Painel Solar - Dicas & instalação

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » terça fev 17, 2015 11:49 am

Caros companheiros,

Resolvi criar um novo tópico de modo a cruzarmos por aqui ideias e dicas exclusivamente sobre este tema. Tenho lido excelentes ideias, mas estas por vezes encontram-se soltas noutros tópicos fora do contexto para o qual o tópico foi criado.
Assim como é apanágio deste fórum, com a colaboração de todos os companheiros interessados, vamos apresentar aqui as nossas dúvidas e esperar pelas respostas ou dicas para a sua resolução.
As dúvidas aqui postadas irão certamente ao mesmo tempo resolver as dúvidas de outros companheiros no futuro.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » terça fev 17, 2015 11:54 am

Lealbino Escreveu:Bom dia
Cada vez mais se aproxima a concretização da instalação do painel. (...)

Em relação a este kit e a minha dúvida relativamente à possibilidade do regulador (10A BPE) poder carregar a bateria da célula e também a do motor, segundo o vendedor "este regulador é suficiente para carregar as duas baterias, pois a instalação das duas baterias é feita em paralelo, logo ao carregar uma ele alimenta automaticamente a segunda", como tal estou agora a pesquisar pelas vantagens dos reguladores mais completos/potentes (de outros kits) e preços conjuntos em relação a este.

A fixação do painel estou a pensar fazê-la com 3 ou 4 pequenos perfis laterais de forma a que em caso de impacto na estrada a distribuição de cargas seja mais bem conseguida, dado que os habituais 4 apoios de canto me parecem deixar o painel mais à mercê de flexão em caso de buracos na estrada (em ACs mais modernas ou com outro tipo de suspensão isto provavelmente não se colocaria, mas a minha é de suspensão normal), mas ponderarei se as varas de apoio que podem ser fornecidas fazem o mesmo efeito.

A ver vamos, o que sei é que com maior autonomia e basicamente só para frigorifico a 12V (pontualmente), iluminação, bomba de água imersa e tv lcd esta seria uma ajuda muito bem vinda que daria muito mais autonomia à nossa pequena AC (já de si boa, 3 dias com gestão energética sem necessidade de recurso a zona com 220V), aliada ao fato de poder “ajudar” na questão da descarga de bateria do motor quando está parada.


Abraços



Bom dia,

Lealbino, atenção que muitos dos kits anunciados apenas servem para despachar material que nalguns casos vendido individualmente pouca saída teria, nomeadamente controladores, cabos, fichas, etc
Se quer um conselho de alguém que adquiriu já alguma experiência com a prática e alguma formação, faça uma relação do material que pretende, de acordo com a sua fiabilidade e vai ver que no final fica muito mais bem servido, embora em termos de custos estejam ligeiramente acima dos anunciados para esses Kits.
Deixo-lhe um exemplo, há uns anos comprei um, "suposto muito bom" painel solar portátil e respectivo Kit (anunciado com x Wp e x Amp , etc ) e quando o recebi observei a "fragilidade" dos cabos assim como as respectivas fichas de ligação, já para não falar do controlador que o acompanhava. Trazia fichas inadequadas, cabos grossos, mas apenas em plástico e borracha, já que no interior o cobre pouco tinha....por tudo isto tive que alterar toda a ligação para que pudesse obter os resultados anunciados pelo vendedor. Fazendo as contas finais ficou bem mais caro que se o tivesse eu próprio montado.

Quanto à fixação, não tenha qualquer receio, o tipo da a suspensão não lhe dará motivo para alarmismos, deixo-lhe uma dica, use no meio das laterais maiores um ou dois batentes em borracha e nada lhe acontece, até pode fazer TT com a autocaravana. :D

Em relação ao "ligar o frigorifico a 12v ou ainda outros aparelhos, precisa de pelo menos 2 paineis de 130Wp um bom controlador com tecnologia MPPT com ligação USB, ( vai permitir a produção de mais energia que os reguladores solares ditos normais) e obviamente precisa dos respectivos acumuladores* para 300Amp.
É isto que eu uso na minha autocaravana, por isso "falo por experiência própria" como sou adverso à utilização do gás tanto na autocaravana como em minha casa, uso e abuso da energia solar fotovoltaica. Quando há menos energia acumulada, uso também o tal painel portátil alterado que me dá mais energia que os 2 paineis que estão fixos e quando necessário abuso também da bateria do motor... :D

mais alguma dúvida em que possa ser útil, disponha :)

* baterias
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor danibeja » terça fev 17, 2015 10:11 pm

Boa tarde,

Companheiro Lealbino, a sua ideia é boa, não compre os apoios de canto, pois os painéis solares cada vez são mais fracos nas laterais, compre uma cantoneira em alumínio com 6 cm de aba para cada lado, corte à medida que entender, aparafuse no painel a meio de cada uma das laterais, e de seguida cola e veda bastante flexível e fica espectacular....

Se precisar de ajuda diga...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor emanuel_jordao » quarta fev 18, 2015 12:28 am

Boa Noite,

Para mim não se justifica aparafusar os paineis solares. Quanto menos buracos na célula melhor.

O meu está colado com Cola e Veda e se algum dia o precisar de retirar devo estar tramado.

Tenho um sistema para passar o cabo para dentro da célula com uma pequena caixa e tubo envolto em Cola e Veda como o nosso colega alexandrechora descreve num dos tópicos. É muito bom porque nunca há forma de a água entrar.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor danibeja » quarta fev 18, 2015 7:57 am

emanuel_jordao Escreveu:Para mim não se justifica aparafusar os paineis solares. Quanto menos buracos na célula melhor.


Bom dia,

Concordo plenamente, pois se não me fiz entender, o que eu queria dizer é aparafusar as cantoneiras no painel, nunca na AC, por algum motivo afirmei que as cantoneiras deveriam ter cerca de 6cm, é exactamente para terem uma boa base para o cola e veda aderir ....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor Lealbino » quinta fev 26, 2015 12:07 pm

Bom dia

Companheiros, a informação que aqui partilharam ajuda e muito para escolhe e montar o painel e respetivo sistema, vou dar os passos mais ponderados e tratar de comprar após analisar bem o que compro, e depois montar seguindo as dicas que aqui me deram, muito obrigado a todos. :wink:

De facto há muito equipamento mas o preço mais baixo de uns pode trazer comprovativos pouco fidedignos de rendimento, por outro lado há o lado dos que comprovam tudo mas têm preços injustificados... a ver vamos, mas o caminho de cabos já está idealizado, e local para fixação também (dependendo das medidas do que encontre), e a questão dos suportes ficou assim bem mais simples.


Um abraço e obrigado uma vez mais 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » sexta fev 27, 2015 6:20 pm

Caro Lealbino

No que respeita à instalação do sistema fotovoltaico nas autocaravanas, convem dar bastante atenção à secção dos cabos e ao controlador solar.
Se aceita um conselho, utilize cabos com, pelo menos, 6mm2. Ter bons paineis solares e cabos finos e/ou controladores inapropriados, não vai aproveitar toda a energia gerada... há que fazer contas, saber na prática o que se obtem dos paineis instalados e se essa energia é suficiente para o que pretendemos.


Lealbino Escreveu:Bom dia

Companheiros, a informação que aqui partilharam ajuda e muito para escolhe e montar o painel e respetivo sistema, vou dar os passos mais ponderados e tratar de comprar após analisar bem o que compro, e depois montar seguindo as dicas que aqui me deram, muito obrigado a todos. :wink:

De facto há muito equipamento mas o preço mais baixo de uns pode trazer comprovativos pouco fidedignos de rendimento, por outro lado há o lado dos que comprovam tudo mas têm preços injustificados... a ver vamos, mas o caminho de cabos já está idealizado, e local para fixação também (dependendo das medidas do que encontre), e a questão dos suportes ficou assim bem mais simples.


Um abraço e obrigado uma vez mais 8)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor Vítor guadalupe » sábado fev 28, 2015 9:08 pm

fj2011 Escreveu:Caro Lealbino

No que respeita à instalação do sistema fotovoltaico nas autocaravanas, convem dar bastante atenção à secção dos cabos e ao controlador solar.
Se aceita um conselho, utilize cabos com, pelo menos, 6mm2. Ter bons paineis solares e cabos finos e/ou controladores inapropriados, não vai aproveitar toda a energia gerada... há que fazer contas, saber na prática o que se obtem dos paineis instalados e se essa energia é suficiente para o que pretendemos


Nem mais, amigo Fernando
Segui à risca os seus conselhos sobre energia solar e autonomia energética e desde que em conjunto instalàmos o painel solar na minha autocaravana, nunca mais a tive de carregar a 220v.
É uma liberdade incrível!!!!
Mais uma vez lhe Agradeço toda a sua disponibilidade e ajuda a uma pessoa que não conhecia de lado nenhum. Nunca esquecerei!
Quando vier a Coimbra ou Figueira da foz( vou até lá muitas vezes) diga qualquer coisa.
Grande abraço.
Vítor
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » segunda mar 02, 2015 1:03 am

Boa noite amigo Vitor

Agora só lhe faz falta uns paineis na residência para minimizar os custos a pagar à EDP :) Bem, com a instalação feita na sua autocaravana, ficou logo preparada para receber (caso precise) mais paineis sem qualquer tipo de alteração nas ligações ou outros acessórios, dentro da célula.
Ok, logo que vá até à Figueira, comunico-lhe, pode ser que vocês também estejam por esses lados.

Um abraço
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor Lealbino » quarta mar 04, 2015 1:48 pm

:wink:

A questão da secção dos cabos vai seguir mesmo essa sugestão, de facto poupar onde depois não passasse a energia tão eficazmente produzida era mesmo dar tiro nos pés 8)


Obrigado uma vez mais!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fluis » quarta mar 04, 2015 3:31 pm

Boa tarde,

Breve mensagem para felicitar o companheiro fj2011, pela iniciativa de abrir estes tópicos (Painel Solar - Dicas & instalação e Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefícios?), os quais contêm sem dúvida informação útil a todos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » quarta mar 04, 2015 6:00 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Breve mensagem para felicitar o companheiro fj2011, pela iniciativa de abrir estes tópicos (Painel Solar - Dicas & instalação e Baterias desiguais ligadas em paralelo, quais os malefícios?), os quais contêm sem dúvida informação útil a todos.


Obrigado.
Mas o mais importante neste tipo de fóruns é a participação de todos e sempre que possível discutir ideias de acordo com o assunto/tema do tópico, para o qual foi criado, independentemente do seu "criador".
Há por vezes muita informação que se perde exactamente por se encontrar à "deriva" e fora do tema de um determinado tópico.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Painel Solar - Dicas & instalação

Mensagempor fj2011 » quinta mar 05, 2015 1:04 am

Boa noite,

Como neste momento ando com tempo demais para andar nas"internets" li um post "interessantíssimo" já com algum tempo, sobre a produção e rendimento dos nossos paineis solares... e aí achei um interessante quando um companheiro diz que o painel não carregava, pois a razão era muito simples, estava uma parte do Painel a apanhar sombra. :o ...sendo assim deixo aqui mais uma dica, muito importante, para quem já o tem ou pensa montar um painel solar na autocaravana.

Se você é daqueles que está habituado a procurar uma sombra para estacionar ou vê um qualquer espaço e pensa ficar logo por aí, lembre-se que depois de estacionar convêm observar o andamento da projecção da sombra ao entardecer ou ao nascer-do-sol, motivada por qualquer obstáculo imóvel.
Dou um exemplo muito simples dos candeeiros publicos, este pode ser responsável por muitos e muitos amperes em défice no final de um dia, caso a sua sombra seja projectada num dos cantos do painel e o percorra em toda a sua diagonal.

será que todos têm em atenção a este tipo de pormenores, aliás "pormaiores"?? :?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes