Problema na parte electrica da minha casinha

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quarta jan 28, 2015 5:30 pm

Boa tarde companheiros
Preciso da vossa ajuda,sem motivo aparente fiquei sem energia no meu habitáculo,as baterias deixaram de carregar,o painel solar deixou de dar sinal de estar a carregar,daí não estar mesmo pelos vistos,e ligo a tomada da luz eletrica a autocaravana e nada,o frigorífico é a única coisa que da sinal,de resto mais nada,nem luzes,nem televisao,nada,fui a um amigo que trabalha em automóveis esteve a ver os fusíveis e estava tudo bem,as baterias quase sem carga como e óbvio,não recebem carga nem do painel solar nem através da luz eletrica quando ligo.
o que terá acontecido para assim de repente tudo deixar de funcionar,pois tudo estava a funcionar normalmente e sem problemas
se alguém poder dar-me umas ideias e uma ajuda ficarei imensamente agradecido
cumprimentos a todos
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 28, 2015 6:10 pm

Boa tarde Américo,

Se calhar vou dizer um grande disparate... :oops: :oops:
Américo Escreveu:e ligo a tomada da luz eletrica a autocaravana e nada,


Mas já verificou o disjuntor que se encontra perto (normalmente) da entrada de 220v para a AC se não estará "desarmado" e por isso não entra corrente. Normalmente esse disjuntor pode estar ou dentro de um armário ou roupeiro.

Quem dá o que (sabe) a mais não é obrigado... :oops: :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quarta jan 28, 2015 6:47 pm

Boas companheiro Luis Agostinho
é verdade,"Quem dá o que (sabe) a mais não é obrigado" :D
Por acaso vi Amigo,mexi em sítios que nunca tinha ate mexido para ver se descobria mais algum,
mas nada,a ultima vez que sai,a 2 semanas,notei que as baterias estavam baixas e nao vi o painel com luz de carregamento,mas como foi um fim de semana de chuva e sol nem velo,pensei que por isso talvez a luz do painel nem acendesse,o que e certo que de noite acordei para ir a casa de banho e ja nem luz tinha,imaginei como as baterias estavam a ficar sem cargas que tinham ido abaixo,mas de manha com o clarear do dia talvez entrasse alguma carga para arremediar,mas nada,quando cheguei a casa há que ligar a autocaravana a corrente para recarregar as baterias,e qual não foi o meu espanto,nada,nem a luz acendia mesmo ligada a luz.
é é este o meu dilema,a avaria mantem-se,ja a levei a um amigo que nada descobriu,talvez tenha de levar a um tecnico mesmo de autocaravanas,e aí já sei que me vão ir ao bolso,e as coisas estão tão dificeis!!! :oops:
de qualquer forma Amigo muito obrigado pela tentativa de ajuda,só a sua boa vontade já vale muito,
abraços rolantes :D :D
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor jfneves » quarta jan 28, 2015 8:53 pm

Boa noite companheiro Américo,

Face aquilo que já descreveu, e principalmente pelo facto de um profissional já ter verificado os fusíveis, certamente as suas baterias da célula, acharam por bem que estava na hora de entregar a alma ao criador.

No entanto, não atire já a toalha ao chão e faça por favor o seguinte teste:

Desligue por completo todos os consumidores das baterias, aconselhava-o mesmo a remover os terminais das duas baterias. Tente arranjar um carregador de baterias externo e carregue, com carga lenta, durante uma noite inteira, ambas as baterias.

Se dispuser de um multímetro, faça uma leitura da tensão da bateria antes de iniciar o carregamento e outra no final do mesmo. Se estas aceitarem carga, faça posteriormente um teste de descarga para verificar o comportamento das baterias.

Normalmente, dependendo do tipo de baterias, quando estas não aceitam carga, deve-se ao facto de um dos elementos de uma célula ter sido curtocircuitado. A outra não aguentou sózinha uma descarga profunda e aconteceu-lhe certamente o mesmo.

Não passa de uma mera hipótese.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor RicardoG » quinta jan 29, 2015 11:02 am

Tive um problema parecido e eram os fusíveis... derreteram! Troquei por outros novos e de melhor qualidade e resolvi o problema! Veja bem todos os fusíveis antes de ir ao "médico", pode ser que consiga resolver sozinho!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quinta jan 29, 2015 11:33 am

jfneves Escreveu:Boa noite companheiro Américo,

Face aquilo que já descreveu, e principalmente pelo facto de um profissional já ter verificado os fusíveis, certamente as suas baterias da célula, acharam por bem que estava na hora de entregar a alma ao criador.

No entanto, não atire já a toalha ao chão e faça por favor o seguinte teste:

Desligue por completo todos os consumidores das baterias, aconselhava-o mesmo a remover os terminais das duas baterias. Tente arranjar um carregador de baterias externo e carregue, com carga lenta, durante uma noite inteira, ambas as baterias.

Se dispuser de um multímetro, faça uma leitura da tensão da bateria antes de iniciar o carregamento e outra no final do mesmo. Se estas aceitarem carga, faça posteriormente um teste de descarga para verificar o comportamento das baterias.

Normalmente, dependendo do tipo de baterias, quando estas não aceitam carga, deve-se ao facto de um dos elementos de uma célula ter sido curtocircuitado. A outra não aguentou sózinha uma descarga profunda e aconteceu-lhe certamente o mesmo.

Não passa de uma mera hipótese.

Um abraço,


Bom dia companheiro
desde já agradeço imenso a sua ajuda e disponibilidade
as baterias foram a baixo porque não estou a receber carga do painel nem atraves da energia eletrica quando meto a autocaravano ligada á corrente quando está parada(penso ser esse o motivo)
mas há uma coisa que lhe pergunto caso saiba responder,
mas mesmo com as baterias sem carga,eu ligando a autocaravana a luz eletrica atraves da fixa,deveria ficar a trabalhar a corrente eletrica,certo?
penso que sim,as baterias tem 2 anos só,e sempre muito poupadas,sempre que a autocaravana esta parada esta sempre ligada a corrente eletrica,só a 3 semanas deixou de estar,e quando as anteriores baterias se foram abaixo,eu ligava a corrente eletrica e tinha energia,ou ate com o motor trabalhar,agora nada,de maneira nnenhuma,e isso e que me deixa confuso e intrigado.

abraços rolantes e mais uma vez muito obrigado por tentar ajudar
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quinta jan 29, 2015 11:39 am

RicardoG Escreveu:Tive um problema parecido e eram os fusíveis... derreteram! Troquei por outros novos e de melhor qualidade e resolvi o problema! Veja bem todos os fusíveis antes de ir ao "médico", pode ser que consiga resolver sozinho!


Ja a levei a um amigo que trabalha com automoveis e esteve a ver e parece que esta tudo bem de fusiveis,segundo ele,
será que poderá ser o carregador ou transformador,não sei bem como se chama, que fica debaixo do banco do passageiro(no meu caso) que foi a vida?
a autocaravana ligada a corrente eletrica não deveria ter luz,energia?
isso é que me deixa confuso,é que mesmo ligada a corrente eletrica nada,com o motor a trabalhar,nada

obrigado companheiro pela ajuda
abraços rolantes
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor fluis » quinta jan 29, 2015 12:57 pm

Bom dia,

Por duas vezes tive problemas de apagão elétrico (nada funcionava mesmo) na minha ac.
A primeira vez, tinha a AC à dois meses, e pelo que percebi depois, a televisão mesmo desligada do botão mas estando ligada à tomada de isqueiro estava continuamente a consumir corrente (muito pouca mas estava), pelo que a primeira vez que estive 2 semanas sem sair, consumiu toda a bateria. Quando a bateria chega a nível demasiado baixo, nem ligando a 220V, ou colocando o motor a trabalhar, continua sem corrente em lado nenhum. Solução: trocar a bateria e milagrosamente ficou tudo a funcionar.

A segunda vez, foi uma situação muito estranha, e ainda hoje não consigo dizer ao certo o que foi. Por vezes, existia um apagão, não funcionando nenhum equipamento elétrico (luzes, bomba de água, boiler, ignição do frigorifico para ligar a gás, etc), verifiquei a bateria e vi que estava com bastante carga, aliás podia ligar aparelhos diretamente à bateria que funcionavam, comecei a verificar a partir da bateria (sendo geral faz sentido que seja antes da repartição), vi que existe um grande fusível junto à bateria e que é geral, mas esse estava em bom estado, acabei por chegar a uma ficha que faz separação por secções, ao mexer nesta ficha, e como por sorte tinha o botão do frigorifico na posição de ignição do gás, ouvi imediatamente o frigorifico a tentar fazer a ignição, comprei uma nova ficha igual refiz as ligações e pensei que o problema estava resolvido. Passado uns dias, novo apagão aqui foi mais difícil de colocar de novo a trabalhar, já estava desesperado (era de noite, sem luzes, sem frigorifico, sem aquecimento, sem bomba de água). A primeira coisa que fiz foi deixar o frigorifico na posição de ignição para perceber quando ficasse a funcionar, andei da volta da referida ficha e nada, lembrei-me de ver se era problema de massa (sendo geral, anda-se sempre à procura de qualquer coisa que seja mais comum), e lembrei-me de ir com um cabo suplementar ligando uma ponta na bateria e outra ponta ligar a vários pontos da carroçaria para ver se era isso, ao tocar no segundo ponto, começo imediatamente a ouvir o frigorifico a tentar dar ignição. Pensei é desta está resolvido. Como o apagão voltou a ocorrer acabei por ir a uma oficina de AC, que me resolveu o problema, e disse que era uma das soldaduras na caixa de fusíveis, nem paguei muito, não ficou muito convencido, porque causa do problema geral (e a soldadura era do fusível de um dos circuitos (salvo erro da bomba de água)), mas o certo é que o apagão nunca mais ocorreu.

Concluindo o meu conselho, vai para que:

  1. Carregue as baterias com um carregador externo, daquelas de carga lenta, se as mantiver muito tempo descarregadas elas vão acabar por se deteriorar.
  2. Comece por verificar junto às baterias, quer fusível geral, quer junções, uniões, repartições, etc., ligação da bateria à massa etc. Verifique os bornes,etc,
  3. Depois abra a caixa dos fusíveis e verifique a ligação dos fios.
Depois diga os resultados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quinta jan 29, 2015 3:20 pm

fluis Escreveu:Bom dia,

Por duas vezes tive problemas de apagão elétrico (nada funcionava mesmo) na minha ac.
A primeira vez, tinha a AC à dois meses, e pelo que percebi depois, a televisão mesmo desligada do botão mas estando ligada à tomada de isqueiro estava continuamente a consumir corrente (muito pouca mas estava), pelo que a primeira vez que estive 2 semanas sem sair, consumiu toda a bateria. Quando a bateria chega a nível demasiado baixo, nem ligando a 220V, ou colocando o motor a trabalhar, continua sem corrente em lado nenhum. Solução: trocar a bateria e milagrosamente ficou tudo a funcionar.

A segunda vez, foi uma situação muito estranha, e ainda hoje não consigo dizer ao certo o que foi. Por vezes, existia um apagão, não funcionando nenhum equipamento elétrico (luzes, bomba de água, boiler, ignição do frigorifico para ligar a gás, etc), verifiquei a bateria e vi que estava com bastante carga, aliás podia ligar aparelhos diretamente à bateria que funcionavam, comecei a verificar a partir da bateria (sendo geral faz sentido que seja antes da repartição), vi que existe um grande fusível junto à bateria e que é geral, mas esse estava em bom estado, acabei por chegar a uma ficha que faz separação por secções, ao mexer nesta ficha, e como por sorte tinha o botão do frigorifico na posição de ignição do gás, ouvi imediatamente o frigorifico a tentar fazer a ignição, comprei uma nova ficha igual refiz as ligações e pensei que o problema estava resolvido. Passado uns dias, novo apagão aqui foi mais difícil de colocar de novo a trabalhar, já estava desesperado (era de noite, sem luzes, sem frigorifico, sem aquecimento, sem bomba de água). A primeira coisa que fiz foi deixar o frigorifico na posição de ignição para perceber quando ficasse a funcionar, andei da volta da referida ficha e nada, lembrei-me de ver se era problema de massa (sendo geral, anda-se sempre à procura de qualquer coisa que seja mais comum), e lembrei-me de ir com um cabo suplementar ligando uma ponta na bateria e outra ponta ligar a vários pontos da carroçaria para ver se era isso, ao tocar no segundo ponto, começo imediatamente a ouvir o frigorifico a tentar dar ignição. Pensei é desta está resolvido. Como o apagão voltou a ocorrer acabei por ir a uma oficina de AC, que me resolveu o problema, e disse que era uma das soldaduras na caixa de fusíveis, nem paguei muito, não ficou muito convencido, porque causa do problema geral (e a soldadura era do fusível de um dos circuitos (salvo erro da bomba de água)), mas o certo é que o apagão nunca mais ocorreu.

Concluindo o meu concelho, vai para que:

  1. Carregue as baterias com um carregador externo, daquelas de carga lenta, se as mantiver muito tempo descarregadas elas vão acabar por se deteriorar.
  2. Comece por verificar junto às baterias, quer fusível geral, quer junções, uniões, repartições, etc., ligação da bateria à massa etc. Verifique os bornes,etc,
  3. Depois abra a caixa dos fusíveis e verifique a ligação dos fios.
Depois diga os resultados.


Muito obrigado companheiro pela tentativa de ajuda e disponibilidade evidenciada
vou fazer como me disse,ate terça feira irei tentar de tudo,e digo terça porque tenho ja marcada para terça-feira uma ida a um técnico de autocaravanas caso não resolva a situação,Deus queira não xegue a ser preciso ir,seria sinal de que resolveria o problema e certamente bem mais acessível economicamente.
abraços rolantes e mais uma vez obrigado
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor José Duarte » quinta jan 29, 2015 6:29 pm

Boa tarde Companheiro Américo
Não sou técnico mas, felizmente, tenho tido a sorte de resolver alguns problemas.
Vou comparando com a minha AC. No local ou próximo da ficha de 220V, não existe um transformador para 12V? A minha tem, incluindo um disjuntor. Verifique se há saída de corrente. Pode esse transformador estar queimado.
No interior da AC. não existe fichas de 220V? Verifique se tem corrente. (Tenho duas).
Verifique se está tudo bem com o separador de baterias. Pode haver algum problema aí. (Ver fios, pode algum estar solto).
Quanto ao painel solar é que acho estranho. Será que existe algum problema com o regulador? No meu caso a energia passa pelo regulador e vai direto para a bateria auxiliar. (Pelo menos julgo ser assim).
Vá dando notícias e espero que ultrapasse a situação.
Saudações.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » quinta jan 29, 2015 6:54 pm

José Duarte Escreveu:Boa tarde Companheiro Américo
Não sou técnico mas, felizmente, tenho tido a sorte de resolver alguns problemas.
Vou comparando com a minha AC. No local ou próximo da ficha de 220V, não existe um transformador para 12V? A minha tem, incluindo um disjuntor. Verifique se há saída de corrente. Pode esse transformador estar queimado.
No interior da AC. não existe fichas de 220V? Verifique se tem corrente. (Tenho duas).
Verifique se está tudo bem com o separador de baterias. Pode haver algum problema aí. (Ver fios, pode algum estar solto).
Quanto ao painel solar é que acho estranho. Será que existe algum problema com o regulador? No meu caso a energia passa pelo regulador e vai direto para a bateria auxiliar. (Pelo menos julgo ser assim).
Vá dando notícias e espero que ultrapasse a situação.
Saudações.
José Duarte


Boa tarde companheiro José Duarte
antes de mais obrigado pela sua disponibilidade em tentar ajudar
ja a levei a um amigo meu que trabalha em automoveis e ele faz uma pequena vistoria,fios,fusiveis,disjuntor,etc,
mediu também a carga das baterias e estao de facto muito baixas,penso,pensei,ja nao sei que pensar,que estariam assim por nao estar a receber carga,pois elas tem apenas 2 anos
mas como me foi sugerido por um outro companheiro,vou meter as baterias a carregar,vou dar mais uma olhadela,e depois de carregadas vou colocalas no sitio e ver o que acontece.
obrigado mesmo
abraços rolantes
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » sexta jan 30, 2015 7:58 pm

Boas companheiros
metade do meu problema parece estar resolvido
pelo menos energia a 220 ja tenho,mas também tenho através das baterias,pois ja as meti a carregar e ao que parece o problema nao e das baterias
e nao dava sinal nenhum,porque existia um pequeno iturretor no carragador/transformador das baterias na autocaravana,e ao fazer uma inpeçao novamente a tudo,carregou-se no botao,que nem parecia botao :D ,e ele fez clix,e as baterias começaram a carregar e fez-se luz.
mas reparamos que o painel solar continua sem dar qualquer sinal,o que sendo assim nao esta a carregar nada atraves dele
outra coisa que descobrimos e que o motor a trabalhar nao esta a carregar tambem as baterias da celula,o que deveria acontecer
2º passo
tentar descobrir porque o painel solar nao da qualquer sinal
e porque o motor a trabalhar nao carrega tambem as baterias
alguma sugestão por onde começar??
alguem tem alguma ideia???

aceitam-se sugestoes de bom grado :D

abraços rolantantes para todos e bom fim de semana...
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor fj2011 » sábado jan 31, 2015 7:56 pm

Boa tarde companheiro Américo

apenas poderei dar alguma ideia relacionado com o "não carregamento das baterias através do Painel solar". Acreditando que todas as ligações foram bem feitas, uma vez que já funcionou, segundo o que percebi. :idea:

1º - se o painel está exposto à luz solar e não carrega as baterias e estas como já comprovou estão em bom estado, só poderá ser das respectivas ligações (fichas, fios, etc), dos fusíveis ou então do controlador solar.

Utilizando uma linguagem muito simples, o Américo pode muito bem encontrar a possível causa:

1º - se tudo estiver bem ligado, quando houver sol a incidir em todo o painel, tente medir a voltagem na entrada do controlador e na respetiva saída para as baterias.

2º - Se na entrada do controlador solar não houver valores em "Volts" de acordo (aproximadamente) com os valores anunciados na traseira do painel, a avaria pode ser do painel ou da ligação da própria caixa do painel (gera energia mas não o suficiente para carregar as baterias, tenho um assim que uso para outras experiências) :)

3º - Se até à entrada do controlador, tudo estiver bem, tente medir os valores de saída, pois têm que ser semelhantes, embora ligeiramente mais baixos, claro!

4º - Se também aqui tudo estiver bem, só pode ter uma causa, as ligações até às baterias.

Se tiver alguma duvida diga ou se estiver perto, apareça! :)

cumprimentos

Fernando
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor Américo » segunda fev 02, 2015 5:55 pm

fj2011 Escreveu:Boa tarde companheiro Américo

apenas poderei dar alguma ideia relacionado com o "não carregamento das baterias através do Painel solar". Acreditando que todas as ligações foram bem feitas, uma vez que já funcionou, segundo o que percebi. :idea:

1º - se o painel está exposto à luz solar e não carrega as baterias e estas como já comprovou estão em bom estado, só poderá ser das respectivas ligações (fichas, fios, etc), dos fusíveis ou então do controlador solar.

Utilizando uma linguagem muito simples, o Américo pode muito bem encontrar a possível causa:

1º - se tudo estiver bem ligado, quando houver sol a incidir em todo o painel, tente medir a voltagem na entrada do controlador e na respetiva saída para as baterias.

2º - Se na entrada do controlador solar não houver valores em "Volts" de acordo (aproximadamente) com os valores anunciados na traseira do painel, a avaria pode ser do painel ou da ligação da própria caixa do painel (gera energia mas não o suficiente para carregar as baterias, tenho um assim que uso para outras experiências) :)

3º - Se até à entrada do controlador, tudo estiver bem, tente medir os valores de saída, pois têm que ser semelhantes, embora ligeiramente mais baixos, claro!

4º - Se também aqui tudo estiver bem, só pode ter uma causa, as ligações até às baterias.

Se tiver alguma duvida diga ou se estiver perto, apareça! :)

cumprimentos

Fernando


Boa tarde companheiro Fernando
antes de mais muito obrigado pela disponibilidade em ajudar
como disse atrás,uma parte do problema parece estar resolvida,o painel já dá indicação tambem,embora nao saiba se o carregamento que esta a fazer seja a cem por cento como mencionou,mas pelo menos ja da indicação,e não dava
agora ando as voltas e para perceber porque o motor quando esta a trabalhar,ou vou em viagem nao esta a carregar as baterias da celula,porque neste momento nao está,mas ja esteve,agora não compreendo porque deixou de o fazer
abraços rolantes amigo e mais uma vez obrigado
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Problema na parte electrica da minha casinha

Mensagempor José Duarte » segunda fev 02, 2015 11:01 pm

Boa noite Companheiro Américo
Sobre a situação do alternador não estar a carregar, verifique:
(Atenção: não tenho conhecimento técnico da coisa, como disse anteriormente refiro-me sempre à minha AC). Se o fio que sai do alternador e que segundo julgo vai ao separador, não estará partido ou desligado? Pode verificar com um voltímetro se chega corrente ao separador. Em principio por ali deverá existir energia acima dos 14V com o motor da AC a trabalhar. Caso exista, verifique as ligações como já referi anteriormente, porque se o separador estiver bom, tem que forçosamente carregar a bateria.
No entanto, haverá uma lógica, porque se a bateria estiver totalmente carregada, o separador deverá fazer o corte de energia, para não sobrecarregar a bateria.
Saudações
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes