por caminheiro » quinta jun 11, 2015 4:32 pm
Companheiro Emanuel Jordão,
Efetivamente os dispositivos que fazem o paralelo das duas baterias, para que a bateria de arranque receba carga da bateria auxiliar, são dispositivos que desenrascam mas que não primam pela melhor opção técnica. Tem muita razão ao manifestar a sua apreensão por ver a carga da bateria auxiliar ser consumida pela bateria de arranque.
A minha actual autocaravana vinha com esse dispositivo montado mas tratei de o eliminar em favor de fazer chegar corrente de carga à bateria de arranque a partir dos mesmos dispositivos que fornecem corrente de carga à bateria(s) auxiliar(s). Assim:
- Quando o motor trabalha, a bateria de arranque é carregada por estar diretamente ligada ao alternador. A bateria auxiliar também é carregada porque atraca o relé separador de baterias. A carga da bateria de arranque é prioritária.
- Quando o motor não está a trabalhar nem há 220V, a bateria auxiliar é carregada pelo painel solar através de um regulador provido de duas saídas, uma para a bateria auxiliar e outra para a bateria de arranque. A carga da bateria auxiliar é prioritária.
- Quando há 220V, o carregador CBE que também é provido com duas saídas, carrega separadamente as duas baterias mas dá prioridade de carga à bateria auxiliar.
- Quando não há sol, nem 220V, nem o motor está a trabalhar, não há qualquer passagem de corrente da bateria auxiliar para a de arranque e vice-versa.
Em resumo:
Com um carregador de 220V provido com saída para a bateria de arranque e com um regulador solar provido também com uma saída para a bateria de arranque, fica com uma solução tecnicamente perfeita.
Caminheiro