Só bateria extra

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Só bateria extra

Mensagempor OTACUD » quinta jul 30, 2015 12:52 pm

Obrigado amigo Caminheiro,mas como não "pesco" nada do assunto,surgem-me mais duas duvidas:
-Esse carregador 12v é ligado em paralelo á bateria da carrinha e por conseguinte alimentado pelo alternador ? Vende nas lojas de artigos para caravanismo ?
-Ao carregar 10amp ou menos, não demorará muitas horas a carregar uma bat muito descarregada ?

Cmps
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » quinta jul 30, 2015 2:12 pm

caminheiro Escreveu:Caro companheiro,

Booster é qualquer equipamento que potencia algo. Assim, booster de áudio é um amplificador que reforça os graves. Booster de arranque é um dispositivo elétrico que ajuda a bateria de arranque. Booster de carga de baterias é um dispositivo inteligente que carrega as baterias auxiliares a 100%, no regime de carga mais adequado, de forma rápida e que usa a energia fornecida pelo alternador. Note que, mesmo que esteja toda a vida sem parar o motor da autocaravana, nunca consegue carregar as baterias auxiliares a 100%. Só é possível carregar as baterias 100% com um carregador de 220V ou com painel solar ou com o alternador usando um booster.

caminheiro



Boas amigo caminheiro, desconhecia toda essa funcionalidade dos ''boosters'' existentes.
Já agora como é que o amigo ligou o booster ao alternador?


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sexta jul 31, 2015 4:45 pm

Caro companheiro Luismbmp,

No endereço abaixo encontra mais informação sobre estes equipamentos e sobre a instalação que fiz na minha Autocaravana. Mande-me um privado com o seu endereço de e-mail pessoal para que eu lhe possa mandar ( a partir de 10 de Ago) o manual do equipamento com as diferentes configurações de ligação. Neste momento ando a autocaravanear e não tendo comigo o computador tenho dificuldade em aceder a esquemas e desenhos.

http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... 364.0.html

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sexta jul 31, 2015 9:56 pm

Companheiro Otacud,

O carregador vai buscar a energia à bateria de arranque que por sua vez está ligada diretamente ao alternador.
O esquema de montagem depende da marca e modelo da Autocaravana e a sua montagem só deve ser entregue a um eletricista de automóveis muito competente, o que dificilmente se encontra nas empresas que comercializam autocaravanas, além de que, que eu saiba, nunca promoveram ou venderam este tipo de carregador. Penso que possa ser mais fácil encontrar técnicos habilitados nos meios náuticos. O "booster" que montei na minha Autocaravanas é de fabrico alemão, marca Votronic e mandei-o vir de Espanha, da Lulukabaraka. Como já não tenho a frescura física que me permita vergar a mola a passar cabos e a fazer outros malabarismos, contratei um electricista auto para o fazer mas orientado por mim passo a passo.
Encontra muita informação sobre este tema nos principais fóruns estrangeiros de autocaravanismo ou náutica, nomeadamente AC PASION (Espanhol) e CAMPING-CAR INFOS (Francês).

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » sábado ago 01, 2015 10:25 am

caminheiro Escreveu:Caro companheiro Luismbmp,

No endereço abaixo encontra mais informação sobre estes equipamentos e sobre a instalação que fiz na minha Autocaravana. Mande-me um privado com o seu endereço de e-mail pessoal para que eu lhe possa mandar ( a partir de 10 de Ago) o manual do equipamento com as diferentes configurações de ligação. Neste momento ando a autocaravanear e não tendo comigo o computador tenho dificuldade em aceder a esquemas e desenhos.

http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... 364.0.html

Saudações autocaravanistas
Caminheiro


Companheiro Caminheiro, desde já o meu agradecimento pela disponibilidade de ajuda.
A ligação até nem era muito dificil fazer, só lhe perguntei para saber se tinha ligado diretamente ao regulador de tensão do alternador ou se ligou no cabo que vai dar á bateria do motor. Ambos as situações precisam de um bom cabo positivo e de massa que aguentem uma boa amparegem, com um fusivel no positivo de 40A e está feito.
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sábado ago 01, 2015 5:26 pm

