Ajuda com Frigorifico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » sexta mar 20, 2015 12:20 am

Companheiros, dava-me imenso jeito a vossa ajuda pois, ou eu não estou a dar com a coisa, ou então tenho o frigorífico avariado.
A minha Ac monta um frigorífico com congelador separado (modelo AEG-ELECTROLUX RM6505) e o mesmo acende normalmente e faz automaticamente a mudança de 12v para gás, e 220v quando ligado a corrente eléctrica. Até ai tudo funciona na perfeição inclusive testei com o gás fechado e reparei que ele faz varias tentativas para ligar e após isso acende o led vermelho de erro, o que aparentemente quer dizer que, pelo menos, em condições normais ele liga, contudo quer no congelador como na parte de refrigeração não arrefece nadinha,mesmo nada.
Outra coisa curiosa é que o painel de controlo da AC tem uma função para o frigorífico que creio seja para ligar e desligar, contudo aparece apenas dois riscos não podendo fazer mais nada que olhar para eles. Terá alguma coisa a ver?
Não estou muito a vontade com o funcionamento destes frigoríficos como tal toda a ajuda é bem vinda.

Desde já o meu obrigado

O frigorífico é este...
Imagem

e o painel é este...
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta mar 20, 2015 8:35 am

Viva Companheiro:

Veja se a resistência. Se estiver queimada, não faz nada de frio.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » sexta mar 20, 2015 8:59 am

Gomes de Sousa Escreveu:Viva Companheiro:

Veja se a resistência. Se estiver queimada, não faz nada de frio.

Cumprimentos
Gomes de Sousa


Amigo Gomes. desde já obrigado pela rápida resposta.
Tal como disse nestes frigos estou completamente as escuras, a resistência que fala monta na trazeira do frigorifico? É de facil substituição?

O meu obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta mar 20, 2015 10:49 am

Caro Companheiro:

É isso mesmo. É só verificar na traseira do frigorífico, numa das grelhas (superior?) e é de muito fácil substituição. Deve medi-la e verifica imediatamente se está, ou não, queimada. Se for o caso deve substitui-la por uma de igual valor. Digo isto porque já tive que substituir a minha. Mas não fui eu que a substitui, foi um técnico. Eu não sei fazer nada na autocaravana, a não ser lavá-la e tratá-la com todo o carinho. Tudo isto que lhe estou a dizer, foi o que vi fazer.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » sexta mar 20, 2015 1:21 pm

Segundo o meu amigo Danibeja, e tendo em conta o tamanho do frigorifico é aconselhavel esperar pelo menos umas 12 horas para ver se faz frio, eu até agora o maximo que o tive a trabalhar foram 8 horas. Vamos ver :?
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta mar 20, 2015 6:55 pm

Caro Companheiro;

No meu frigorífico, ao fim de uma hora, o congelador já está completamente frio na parte de baixo. Na parte do frigorífico propriamente dita, demora muito mais. Mas é como digo, se estiver a trabalhar bem, ao fim de uma hora já se nota muito frio no congelador. Espero que tudo corra bem.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » sexta mar 20, 2015 9:21 pm

Após cerca de 10h a trabalhar a gás continua sem réstia de frio no interior.
Resolvi tirar a grelha de ventilação e andei aos apalpões, e, notei que apenas um pequeno pedaço do tubo do liquido (creio que amoníaco) é que estava quente. Tudo resto, serpentina e restante tubagem estava completamente frio.
Fica uma foto para exemplificar, a parte que está quente está pintado de vermelho, tudo resto dali para cima inclusive o deposito que tem o código de barras está frio.

Imagem

Será falta de gás?
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor danibeja » sábado mar 21, 2015 1:20 am

Boa noite Cristóvão,
OK esse tubo tem que estar quente....

Acho estranho é os tubos mais acima não estarem quentes, parece-me que o fluxo de gás é insuficiente, o frigorífico tem um regulador de intensidade calorifica ( termostato electrónico) que é o botão do lado direito, ao carregares nesse botão tens que regular para o máximo, que são os leds verdes todos ligados.....

Retirei isto do manual de instruções do teu frigorífico....
Eliminação das avarias do gás
Se o LED (C) do AES emitir uma luz vermelha, o sistema não pode começar a funcionar com gás ou então não pode continuar a fazê-lo. Ponha o interruptor (A) na posição "OFF" e verifique se há gás suficiente na botija, se a sua válvula está aberta e que qualquer outra válvula na condução de gás que vai ao frigorífico esteja igualmente aberta.
Torne, então, a colocar o interruptor (A) na posição "ON". Passados dez segundos, o AES repetirá de novo a sequência de ignição. Quando o LED (C) do AES começa a emitir uma luz vermelha depois de 30 segundos, isso significa que o problema persiste (ar na conduta? não há gás?). Desligue brevemente o interruptor (A) e torne a ligá-lo. É possível que seja preciso repetir esta operação 2 ou 3 vezes se a tubagem contém ar (depois de ter trocado de botija, depois de realizar umas reparações, etc.).
Se este procedimento não resolver o problema, deve consultar um técnico de manutenção.


Se o frigorífico não estiver suficientemente frio, o motivo poderia ser:
1. Que a ventilação resulta inadequada por causa da redução da área das condutas de arejamento (bloqueio parcial das grelhas devido a telas metálicas, etc.)
2. Que o evaporador tenha ficado congelado.
3. Que a posição do controlo de temperatura seja incorrecta.
4. Que a pressão do gás seja incorrecta. Verifique, por favor, o regulador de pressão do recipiente de gás.
5. Que a temperatura ambiente seja demasiado elevada.
6. Que se tenha introduzido no frigorífico demasiada quantidade de comida de uma única vez.
7. Que a porta não esteja bem fechada ou que a fita magnética de vedação seja defeituosa.
Se, depois de ter descartado o anterior, o frigorífico continuar a não funcionar correctamente, avise o serviço técnico.


Espero que seja um problema de utilizador :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vai dando noticias...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » domingo mar 22, 2015 6:34 pm

Ora bem, parece que o problema já está resolvido, contudo apelava a experiência dos companheiros para tentar perceber se tal é possível ou não, eu passo a explicar:
Depois de muitas, mesmo muitas tentativas para colocar o frigo a trabalhar acabei por ir consultar alguém que nitidamente é muito mais entendido em frigos do que eu e após uma explicação do que se estava a passar o possível diagnóstico não era muito promissor, provavelmente teria de substituir a unidade do gáz (amoníaco) e dado que a mesma unidade não pode ser carregada, o preço da reparação pouco mais barato era que comprar um frigorífico novo.
Ora perante tal diagnóstico lá sai eu com a AC em direcção a casa já a fazer contas de cabeça e estacionei no mesmo lugar onde sempre esteva, contudo, durante o trajecto eu deixei o frigo ligado e para espanto meu, numa viagem de perto de meia hora, já tinha frio no congelador o suficiente para notar que o mesmo estava a funcionar.
Pergunta:
Por que raio se lembrou ele agora de trabalhar?
E por que raio, depois de estacionada no local habitual e com o motor a trabalhar durante 45 minutos ele voltou a ao mesmo?
Como eu não acredito em bruxas mudei a Autocaravana de lugar coloquei novamente o frigo a trabalhar.
Pouco mais de 4 horas depois já tenho as paredes do congelador com gelo, de novo quando estacionada no mesmo local o frigo mandava-me trabalhar a mim.
Volto a dizer não acredito em bruxas por isso tinha de de existir uma explicação lógica para isso.
Ora bem então cá vai a minha teoria, o local onde habitualmente a tenho estacionada é numa subida, embora não muito acentuada, e durante o trajecto para casa bem como o local onde depois a coloquei para teste são direitos.
Poderia o problema ser da inclinação? Francamente não estou a ver outra explicação.
Por favor venha lá dai a ajuda dos entendidos nisto.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Stereolab » segunda mar 23, 2015 1:26 pm

Boas,,

pode não ajudar muito mas também tenho um amigo que o frigorífico da auto dele apenas funciona correctamente com a auto perfeitamente nivelada,,,

Cumps
Stereolab
 
Mensagens: 12
Registado: quinta set 25, 2014 8:19 pm
Localização: Pinhal Novo

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » segunda mar 23, 2015 3:06 pm

Será por ser maior que é mais sensível a inclinação?
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor maprista » terça mar 31, 2015 8:29 pm

Tenho um frigo igual ao seu na minha Rimor ,e acontece o mesmo com um pouco de inclinação faz calor e nao frio.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor fj2011 » quinta abr 02, 2015 1:30 am

Boa noite,

Caro Cristovão, para ficar mais descansado, o meu frigorifico (elecrolux) faz exactamente o mesmo que o seu, isto porque no local onde fica parada aqui em casa, fica um pouco inclinada para a frente e nesta posição para fazer frio no interior é impossivel...
São manias dos frigorificos de absorção, que gostam mais de trabalhar na horizontal, assim sendo não podemos contrariar a vontade deles, até porque pensando bem(digo eu) uma autocaravana não fica estacionada em modo inclinado, pois não dá jeito nenhum andar lá dentro :?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » sexta abr 03, 2015 11:45 pm

Pois, de facto tinha mesmo que ver com a inclinação. Fiz uma voltinha esta semana pelo Alentejo durante 5 dias e funcionou mesmo muito bem.
pelos vistos o frigorífico da minha outra AC até estava bom eu é que nunca o testei noutro local. Estamos sempre a aprender. :oops:
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes