Baterias descarregam

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias descarregam

Mensagempor Sam1978 » terça jan 20, 2015 10:54 pm

Boa noite colegas

Neste momento tenho mais uma questão para a qual necessito da vossa ajuda:

A minha AC tem duas baterias uma Varta e outra AGM (não vi a marca mas deduzi pelo aspeto) ambas de 100 ampers.

As baterias estão ligadas em paralelo e são carregadas por dois paineis solares. A AC tem ainda um painel central onde indica a carga de uma bateria em volts e outro acessáorio que da a carga de ambas as baterias mas em %.

O que acontece é que as baterias carregam durante o dia e no painel central normalmente apresenta uma voltagem que passa ligeiramente dos 13 volts nos indicadores em percentagem não costumam passar dos 60 a 80%

De manhã normalmente a consola central indica 12 volts e no medidor percentual revela algo preocupante "dead".

Pelo que me apercebo o medidor percentual pode não estar a funcionar a 100% mas será normal as baterias perderem esta carga durante a noite por não haver carga solar?
Gostava de poder ter a vossa opinião antes de desmontar o material.

Já agora aproveito para colocar mais umas questões:

1 Como posso testar as baterias (será melhor passar num eletricista profissional)?

2 Como sei que tipo de paineis solares tenho montados (Mono ou Poli cristalinos)?

Já li bastante acerca destes assuntos no forum mas no final acabo por não ter um consenso. Assim gostaria da vossa ajuda.

Um abraço e boas passeatas.
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Baterias descarregam

Mensagempor fj2011 » sábado jan 31, 2015 9:52 pm

Boa noite Sam

quanto à sua pergunta, Como posso testar as baterias ?

Numa loja ou oficina que vende e/ou monta baterias, por norma, têm um aparelho, que regista e mede o estado que se encontram as baterias, é um acessório um pouco caro, daí nem todos o tenham ou utilizem, pois preferem dizer ao cliente que a bateria "foi-se" e vendem uma nova. À conta disso, vou aproveitando e troco baterias em oficinas de amigos, essas baterias, tenho-as ligadas em paralelo e é com elas que apesar de não servirem para a ignição, dá para armazenar energia para gastar quando não há sol suficiente para ter energia eléctrica em minha casa, sem depender da EDP. :D

Mas não desanime, há um método muito prático que funciona muito bem, :)
- primeiro, arranje 2 cabos (preferencialmente de 12mm2) ligue a cada um dos bornes e fique com cada uma das pontas afastadas uma em cada mão, depois encoste as pontas e afaste-as e observe o impacto/faísca ao encostá-las e aí vê logo o estado de cada uma das baterias. (isto é o que se faz normalmente nas oficinas que não têm o tal aparelho)
Faça esta experiência ao ar livre e afastado de crianças e de algum material combustivel uma vez que vai provocar uma boa faísca se as baterias estiverem muito boas... se tiver receio ou pouca experiência para esta habilidade use umas luvas e óculos.


2 Como sei que tipo de paineis solares tenho montados (Mono ou Poli cristalinos)? - resposta: ve-se pelas células , são diferentes, mas isto pouco importa para o que menciona.

espero ter ajudado

cumprimentos
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias descarregam

Mensagempor Sam1978 » segunda fev 02, 2015 3:09 pm

Boa tarde Colega FJ2011

Tenho andado a trabalhar no assunto e já eliminei algumas das duvidas:

1 - Os paineis solares que tenho são policristalinos, percebi pelo seu aspecto quando subi ao tejadilho da AC.

2 - As duas baterias apresentam uma carga média de 12.4volts quando não estão a carregar - medição feita com multímetro directamente nas baterias, logo o medidor percentual foi para o galheiro :cry: e a consola central apresenta os valores correctos.

3 - Quando o carro está a trabalhar e o consequentemente o alternador também as baterias apresentam uma leitura entre os 13,5 e os 14 volts (os valores não são precisos pois o multímetro ainda é dos analógicos).

Neste caso restam poucas duvidas:

Na vossa opinião as baterias estando normalmente nos 12,5 volts terão carga suficiente para passar umas noites ao relente implicando iluminação, boiler, bomba de água, aquecimento truma...

Outro pormenor para o qual agradecia a vossa opinião é o facto de a autocaravana apenas ter duas baterias ligadas em paralelo. ao que me apercebo numa tem preferenecialmenta as ligações para o arranque do veiculo e na outra as ligações da célula, mas não deixam de estar ligadas em paralelo.... é normal?

Obrigado a boas passeatas
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Baterias descarregam

Mensagempor fj2011 » terça fev 03, 2015 12:29 am

boas!
diz que tem 2 paineis solares para 2 baterias 100A, em que uma delas é de arranque, certo?
quando tem o motor a trabalhar, sem duvida que as baterias estão a carregar em conjunto através do alternador, mas o que eu não entendo é como tem as 2 baterias a disponibilizar energia para ser consumida no interior da célula, quando o motor está desligado. A menos que, quem lhe fez essas ligações tenha "engendrado" isso de tal maneira, que um dia destes de manhã quando for dar à chave de ignição já não há carga suficiente para tal :(
Quanto às ligações de que fala "em paralelo" obviamente que para existir "12v" em todo o circuito e falando em termos muito práticos, tem razão, pode dizer-se que estão ligadas em paralelo, mas isso apenas acontece enquanto o motor trabalha. Quando se desliga o motor, o circuito da bateria de arranque que liga ao interior da célula é interrompido. Se isso não acontece, terá que rever essas ligações.
Já agora que controlador solar usa? pelos vistos não é um controlador solar digital, caso o fosse controlaria o estado da bateria ( não precisaria do tal multímetro analógico que diz ter falhas) assim como a energia gerada e o estado em que a bateria se encontra em cada momento.

Já agora deixo-lhe mais uma dica muito simples, para ver o estado da bateria da CÉLULA.
1º- desligue os fios do borne positivo da bateria da célula...(tenha em ATENÇÃO onde encosta esses fios, pelo que já li, parece existir por aí algo ligado fora da normas.)
2º - passado pelo menos 1 hora meça com o seu multímetro o valor e aponte num papel (por ex. 12,6) . Continue com a bateria desligada e passado 24 horas torne a medir com o mesmo multímetro e compare os valores, a bateria deverá apresentar o mesmo valor, se tal não acontecer, é sinal que a bateria já não está a 100%.

Não se esqueça que uma bateria que não esteja a funcionar a 100% e se continuar ligada em paralelo permanentemente com uma outra bateria em bom estado, acaba por estragar esta.

Uma bateria perder carga durante a noite, é normal, pois tem contra ela o consumo que descreveu. Mas parece-me que está baixar demasiado para o tipo de bateria que é!
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias descarregam

Mensagempor Sam1978 » segunda fev 23, 2015 9:54 pm

Boa noite colega Fernando

Este fim de semana decidi fazer uma limeza às duas baterias desligando os born's e limpando o zebre dos terminais, também substitui alguns terminais que já me pareciam demasiado danificados e troquei as caixas individuais de fusiveis por uma caixa nova para seis fusiveis. Depois de tudo isto qual não foi o meu espanto quando o dispositivo que está ligado ao regulador do painel solar para apresentar leituras e que segundo tudo indicava tinha morrido começou a trabalhar corretamente. Dai em diante a bateria da celula carrega sempre até aos 13.8v e durante a noite anda pelos 12,9v. Além disso dá-me a sensação que a bateria está a carregar bastante mais depressa.

Resumindo e concluindo, uma boa limpeza por vezes faz milagres......

Entretanto falei com um técnico de autocaravanas que foi da opinião de instalar um separador de baterias que vai ser a próxima aquisição.

De qualquer forma muito obrigado pela ajuda.
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Baterias descarregam

Mensagempor krushandkill » quinta set 03, 2015 11:35 pm

fj2011 Escreveu:Boa noite Sam

Mas não desanime, há um método muito prático que funciona muito bem, :)
- primeiro, arranje 2 cabos (preferencialmente de 12mm2) ligue a cada um dos bornes e fique com cada uma das pontas afastadas uma em cada mão, depois encoste as pontas e afaste-as e observe o impacto/faísca ao encostá-las e aí vê logo o estado de cada uma das baterias. (isto é o que se faz normalmente nas oficinas que não têm o tal aparelho)
Faça esta experiência ao ar livre e afastado de crianças e de algum material combustivel uma vez que vai provocar uma boa faísca se as baterias estiverem muito boas... se tiver receio ou pouca experiência para esta habilidade use umas luvas e óculos.


:shock: :shock: :shock:

Nunca fazer isto. Ainda acaba por soldar os 2 fios e descarrega a bateria toda. Já para não falar que o único resultado que obtem é uma faisca que não prova nada, até com 10v dá uma faisca valente...

