Troca de Bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Troca de Bateria

Mensagempor emanuel_jordao » sexta fev 06, 2015 1:41 pm

Boa tarde,

A minha bateria do Motor parece que deu o "Berro". Apesar de receber carga e funcionar bem se andar com a autocaravana todas as semanas, se eu deixar a AC parada 15 dias dá mesmo a sensação que a bateria está super fraca e se confirmar no painel de bordo tb. indica carga de 12.4V

A minha ideia é trocar a bateria da célula que é uma Varta Deep cicle 90ah para o motor e comprar uma AGM Exide TK 1050 105A‏. http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... te=BEK1050

Tenho visto aqui pelo Forum falar-se em baterias AGM de 1º e 2º geração mas nas pesquisas que faço nos sites de compra não encontro nada sobre isto de 1º e 2º geração.

Sabem-me dizer se esta Exide é de 1º ou 2º geração?

A minha outra dúvida reside no facto de se esta bateria Exide cabe de baixo do banco do passageiro onde está a outra. A minha autocaravana é uma Joint J 150 de 2006. Vi uma fotos de uma ford aqui no forum de um companheiro que tem a bateria no mesmo local e pelas fotos pareceu-me um banco exatamente igual. Ele dizia que o espaço para a bateria era: 65x55x30

Alguém me sabe dizer se esta bateria cabe debaixo do banco?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor nelson » sábado fev 07, 2015 9:50 am

Bom dia Emanuel

Antes de trocar a bataria ,tenta deixar carregada a eletrecidade 1 vez por semana ,penso deves ter alarme ligado ,agora com o frio as batarias vão um pouco a baixo se não andarem .
A minha deixo o painel solar tomar conta.e de vez enquanto ligo a AC a tomada em casa.
penso se a tua da celula se não é de descarga lenta ,podes trocar para a frente e comprar melhor para a celula, eu de batarias e comprar e logo se vê :D :D

comprimentos
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Re: Troca de Bateria

Mensagempor emanuel_jordao » sábado fev 07, 2015 5:40 pm

Eu julgo que o meu painel Solar e a tomada de 220V não carrega a do motor.
Não sei que tipo de alteração teria que fazer para mudar o sistema e o painel e os 220V carregar as duas. Daria muito jeito.

Quando vocês ligam um carregador de corrente à bateria do motor não desligam os cabos? deixam o carregador passar a corrente por todo o circuito? Isto quer dizer que a da célula nessa óptica está a receber corrente tb. certo?

Quanto ao colocar a bateria Exide 105 ah debaixo do banco do passagueiro alguém tem uma deste tamanho lá colocada?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor curto » sábado fev 07, 2015 8:15 pm

Em principio quer o painel quer a 240v carregam as duas. Se não, mande verificar a Centralina da celula.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Troca de Bateria

Mensagempor danibeja » domingo fev 08, 2015 4:23 pm

Boa tarde,

Disse deep cicle para o motor???? não faça isso pois mesmo que a bateria esteja totalmente carregada não vai dar arranque..... para o motor tem que ser uma bateria de arranque, que pode ser normal ou agm própria para arraque.... nunca de descarga lenta......

Nem todas a centralinas carregam a bateria do motor, tem que verificar primeiro com um multimetro ou com um aparelho de teste de alternadores se a bateria de motor está a carregar quando ligada a corrente 220V...

Na minha opinião deverá colocar a bateria de celula onde já tem a sua bateria actual, se é debaixo do banco deve manter esse local, e se pretende aumentar o tamanho dirija-se a uma casa especializada em baterias, pois costumam ter baterias totalmente vazias (sem chumbo e electrolito ) só para fazer esse tipo de experiências ( verificar tamanhos e disposição dos bornes ).

As casas especializadas em baterias também tem aparelhos de verificar se a bateria está sulfatada ou se as placas já deram o que tinham a dar...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Troca de Bateria

Mensagempor emanuel_jordao » domingo fev 08, 2015 4:48 pm

OK Companheiro Daniel Beja.

Não fazia ideia que uma Deep Cicle não dava mesmo para o motor. Obrigado pela opinião.

Os 220V da célula e o painel não carregam a do motor porque se eu verificar no painel da célula vejo que ela não recebeu carga. É trabalhoso mudar esse sistema?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor Oliventino » domingo fev 08, 2015 11:06 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Disse deep cicle para o motor???? não faça isso pois mesmo que a bateria esteja totalmente carregada não vai dar arranque..... para o motor tem que ser uma bateria de arranque, que pode ser normal ou agm própria para arraque.... nunca de descarga lenta......

Grande abraço,

Danibeja


Boa noite.

Essa parte está certa, mas...


Há baterias que juntam as duas capacidades, e muito bem, por exemplo as Duo da exide ou melhor as Optima amarelas ou azuis, podem ser usadas no carro ou na célula habitacional. (as tais deitadas :D ) (geração unica, nem sei o que é a 2° geração)

A minha anterior AC tinha igual nas duas funções, e a actual também tem, e tenho em mais dois carros no arranque, todas a resolver perfeitamente.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Troca de Bateria

Mensagempor fj2011 » quinta mar 05, 2015 12:13 am

emanuel_jordao Escreveu:OK Companheiro Daniel Beja.

Não fazia ideia que uma Deep Cicle não dava mesmo para o motor. Obrigado pela opinião.

Os 220V da célula e o painel não carregam a do motor porque se eu verificar no painel da célula vejo que ela não recebeu carga. É trabalhoso mudar esse sistema?

Obrigado


Boa noite

Emanuel,
nada trabalhoso, por exemplo:
na minha autocaravana, utilizei um corta corrente de 140Ah, caso haja algum problema desliga-se de imediato, liguei a bateria do motor em paralelo com as da célula, através de um cabo de 10mm (ligação +/+) , é um cabo que utilizo nos paineis solares montados nos telhados.
Um sistema que, para mim, o considero mais seguro, dado que gosto de coisas práticas e sem automatismos directos :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Troca de Bateria

Mensagempor danibeja » quinta mar 05, 2015 8:36 am

emanuel_jordao Escreveu:OK Companheiro Daniel Beja.

Não fazia ideia que uma Deep Cicle não dava mesmo para o motor. Obrigado pela opinião.

Os 220V da célula e o painel não carregam a do motor porque se eu verificar no painel da célula vejo que ela não recebeu carga. É trabalhoso mudar esse sistema?

Obrigado


Bom dia,

Só agora reparei na segunda pergunta, na minha opinião deve comprar um separador de corrente e instalar no sentido do painel solar para a bateria do motor, ou se preferir ( mais económico, mas mais difícil de encontrar ) coloca um díodo de cerca de 50amp em que a corrente só entra na bateria, desta forma não fica em paralelo com as outras baterias, principalmente se as baterias forem de qualidades diferentes...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Troca de Bateria

Mensagempor rmsnegrao » quinta mar 05, 2015 2:50 pm

Eu fiz exactamente dessa maneira: liguei as baterias em paralelo e instalei um díodo e respectivo fusível de proteção, tal como vai indicado na imagem.

Imagem

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor emanuel_jordao » quinta mar 05, 2015 10:17 pm

Obrigado pela imagem.

Só tenho 2 dúvidas este esquema funciona mesmo eu tendo a bateria de arranque ligada com a da célula de modo que só carrega a da célula com o carro a trabalhar?

No sistema que eu tenho e que escrevi no ponto anterior, não é preciso ligar o negativo a vir do painel?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor rmsnegrao » quinta mar 05, 2015 10:53 pm

Boas,

O negativo, como é ligado à massa (chassi do carro) tanto faz estar ligado a um negativo no painel ou noutro lado qualquer, uma vez que todos os cabos negativos estão em contacto através do chassi do carro. Mesmo com o motor a trabalhar, esta ligação não altera nada o que quer que seja que esteja ligado através do painel (à partida, o motor carrega todas as baterias existentes através do painel) pois o díodo instalado só permite corrente num sentido (da célula para o motor) para evitar que, quando parado e esgotadas as baterias da célula, o seu consumo (iluminação, bomba de água, TV, etc.) vá buscar energia à bateria do motor.

Eu instalei este circuito exactamente pelo mesmo motivo: constatei que ao fim de cerca de 15 dias da AC parada, a bateria do motor perdia carga. Foi aí que me apercebi que a placa solar só carregava as baterias da célula.

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Troca de Bateria

Mensagempor danibeja » quinta mar 05, 2015 10:54 pm

Boa noite,

Obrigado rmsnegrao, a imagem ilustra na totalidade o que afirmei.

Em relação ás suas dúvidas, fico eu tambem cheio de dúvidas :shock: :shock: :shock: :oops: :oops: :lol: :lol:

Sem brincadeiras, companheiro, em principio terá um relé que separa a corrente quando o motor/alternador não está a funcionar, aliás se tudo estiver a funcionar bem na sua AC, e sendo de origem, só deverá passar energia para a/s bateria/s da célula quando a bateria do motor estiver carregada ou quase carregada, raros são os casos que assim não acontece.

Tendo o relé que eu acima afirmei, a bateria do motor não está em paralelo com a da célula, logo é totalmente exequível o que o companheiro rmsnegrão, e eu, afirmamos....

Os pólos negativos pode e deve ligar sempre todos em paralelo, ou mais propriamente ao chassi da AC, motor, uma à outra, etc... já os positivos, devem ser ligados como referi e de preferência com fusíveis de 80amp ou 100amp junto aos bornes das baterias....

Companheiro se quiser poste aqui fotos dos seus sistemas, que dessa forma poderemos opinar melhor em relação a soluções......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Troca de Bateria

Mensagempor rosado » segunda jul 27, 2015 11:14 am

Olá

Já agora onde compra baterias AGM mais barato?? alguma loja fisica ou online??
abraços
rosado
 
Mensagens: 22
Registado: quarta jun 24, 2009 6:12 pm
Localização: Almada

Re: Troca de Bateria

Mensagempor emanuel_jordao » segunda jul 27, 2015 11:32 am

Bom dia,

Tem este Site se quiser comprar online.

http://www.lulukabaraka.com/llistatDePr ... tegoria=61

Eu comprei uma Vechline AGM 100A na Campocalmo em Leiria.

Abraço
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 21 visitantes