Ajuda corta-corrente

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda corta-corrente

Mensagempor rmsnegrao » quarta mar 18, 2015 11:43 pm

Boas,

No motor duma FIAT Ducato de 130CV de 2010, precisava de identificar o cabo eléctrico que alimenta a bomba de combustível de modo a poder aí instalar um corta-corrente. Será que alguém mais conhecedor de mecânica me poderia indicar onde fica esta bomba e o dito cabo, ou mesmo tirar uma foto de modo a que eu o possa identificar?

A escolha deste cabo específico prende-se com o localizador GPS que instalei e que, entre outras funções, permite efectuar a paragem da AC à distância através de um comando emitido por SMS. Penso que o corta-corrente ideal será o da alimentação de combustível (se cortar a bateria com a AC em movimento esta continuaria a funcionar pois o alternador garante a alimentação eléctrica, se não estou em erro). No entanto, se alguém tiver uma ideia melhor, agradeço a partilha pois eu de mecânica sou mesmo básico...

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Ajuda corta-corrente

Mensagempor jfneves » quinta mar 19, 2015 8:14 pm

Boa tarde companheiro rmsnegrao,

Relativamente à sua solicitação, vou-lhe enviar as fotos do acesso à bomba de combustível tiradas na minha AC, que é de 2008, mas creio que é exactamente igual à sua.

Já há algum tempo coloquei um corta corrente à bomba do combustível, já que faltando a alimentação à bomba, o motor não arranca ou para de imediato.

O acesso está situado entre os dois bancos da frente, quase encostado ao banco do condutor, conforme pode verificar nas fotografias que anexo.

Depois de retirar as duas tampas de acesso, uma de isolamento acústico e a outra de protecção, ficam a descoberto as tubagens do gasóleo e o conector eléctrico. Este tem 4 fios, sendo dois finos e os outros dois mais grossos. Destes últimos, um é preto que corresponde à massa e o outro é cinzento, que corresponde à alimentação da bomba, o positivo, sendo o que deverá ser seccionado no ponto que achar mais conveniente, ou seja, mais escondido. Deverá ter em atenção a secção dos cabos que vai utilizar.

Gostaria de saber, se for possível, que sistema de localização instalou e que custos lhe estão associados. Ou seja, se instalou o sistema e nada mais paga pela utilização, ou pelo contrário, paga uma mensalidade ou anuidade.


Imagem
Imagem
Imagem

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Ajuda corta-corrente

Mensagempor rmsnegrao » quinta mar 19, 2015 11:02 pm

Obrigado jfneves, afinal até é bastante fácil. E eu que já aí tinha andado a mexer e me tinha questionado que seria aquela tampa! :o

Quem não sabe é como quem não vê! :D

Vou investigar e ver as possibilidades.

Editado: quanto ao device que instalei foi um GPS tracker que comunica através da rede GSM (tem um simcard instalado). O único custo é o dos SMS enviados com as coordenadas da posição da AC. Há a possibilidade de também enviar essas coordenadas por GPRS para um determinado sítio na internet que nós podemos consultar, mas para isso é necessário que o simcard introduzido tenha tarifário para isso logo ficando mais caro. Eu optei por um tarifário livre pré-pago. Ainda não experimentei se funciona no estrangeiro por roaming... à partida não haverá problema, é tudo uma questão de preço dos SMS. O dispositivo é extremamente barato, mandei vir daqui: http://www.dx.com/

http://www.dx.com/p/gps-gsm-gprs-tracker-for-personal-remote-positioning-29284#.VQteHI6sUTM

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Ajuda corta-corrente

Mensagempor jfneves » quarta mai 20, 2015 9:43 am

Bom dia companheiro rmsnegrao,

rmsnegrao Escreveu:
... quanto ao device que instalei foi um GPS tracker que comunica através da rede GSM ......


Também já adquiri um GPS Tracker, no entanto, existem algumas funcionalidades que não funcionam conforme as expectativas. Seria possível trocarmos algumas opiniões sobre o assunto?

Caso afirmativo, enviarei por MP o meu contacto ou se me quiser pela mesma via enviar o seu, tomarei a iniciativa de lhe falar.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes