manutenção do sistema eléctrico e gás na célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

manutenção do sistema eléctrico e gás na célula

Mensagempor fj2011 » quarta mar 18, 2015 1:19 am

https://www.youtube.com/watch?v=_8r3-jjVwSc

Boa noite,
nunca é demais (re)vermos este video, são imagens destas que nos fazem pensar, que poderemos estacionar ou pernoitar junto a uma autentica bomba destas.
Assumo que sou um autentico medricas quanto à UTILIZAÇÃO DO GÁS, nomeadamente num veiculo deste tipo, daí interrogo-me muitas vezes porque razão é necessário andar com uma botija (cheia) suplementar numa autocaravana?
Não sei mesmo se isso será permitido, mas de leis relacionadas com este assunto nada sei, talvez o Danibeja possa dar uma ajuda.

Será que todos têm o cuidado de fazer uma manutenção a todo o sistema/circuito electrico e do gás das nossas autocaravanas, antes de fazer uma viagem??

Voltando ao Video, obviamente pode acontecer uma situação destas com qualquer um de nós, possuidores de uma autocaravana, mas depois de ter lido nalguns "sítios", que existem autocaravanas a circular na via publica com a botija de gás permanentemente ligada, apetece-me dizer, que grandes irresponsáveis que estes senhores são.

Numa das ultimas saídas que fiz, pernoitei num local onde não havia uma única autocaravana, após umas 2 horas, estava rodeado de autocaravanas, de uma lado e do outro mais parecia que estava num parque de campismo. :(
Perto da meia-noite, saí com o meu 4 patas e reparei que os ocupantes da autocaravana estacionada bem juntinha da minha (não mais de 1,5m), estavam com uma velas acesas, (via-se da rua) certamente não seria para dar iluminação à célula.

Imaginemos que estes senhores/as adormeciam para cima das velas ou por um motivo qualquer estas caiam e pegavam fogo?!?

É por estas e por outras que afinal alguns ainda defendem que as autocaravanas têm que ter um espaço próprio para pernoitar e não estacionarem junto dos restantes veículos automóveis ou num parque residencial.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: manutenção do sistema eléctrico e gás na célula

Mensagempor time_out » quarta mar 18, 2015 10:59 am

Bom dia

Nada no video sugere que o incêndio teve a ver com o sistema de gás.
A explosão deveu-se ao facto da autocaravana te ardido por completo e a carga termica foi a suficiente para, como em qualquer incêndio, rebentar com a botija de gás.
Não é por ter o gás desligado ou ligado que, neste caso, se evitaria a explosão.

A forma como se usa a AC é que estará certamente na origem do incêndio e as causas podem ser várias, desde um curto circuito à manipulação do fogão de forma errada.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: manutenção do sistema eléctrico e gás na célula

Mensagempor Oliventino » quarta mar 18, 2015 11:35 am

Bom dia.

Este incêndio já era forte quando há a primeira explosão, e mais tarde é que aparece a segunda, portanto não começou com explosão o que será o normal. Podem explodir os pneus, o depósito de combustível, o gás...

As AC estão preparadas e consequentemente autorizadas a transportar as duas garrafas para que vêm preparadas da fábrica. As que têm o sistema de segurança em movimento podem pelo menos em França circular com o gás ligado.
O teste de pressão é muito fácil e rápido, qualquer técnico de gás credenciado o faz.

Cuidado com os transformadores fortes de 12v 220v que ficam ligados por esquecimento.
.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 29 visitantes