Ajuda com Bomba de água

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » terça jan 06, 2015 10:25 am

Bom dia

Adquiri recentemente uma autocaravana que tem uma bomba de água fiamma ligada a um vaso de expansão também fiamma.

Verifiquei que a bomba trabalha com intervalos de tempo muito reduzidos mesmo sem ser aberta qualquer torneira. Notei também que quando abro a torneira a bomba trabalha imediatamente. Pelo que li não é normal quando existe um vaso de expansão no circuito.

Se por outro lado desligar a bomba de agua durante a noite no dia seguinte ao ligar esta trabalha durante bastante tempo.

O fluxo de agua no torneira é constante não apresentando anomalias à primeira vista.

Inicialmente pensei que se tratasse de uma fuga de água no circuito mas apesar de não ter comprovado esta situação a 100% não encontro vestígios de agua em lado nenhum.

Já li noutro post que é possível serem as borrachas da bomba danificadas.

Agradeço a vossa opinião antes de desmontar o sistema.

Cumprimentos
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor jfneves » terça jan 06, 2015 1:13 pm

Bom dia companheiro Sam1978,

A questão que levantou é bastante frequente. Pelo que descreve a bomba não tem aparentemente qualquer problema, poderá quando muito, necessitar de um pequeno ajuste no pressóstato da mesma, se possuir parafuso de ajuste para o efeito.

O facto da bomba trabalhar de imediato logo após a abertura de um torneira, isso significa que o vaso de expansão não está a desempenhar a sua função, que se poderá dever a duas situações. Ou a membrana está rompida e o espaço reservado ao ar de amortecimento foi ocupado pela água, ou o referido ar escapou-se pela válvula de enchimento localizada no topo do vaso, e é necessário repô-lo. Para tal, basta desligar a bomba, abrir uma torneira para que a pressão no circuito fique a zero e pressurizar o vazo com um pressão prévia de cerca de 0.9bar, utilizando para tal, por exemplo, uma bomba das bicicletas.
Na minha AC também tenho um vaso de expansão da Fiamma e depressa verifiquei que "aquilo" não funcionava muito bem, perdendo rapidamente o ar. Acabei por o manter no circuito, mas acrescentei no mesmo local um vaso de expansão da Comet, sem membrana separadora, que custa metade do preço, visualiza-se facilmente a quantidade de ar de que dispõe e verificando-se que já não funciona adequadamente, basta desenroscar o vaso, despejar a água que contém, voltar a enroscar e fica de imediato operacional.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » terça jan 06, 2015 9:03 pm

Obrigado pela dica colega Fernando Neves.

Esse poderá ser realmente um dos problemas mas não entendo por que motivo a bomba trabalha sem que qualquer torneira se abra para gastar agua.

Cumprimentos
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor jfneves » quarta jan 07, 2015 12:13 am

Sam1978 Escreveu:Esse poderá ser realmente um dos problemas mas não entendo por que motivo a bomba trabalha sem que qualquer torneira se abra para gastar agua.


Se a bomba trabalha por vezes sem a abertura de qualquer torneira, em minha opinião, só haverá duas razões para que tal se verifique. Ou existe uma fuga no circuito, incluindo neste caso uma torneira que vai pingando lentamente, ou existe lixo na sede das membranas da bomba que possibilita o retrocesso lento da água.

Se verificar que não existem fugas no circuito, desmonte o corpo das membranas e proceda a uma limpeza analisando o estado das mesmas.

Boa sorte,
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » quarta jan 07, 2015 4:48 pm

Colaga Fernando Neves

Agradeço desde já a sua ajuda. Irei oportunamente verificar as duas hipóteses e retornarei com o resultado.

Cumprimentos,
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor banshee » quarta jan 07, 2015 10:06 pm

Não sendo eu muito entendido no assunto, não havera algures no circuito uma valvula anti retorno, e esta tenha algum defeito e deixe a agua ir passando de volta ao deposito da agua, diminuindo assim a pressão fazendo com que a bomba volte a ligar?
banshee
 
Mensagens: 14
Registado: quarta set 24, 2014 9:13 pm

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » quarta jan 07, 2015 10:14 pm

Boa noite colega banshee

Ai está mais uma questão bastante pertinente. Eu nem sei se o circuito tem uma válvula anti retorno. Mais uma coisa para analisar. Lá vou eu para baixo da carripana procurar a válvula.

Obrigado pela dica.
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » quarta jan 07, 2015 10:18 pm

jfneves Escreveu:Bom dia companheiro Sam1978,

O facto da bomba trabalhar de imediato logo após a abertura de um torneira, isso significa que o vaso de expansão não está a desempenhar a sua função, que se poderá dever a duas situações. Ou a membrana está rompida e o espaço reservado ao ar de amortecimento foi ocupado pela água, ou o referido ar escapou-se pela válvula de enchimento localizada no topo do vaso, e é necessário repô-lo. Para tal, basta desligar a bomba, abrir uma torneira para que a pressão no circuito fique a zero e pressurizar o vazo com um pressão prévia de cerca de 0.9bar, utilizando para tal, por exemplo, uma bomba das bicicletas.

Um abraço,


Boa noite colega Fernando

Ontem utilizei uma pistola de compressor para medir a pressão no vaso de expansão e de facto a pressão é de 0.9 bar pelo que penso que o problema terá outra proveniencia. Entretanto vou analisar as outras questões e vou dando noticias.

Cpts
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor nuno soares » quinta jan 08, 2015 10:07 pm

A minha bomba fiamma começou a trabalhar sem motivo aparente, quando analisei a bomba, detectei as membranas partidas. Comprei o kit de substituição e não voltou a fazer.
Após a reparação notei uma melhoria no caudal.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » domingo jan 11, 2015 12:13 am

Boa noite colegas

Esta tarde foi dedicada ás cortinas pois tinha duas janelas em que as ditas já não subiam e as redes mosquiteiros já não desciam. Agora estão OK. Aproveitei para dar uma espreitada por baixo e constatei que no tubo que vai do deposito de agua para a bomba não tem qualquer válvula de corte. E normal ou seria bom pensar em por uma?

Amanha vou desmontar a bomba para ver o que se passa. Estive a confirmar e tenho borrachas suplentes pelo que se as atuais não estiverem boas posso sempre substituir.

Vai ser agua por todo o lado...eheheh

Desejem-me sorte......
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda com Bomba de água

Mensagempor Sam1978 » domingo jan 11, 2015 8:27 pm

Boa noite colegas

Hoje desmontei a mal afamada bomba e de facto as borrachas interiores já apresentavam algum desgaste. Substitui pelas novas e à segunda tentativa (na primeira devo ter apertado mal os parafusos pois a agua saiu toda pelo fundo da bomba) ficou como nova. encheu o vaso de expansão e parou. Não voltou a funcionar sem ser pela abertura das torneiras.

Agora tenho de ir comprar um novo kit para ficar como suplente.

Conhecem algum site que venda este material fiamma?

Obrigado a todos pela ajuda.

No próximo fim de semana já devemos ir passear.
Samuel Lnh
Sam1978
 
Mensagens: 24
Registado: segunda dez 29, 2014 2:18 pm
Localização: Lourinhã


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes