Américo Escreveu:e ligo a tomada da luz eletrica a autocaravana e nada,
jfneves Escreveu:Boa noite companheiro Américo,
Face aquilo que já descreveu, e principalmente pelo facto de um profissional já ter verificado os fusíveis, certamente as suas baterias da célula, acharam por bem que estava na hora de entregar a alma ao criador.
No entanto, não atire já a toalha ao chão e faça por favor o seguinte teste:
Desligue por completo todos os consumidores das baterias, aconselhava-o mesmo a remover os terminais das duas baterias. Tente arranjar um carregador de baterias externo e carregue, com carga lenta, durante uma noite inteira, ambas as baterias.
Se dispuser de um multímetro, faça uma leitura da tensão da bateria antes de iniciar o carregamento e outra no final do mesmo. Se estas aceitarem carga, faça posteriormente um teste de descarga para verificar o comportamento das baterias.
Normalmente, dependendo do tipo de baterias, quando estas não aceitam carga, deve-se ao facto de um dos elementos de uma célula ter sido curtocircuitado. A outra não aguentou sózinha uma descarga profunda e aconteceu-lhe certamente o mesmo.
Não passa de uma mera hipótese.
Um abraço,
RicardoG Escreveu:Tive um problema parecido e eram os fusíveis... derreteram! Troquei por outros novos e de melhor qualidade e resolvi o problema! Veja bem todos os fusíveis antes de ir ao "médico", pode ser que consiga resolver sozinho!
fluis Escreveu:Bom dia,
Por duas vezes tive problemas de apagão elétrico (nada funcionava mesmo) na minha ac.
A primeira vez, tinha a AC à dois meses, e pelo que percebi depois, a televisão mesmo desligada do botão mas estando ligada à tomada de isqueiro estava continuamente a consumir corrente (muito pouca mas estava), pelo que a primeira vez que estive 2 semanas sem sair, consumiu toda a bateria. Quando a bateria chega a nível demasiado baixo, nem ligando a 220V, ou colocando o motor a trabalhar, continua sem corrente em lado nenhum. Solução: trocar a bateria e milagrosamente ficou tudo a funcionar.
A segunda vez, foi uma situação muito estranha, e ainda hoje não consigo dizer ao certo o que foi. Por vezes, existia um apagão, não funcionando nenhum equipamento elétrico (luzes, bomba de água, boiler, ignição do frigorifico para ligar a gás, etc), verifiquei a bateria e vi que estava com bastante carga, aliás podia ligar aparelhos diretamente à bateria que funcionavam, comecei a verificar a partir da bateria (sendo geral faz sentido que seja antes da repartição), vi que existe um grande fusível junto à bateria e que é geral, mas esse estava em bom estado, acabei por chegar a uma ficha que faz separação por secções, ao mexer nesta ficha, e como por sorte tinha o botão do frigorifico na posição de ignição do gás, ouvi imediatamente o frigorifico a tentar fazer a ignição, comprei uma nova ficha igual refiz as ligações e pensei que o problema estava resolvido. Passado uns dias, novo apagão aqui foi mais difícil de colocar de novo a trabalhar, já estava desesperado (era de noite, sem luzes, sem frigorifico, sem aquecimento, sem bomba de água). A primeira coisa que fiz foi deixar o frigorifico na posição de ignição para perceber quando ficasse a funcionar, andei da volta da referida ficha e nada, lembrei-me de ver se era problema de massa (sendo geral, anda-se sempre à procura de qualquer coisa que seja mais comum), e lembrei-me de ir com um cabo suplementar ligando uma ponta na bateria e outra ponta ligar a vários pontos da carroçaria para ver se era isso, ao tocar no segundo ponto, começo imediatamente a ouvir o frigorifico a tentar dar ignição. Pensei é desta está resolvido. Como o apagão voltou a ocorrer acabei por ir a uma oficina de AC, que me resolveu o problema, e disse que era uma das soldaduras na caixa de fusíveis, nem paguei muito, não ficou muito convencido, porque causa do problema geral (e a soldadura era do fusível de um dos circuitos (salvo erro da bomba de água)), mas o certo é que o apagão nunca mais ocorreu.
Concluindo o meu concelho, vai para que:Depois diga os resultados.
- Carregue as baterias com um carregador externo, daquelas de carga lenta, se as mantiver muito tempo descarregadas elas vão acabar por se deteriorar.
- Comece por verificar junto às baterias, quer fusível geral, quer junções, uniões, repartições, etc., ligação da bateria à massa etc. Verifique os bornes,etc,
- Depois abra a caixa dos fusíveis e verifique a ligação dos fios.
José Duarte Escreveu:Boa tarde Companheiro Américo
Não sou técnico mas, felizmente, tenho tido a sorte de resolver alguns problemas.
Vou comparando com a minha AC. No local ou próximo da ficha de 220V, não existe um transformador para 12V? A minha tem, incluindo um disjuntor. Verifique se há saída de corrente. Pode esse transformador estar queimado.
No interior da AC. não existe fichas de 220V? Verifique se tem corrente. (Tenho duas).
Verifique se está tudo bem com o separador de baterias. Pode haver algum problema aí. (Ver fios, pode algum estar solto).
Quanto ao painel solar é que acho estranho. Será que existe algum problema com o regulador? No meu caso a energia passa pelo regulador e vai direto para a bateria auxiliar. (Pelo menos julgo ser assim).
Vá dando notícias e espero que ultrapasse a situação.
Saudações.
José Duarte
fj2011 Escreveu:Boa tarde companheiro Américo
apenas poderei dar alguma ideia relacionado com o "não carregamento das baterias através do Painel solar". Acreditando que todas as ligações foram bem feitas, uma vez que já funcionou, segundo o que percebi.
1º - se o painel está exposto à luz solar e não carrega as baterias e estas como já comprovou estão em bom estado, só poderá ser das respectivas ligações (fichas, fios, etc), dos fusíveis ou então do controlador solar.
Utilizando uma linguagem muito simples, o Américo pode muito bem encontrar a possível causa:
1º - se tudo estiver bem ligado, quando houver sol a incidir em todo o painel, tente medir a voltagem na entrada do controlador e na respetiva saída para as baterias.
2º - Se na entrada do controlador solar não houver valores em "Volts" de acordo (aproximadamente) com os valores anunciados na traseira do painel, a avaria pode ser do painel ou da ligação da própria caixa do painel (gera energia mas não o suficiente para carregar as baterias, tenho um assim que uso para outras experiências)
3º - Se até à entrada do controlador, tudo estiver bem, tente medir os valores de saída, pois têm que ser semelhantes, embora ligeiramente mais baixos, claro!
4º - Se também aqui tudo estiver bem, só pode ter uma causa, as ligações até às baterias.
Se tiver alguma duvida diga ou se estiver perto, apareça!
cumprimentos
Fernando
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