Ajuda com baterias da célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com baterias da célula

Mensagempor elnuno » domingo dez 14, 2014 11:27 am

Tenho andado um bocado perdido com a situação das baterias, deixei o painel de controle ligado assim como a bomba da água e pela 1ª vez apareceu-me o sinal vermelho de falta de carga.

A 1ª coisa que pensei foi que os painéis solares estivessem sujos pois não estava a carregar a bateria e assim que ligava o motor da AC as baterias de imediato carregaram (segundo o painel) para quase 75%.

Limpei os painéis solares, testei e o painéis estão a funcionar bem.

As baterias descarregam-se completamente ao fim de 2-3 horas com luzes ligadas, ligando o motor voltam a carregar, aconteceu de a meio da noite a Truma desligar-se por falta de carga.

As minhas perguntas são:

1) Será que terei de substituir as baterias?

2) É aconselhável deixar as AC ligada á corrente 220v a ver se as baterias voltam a carregar por completo e não percam tão rapidamente a carga?

Obrigado
elnuno
 
Mensagens: 53
Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm
Localização: Porto

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor danibeja » domingo dez 14, 2014 6:42 pm

Boa noite,

Tudo indica que é um problema de bateria...

Se a bateria da célula for com manutenção, deve em primeiro lugar verificar se o electrólito está ao nível, caso esteja baixo deve colocar água destilada.... deixar carregar pelo painel solar é o melhor (quando à sol lol ), em opção poderá ligar a 220V por um período de pelo menos 24 horas, se com este procedimento ficarem razoáveis, continue a usar ...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor RicardoG » segunda dez 29, 2014 5:15 pm

Uma pergunta... tenho uma oportunidade de comprar uma bateria normal para a célula de 90Ah por 85€... acham que é asneira?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor Vítor guadalupe » domingo jan 04, 2015 7:07 pm

Ola Boa noite
Por mim não acho que seja asneira, no caso de ser nova. Comprei uma recondicionada de 100ah, por 35Eur, das ditas normais (acido), há cerca de 8 meses e está a funcionar impecável.
Abraço
Vitor
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor RicardoG » domingo jan 04, 2015 9:51 pm

Obrigado pela sua opinião! :)
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor elnuno » segunda jan 05, 2015 12:10 pm

Companheiro Danibeja, muito obrigado pela ajuda, segui todos os passos e as baterias foram mesmo á vida, os níveis estavam bons, deixei 48h a carregar mas o problema manteve-se, descarregam rapidamente e no Inverno é impossível ficar na rua sem os 230v. e é muito chato a meio da noite o Boiler desligar-se e ter que ligar o motor para carregar as baterias.

Tenho um conhecido que pôs ma bateria de camião e segundo ele ficou com uma autonomia fantástica, algum de vocês conhece alguem que tenha feito o mesmo?
elnuno
 
Mensagens: 53
Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm
Localização: Porto

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor danibeja » segunda jan 05, 2015 5:05 pm

Boa tarde,

A bateria de um camião será igual a uma bateria normal de arranque de uma autocaravana, só que com mais amperes e amperes de arranque... existem vários factores a favor e contra... acho desajustado....

Ter em atenção que nos contras tem um que pode criar problemas, que é o carregamento da bateria através do alternador, como a bateria é de muito grande capacidade, o regulador do alternador assume que pode carregar com toda a potencia disponível, logo deve ter a certeza que a secção de cabos eléctricos aguenta a passagem de energia, assim como, vai puxar mais pelas correias de alternador e perder potencia de motor quando está em carga....

Se tiver um painel solar ( ou mais ), deve escolher uma bateria de descarga lenta ( deep cicle ) , ou superior....

Uma autocaravana normal, por norma, basta uma bateria de 100 Amperes, no entanto, pode-se sempre acrescentar ou aumentar consoante o espaço e peso disponível... sendo que deve ser efectuado por profissionais, pois por vezes o que parece simples é muito mais complicado...~

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda com baterias da célula

Mensagempor elnuno » sexta abr 10, 2015 3:55 pm

Levei as baterias á EDL na Maia que têm uma maquina onde as testam e ambas já não tinham volta a dar, acabei por comprar lá mesmo 2 baterias de 100AH no valor de 210€ (105€ cada).

Procurei na net o aparelho de análise das baterias e o preço é de 500€, desisti da ideia.
elnuno
 
Mensagens: 53
Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm
Localização: Porto


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron