Painel a carregar a bateria do motor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor Cristovão » sábado mar 07, 2015 2:14 pm

Pois é, estou com uma dúvida que francamente não sei muito bem como fazer:
Na autocaravana anterior tinha um painel solar com um regulador ligado directamente as baterias da célula e carregava as baterias da celuma e do motor, agora na AC actual, uma Rimor Superbrig, o painel está ligado directamente a centralina e pelo que me parece só carrega as baterias da célula sendo que a do motor apenas é carregada se estiver ligada a 220v.
para também obter carregamento na bateria do motor será que resolveria desligando da centralina e colocar um regulador com ligação directa as baterias?
Desde já toda a ajuda é bem vinda
Obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor rmsnegrao » terça mar 10, 2015 2:59 pm

Cristovão,

Neste post tem um esquema da solução que eu adoptei para resolver esse problema: http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=7354

Não desliguei nada do que estava, mantive todas as ligações. Apenas acrescentei este circuito que me garante que a bateria do motor continua a receber carga do painel solar (ou 220V) mesmo com a AC parada. O díodo garante que a corrente só circula num sentido (da célula para o motor). Assim, em nenhum caso a bateria do motor será solicitada para alimentar a célula (devemos ter sempre o cuidado de que a bateria do motor seja utilizada exclusivamente pela mecânica da viatura).

Espero que tenha ajudado. :roll:

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor spedy » terça mar 10, 2015 8:26 pm

Companheiro Cristovão, a solução é muito simples.

A marca CBE tem um dispositivo que liga a bateria do carro e da celula, assim que a bateria da celula atingir +-13V o dito dispositivo começa a deixar carga para a bateria do carro.

http://www.tecnicamping.com/electricidade/APARELHO-LIGAÇÃO-BATERIAS

São 3 fios para ligar, muito simples

cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor emanuel_jordao » sexta jun 05, 2015 2:17 pm

Boa tarde,

Optei por fazer esta ligação com o aparelho Repartidor de Carga CSB.2 que apenas passa para o motor entre 1A a 4A quando a bateria da célula está com 13V e que desliga quando a da célula está com 12,5. Tenho pena que o aparelho não desligue quando a da Célula está novamente com 13V ou 12,9.

O que acontece é que mal ligo os 220v ou o painel recebe luz o aparelho passa corrente para o motor, mas depois só se desliga quando a da célula vai aos 12,5. O que faz com que fique ainda muito tempo a consumir bateria da célula sem a da célula a estar a receber.

Liguei da seguinte forma:
Depois da Bateria da célula coloquei um fusível de 4A depois liguei a corrente para a bateria do motor através do cabo que tem sempre corrente do rádio. Pela espessura do cabo pareceu-me que aguenta perfeitamente 4 Amperes. Até porque esse cabo tem no circuito um fúsivel de 15A no painel da carrinha. Acham que está OK?

A minha pergunta é a seguinte vale a pena colocar um díodo no fio que vem da bateria do motor para o aparelho CSB.2 de modo a garantir que não há corrente inversa ou o aparelho faz isso com toda a garantia?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor emanuel_jordao » segunda jun 08, 2015 2:11 pm

Alguém pode apoiar?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor Cristovão » quinta jun 11, 2015 3:02 pm

emanuel_jordao Escreveu:Alguém pode apoiar?

Obrigado


Eu bem que gostava de ajudar, mas nessa matéria já começa a ser muito complicado para mim. :oops:
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor caminheiro » quinta jun 11, 2015 4:32 pm

Companheiro Emanuel Jordão,

Efetivamente os dispositivos que fazem o paralelo das duas baterias, para que a bateria de arranque receba carga da bateria auxiliar, são dispositivos que desenrascam mas que não primam pela melhor opção técnica. Tem muita razão ao manifestar a sua apreensão por ver a carga da bateria auxiliar ser consumida pela bateria de arranque.
A minha actual autocaravana vinha com esse dispositivo montado mas tratei de o eliminar em favor de fazer chegar corrente de carga à bateria de arranque a partir dos mesmos dispositivos que fornecem corrente de carga à bateria(s) auxiliar(s). Assim:

- Quando o motor trabalha, a bateria de arranque é carregada por estar diretamente ligada ao alternador. A bateria auxiliar também é carregada porque atraca o relé separador de baterias. A carga da bateria de arranque é prioritária.

- Quando o motor não está a trabalhar nem há 220V, a bateria auxiliar é carregada pelo painel solar através de um regulador provido de duas saídas, uma para a bateria auxiliar e outra para a bateria de arranque. A carga da bateria auxiliar é prioritária.

- Quando há 220V, o carregador CBE que também é provido com duas saídas, carrega separadamente as duas baterias mas dá prioridade de carga à bateria auxiliar.

- Quando não há sol, nem 220V, nem o motor está a trabalhar, não há qualquer passagem de corrente da bateria auxiliar para a de arranque e vice-versa.

Em resumo:
Com um carregador de 220V provido com saída para a bateria de arranque e com um regulador solar provido também com uma saída para a bateria de arranque, fica com uma solução tecnicamente perfeita.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor emanuel_jordao » quinta jun 11, 2015 5:21 pm

Obrigado Caminheiro.

Gostei de saber desta alternativa.

Quanto ao regulador o meu tb. tem 1 saída livre que neste momento não está ocupada. Diz respeito a uma saída que me disseram que podia ser usado para ligar uma luz ou algo do género. Foi nesse que ligou?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Painel a carregar a bateria do motor

Mensagempor caminheiro » quinta jun 11, 2015 6:04 pm

Olá companheiro Emanuel Jordão,

Se se refere ao carregador 220V, essa saída poderá não ser apropriada para esse fim. Tem que ser uma saída específica (saída regulada para carga de baterias chumbo-ácido), que debita normalmente 2A, essencialmente para carga de manutenção. Sugiro que identifique a marca e modelo do carregador 220V que tem instalado na autocaravana e que procure na internet o manual do utilizador para saber que tipo de saída é essa. Estou disponível para ver isso desde que me diga a marca e o modelo.

Se se refere ao regulador solar digo-lhe, com pouco grau de incerteza, que essa saída não é para esse fim. Há poucas marcas de reguladores solares com essa saída.
O regulador que eu tenho instalado é da marca alemã SCHAUDT, modelo LRS18.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

cron