Prestação 2.8idtd Capuchino

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor paulo marques » terça jun 09, 2015 9:36 am

Bom dia,

Face a ter esta viatura à pouco tempo fiat 2.8idtd com capuchino, tenho algumas dúvidas quanto ao rendimento da mesma.

O consumo anda pelos 8,5l a 10l (max), no entanto a AC em AE ou outras zonas perde algum rendimento e mesmo em pequenas subidas ela começa a reduzir velocidade até aos 80/90Km, e tenho dificuldades em garantir uma velocidade de 110Km em reta AE. É uma prestação normal ou carece de verificação.
A AC puxa razoavelmente bem nomeadamente da 1ª à 4ª

Cmps,

Paulo
Avatar do Utilizador
paulo marques
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jan 18, 2015 9:39 pm
Localização: Sobral de Monte Agraço

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor Joao Antunes » terça jun 09, 2015 4:58 pm

Boas!!

Já tive uma com esse motor, efectivamente perdia um pouco de rendimento em 5ª e quando começava a subir, penso que seja normal...
Joao Antunes
 
Mensagens: 73
Registado: quinta abr 28, 2011 9:17 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor Mario » terça jun 09, 2015 7:43 pm

OLá

Confirmo que existe um fosso entre a 4ª e a 5ª velocidade,ou seja em algumas circunstancias,o motor não aguenta a 5ª, devido ao colocar a 4ª,corresponde a levar o motor a gritar.solução baixar um pouco a velocidade,para diminuição de rotação.

Relativamente aos 110 em auto estrada,isso implica para qualquer capucino uma resistência ao avanço enorme,tendo em conta a sua envergadura,se a esses factos aliarmos alguma pendente e algum vento desfavorável,não "há idtd que aguente",com essas relações de caixa,os consumos sobem exponencialmente podendo esperar o utilizador cifras na ordem do 13 ou 14 litros.

Esse motor á data de lançamento estava ao nível do melhor que se fazia,já a desmultiplicação da caixa de velocidades que não foi concebida para utilização como autocaravana não é a mais ajustada, necessário alguma habituação para tirar o melhor partido dessa bela máquina,que obviamente não pode ser comparada com as de concepção mais recente ,mais binário mais potencia,melhores relações de caixa,e outras dores de cabeça que aqui não cabem,porque nem tudo o que luz é ouro.
,
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor danibeja » quarta jun 10, 2015 8:24 am

Bom dia,

Alem do que já foi dito, existe também o factor peso, a minha 2.8 idtd na autoestrada só perde velocidade em subidas muito acentuadas, mas pesa apenas 3300 Kg ( já carregada e com tudo ), e mede 5,65 Metros...

O consumo que refere estou a achar muito pouco, nunca consegui fazer consumos abaixo de 9,5 l aos 100 km, e a velocidades de 100/120 vai para os 11/12.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor emanuel_jordao » quarta jun 10, 2015 1:50 pm

Boas,

Eu tenho uma 2.8 JTD perfilada de 130 cv e só perde um pouco velocidade nas subidas, mas nem é assim tão significativo tudo depende do que se quiser carregar no acelerador. Está-me a parecer estranho a sua em reta morrer assim tanto a minha se quiser fazer velocidade cruzeiro aguenta-se nos 130 sem problema nenhum.

Agora esse consumo quem me dera. Eu se não passar dos 110 ainda faço 10l mas se fizer viagens grandes sempre na casa dos 130 já vai para 10,50, 11l. Não baixa muito o consumo mas tb. não sobe assim tanto.

Também noto que entre andar com ele vazia ou carregada em termos de consumo é não é assim tão significativo.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor paulo marques » quarta jun 10, 2015 8:21 pm

Boas,

Face aos consumos e as prestações envolvidas devo ter de dar mais um pouco de gasóleo na bomba, visto já ter verificado a alimentação de ar. Agradeço a informação disponibilizada.

Cmps,

Paulo
Avatar do Utilizador
paulo marques
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jan 18, 2015 9:39 pm
Localização: Sobral de Monte Agraço

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 11, 2015 11:53 am

Boas, a minha iveco por ser de rudado duplo, e tracção traseira, com o mesmo motor que as vossas, 2.800cc, td de 125cv, gasta aos 100kms, 11,32L, numa media de 90-100kms/h.
Mas a minha só morre um pouco em 6ºa velocidade em subidas um pouco acentuadas. Em linha recta a 50kms/h em 6ª, piso a fundo, desenvolve logo :)
Á e é verdade costumo andar com 3800kgs :)

Grande Iveco :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor curto » segunda jun 15, 2015 12:24 am

Caros companheiros
A minha 2800 idtd , carrega uma integral de 7 metros, normalmente com bem mais de 3500 kg.
Consumos? Depende do pé. Em estrada nacional vai dos 9,5 aos 10,5 . Em AE chega aos 12 se pisar com força.
Quanto a desempenho, a carregar quase 4000 kg, como não morrer um pouco nas subidas? Milagres não há.
Mas estou muito satisfeito com a fiabilidade e desempenho, e ou muito me engano ou vou ver muitas multijet cansadas, pois sem ovos (cilindrada ) não se fazem filhoses.
Anibal Curto
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor Luismbmp » segunda jun 15, 2015 8:34 am

curto Escreveu:Caros companheiros
A minha 2800 idtd , carrega uma integral de 7 metros, normalmente com bem mais de 3500 kg.
Consumos? Depende do pé. Em estrada nacional vai dos 9,5 aos 10,5 . Em AE chega aos 12 se pisar com força.
Quanto a desempenho, a carregar quase 4000 kg, como não morrer um pouco nas subidas? Milagres não há.
Mas estou muito satisfeito com a fiabilidade e desempenho, e ou muito me engano ou vou ver muitas multijet cansadas, pois sem ovos (cilindrada ) não se fazem filhoses.
Anibal Curto



Boas amigo Anibal, sim é um facto, motores multijet 2300cc, a puxarem mais de 3500kg constantes, daqui a uns anitos gostava de ver a fiabilidade delas.
Acredito que estes motores cheguem longe, pois se repararmos nos modelos de 1.9td que ainda existem por aí, ainda rolam :)
Eu iria mais longe amigo Anibal, não falava nos blocos multijet de 2300cc, mas avançava para as caixas de velocidades, sendo modelos com tracção dianteira, e com um alto desempenho de cavalagem e binario, gostava de ver daqui a uns anos a fiabilidade dessas caixas. Os modelos do bloco 1.9, deram muitos problemas nas caixas.

Em ralação á minha media, dos 11.32L aos 100kms, faço esta media contabilizando o percurso em AE e nacional, com transito á mistura.
Por exemplo, se fizer uma viagem grande de cerca de 1000kms sempre em AE, consigo fazer uma media de 9,8L sempre a 90-100kms/h.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor carlos36 » terça jun 16, 2015 10:09 am

boas
tenho uma 2.8 i.d.t.d e quando o ano passado tive um problema com a caixa com o carreto da quinta coloquei um carreto da Peugeot de 34 dentes menos um que a o carreto original e nota se bem a diferença fiquei com um binário muito melhor não sendo necessário a quarta velocidade.

cumps

Carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor curto » quinta jun 18, 2015 5:03 pm

Companheiro Carlos
E consumo aumentou muito?
É que para a mesma velocidade passou a um regime de motor mais elevado.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor carlos36 » quinta jun 18, 2015 8:44 pm

Boa noite

Em relação ao consumo não sinto qualquer diferença ate acho que consome menos mas ficou com uma prestação em estrada muito melhor.

cumprimentos

Carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 19, 2015 9:03 am

carlos36 Escreveu:Boa noite

Em relação ao consumo não sinto qualquer diferença ate acho que consome menos mas ficou com uma prestação em estrada muito melhor.

cumprimentos

Carlos pereira



Boas, mas neste caso estamos a falar de uma caixa de 5 relações certo?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Prestação 2.8idtd Capuchino

Mensagempor carlos36 » sábado jun 20, 2015 9:22 pm

boas
a caixa sempre foi de 5 velocidades.

cumps

Carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes