Gás butano ou propano?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gás butano ou propano?

Mensagempor RicardoG » quinta nov 13, 2014 1:36 pm

Boa tarde,

Na minha AC vêm 2 botijas de gás da Galp (Pluma). Não sei se é botano ou propano... disseram-me que devo utilizar propano porque é mais potente... o que dizem?
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor 40le » quinta nov 13, 2014 1:52 pm

AMIGOS,

NAO SEI SE JA CONHECEM O NOVO SISTEMA DA REPSOL!!! È SEM DUVIDA O MELHOR DO MERCADO.

O REDUTOR QUE TEM A REPSOL É SIMPLESMENTE MUITO SEGURO. QUANDO TIVEREM OPORTUNIDADE EXPERIMENTE OU PEÇAM QUE VOS EXPLIQUEM COMO FUNCIONA.
NAO PRECISAM DE TER NO INTERIOR NENHUM SISTEMA PARA DETECTAR FUGAS DE GAZ, POIS O PROPRIO REDUTOR ACTIVA SISTEMA DE SEGURANÇA DE DETECTAR ALGUMA FALHA.

ABRAÇOS

MBsaudaçoes
Conde Roberto
Hymer S555 1991

Love Classics!!!
40le
 
Mensagens: 23
Registado: terça jan 03, 2006 7:37 pm
Localização: Silves

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor spedy » quinta nov 13, 2014 2:33 pm

Boa tarde, ha mais sistemas que fazem essa retenção. Eu pessoalmente uso repsol propano pela facilidade de compra nomeadamente em Espanha. Em relação aos "porquês" com uma pesquisa rápida encontra alguns tópicos com explicação detalhada.

cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor jgomes » quinta nov 13, 2014 3:12 pm

Boa tarde.

Companheiro RicardoG, as garrafas (botijas) de gás pluma, são todas, independentemente damarca, butano. Ainda não há garrafas pluma para gás propano. Pessoalmente aconselho o uso do propano. Os nossoa aparelhos funcionam muito melhor e é um gás mais limpo. Se fizer a mudança vai verificar isso mesmo. Atenção que tem que mudar o rotor das garrafas.

Cumprimentos

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor RicardoG » quinta nov 13, 2014 4:38 pm

Por acaso fui agora confirmar e no aparelho que liga à garrafa diz que é propano! Mas as garrafas são pluma... daquelas cor de laranja da Galp.. estranho!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor fluis » sexta nov 14, 2014 9:54 am

Bom dia,

Companheiro 40le é bom vê-lo por cá novamente. Por favor não escreva em Maiúsculas, o qual como sabe nos meio virtuais tem a conotação de gritar. Em relação ao redutor da repsol que refere, consegue dar mais informações ou então colocar uma foto? Já agora é mesmo um redutor de pressão (30/37 MBar) ou um adaptador de pressão livre?

RicardoG, como diz o companheiro jgomes, todas as garrafas leves são butano, quer seja Galp (é esta que se chama pluma), BP ou Repsol. O Butano tem grandes desvantagens de inverno, e normalmente os equipamentos da autocaravana têm uma queima mais limpa com o propano. Eu pessoalmente, tive uma péssima experiencia com as plumas da Galp, coincidência ou não, depois de uma experiência de verão, fiquei com o bico do frigorifico entupido e toda a zona da grelha preta, nunca mais arrisquei.
Como já dito a Pluma é efetivamente butano, estará escrito propano certamente nalgum acessório da própria autocaravana, atenção que se tiver um redutor genérico da própria autocaravana e, mais um redutor na garrafa pluma, tem uma instalação que não está a cumprir as normas, e poderá levar algum aparelho a não funcionar corretamente.

Por favor leia o documento que está em http://www.campingcarportugal.com/tecnicasBricolage com o nome de “O gás nas autocaravanas”, o qual penso que poderá ajuda-lo a compreender algumas questões sobre o gás e respetiva utilização nas autocaravanas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor emanuel_jordao » sexta nov 14, 2014 10:50 am

Companheiro Spedy tem facilidade em comprar Repsol em Espanha?

Tem uma garrafa repsol de formato espanhol sem orelhas ou consegue trocar as de formato português em Espanha?

Eu das vezes que necessitei de trocar repsol PT por repsol ES em espanha não me trocaram.


Tive Gás BP light e foi uma má experiência. Os queimadores sujos, o cheiro, e o gás que não é gasto até ao fim.A única vantagem na troca é que o redutor de BP light e Repsol propano é o mesmo.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor spedy » sexta nov 14, 2014 10:57 am

Bom dia, neste momento tenho duas garrafas com formato espanhol, mas inicialmente era as formato português, troquei as em espanha e a partir daí compro sempre em espanha.

Penso que seja uma questão de ir tentado. Troquei numa das bombas de gasolina que encontramos na estrada.

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor fluis » sexta nov 14, 2014 11:04 am

emanuel_jordao Escreveu:...
Tive Gás BP light e foi uma má experiência. Os queimadores sujos, o cheiro, e o gás que não é gasto até ao fim.A única vantagem na troca é que o redutor de BP light e Repsol propano é o mesmo.


Bom dia,

Foi precisamente o que me aconteceu com a pluma da Galp, por isso risquei as garrafas light.
Encaixe de BP Butano=Repsol Butano e Propano e também igual às novas garrafas de gás da Prio http://www.prioenergy.com/produtos-e-servicos/gas/
Todas as garrafas espanhola independentemente da marca, usam este encaixe, incluindo claro, as Galp comercializadas em Espanha.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor fluis » sexta nov 14, 2014 11:15 am

spedy Escreveu:Bom dia, neste momento tenho duas garrafas com formato espanhol, mas inicialmente era as formato português, troquei as em espanha e a partir daí compro sempre em espanha.

Penso que seja uma questão de ir tentado. Troquei numa das bombas de gasolina que encontramos na estrada.

Cumpts


Bom dia,

Eu também já tenho, duas garrafas espanholas de propano. Pela minha experiência, parece-me que normalmente junto à fronteira, eles aceitam qualquer modelo de bilha à troca (Portuguesa, Espanhola, qualquer marca), quanto mais nos afastamos da fronteira mais difícil é. Já me aconteceu, numa localidade estar a precisar de gás, e eles só aceitavam troca pela mesma marca espanhola, a repsol estava esgotada por lá, havia cepsa mas eles só vendiam se tivesse cepsa, tentei pagar o vasilhame e era impossível porque nem sabiam o preço, porque o vasilhame era entregue através da assinatura de um contrato. Nessa localidade obtive a mesma resposta, noutra bomba e para outra marca de gás.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor spedy » sexta nov 14, 2014 12:06 pm

Em França tive um problema idêntico, mas lá fiz o contrato (nada mais do que o preenchimento de um formulário) paguei o vasilhame e no ano seguinte devolvi a garrafa e foi me devolvido o valor do vasilhame !!! Simples e práticos :D :D
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor RicardoG » sexta nov 14, 2014 12:10 pm

Ok, obrigado! Estou esclarecido, vou trocar as garrafas.
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor Lealbino » terça jul 07, 2015 2:36 pm

Boa tarde a todo(a)S

Desde que comprei a AC que a botija de gás que lá vinha (Repsol Butano - Azul) foi mantida, e nas ultimas férias mais prolongadas quando acabou o gás troquei por uma igual… mas vejo agora que se calhar tinha sido boa altura para fazer a transição para as Repsol Propano - Laranja…

Tenho ideia de que o redutor que estava instalado (um Shell Butagas 30 mbar, que desde sempre me pareceu muito “simples”) está recentemente a permitir uma fuga por aquilo que aparenta ser mau encaixe, parecendo haverem posições em que fica com folga e permite fuga de gás. Ora como esta é uma situação a rapidamente retificar, pelo que pesquisei percebi existir um redutor da Repsol de 30 mbar que tanto funcionará com Butano como com Propano, o que me permitiria instalar o redutor novo e mangueira nova e ir usando o Butano Repsol até este acabar, e depois trocar por uma garrafa de Propano Repsol.

Encontrei também outra informação que referia haver um redutor Repsol que seria compatível além dos dois tipos de botijas Repsol, também com BP Propano e Galp Propano…

Alguém tem este redutor e tem referências/sugestões que me possa indicar, dado que vou em breve até uma bomba gasolina da Repsol para ver se têm? É que ter informação prévia ajuda sempre na escolha e em já saber ao que se vai. ;)

Pelo que li nos manuais que fui compilando ao longo deste tempo todos os equipamentos que vinham instalados trabalharão a 30 mbar (Trumatic SL3002, Eletrolux RM2210, Boiler), como tal julgo não haver alteração no funcionamento dos mesmos e no limite poderia até haver melhoria no desempenho face às questões de sujidade e fuligem, segundo li.


Agradeço antecipadamente a ajuda,
Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor fluis » terça jul 07, 2015 3:56 pm

Boa tarde,

O Redutor em causa não serve para as repsol azul (as quais são ex – Shell), mas sim para as laranjas quer sejam butano ao propano. Este encaixe para estas garrafas laranjas é ainda compatível com BP butano (normal e Light), com as novas garrafas da PRIO. É ainda compatível com todos os modelos comercializados em Espanha, sendo que neste caso como é lógico é compatível com as Galp comercializadas em Espanha, mas atenção não é compatível com a GALP comercializada em Portugal.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Gás butano ou propano?

Mensagempor Lealbino » quinta jul 09, 2015 2:37 pm

:?

Obrigado pela resposta e pelo esclarecimento, sendo assim tenho de encontrar uma solução que permita usar esta garrafa até ao fim (ou vendê-la) e só depois trocar redutor e botija para propano.

À partida troco logo por esse redutor Repsol que dá para as botijas Propano e Butano Laranja, bem como para as Prio.


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 92 visitantes