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caminheiro Escreveu:Boa tarde,
Colocar na célula duas baterias em paralelo, de diferente capacidade, não traz qualquer inconveniente para as baterias, desde que sejam do mesmo tipo. Nas nossas autocaravanas, sempre que o motor trabalha, a bateria de arranque é colocada em paralelo com a bateria da célula (via relé separador) e só por grande coincidência é que as baterias são iguais.
O que não deve é mantê-las em paralelo quando não estão a carregar..
(...)
A bateria mais forte vai ficar a debitar em permanência sobre a mais fraca, a divergência entre baterias vai aumentar, haverá envelhecimento precoce e a breve trecho ambas as baterias estarão destruídas.
Para ter baterias auxiliares permanentemente ligadas em paralelo, é recomendável que as baterias sejam da mesma marca, da mesma capacidade, da mesma idade e da mesma série.
Caminheiro
depois de ler os posts de hoje...deste tópico
em 1º lugar, começo por sintetizar um pouco o esquema que tenho montado em casa, assim como na autocaravana, nesta, obviamente em menor escala.
Alguns dos frequentadores/leitores do nosso fórum, já estiveram em minha casa e mostrei-lhes o esquema que tenho montado, o modo como o utilizo e usufruo da energia gerada e acumulada durante o dia nas diversas baterias que possuo - todas diferentes em termos de capacidade.
Isto parece contrariar um pouco o que seria o mais lógico, ou seja, "
as baterias devem ser todas iguais, em TENSÃO(Volts), em CAPACIDADE (Amp) e em DESCARGA"Baterias ligadas em paralelo,(total= +/- 1000Amp) fornecem-me energia para toda a casa, com excepção, dos electrodomésticos, com mais de 1500W:
1 "super" bateria Bosch de 250Amp (a mais velha que tenho em casa há 4 anos, tem 6 anos de idade, era de um camião do meu tio. A diferença para as restantes é enorme:
3 baterias de 90Amp + 4 de 70Amp + 2 de 60Amp + 2 de 45Amp + (2 de 14Amp - moto), todas estas baterias são usadas, ou seja, são baterias que já não servem para arranque.
Comecei por usar este esquema num local onde não existe energia da EDP e aos poucos como já expliquei noutro tópico, comecei a usá-las em minha casa. Contrariando a lógica, as baterias "de maior capacidade" continuam sem problema e as que tenho de substituir, quando as encontro, são as baterias de capacidade média, de 60A a 70A.
Na autocaravana tenho tudo muito mais equilibrado, com baterias novas na célula: 2 baterias 100A + 1 de 75A e quando preciso de mais energia adiciono a do motor com 95Amp através de um "comando" manual.
Dada a diferença de capacidade, nas baterias usadas, Não é fácil explicar porque aguentam tanto as baterias que tenho em casa, será porque diariamente estão a ser carregadas pelos Paineis e quase descarregadas durante a noite ou será dos controladores MPPT solares que controlam melhor a descargas??