Torneira Lava-louça

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Torneira Lava-louça

Mensagempor jfneves » quarta abr 01, 2015 10:13 am

Aos companheiros Autocaravanista:

Passarei a descrever uma avaria com que me deparei na torneira do lava-louça, numa deslocação a Inglaterra no passado mês de Fevereiro, para que os demais companheiros querendo, se possam prevenir, na medida em que um pequeno problema que se resolve com toda a facilidade e a custos irrisórios, se pode transformar num caso de difícil resolução e tornar inoperacional o lava-louça, se por azar, como normalmente acontece, se verificar em tempo de férias.

A torneira do lava-louça, é um dos dispositivos da AC que está fortemente submetida à acção contínua da água e dos detergentes. No meu caso concreto, tenho montada no lava-louça uma torneira da marca Comet, modelo Florenz.

Nas férias de 2014, ao accionar o manípulo da torneira, fiquei com o mesmo na mão. Após análise da situação, cheguei à conclusão que o parafuso que fixa o manípulo ao corpo da torneira, tinha oxidado, vulgo enferrujado, e a dita ferrugem provocado um desmesurado aumento do diâmetro do parafuso, acabando este por rebentar o pino em plástico onde está fixado o manípulo que acciona a abertura/fecho da água e a regulação da sua temperatura. Nas demais torneiras, o princípio será certamente o mesmo.

Como circulo sempre com ferramentas, incluindo um pequeno berbequim eléctrico e alguns parafusos, aprofundei com uma broca o respectivo furo e aplicando um parafuso de rosca de chapa, lá consegui fixar novamente o manípulo na sua sede colocando a torneira em funcionamento.

Problema embora provisoriamente resolvido, assunto completa e definitivamente esquecido ……… :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E quando menos esperado, como já anteriormente referi, a dita avaria ressurgiu nesta última viagem. Voltei a ficar com o manípulo da torneira na mão, situação esta que confesso que me desagrada extraordinariamente. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Como estava estacionado por alguns dias no mesmo local, encomendei e paguei via net uma nova torneira a uma empresa de venda online de material para AC`s e mesmo distando cerca de 300Km, recebi-a com surpresa no dia seguinte.

Estava com intenções de substituir a torneira no local, mas “nos entretantos” acabei por adaptar mais um parafuso sem aplicação do manípulo e utilizando a torneira com o máximo de cuidado e o menor número de vezes possível, e atendendo a que me preparava para o regresso, acabei por não proceder à referida substituição em Inglaterra.

E ainda bem que o não fiz, já que não teria qualquer hipótese de ter êxito na tarefa, pelas razões que passo a descrever:

1 – Desapertar a fêmea de fixação da torneira na parte inferior do lava-louça, sem o desmontar, é quase impossível, já que o acesso é extremamente apertado, não se podendo utilizar uma chave de bocas normal.
De regresso a casa, e na bancada da minha garagem, fiz uma chave em ferro que se adaptasse ao local em causa, e dessa forma não foi difícil retirar a torneira antiga e colocar a nova, sem desmontar o lava-louça. A desmontagem do lava-louça, implica sempre ter que realizar as vedações e desmontar a tubagem do esgoto, logo, operações a evitar a todo o custo.

Nota: se algum dos companheiros necessitar da chave “especial”, ela estará disponível a preços altamente convidativos. :D :D :D :D

2 – Outros dos problemas que nos deparamos, é a extracção das ponteiras das bichas da torneira dos tubos da água quente e fria, uma vez que as ditas ponteiras têm umas nervuras muito vincadas, que em virtude do longo tempo que permanecem apertadas, ganham “cama”, sendo totalmente impossível removê-las sem recurso ao aquecimento dos tubos plásticos por intermédio de uma pistola de ar quente.

Ou seja, a substituição da torneira resume-se a uma operação relativamente simples, mas que requer um mínimo de condições disponíveis.

Após a desmontagem da torneira antiga, verifiquei com surpresa que esta dispunha de discos de porcelana, o melhor que se pode encontrar em qualquer tipo de torneira, ao contrário dos habituais orings de borracha.

O “calcanhar de Aquiles” da torneira, é o referido parafuso em ferro, o qual, em minha opinião, é propositadamente em ferro, para funcionar precisamente como “bomba-relógio”, por forma a detonar na altura menos própria, e assim obrigar à substituição da torneira…… devem de ser “modernices” de marketing, penso eu de que …….

Conclusão: basta substituir, enquanto é tempo, o parafuso de ferro de Ø4mm, por um parafuso em inox do mesmo diâmetro e comprimento, que não custará mais do que €0.10.

Simples, barato e que pode evitar o comprometimento de umas férias tão ansiosamente aguardadas.

Coloco em seguida algumas fotos da operação realizada, para melhor ilustrar a situação.


Imagem

Imagem

Imagem

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Torneira Lava-louça

Mensagempor jfneves » quarta abr 01, 2015 10:18 am

Supondo que as fotos se tornam demasiado pesadas, não consegui colocar todas as que pretendia no post anterior, pelo que vou anexando as restantes ....

Imagem

Imagem

Imagem

até já.....
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Torneira Lava-louça

Mensagempor jfneves » quarta abr 01, 2015 10:19 am

as restantes ....

Imagem

Imagem

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 28 visitantes