Boa tarde Otacud,
A ligação é feita à bateria de arranque através de um fusível de proteção, conforme referiu. As variações observam-se na saída deste carregador em que se pode manter o relé separador de baterias, inibi-lo ou suprimi-lo. Em que se pode optar por um funcionamento permanente e incondicional ou selecionar a sua ativação/desativação. Na realidade, depois das baterias auxiliares estarem completamente carregadas (o que se consegue com relativa rapidez), não há qualquer interesse em ter o carregador ativo. No meu caso, por defeito, as baterias auxiliares carregam da forma clássica, isto é, através do relé separador de baterias. Para que o carregador entre em serviço é necessário premir um botão ON e assim se mantém em funcionamento até se parar o motor ou se carregar num botão OFF.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » sábado ago 01, 2015 5:29 pm

Peço desculpa. A mensagem anterior era para o companheiro Luismbmp.
Mais uma vez as minhas desculpas.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » sábado ago 01, 2015 8:35 pm

caminheiro Escreveu:Peço desculpa. A mensagem anterior era para o companheiro Luismbmp.
Mais uma vez as minhas desculpas.
Caminheiro


Boas, agradeço mais uma vez a sua ajuda. Com essa tecnica quem é que precisa de paineis solares e afins :-)
De facto é uma mais valia o booster, nunca tinha pensado nisto. O painel solar demora 2 dias para carregar por completo uma bateria de 100A, com o booster em 2 horas ta carregada. E eu a pensar que era so com 220v que o booster funcionava. Lá vai ficar mais uma tralha agarrada ao chassis da carrinha :-)


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » domingo ago 02, 2015 2:42 pm

Luismbmp Escreveu:
caminheiro Escreveu:Peço desculpa. A mensagem anterior era para o companheiro Luismbmp.
Mais uma vez as minhas desculpas.
Caminheiro


Boas, agradeço mais uma vez a sua ajuda. Com essa tecnica quem é que precisa de paineis solares e afins :-)
De facto é uma mais valia o booster, nunca tinha pensado nisto. O painel solar demora 2 dias para carregar por completo uma bateria de 100A, com o booster em 2 horas ta carregada. E eu a pensar que era so com 220v que o booster funcionava. Lá vai ficar mais uma tralha agarrada ao chassis da carrinha :-)


Abraço


Boa tarde,
Há diferentes meios de carregar as baterias auxiliares sendo uns mais interessantes que outros conforme o perfil autocaravanista de cada um de nós.
Os autocaravanistas predominantemente campistas não necessitam de painel solar, nem pilha de combustível, nem "booster" nem gerador elétrico.
Para os autocaravanistas surfistas ou para todos aqueles que permanecem estacionados vários dias num mesmo sítio, o painel solar é indispensável.
Os amantes da neve não poderão estar parados mais que dois dias sem recurso a uma pilha de combustível, ou em alternativa, com recurso ao incomodativo, barulhento, poluente e mau vizinho que é o gerador elétrico.
Para os que são predominantemente itinerantes e que todos ou quase todos os dias mudam de poiso, por vezes com etapas muito curtas, o "booster" revela-se o mais adequado meio para atingir a carga plena das baterias.

Pode-se dizer que qualquer um destes meios por si só é insuficiente mas é complementar de qualquer um dos outros.

Quando se diz que um "booster" repõe a carga em duas horas, isso refere-se à reposição da carga que foi consumida desde que a autocaravana parou no dia anterior até se dar à chave. Se existirem 2 baterias auxiliares de 100A e tiverem sido consumidos durante a noite 40Ah, com um carregador de 20A irão para cada bateria 10A. Teremos então: 2 baterias X 10A X 2 horas = 40Ah. Grosso modo, está reposta a carga sem corrente excessiva susceptivel de danificar as baterias.
No que respeita a inconvenientes todos os meios tem os seus:
- Os geradores elétricos são poluentes e ruidosos.
- Os painéis solares,no inverno, de pouco mais valem do que objetos decorativos e no verão só são eficazes com a Autocaravana à torreira do sol.
- As pilhas de combustível são uma maravilha mas são super caras.
- Os " booster" só funcionam com o motor a trabalhar mas não acrescentam poluição nem consumo de combustível.
Um painel solar + um "booster" complementam-se muito bem porque cobrem um vasto leque de necessidades independentemente do estilo de Autocaravanismo praticado.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor danibeja » domingo ago 02, 2015 9:39 pm

Boa noite,
Em primeiro lugar devo dizer que não conheço nada que diga respeito a boosters.... mas resolvi dar aqui a minha opinião por discordar de alguns pormenores do que foi dito.
- Os painéis solares,no inverno, de pouco mais valem do que objetos decorativos e no verão só são eficazes com a Autocaravana à torreira do sol.

No inverno durante o dia também carregam, mesmo com tempo nublado, dependendo de cada tipo de painel solar, no entanto carregam muito pouco... mas já que estamos a fazer contas, três painéis solares de 7 amperes cada no inverno, se apanharem 2 horas de sol também carregam os mesmos 40Amp ( 2 horas ), já não falando nas outras horas que mesmo nublado vai carregando um pouco ( cerca de 1 a 2 amperes hora )...

- Os " booster" só funcionam com o motor a trabalhar mas não acrescentam poluição nem consumo de combustível.

Todo o consumo de energia da AC influencia o consumo da AC, quanto mais energia o alternador tiver que produzir mais fricção faz para poder produzir maiores quantidades de energia, sendo que por norma os alternadores de 100Amp gastam cerca de 5 cavalos de potencia do motor quando se encontram a produzir energia na sua máxima potencia , recordo-me que quando fazia assistência no regional rali do Centro, existiam carros de competição que dentro do habitáculo tinham um botão ligado a um relé para desligar o alternador da bateria, tal acontece também quando ligamos o ar condicionado, o compressor do ar condicionado gasta cerca de 3 cavalos e o alternador mais 3......

Para quem quer um equipamento que carregue as baterias de célula com o alternador tambem pode usar um deste tipo:
Imagem
Imagem

Não é um equipamento computorizado como o referido booster, mas muito acessível, e funciona com um sistema de diodos, logo não deixa a energia fazer retorno, o que faz com que o alternador carregue as baterias de célula até ao seu limite sem fazer o efeito de floating, portanto um carregamento muito mais rápido....
No entanto gosto muito mais do meu sistema actual, que é com painel solar e um regulador solar MPPT, e a AC já trazia separador de corrente / diodos na própria centralina de Célula o que faz com que esteja a 12V do motor, dos paineis ou 220V carrega sempre em separado todas as baterias.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Só bateria extra

Mensagempor caminheiro » segunda ago 03, 2015 8:34 pm

Companheiro Danibeja,

Não posso deixar de lhe dar razão. As minhas afirmações não primam pelo rigor pois que pretendi mostrar os resultados práticos da utilização de determinados equipamentos ignorando em absoluto os aspetos teóricos.
Há companheiros nossos que se preocupam em estacionar a autocaravana debaixo dum candeeiro de iluminação pública para que o painel solar carregue as baterias durante a noite. E não é que carregam? Carregam sim, mas talvez a décima milionésima parte de um microwatt.
É verdade que os paneis solares também carregam as baterias no inverno mas, para repor 40Ah, são necessários 2 dias e meio de pleno sol e 2 paineis de 100W.
Também é verdade que se podem carregar as baterias no inverno, em 2 horas, num regime de 20Ah. Prova disso é a central solar da Amareleja que dá isso é muito mais. Para as nossas autocaravanas basta por 10 paineis de 100W no tejadilho.

Assim como o bater de asas duma borboleta no Japão influencia o clima em Portugal, também não é menos verdade que um "booster" faz aumentar a poluição no globo terrestre. Vejamos de que quantidades estamos a falar com umas poucas contas à merceeiro:
-autocaravana de 130 HP
- acréscimo de esforço devido ao "booster" = 0,25 HP
- valor percentual do esforço e consequentemente da poluição =0,002%

Em conclusão: - O companheiro Danibeja tem toda a razão em teoria mas reivindico a razão para mim quando aos resultados práticos.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » segunda ago 03, 2015 8:56 pm

Boas, agora uma á parte, é verdade que um alternador sempre em plena carga, o mesmo irá ter uma vida util mais reduzida, no entanto esta situação do booster fiquei tentado.
Este verão queria inventar em montar um aerogenerador caseiro, como vou muito para a zona do mar, o ventinho do mar fazia sempre rodar as pás do aparelhometro que me produzia uma media de 18v e 1,5A/h. Em teste consegui medir quase 60v acopulando o motor de uma varinha magica num berbequim. O problema era a força que o motorzeco de 350w fazia em carga :) não há vento que consiga rodar as pás deste motor, só um vento ciclone :) , nem continuei com o projecto, ainda ia gastar quase uns 60€ para adquirir um modulo de bateria, para chegar somente 12v constantes á bateria. Assim com o painel solar e com o aerogenerador, sempre conseguia ter uma bateria de 100A minimamente com carga para uns bons dias de ferias parado no mesmo sitiu.
Tenho um gasto medio por dia consideravel da bateria, com o humificador 12v que tenho a gastar 8A/h, a tv 8A/h, luzes, carregadores de tablet e pc´s, bomba de agua, inversores de 150w e 350w, frigorifico extra de 12v, etc..., 100A não chega para nada.

Por isso a historia do booster é boa ideia.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor danibeja » segunda ago 03, 2015 10:16 pm

caminheiro Escreveu:Companheiro Danibeja,

Não posso deixar de lhe dar razão. As minhas afirmações não primam pelo rigor pois que pretendi mostrar os resultados práticos da utilização de determinados equipamentos ignorando em absoluto os aspetos teóricos.
Há companheiros nossos que se preocupam em estacionar a autocaravana debaixo dum candeeiro de iluminação pública para que o painel solar carregue as baterias durante a noite. E não é que carregam? Carregam sim, mas talvez a décima milionésima parte de um microwatt.
É verdade que os paneis solares também carregam as baterias no inverno mas, para repor 40Ah, são necessários 2 dias e meio de pleno sol e 2 paineis de 100W.
Também é verdade que se podem carregar as baterias no inverno, em 2 horas, num regime de 20Ah. Prova disso é a central solar da Amareleja que dá isso é muito mais. Para as nossas autocaravanas basta por 10 paineis de 100W no tejadilho.

Assim como o bater de asas duma borboleta no Japão influencia o clima em Portugal, também não é menos verdade que um "booster" faz aumentar a poluição no globo terrestre. Vejamos de que quantidades estamos a falar com umas poucas contas à merceeiro:
-autocaravana de 130 HP
- acréscimo de esforço devido ao "booster" = 0,25 HP
- valor percentual do esforço e consequentemente da poluição =0,002%

Em conclusão: - O companheiro Danibeja tem toda a razão em teoria mas reivindico a razão para mim quando aos resultados práticos.

Saudações autocaravanistas
Caminheiro


Boa noite,

Pretendia dar o meu contributo de forma construtiva, por isso agradeço que não me volte a dirigir a palavra com termos sarcásticos.
Volto a afirmar que não percebo nada de boosters.

Agora de painéis, a experiência levou-me a aprender muito.

Um painel solar com sol a pique carrega muito mais no inverno que no verão. ( ponto ) . A temperatura dos painéis solares influencia o carregamento, quanto mais frio estiver ( com a mesma exposição solar) mais carrega.

Em relação a cálculos, na minha AC tenho instalado um voltimetro + amperimetro ( com shunt : http://www.ebay.com/itm/Dual-LED-Digita ... 2c9d77894a ) que me permite visualizar os amperes que se encontra a carregar efetivamente , podendo dizer que instalei o "shunt" entre o controlador e a bateria ( para ter essa certeza ) e tive uma surpresa enorme, que foi ver o painel solar de 100W a carregar 11 amperes, como achei muito estranho pesquisei e depois de falar com pessoas que realmente percebem da temática, eles disseram que eles medem os amperes directos ao painel, ou seja se o painel chega aos 21 voltes são 6 amperes de 21 voltes e não de 12V ( 13,6V ).

O consumo da AC torna-se muito maior quanto a necessidade de carregar no acelerador, pois é esse facto que faz gastar mais combustível, se perdeu cavalos logo tem menos cavalos a puxar a mesma "coisa", ora esses mesmos cavalos exigem muito mais combustível para movimentar a maquina.

Não tinha tocado no ponto do desgaste do alternador, pois achei que não era relevante, mas depois das afirmações, um alternador reconstruido dá para comprar dois painéis solares....... mais mão de obra, mais preparação para voltar a colocar outro...... já para não dizer que a mim não me incomoda muito uma AC a trabalhar durante 2 horas ao meu lado, pois durmo na mesma que nem uma pedra, mas existe muitos autocaravanistas que ficariam muito incomodados se na hora do seu descanso alguém colocasse a AC ao lado com o motor a trabalhar, e já agora, apesar de não estar a ver alguém estacionar a AC dentro de um parque coberto, é proibido ter o motor a trabalhar em parques cobertos.

Gostava de aprender alguma coisa, e que as respostas não fossem do género "eu é que sei ", pois a vida é uma aprendizagem, a partilha de experiências não é demagogia é altruísmo, existem pessoas aqui no forum que vêm aqui sorver o que escrevemos para melhorarem as suas ACs, logo não fica nada bem andar aqui com condutas irónicas ou até com escárnio.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Só bateria extra

Mensagempor Luismbmp » terça ago 04, 2015 11:50 am

Boas,
eu falo por experiencia propria, que não é muita, cerca de 4 anos de autocaravanista. Mas pelo que tenho observado, a minha bateria de 100A da celula, quando começa a ter menos de 50% da sua carga, a força começa a fraquejar. Nunca esgotei a carga da bateria, mas que fica a carga fraca fica.
Pensei em tempos colocar uma segunda bateria de 100A, era mais uns 30kgs para a AC, como em viagem ja vou nos 3800kgs, obtei para não montar mais nenhuma bateria. O booster se não pesar assim muito, era uma boa opção para mim, sempre conseguia carregar a bateria em andamento mais rapidamente, e quando estava parado, o painel solar ia carregando o quanto basta. O objectivo era ter a carga da bateria acima dos 50%.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Só bateria extra

Mensagempor curto » terça ago 04, 2015 3:32 pm

Companheiros Danibeja, Caminheiro e todos os outros
Sou um frequentador deste fórum, de quando em vez dou o meu contributo, mas acima de tudo procuro informação para me ajudar a resolver os meus problemas, ou a melhorar as características da minha AC.
Por isso leio com a necessária reserva todas as opiniões e se achar que me ajudam uso, mas se não usar certamente que a outros podem servir.
Cada um de nós parte de condições próprias e do seu veiculo e também de objetivos diferentes para a sua utilização.
Por isso nem a todos servem todas as sugestões, mas certamente todas elas são um contributo bem intencionado e muitas vezes validado pela experiencia que cada um vai tendo no seu próprio uso.
Todo este paleio para dizer que gosto muito de ler todos os comentários e muito me custaria se algumas tricas provocarem o afastamento de comentários bem intencionados.
Nem todas as soluções são as melhores para todos, mas de todas elas nós podemos usar as nos parecerem melhores.
Eu tenho aprendido muito e tenho aproveitado muitas sugestões aqui deixadas.
Por isso espero que todos os que pensam ter sugestões úteis continuem a partilha-las neste fórum, contribuindo assim para que ele se torne cada vez melhor para beneficio de todos nós.
Um abraço a todos
ACurto
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes