danibeja Escreveu:Boa noite,
Obrigado rmsnegrao, a imagem ilustra na totalidade o que afirmei.
Em relação ás suas dúvidas, fico eu tambem cheio de dúvidas
Sem brincadeiras, companheiro, em principio terá um relé que separa a corrente quando o motor/alternador não está a funcionar, aliás se tudo estiver a funcionar bem na sua AC, e sendo de origem, só deverá passar energia para a/s bateria/s da célula quando a bateria do motor estiver carregada ou quase carregada, raros são os casos que assim não acontece.
Tendo o relé que eu acima afirmei, a bateria do motor não está em paralelo com a da célula, logo é totalmente exequível o que o companheiro rmsnegrão, e eu, afirmamos....
Os pólos negativos pode e deve ligar sempre todos em paralelo, ou mais propriamente ao chassi da AC, motor, uma à outra, etc... já os positivos, devem ser ligados como referi e de preferência com fusíveis de 80amp ou 100amp junto aos bornes das baterias....
Companheiro se quiser poste aqui fotos dos seus sistemas, que dessa forma poderemos opinar melhor em relação a soluções......
Grande abraço,
Danibeja
Boas,
eu tenho isto instalado na minha AV.
Será que é disto que estão a falar?
Abraço