitor de baterias, o carregador DC/DC pode ser desligado através do botão OFF e continuamos a viagem com a configuração de fábrica.
Nota: Os cabos de cor azul e encarnada são cabos de 10 mm2.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro



Imagem
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » segunda ago 10, 2015 6:27 pm

Boas,
caro amigo caminheiro, agradeço-lhe imenso pelo esquema que me enviou.
Quando vier de ferias, irei ver como estão as minhas ligações na minha AV, e depois se precisar de mais alguma ajuda entrarei em contacto com o companheiro. A minha duvida e saber se adquiro um carregador AC/DC de 20A ou so de 10A, porque so tenho uma bateria de carga/descarga lenta de 100A. Para obtar por um de 20A, era para de futuro adquirir outra bateria de 100A e assim carregava as duas. Ter um carregador de 10A, é mais barato mas so dá para uma bateria.


abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » terça ago 11, 2015 8:59 pm

Companheiros,

Apresento um pequeno dossier técnico publicado no FORUM CAMPINGCAR-INFOS, da autoria de Robert Baudau, destinado a desfazer as dúvidas que ainda possam existir sobre a produção dos painéis solares.

Este artigo está em francês, com uma linguagem acessível aos leigos em eletricidade, é dirigido aos autocaravanistas e mostra a produção que se pode esperar dum painel solar, em função da latitude, da estação do ano, da nebulosidade e da temperatura ambiente.

Tratando-se de física, logo de uma ciência exata, não faz sentido continuar a discussão como se de futebol, filosofia ou religião se tratasse, sobre uma matéria que é do conhecimento universal, que está acessível em qualquer livro de fundamentos da eletricidade e que é consonante com a minha própria experiência. Em dissonância está o companheiro Danibeja que, segundo ele e fruto da sua própria experiência, comprovou que um painel solar produz mais com céu nublado do que com céu limpo, produz mais no inverno que no verão, além de outras bizarrias como aquela de que os díodos aumentam a rapidez de carga das baterias.

Para os companheiros que não dominem o francês, extraí alguns parágrafos que, conjuntamente com os quadros abaixo, permitem compreender o essencial. As conclusões, a bold, são da minha lavra.

-O cálculo real duma produção fotovoltaica diária é complicada pois tem em conta muitos parâmetros como a irradiação solar, a nebulosidade, a localização, a orientação, a temperatura ambiente, a temperatura das células fotovoltaicas e o tipo de painel.

A produção diária pode variar e ser mais ou menos importante.
Conforme a primeira figura, a irradiação média com o céu encoberto é de cerca de 200/250W/m2, enquanto que com nuvens esparsas se situa em torno de 500W/m2 e com períodos soalheiros mais de 1.000W/m2, podendo ser bem mais nas regiões a sul de França.
Conclusão: Um painel solar com o sol a descoberto produz mais do que com o céu nublado.

A potência de pico de um painel solar é um dado normativo usado para caraterizar as células e módulos fotovoltaicos. Corresponde à potência que uma célula, um módulo ou um campo pode produzir em condições ótimas e padronizadas de irradiação solar (1.000W/m2) e temperatura ( 25*C. )
Conclusão: Um painel solar de 100W nominais produz no máximo 100W, desde que sejam observadas as condições ótimas.

A degradação da potência com o aumento da temperatura é da ordem de 0,4% por cada grau C*acima de 25* C. Se a canícula e uma incorreta montagem fizerem subir a temperatura das células até 60*C, teremos: (60-25) x 0,4 = 14% de perda.
Conclusão: Um painel solar, mesmo submetido a temperaturas elevadas, continua a produzir muito mais no verão que no inverno

A produção no sul de França ao longo do ano, de um painel de 100W é:
Jan:190W; Fev:210W; Mar:285W; Abr-305W; Mai:310W; Jun:350W; Jul-370W; Ago:365W; Set:325W; Out-245W; Nov;195W; Dez-165W.
Conclusão: Um painel solar pode produzir até 2,5 vezes mais no verão que no inverno.



O artigo completo está está acessível em: http://forum.campingcar-infos.com/viewt ... 52&t=75576


Imagem



Imagem

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor danibeja » quarta ago 12, 2015 7:27 am

Boa tarde,

Não consigo aceder ao forum para onde remete...

Não sou engenheiro electrotécnico nem nada disso, mas o meu painel solar tanto no verão como no inverno carrega muitíssimo mais do que os valores apresentados para a zona 5, ora vejamos 360W / 12V = 30 amperes dia ( no máximo e com todas as condições favoráveis ) ou eu tenho um painel solar que é um espetáculo, ou esses cálculos não estão corretos, e acrescento, em 6 horas de pleno sol no verão não devia carregar mais que esse valor, já que o painel é de 100W e no fotograma afirma que só carrega 360W por dia no máximo.

Um painel solar de 100W com pleno sol, e a funcionar como deve ser, no verão entre as 11H00 e as 17H00 ( 6 horas ) carrega cerca de 500W a avaliar pelos seus cálculos de desconto superiores a 14%, e num dia de sol, nas outras 6 horas diurnas carregaria mais de 200W , o que já com reduções e margens dá quase o dobro dos valores apresentados.....

Quando afirmei que um painel solar produz mais energia no inverno que no verão, referia-me aquele momento de maior incidência solar e não a carregamentos diários, daí eu ter falado no sol a "pino", e quando falou que existe uma perda de 14% deu-me razão, é óbvio que diariamente no verão carrega muito mais, tem muito mais horas de sol, daí preferir o conhecimento empírico em detrimento destes bem falantes.

Por aqui me fico, não pretendo alimentar mais este tópico a partir deste momento, quem me conhece sabe que já experimentei imenso em relação a este tema e não vou em cantigas, o que me interessa é o que os meus olhos vêm, e não o que me querem vender..........

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » quarta ago 12, 2015 3:51 pm

Companheiro Danibeja,

Lamento que esteja com dificuldades em aceder ao endereço indicado. Se conseguir aceder ao forum só pode ver as mensagens fazendo login, o que implica registo prévio.

Como o ficheiro é em PDF só consegui transferir o texto sem quadros, o qual transcrevo abaixo. Quanto à diferença de valores que os quadros apresentam e aqueles que o Companheiro Danibeja obtém são justificáveis pois a irradiação solar em Portugal é maior que 1.000W/m2/dia, valor este que é o valor máximo em França.
Creio que a comparação de valores absolutos entre Portugal e a França não é o cerne da questão mas sim, para uma mesma região, a produção no inverno versus produção no verão, produção com céu encoberto versus produção com céu descoberto e que são os principais pontos da discórdia.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro


PRODUCTION MOYENNE PANNEAU SOLAIRE ET POSSIBILITE D'AUTONOMIE

1
Vous préparez vos futures sorties en camping-car, quelle sera votre production solaire, vos possibilités d'autonomie?
Le calcul réel d'une production journalière solaire est compliqué, il prend en compte beaucoup de paramètres, le rayonnement solaire et la couverture nuageuse, l’emplacement, l'orientation, la situation, la température ambiante, la température des cellules solaires, et et le type de panneau.
Viennent s'ajouter à cela le type de régulateur et son rendement, plus la longueur, la section,et le type de câble.Quand à l'autonomie elle dépend beaucoup de cela, mais pas seulement, elle dépend aussi du type de batterie monté (acide, Agm, Gel).
Une batterie AGM à décharge profonde, ou une batterie GEL, procurent à capacité de stockage égal, environ deux fois plus d'autonomie. Cela est du au fait que l'on peut théoriquement utiliser les 100% de leurs capacité si on recharge sans attendre trop de temps, alors que sur une batterie acide on ne peut utiliser que 50% pour ne pas prendre de risques.L'âge de la batterie et la température environnante peuvent aussi agir sur le taux et la capacité de charge.La capacité d'une batterie augmente avec la température, par contre l'effet est inverse concernant la durée de vie, elle diminue avec l'augmentation de la température.Et pareillement pour sa capacité d'auto-décharge.Et vice versa!
J'ai monté des tableaux simples d'utilisation qui permettent d'avoir une idée de production journalière moyenne, de panneaux solaires en fonction de leur puissances du mois et de la zone ou vous stationnez ou éventuellement vous projetez d'aller stationner (en France et ailleurs).
Ils s'appuient sur des informations relevées sur internet au cours de recherches, et sur la quantité d'énergie reçue du soleil chaque jour par région. Cette quantité est appelée irradiation journalière, elle s'exprime en Watt-heure par mètre carré par jour (Wh/m²/j) pour une inclinaison donnée.Pour ma part j'ai considéré que le panneau solaire était posé à plat sur le toit, et qu'il était totalement exposé au soleil.Ceux qui sont équipés d'un panneau solaire orientable peuvent augmenter de 10% environ les chiffres annoncé (voir le tableau en fin d'explication).
Il faut aussi savoir qu'une hombre porté sur un panneau solaire, diminue son rendement, quand elle ne l'annule pas complètement.
Sur ces tableaux les cartes donnent l'ensoleillement moyen KW/m²/an par zones de différentes couleurs, elles ne sont la que pour donner une idée des Zones!Les tableaux donnent la production solaire journalière moyenne mois par mois en Wh.Cela veut dire que dans chaque mois il peut y avoir des jours ou il fait soleil et ou le panneau à un rendement assez élevé, mais ça veut dire aussi qu'il y a d'autres jours ou il peut avoir un rendement faible voir même très faible.C'est donc une information basée sur une moyenne de production journalière par zones!Au sein de ces zones il peut y avoir une petite différence, mais cette différence sur la moyenne n'est au final pas énorme.
J'ai bien précisé "qu'il ne fallait pas les prendre au pieds de la lettre", c'est à dire qu'il ne faut pas prendre le chiffre journalier comme argent content.La production journalière peut varier, et être plus ou moins importante.Ces tableaux on été conçus pour donner une idée approximative, de la production moyenne que peut avoir un panneau solaire d'une puissance donnée.
Lors d'un ciel couvert le rayonnement moyen journalier est d'environ 200/250 W/m², alors que quand les nuages sont épars il se situe aux alentours de 500W/m², et qu'en période d'ensoleillement total c'est de 900 à plus de 1000W/m² et bien plus (selon les régions et/ou les pays).
1000W/m²c'est ce que reçoit la région centre en hiver, plus on va vers le nord plus ce chiffre diminue, et inversement plus on se dirige vers le sud plus il augmente




2




On peut donc en déduire qu'avec un ciel bien dégagé et un bon ensoleillement on produit environ de 2 fois plus qu'avec un ciel avec des nuages épars, et qu'avec un ciel couvert la production chute encore de la moitié.Dans les cartes d'ensoleillement moyen ces paramètres sont pris en compte. Il y a d'autres façons qui permettraient de connaître la production journalière, mais elle sont bien plus compliquées me semble t'il.
Avec ces informations de rendement moyen, la capacité et le type de votre batterie, et le bilan de vos consommations journalières, vous pouvez faire un calcul approximatif de vos possibilités de stationnement statique.
Beaucoup de camping-caristes s'interrogent sur cette possibilité et il est difficile pour eux de l'envisager!Ces trois tableaux peuvent vous donner ces informations, un tableau pour un panneau solaire de75 W, un pour panneau solaire de 100W et un autre pour un panneau solaire de 130W, posés à plat sur le toit d'un camping-car.Pourquoi 75, 100, 130 W? Parce que ce sont les puissances le plus souvent utilisés!J'insiste sur le fait que ces tableaux on été conçus pour donner une idée approximative, de la production moyenne que peut avoir un panneau solaire d'une puissance donnée, et bien sur à vous aider à prévoir. .
Je le répète ils ne sont pas à prendre "au pied de la lettre" car elles dépendent , du matériel installé et de la façon dont est réalisée l'installation solaire,
Précision sur la puissance annoncée des panneaux solaires appelée puissance crête:
La "puissance-crête" est une donnée normative utilisée pour caractériser les cellules et modules photovoltaïques. Elle correspond à la puissance que peut délivrer une cellule, un module ou un champ sous des conditions optimales et standardisées d’ensoleillement (1000 W/m2) et de température (25°C).
Influence de la température sur la production:


La température de fonctionnement a une influence très nette sur la performance des modules. Les caractéristiques données par les constructeurs annoncent des valeurs de dégradation de puissance de l’ordre de 0,4 % par °C d’élévation. Les températures atteintes vont dépendre bien sûr de la rigueur du climat mais aussi du mode d’intégration favorisant ou non la ventilation du module lors de son fonctionnement. On favorisera les solutions bien ventilées pour obtenir une meilleure production.
Je rappelle que ces tableaux donnent la production journalière moyenne correspondant à un panneau posé à plat sur le toit, cette production peut varier en fonction du temps et surtout de l'ensoleillement, mais aussi de l'installation.


Constitution d'un panneau solaire :
Un panneau solaire est constitué de cellules photovoltaïques reliées en série . Une cellule délivre une tension de 0,5V quand elle est éclairée. Pour obtenir une tension plus élevée, on assemble les cellules en série. Un panneau solaire peut délivrer une tension de 21,5V.







Pour information une ombre sur le panneau affecte directement la production, et un panneau sale peut faire chuter la production de 10%. Les modules photovoltaïques doivent être entretenus en étant périodiquement nettoyés.
Pour faire ces tableaux j'ai fait beaucoup de recherches sur la production des panneaux solaires photovoltaïques sur le net,
et j'ai utilisé la carte de l'ensoleillement moyen annuel zones par zones.

Voici le lien d'un site qui va vous permettre de calculer la capacité de batterie qu'il vous faut. 3Avant de faire le calcul allez dans le bas de la page rentrer les informations qui permettront de faire un calcul assez juste, puis revenez vers le haut renseigner les cases et terminez en cliquant sur le bouton "calculer". Le résultat s'affiche.http://www.trafic-amenage.com/physique/ ... nomie.html
Puis un autre lien d'un site qui vous permetra de calculer votre consommation énergétique:http://www.efoy-comfort.com/fr/calculateur-%C3%A9nerg%C3%A9tique
Pour ceux qui ont un panneau solaire orientable un tableau qui donne les % de rendement en fonction de l'inclinaison par rapport au soleil et à l'orientation du panneau. On remarquera que le mailleur rendement est obtenu avec une inclinaison de 30% et une orientation plein sud.

En hiver le panneau devra être plus vertical qu'en été car le soleil est plus bas sur l'horizon quelques images qui illustrent cela.

Pour finir et être assez complet un tableau qui donne une idée des avantages et de inconvénients des différents types de batteries et de leur utilisation la plus appropriée.

Avec ces informations de rendement moyen, la capacité et le type de batterie, et le bilan de vos consommations journalières, il est possible faire un calcul prévisionnel approximatif des possibilités de stationnement statique en fonction de la zone choisie.
J’espère qu'elles vont vous être très utiles, et qu'elles vont vous aider à mieux comprendre, c'est ce qui en retour me paiera pour le temps passé à travailler sur ce dossier.
Comment utiliser ces tableaux:Pour obtenir l'information sur les possibilités moyennes, de production journalières d'un panneau il faut choisir la puissance en W correspondante au panneau solaire que vous possédez, et a l'aide des couleurs repérer la zone dans la quelle vous vous trouvez en stationnement ou éventuellement que vous projetez de visiter.Ensuite en fonction de la zone dans laquelle vous vous trouvez ou que vous projetez de visiter regardez le mois qui vous intéresse.Le résultat affiché est donné en W, pour obtenir des A il suffit de diviser les W par 12 (représentant l'intensité 12 V).
Exemple tableau pour un panneau de 75 W:zone3, mois de juillet, production moyenne journalière 270 W /12 V = 22.5 A/jour.

Fonte: Campingcar-infos, Dossiers Techniques, PRODUTION PANNEAU SOLAIRE-TABLEAU, por Robert Baudau
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron