Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor MercB84 » quinta mai 21, 2015 7:38 pm

Bom dia.
A nossa autocaravana possui duas botijas idênticas a esta que consta das imagens anexas.
São de origem alemã e levam cerca de 5 quilos de gás propano.
Ainda nunca as experimentámos tendo-nos limitado ao uso de gás butano da campingás pelo fato de efetuarmos poucas saídas e de desconhecermos onde as abastecer (as botijas alemãs).
O antigo proprietário informou-nos que caso mudássemos para estas botijas de gás (propano) teríamos de substituir o redutor que é de 50mbar e que temos conforme a foto anexa.
Como nos temos apercebido que o frigorífico produz pouco frio em especial no verão e como a opinião de todos quantos participam neste fórum é unânime no sentido do gás propano ser mais eficiente, gostaríamos de saber se alguém nos pode ajudar no sentido de:
- Informar onde nas zonas de Setúbal e Lisboa (ou outras no país) é possível abastecê-las;
- Esclarecer-nos pois a mangueira (penso que lira é o nome) tem inscrito o ano de 2004. Esta é a data de vida útil da lira? Tem então que ser substituída?
- Esta lira bem como o redutor têm a inscrição de 50mbar. No caso de voltar a usar gás butano da campigás, que pelo que entendi circula a uma pressão a 30mbar, posso, na mesma utilizar esta lira de 50mbar e que é para gás propano?
- Enquanto circulamos/viajamos é obrigatório o uso de cintas para fixar as botijas no compartimento de arrumação ou, arranjando outra forma de elas estarem fixas será este suficiente?
- Alguém pode ainda esclarecer se o boiler, fogão, aquecimento e frigorífico estão aptos a trabalhar com o gás propano a esta pressão (50mbar), ou pode variar em cada aparelho? Isto porque já vi num dos aparelhos (não sei se o fogão ou frigorífico) uma pressão de 30mbar. Quais as consequências se assim for?
Cumprimentos e o nosso GRANDE OBRIGADO a todos quantos aqui contribuem na partilha de opiniões e ajudam na resolução de problemas.
MercB84
 
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 04, 2014 12:36 pm

Re: Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor MercB84 » quinta mai 21, 2015 7:40 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estas são as imagens.
MercB84
 
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 04, 2014 12:36 pm

Re: Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor Hugoft » sexta mai 22, 2015 10:48 am

Bom dia companheiro

Quanto ao local onde pode carregar as bilhas não lhe sei dizer, quanto a outras situações pode ser que consiga ajudar:

A minha autocaravana veio da Alemanha, tendo sida legalizada pelo anterior proprietário a quem eu comprei a mesma à dois anos, e o o anterior proprietário procedeu às adaptações necessária para poder usufruir da mesma em Portugal, ou seja o redutor da mesma é de 50mb e é de origem e foi colocado um adaptador neste para poder trabalhar com bilhas propano da galp.

Quanto às Liras ( mangueiras ) são de cor laranja a medida é 1/4 e tem a particulariedade de ter a rosca à esquerda num dos lados, o que dificultar encontrarmos as mesmas, pois só em casas de autocaravanas é que se encontra, no meu caso procedi à substituição este ano, e comprei as mesmas na Tecnocamper, comprei as duas por cerca de 6€ cada uma, mas noutras empresas chegaram a pedir-me 30€ por cada uma.

Quanto à validade destas liras cor de laranja ( atenção que é para este modelo especifico ) o Sr. Joaquim Costa da Tecnocamper informou-me que as mesmas não tem data de validade ao contrário de outras que são susbituidas de 5 em 5 anos, alertou-me sim para o facto das mesmas se começarem a apresentar um aspecto ressequido ou estaladelas ( para tal devemos dobra-las para ver a reação das mesmas ), devem então proceder-se à substituição.

Quanto ao uso das cintas, acho aconselhável o uso das mesmas é desta forma que as minhas andam na viatura.

Espero ter ajudado
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor João Morgado » sexta mai 22, 2015 11:03 am

Companheiro MercB84, tente redimensionar as imagens para no máximo 640 pixeis antes de as colocar.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor fluis » sexta mai 22, 2015 2:07 pm

Boa tarde,

Seguindo o pedido do companheiro MercB84 já alterei as imagens para aparecerem visíveis.

Em relação à questão colocada, desconheço efetivamente onde poderá proceder ao enchimento das bilhas.

Contudo penso que o melhor para a sua instalação era manter o redutor de 50 MBar que aparece na imagem, já que os aparelhos se são os de origem estão preparados para funcionar com essa pressão. Também no mesmo circuito não deve ter 2 redutores de pressão, de qualquer modo se tiver à saída da garrafa um redutor de pressão para 30 MBar o outro de 50 colocado mais à frente já não irá funcionar corretamente.
O que deverá fazer é adquirir bilhas portuguesas (ou espanholas), e o respetivo adaptador de pressão livre (limita-se a abrir a válvula das bilhas sem fazer qualquer redução de pressão), e adquirir liras de alta pressão para ligar entre o redutor de origem e o referido adaptador de pressão livre. Por vezes a rosca do redutor de pressão dá para ligar direto ao adaptador de pressão livre, eliminando neste caso a necessidade de adquirir as liras de alta pressão.

Deve ter em atenção é, se já foi colocado algum equipamento a gás à posteriori (por exemplo cá em Portugal depois da importação), e se esse já não está preparado para funcionar com os referidos 50 Mbar de pressão.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Reabastecimento de botijas de gás de origem alemã

Mensagempor MercB84 » quinta mai 28, 2015 8:07 pm

Boa tarde a todos os companheiros.
Desde já o meu pedido de desculpa por só agora vos responder e agradecer a vossa preciosa ajuda.

Companheiro Hugoft, aparentemente os aparelhos da nossa AC são todos de origem.
O redutor que mostro na imagem foi-me entregue pelo antigo proprietário porque como ele nunca conseguiu abastecer as botijas de origem alemã, começou a usar as da campingás.

Um pequeno à parte: A diferença entre uma e outra reside na altura pois em termos de diâmetro são praticamente iguais.
O outro problema é que o compartimento para acondicionamento/transporte das botijas na nossa AC apenas permite transportar duas botijas – uma ao lado da outra – com estas dimensões, sejam elas da campingás ou as de origem alemã.

O redutor de 50mbar não está colocado/em uso pois não uso as botijas alemãs.
Existe sim o redutor de 30mbar da campingás à saída da botija (da mesma marca), seguida de uma lira com indicação butaflex (deve ter sido comprada com o redutor), ligada a outra (esta mais antiga e provavelmente de origem alemã com indicação propangás) que está unida por rosca à tubagem de gás da AC.
Tenciono dirigir-me à empresa por si indicada para esclarecer-me e arranjar uma solução –SEGURA – para esta situação.

Pretendo fazer uso de gás propano e colocar em funcionamento o redutor de 50mbar pois estou em crer que é para este tipo de gás e esta pressão que os aparelhos foram concebidos sendo, talvez por usar gás butano a 30mbar (campingás) que, por exemplo, o nosso frigorífico não rende quase nada no verão (apesar de já ter sofrido uma manutenção técnica).

Companheiro João Morgado e todos os demais. Desculpem-me a inexperiência na publicação das fotos.

Companheiro fluis. Agradeço também os seus esclarecimentos indo as minhas pretensões (acima descritas) de encontro às suas.
MercB84
 
Mensagens: 13
Registado: domingo mai 04, 2014 12:36 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes

cron