Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefícios?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefícios?

Mensagempor fj2011 » segunda mar 02, 2015 1:54 am

Boa noite

a ideia deste novo tópico será para esclarecer a razão porque alguns defendem uma determinada teoria.

Exemplo de 2 Baterias 12v do mesmo tipo ligadas em paralelo,

1ª hipotese: 120A outra de 80A =200A
2ª hipotese: 100A outra 100A =200A

Imaginemos, que tenho uma bateria nova de 80A e preciso no minimo de 200A para alimentar os meus gastos, para isso tenho de comprar uma 2ª bateria, tendo em conta os conhecimentos práticos de cada um, o que devo fazer, 1ª ou 2ª hipotese? qual a diferença?

Aceitam-se opiniões sobre o assunto com conhecimentos e exemplos, na prática de preferência, sem recorrer à química aplicada :)

ps: mais um tópico que observei por aqui e por ali, misturados com outro temas diversos e discussões que não chegaram a conclusão nenhuma, penso que seja uma ajuda para muitos dos companheiros que usam mais que uma bateria na célula e devem ter ficado tão confusos quanto eu.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor danibeja » segunda mar 02, 2015 8:12 am

Bom dia,

Explicando da forma mais simples possível, em relação a energia, wats, amperes e volts, prevalece a lei do mais forte, quem for mais mais potente é quem trabalha, não deixando descarregar a outra bateria, isto tendo em conta que ambas as baterias estão em boas condições.....

Tendo em conta o que acima referi, uma das baterias vai trabalhar até se cansar ( provocando nesta um enorme desgaste ), e a outra não, logo a mais forte poderá avariar muito mais depressa que a mais pequena....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor fj2011 » segunda mar 02, 2015 10:39 am

danibeja Escreveu:Bom dia,

Explicando da forma mais simples possível, em relação a energia, wats, amperes e volts, prevalece a lei do mais forte, quem for mais mais potente é quem trabalha, não deixando descarregar a outra bateria, isto tendo em conta que ambas as baterias estão em boas condições.....

Tendo em conta o que acima referi, uma das baterias vai trabalhar até se cansar ( provocando nesta um enorme desgaste ), e a outra não, logo a mais forte poderá avariar muito mais depressa que a mais pequena....

Grande abraço,

Danibeja


Bom dia
Ora aí está, Danibeja essa é(era) a ideia que tenho(tinha) :? confesso que também não tenho perdido muito tempo a ler noutros fóruns acerca deste assunto :( por isso achei por bem discutirmos aqui, dado que neste fórum tem a participação de pessoas bem habilitadas para desmistificar este tipo de assunto.

(...) de acordo com as minhas experiências práticas feitas ao longo de já alguns anos, dado o banco de baterias diversas que tenho(em casa)ligadas em paralelo, algumas já há mais de 3 anos, as baterias que se têm aguentado menos são exactamente as mais fracas, daí a minha duvida sobre essa "teoria", que também eu pensava que seria assim mas, ... :?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor danibeja » segunda mar 02, 2015 11:19 am

Bom dia,

Exactamente, as mais fracas também podem avariar com mais frequência por falta de uso, um companheiro nosso disse neste forum " as baterias são como os cavalos de corrida, quanto mais se treinam ( sem abusar ), mais rendimento se tira" , e isto é bem ilustrativo do que ambos experienciamos, já para não falar que uma bateria que não é excitada começa a sulfatar, que também a leva a perder força e a degenerar-se.

Quando tem um painel solar e regulador ligado, o efeito de floating recai directamente sobre a bateria maior, pois todos os picos de energia são absorvidos na quase totalidade pela bateria com mais capacidade e com maior força de absorção, daí mesmo com o efeito de floating as baterias mais fracas perderem a sua energia...

No entanto, quando se tem uma utilização intensiva, o normal é ser a bateria mais forte a degenerar-se, por excesso de utilização....

É claro que todos temos as nossas experiências, e por vezes as respostas não são tão lineares como gostaríamos, pois os factores variam de autocaravana para autocaravana, daí termos que estar sempre a aprender.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor caminheiro » segunda mar 02, 2015 7:08 pm

Boa tarde,

Colocar na célula duas baterias em paralelo, de diferente capacidade, não traz qualquer inconveniente para as baterias, desde que sejam do mesmo tipo. Nas nossas autocaravanas, sempre que o motor trabalha, a bateria de arranque é colocada em paralelo com a bateria da célula (via relé separador) e só por grande coincidência é que as baterias são iguais.
O que não deve é mantê-las em paralelo quando não estão a carregar. Nas nossas autocaravanas o paralelo entre a bateria de arranque e a bateria auxiliar é desfeito automaticamente logo que o motor para. Para desfazer o paralelo das duas baterias auxiliares, a baixo custo, o sistema terá de ser manual e consiste em colocar um corta corrente em cada bateria auxiliar. Na carga pode ter ambos os corta corrente ligados e na descarga liga um ou liga o outro mas nunca os dois em simultâneo.
Duas baterias de diferente capacidade provocam uma auto descarga que é tanto maior quanto maior for a diferença de capacidade ou do estado de envelhecimento entre elas. A bateria mais forte vai ficar a debitar em permanência sobre a mais fraca, a divergência entre baterias vai aumentar, haverá envelhecimento precoce e a breve trecho ambas as baterias estarão destruídas.
Para ter baterias auxiliares permanentemente ligadas em paralelo, é recomendável que as baterias sejam da mesma marca, da mesma capacidade, da mesma idade e da mesma série.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor romão » segunda mar 02, 2015 7:32 pm

boas tardes,
Sobre esta questão das baterias ligadas em paralelo, estou de acordo com o que diz o companheiro Caminheiro.
Aliás, eu tenho esse sistema montado na minha AC, duas baterias de diferentes capacidades ligadas em paralelo
mas cada uma com um corta corrente. quando em consumo só uma ligada, quando em carga as duas ligadas.
Isto permite saber quando uma bateria está com melhor carga que a outra para controlar a utilização das mesmas.
De resto, mesmo em carga posso controlar em qual dela devo aplicar a carga em determinada altura.
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor danibeja » segunda mar 02, 2015 9:29 pm

Boa noite,

Companheiro Caminheiro, as autocaravanas na década de noventa traziam um relé a fazer de separador, após essa decada começaram a vir equipadas com separadores de corrente exactamente para não estragar as baterias... estes separadores são diodos que só deixam passar energia num sentido e dessa forma o alternador não frita, e as baterias só ficam ligadas num sentido e apenas quando o motor está em funcionamento...

Pode ver exemplos do que disse :
viewtopic.php?f=17&t=6453&p=48595&hilit=separador#p48595
viewtopic.php?f=17&t=5936&p=43021&hilit=separador#p43021
viewtopic.php?f=17&t=3745&p=36451&hilit=separador#p36451

Alem do que acima referi, é completamente diferente estar a descarregar apenas uma bateria de 100Amp, do que estar a descarregar duas de 100Amp, pois as descargas profundas afectam imenso a durabilidade das baterias, logo esperar que uma bateria descarregue para que depois se vá desligar essa para ligar uma outra que está carregada, não deverá ser a melhor opção...

Em tempos tive duas baterias de cargas e tipos diferentes, daí ter engendrado um esquema que coloquei em prática para não estragar nenhuma das duas baterias, mas afirmo que prefiro duas baterias iguais em paralelo, do que separadas !!!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor Oliventino » segunda mar 02, 2015 10:54 pm

caminheiro Escreveu:Boa tarde,

Para ter baterias auxiliares permanentemente ligadas em paralelo, é recomendável que as baterias sejam da mesma marca, da mesma capacidade, da mesma idade e da mesma série.
Caminheiro

Boa noite.

Correctíssimo, é perfeito, seguro e eficaz.

Todos os veiculos que são fabricados com duas baterias para a mesma função, e não só algumas autocaravanas mais caras, é assim que fazem e recomendam. (sendo da mesma série são da mesma data de fabrico, que é mesmo o ideal)
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor fj2011 » terça mar 03, 2015 12:08 am

[url]
caminheiro Escreveu:Boa tarde,

Colocar na célula duas baterias em paralelo, de diferente capacidade, não traz qualquer inconveniente para as baterias, desde que sejam do mesmo tipo. Nas nossas autocaravanas, sempre que o motor trabalha, a bateria de arranque é colocada em paralelo com a bateria da célula (via relé separador) e só por grande coincidência é que as baterias são iguais.
O que não deve é mantê-las em paralelo quando não estão a carregar..
(...)
A bateria mais forte vai ficar a debitar em permanência sobre a mais fraca, a divergência entre baterias vai aumentar, haverá envelhecimento precoce e a breve trecho ambas as baterias estarão destruídas.
Para ter baterias auxiliares permanentemente ligadas em paralelo, é recomendável que as baterias sejam da mesma marca, da mesma capacidade, da mesma idade e da mesma série.
Caminheiro


depois de ler os posts de hoje...deste tópico
em 1º lugar, começo por sintetizar um pouco o esquema que tenho montado em casa, assim como na autocaravana, nesta, obviamente em menor escala.
Alguns dos frequentadores/leitores do nosso fórum, já estiveram em minha casa e mostrei-lhes o esquema que tenho montado, o modo como o utilizo e usufruo da energia gerada e acumulada durante o dia nas diversas baterias que possuo - todas diferentes em termos de capacidade.
Isto parece contrariar um pouco o que seria o mais lógico, ou seja, " as baterias devem ser todas iguais, em TENSÃO(Volts), em CAPACIDADE (Amp) e em DESCARGA"

Baterias ligadas em paralelo,(total= +/- 1000Amp) fornecem-me energia para toda a casa, com excepção, dos electrodomésticos, com mais de 1500W:
1 "super" bateria Bosch de 250Amp (a mais velha que tenho em casa há 4 anos, tem 6 anos de idade, era de um camião do meu tio. A diferença para as restantes é enorme:
3 baterias de 90Amp + 4 de 70Amp + 2 de 60Amp + 2 de 45Amp + (2 de 14Amp - moto), todas estas baterias são usadas, ou seja, são baterias que já não servem para arranque.
Comecei por usar este esquema num local onde não existe energia da EDP e aos poucos como já expliquei noutro tópico, comecei a usá-las em minha casa. Contrariando a lógica, as baterias "de maior capacidade" continuam sem problema e as que tenho de substituir, quando as encontro, são as baterias de capacidade média, de 60A a 70A.

Na autocaravana tenho tudo muito mais equilibrado, com baterias novas na célula: 2 baterias 100A + 1 de 75A e quando preciso de mais energia adiciono a do motor com 95Amp através de um "comando" manual.

Dada a diferença de capacidade, nas baterias usadas, Não é fácil explicar porque aguentam tanto as baterias que tenho em casa, será porque diariamente estão a ser carregadas pelos Paineis e quase descarregadas durante a noite ou será dos controladores MPPT solares que controlam melhor a descargas??
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor caminheiro » terça mar 03, 2015 1:48 pm

Boa tarde,

No meu post anterior disse que, quando baterias desiguais estão em paralelo, a mais forte debita sobre a mais fraca. Os termos forte e fraca referem-se à capacidade efetiva das baterias, pelo que a mais fraca até poderá ser a de maior capacidade nominal.
Se colocarmos uma bateria nova de 100A em paralelo com uma bateria velha (mas não morta) de 500A, passado algum tempo a bateria velha continuará velha e a nova estará morta. Só podem ser associadas em paralelo baterias exatamente iguais mas como no mundo não há duas coisas exatamente iguais, mais tarde ou mais cedo a realidade vem ao de cima.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefíc

Mensagempor fj2011 » terça mar 03, 2015 4:01 pm

Boa tarde

Caminheiro,
foi muito importante, esta sua explicação.
Sendo assim, falando de baterias e o seu estado actual, diferenciam-se por:

tendo em conta, «Mais forte» vs «mais fraca» => desigualdade de estado e/ou sua capacidade efectiva e não de capacidade nominal
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes