Celula sem energia

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Celula sem energia

Mensagempor Helder » quinta fev 05, 2015 8:06 pm

Boa noite,
Problemas.....
Tenho a autocaravana parada a cerca de 7/8 meses, ela esta ligada a corrente através de um temporizador para estar sempre com carga. Um dia deste fui ver se estava tudo bem e corrente na celula nada... as baterias, tanto celula como da carrinha estavam sem carga.
O meu bloco electrico é um Schaudt ebl 269. Fui ver os fusiveis e o disfuntor e estava tudo bem, desmontei o bloco para ver como estava o fusivel interior e estava queimado. Também verifiquei que uma das fichas estava liegiramente queimada "curto circuito", desmontei e levei a um electricista para substituir a ficha. Foi reparada e o fusivel interior substituido. Montei tudo, liguei tudo e disparou o disjuntor da garagem. Demontei tudo novamente, o fusivel interior estava bom " extranho", liguei novamente tudo e desta vez nem disparou o disjuntor nem veio luz... A corrente chega ao disjuntor da celula, chega a ficha preta que se liga ao bloco electrico. Já estou a ficar passado....
No sabado vou levar a autocaravana a um electricista auto, no entanto julgo que não é bem como reparar uma avaria num carro. Agradecia dicas
Obrigado
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Celula sem energia

Mensagempor Américo » sexta fev 06, 2015 2:57 pm

boas companheiro Helder
á dias tive o mesmo problema,e o que aconteceu foi que disparou um botaozinho que fica no carregador/transformador que no meu caso fica debaixo do banco do passageiro,e o que faz as baterias carregarem quando a autocaravana esta ligada a luz,o botão tinha disparado e mesmo ligado a luz nao passava corrente,a partir do momento que descobri o botãozinho porque e ma coisa bem pequena e nem parecia,carreguei por casualidade lá a fez-se logo luz
o problema nao ficou logo totalmente resolvido,porque embora ligada a luz tivesse luz,sem estar ligada a luz as baterias nao estavam a carregar bem,e entao depois de andar de oficina de automoveis,para oficina,sem ninguem descobrir,acabei por ir a uma casa de autocaravanas,mais precisamente a Campilider,e foi tiro e queda,o tecnico fez os ensaios precisos e era uma coisa simples,um porta fusiveis estava com verdete certamente no seu interior,e nao estava a deixar passar a corrente,trocou o porta fusiveis e tudo a funcionar 5 *****
caso para dizer,que a viola quer-se na mao do tocador :D
andei dias e dias a dar cabo da cabeça por uma coisa tão simples
o que gastei ate nem foi muito,alem disso aproveitei para limpar o circuito do gaz do frigorifico e paguei 46 euros

a ajuda talvez nao tenha sido muita mas fica o meu relato para tirar as suas conclusoes

abraços rolantes
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Celula sem energia

Mensagempor Helder » sexta fev 06, 2015 3:34 pm

Américo Escreveu:boas companheiro Helder
á dias tive o mesmo problema,e o que aconteceu foi que disparou um botaozinho que fica no carregador/transformador que no meu caso fica debaixo do banco do passageiro,e o que faz as baterias carregarem quando a autocaravana esta ligada a luz,o botão tinha disparado e mesmo ligado a luz nao passava corrente,a partir do momento que descobri o botãozinho porque e ma coisa bem pequena e nem parecia,carreguei por casualidade lá a fez-se logo luz
o problema nao ficou logo totalmente resolvido,porque embora ligada a luz tivesse luz,sem estar ligada a luz as baterias nao estavam a carregar bem,e entao depois de andar de oficina de automoveis,para oficina,sem ninguem descobrir,acabei por ir a uma casa de autocaravanas,mais precisamente a Campilider,e foi tiro e queda,o tecnico fez os ensaios precisos e era uma coisa simples,um porta fusiveis estava com verdete certamente no seu interior,e nao estava a deixar passar a corrente,trocou o porta fusiveis e tudo a funcionar 5 *****
caso para dizer,que a viola quer-se na mao do tocador :D
andei dias e dias a dar cabo da cabeça por uma coisa tão simples
o que gastei ate nem foi muito,alem disso aproveitei para limpar o circuito do gaz do frigorifico e paguei 46 euros

a ajuda talvez nao tenha sido muita mas fica o meu relato para tirar as suas conclusoes

abraços rolantes


Boa tarde Américo,
agradeço a dica, mas já virei os cantos todos a procura de algum botão / disjuntor extra / fusivel e nada. Tenho um disjuntor junto ao bloco electrico que se encontra ligado e com corrente. A celula é Pilote ano 2004 se alguem souber de algum botão mistério, aceito com bom agrado a dica...
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Celula sem energia

Mensagempor Helder » segunda mar 02, 2015 4:53 pm

Foi descoberta a avaria e a causa.

Intervenientes: Ratinhos;
Origem: Roeram uns fios na zona do motor;
Danos: Curto circuito no bloc electrico - Problemas....
Depois de ter sido desmontado e analisado pelo electricista, uma das placas apresenta sinais de curto circuito. A solução que tenho de momento é levar o bloc a um conhecido que é engenheiro electronico e tentar fazer a reparação, caso não consiga já encontrei em frança quem repara no prazo de 48 a 72 horas.
Aqui fica uma linda história de uma autocaravana guardada em garagem para não se danificar....
Podem não acreditar, estava para ser colocada a venda, ainda bem que esse problema se deu comigo, senão iriam dizer que tinha enganado o futuro proprietario.
No caso de existirem dificuldades da parte do engenheiro e para evitar o envio para frança, agradecia o contacto de quem repare este tipo de material.
Obrigado
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Celula sem energia

Mensagempor fj2011 » terça mar 03, 2015 4:57 pm

Boa tarde,

Grande azar, os ratos são terríveis.
Também já aconteceu o mesmo a um automóvel de um amigo meu, ausentou-se do País por uns meses, o veiculo ficou guardado numa garagem com alguns buracos passiveis da entrada dos pequenos roedores e quando regressou tinha um prejuízo enorme, até fizeram criação no aconchego do motor.
Por acaso tenho tido sorte, mas com os 4 cães de caça à solta cá em casa, os ratinhos não resistem vivos dentro da garagem ou do Pátio mais de uns minutos, :) de vez enquanto lá aparece um ou outro morto
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Celula sem energia

Mensagempor Helder » sexta mar 20, 2015 9:18 am

Boas noticias, ontem ficou tudo a funcionar na perfeição.

Um dos problemas foi encontrar no nosso mercado as peças para substituição, foi necessário mandar vir de fora.

Caso algum companheiro tenha o mesmo problema que eu tive e que não encontre solução, digam alguma coisa.....
A coisa estava complicada.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 21 visitantes