Teste técnicamente correcto:
medir a tensão das baterias em vazio, ou seja, sem nada ligado. A tensão deve andar na ordem dos 13v. Ligar um consumo constante, por exemplo, abrir uma torneira para ligar a bomba de água e medir a tensão da bateria. Deve ficar por volta dos 12v e qualquer coisa e manter-se nesse valor, descarregando aos poucos. Se assim que se liga a bomba de água a tensão da bateria cair logo para 11v ou 10v, das duas uma, ou estamos com uma bateria descarregada, ou está avariada...
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: Baterias descarregam

Mensagempor fj2011 » segunda set 07, 2015 9:01 am

krushandkill Escreveu:
fj2011 Escreveu:Boa noite Sam

Mas não desanime, há um método muito prático que funciona muito bem, :)
- primeiro, arranje 2 cabos (preferencialmente de 12mm2) ligue a cada um dos bornes e fique com cada uma das pontas afastadas uma em cada mão, depois encoste as pontas e afaste-as e observe o impacto/faísca ao encostá-las e aí vê logo o estado de cada uma das baterias. (isto é o que se faz normalmente nas oficinas que não têm o tal aparelho)
Meu caro, quando descrevi isto certamente foi uma dica para quem sabe o que está a fazer, quando me referi a faísca, escrevi "impacto/faísca"

Faça esta experiência ao ar livre e afastado de crianças e de algum material combustivel uma vez que vai provocar uma boa faísca se as baterias estiverem muito boas... se tiver receio ou pouca experiência para esta habilidade use umas luvas e óculos.


:shock: :shock: :shock:

Nunca fazer isto. Ainda acaba por soldar os 2 fios e descarrega a bateria toda. Já para não falar que o único resultado que obtem é uma faisca que não prova nada, até com 10v dá uma faisca valente...

com 10v dará um faísca, esqueça a palavra "valente" e os cabos que referi são cabos normais de arranque, como tal têm terminais adequados que Não ficarão soldados pela acção :D

Teste técnicamente correcto:
medir a tensão das baterias em vazio, ou seja, sem nada ligado. A tensão deve andar na ordem dos 13v.

[b]uma bateria de arranque, estabilizada, sem estar à carga nunca lhe dará valores de 13V , admito que dá, se o multimetro estiver a fazer leituras erradas[/b] :)

Ligar um consumo constante, por exemplo, abrir uma torneira para ligar a bomba de água e medir a tensão da bateria. Deve ficar por volta dos 12v e qualquer coisa e manter-se nesse valor, descarregando aos poucos. Se assim que se liga a bomba de água a tensão da bateria cair logo para 11v ou 10v, das duas uma, ou estamos com uma bateria descarregada, ou está avariada...
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Baterias descarregam

Mensagempor krushandkill » quarta set 09, 2015 10:49 pm

Se calhar não me expliquei tão bem como eu pensava...

Teste técnicamente correcto:
medir a tensão das baterias em vazio, ou seja, sem nada ligado, apenas com a bateria a ser carregada. A tensão deve andar na ordem dos 13v.


Desligar a carga da bateria ou desligar o cabo negativo do borne de bateria. O cabo negativo se tocar em alguma chapa, não faz estragos, mas é melhor isolar a ponta.

Ligar um consumo constante, por exemplo, abrir uma torneira para ligar a bomba de água e medir a tensão da bateria. Deve ficar por volta dos 12v e qualquer coisa e manter-se nesse valor, descarregando aos poucos. Se assim que se liga a bomba de água a tensão da bateria cair logo para 11v ou 10v, das duas uma, ou estamos com uma bateria descarregada, ou está avariada...

Se usar um aparelho de medida do chines, fazer previamente uma comparação de medidas com um aparelho Fluke, Metrix ou semelhante, calibrado e em bom estado de funcionamento. :mrgreen:

Curto-circuitar com 2 fios os bornes da bateria é má prática devido não só ao ao perigo como ao esforço que a bateria vai sofrer, desnecessariamente.
Mas estejam á vontade para fazer este curto-circuito, várias vezes, com tempo o mais prolongado possível e quando brevemente necessitarem, comprem nova bateria de 100Amp ou de 120Amp, de preferencia da marca FIAMM, uma boa marca italiana, mas cara. Comprem apenas e somente desta marca, que a minha entidade patronal agradece. :twisted:
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes