frigorifico arrefece pouco - RESOLVIDO, mais ou menos...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

frigorifico arrefece pouco - RESOLVIDO, mais ou menos...

Mensagempor krushandkill » sexta Oct 24, 2014 12:09 pm

Bom dia.
Tenho uma Fiat Ducato 2.5 Weinsberg equipada com um frigorifico marado. Retirei o frigorifico, desmontei e limpei o queimador, injector e chaminé. Aproveitei e lixei alguma ferrugem dos tubos e pintei com tinta em spray para alta temperatura. Já que estava nisto, coloquei 5 ventoinhas pequenas de 12v alimentadas nos mesmos pontos da resistencia de 12v e com um interruptor on/off e respectivo led amarelo. Passou uma semana em testes, com a cabeça para baixo durante 2 dias, 2 dias direito e mais 2 dias de cabeça para baixo.
Até aqui tudo bem.

Reparei durante uns passeios que o frigorifico Electrolux (acho que é o modelo RM2250 ou o RM4231) tem problemas na transmissão de calor entre a chaminé e o tubo do liquido de refrigeração. A temperatura vai subindo aos poucos e depois estabiliza a 7ºc no congelador e a 19ºc na parte de baixo.

A 220v trabalha bem porque o local onde a resistencia encaixa é mesmo em cima do tubo do liquido de refrigeração.
A gaz, funciona bem se instalar no queimador um injector com o furinho mais alargado, mas gasta mais gaz, a chama fica muito mais forte mas amarela e começa depois a cheirar a gaz mal queimado, o que é perigoso.
Mas a 220v ou a gaz nestas condições, o congelador vai para -10ºc e a parte de baixo, fica a 4ºc.

Tenho de desmontar o frigorifico outra vez e inventar ali qualquer coisa para distribuir melhor o calor entre a chaminé e o tubo do liquido de refrigeração. Se calhar vou enrolar muito fio de cobre fininho e segurar depois com fita-cola de aluminio... cá para mim os 2 tubos não estão bem soldados e eu não vi isso da ultima vez que o desmontei.

Pensei também em preencher o espaço entre o tubo da chaminé e o tubo de refrigeração com uma pasta de reparação, sei que há uma pasta dessas que contem ferro e que depois de seca, pode ser lixada, furada, retificada... parece mesmo ferro depois de seca, mas não me lembro do nome nem onde a possa comprar. Não me parece boa ideia é soldar melhor os 2 tubos. Considerando que o tubo de refrigeração tem liquido, corro o risco de furar o tubo durante a soldadura.

Alguém já teve uma situação semelhante? E não me digam para comprar um frigorifico novo, porque este trabalha e eu ainda não desisti dele...
Editado pela última vez por krushandkill em domingo jun 28, 2015 11:01 pm, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor RMGM » sábado Oct 25, 2014 9:05 am

Um conselho
Visite o Sr. Ramalho na rua António Pedro nº2 em Lisboa (técnico de frig. de absorção )
Leve o frig. e ele dirá o que deve ser feito
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor Oliventino » sábado Oct 25, 2014 1:56 pm

Boa tarde.

O sr Ramalho disse-me que não se vira o frigorífico ao contrário e explicou porquê.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor krushandkill » domingo Oct 26, 2014 10:15 pm

Se necessário, esse sr. Ramalho muda o liquido de refrigeração? Acho que será o próximo passo a tomar, caso o "arranjo" que fiz não resulte... :shock:

Estranho é que no youtube e mesmo por aqui, não faltam relatos sobre a necessidade de se virar do avesso frigorificos de absorção antigos, como forma de fazer o liquido mover-se no sentido inverso e assim libertar alguns cristais que possam impedir a normal circulação do liquido.
Qual a explicação que ele deu para não se dever fazer isso? E já agora, o que fazer então? :?
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor RMGM » segunda Oct 27, 2014 9:34 pm

Pode mudar mas terá que ter a certeza de que a maquina está em condições de receber nova carga para isso é preciso radiografar a tubagem
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor krushandkill » segunda Oct 27, 2014 10:08 pm

Lá inventei maneira de o tubo da chaminé transferir melhor o calor para o tubo de refrigeração.
Primeiro, enrolar fios de cobre nos 2 tubos e preencher o espaço entre os dois tubos também com fios de cobre:
Imagem

Depois, enrolar fita cola de aluminio sobre os fios de cobre para ajudar a transferencia de calor e também para segurar melhor os fios de cobre:
Imagem

Teste de funcionamento, ficou ligado a gaz durante a noite e chegou aos -14ºc no congelador e 4ºc na prateleira de baixo do frigorifico.
Depois, ficou a 220v durante o dia e ao fim da tarde, inclinei o frigorifico para simular a autocaravana muito torta, arrefeceu bastante em 2horas, vai ficar assim durante esta noite:
Imagem

Vamos a ver como se comporta agora. Depois tenho de enrolar novamente a lã de rocha e a chapa protetora nos 2 tubos e montá-lo novamente na autocaravana. No próximo passeio depois de uns kms, espero que funcione melhor.
Se não funcionar bem, vou visitar o sr. Ramalho.
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor Cardigos » terça Oct 28, 2014 11:26 pm

....E com essa trabalheira toda ! Ainda não retirou a placa difusora que está no interior do frigorifico ? Entre a placa em alumínio e o tubo de refrigeração deve haver massa de transmissão térmica ( a mesma que se usa no computadores) que no seu frigorifico deve estar mais que seca. Essa massa tem a particularidade de fazer a transmissão do frio.

Abraço
Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
"Oscar Wilde"


WEINSBERG Meteor 520 - FIAT Ducato 1992
Avatar do Utilizador
Cardigos
 
Mensagens: 14
Registado: quinta mar 15, 2012 9:12 pm
Localização: Cartaxo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor krushandkill » quarta Oct 29, 2014 9:20 pm

Já substituí essa massa térmica também, foi na mesma altura em que instalei as ventoinhas.
E mesmo com o frigorifico assim torto ligado durante a noite, de manhã estava a -14ºc no congelador e a 4ºc na parte de baixo.
Só falta dar um passeio para depois ver o comportamento.
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor Oliventino » quinta Oct 30, 2014 5:26 pm

krushandkill Escreveu:Qual a explicação que ele deu para não se dever fazer isso? E já agora, o que fazer então? :?


Boa tarde.
Ao passar hoje à porta do sr Ramalho perguntei-lhe, e isso afinal é só para os de compressor, estes de absorção não faz mal, desculpe a minha confusão, mas já me redimi com humildade.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor RUYMORAIS » quarta nov 05, 2014 5:52 pm

companheiro e em vez de fio de cobre usar fio de aluminio , não é facil de arranjar mas vai obter melhor resultado já que o aluminio é melhor dessipador de calor logo tambem melhor transmissor

mas pelo que relata o seu problema é mesmo a má união entre os doid tubos e ao paertar com o fio de cobre acabou por os unir melhor e obter logo resultados diferentes
Avatar do Utilizador
RUYMORAIS
 
Mensagens: 347
Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm
Localização: amadora/moinhos da funcheira

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor krushandkill » sábado nov 08, 2014 11:32 pm

Fio de aluminio não tenho na minha "sucata" nem estou a ver onde arranjar.

Ontem ao fim da tarde voltei a colocar o frigorifico na AC e deixei-o ligado a gaz durante a noite.
Hoje depois do almoço iamos passear e qual não foi o meu espanto quando noto que o congelador estava a 4ºc e a parte de baixo do frigorifico estava a 18ºc.

Notei que o movel onde o frigorifico está enbutido, estava quente na lateral e na parte superior. Lembrei-me que poderia ser calor acumulado na traseira do frigorifico e deixei durante a tarde as ventoinhas que instalei por cima do condensador. Passado umas 8h, ficou a -14ºc no congelador e a 4ºc na parte de baixo.
Ou seja, o frigorifico funciona bem em bancada fora da AC, assim que o coloco na AC, só funciona bem se deixar as ventoinhas ligadas.

Parece-me que a zona do condensador do frigorifico, responsável pela libertação do calor do circuito de refrigeração, aquece normalmente mas não consegue dissipar convenientemente o calor.

Já alguém teve uma situação semelhante?
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco

Mensagempor krushandkill » domingo jun 28, 2015 11:00 pm

Cheguei à conclusão que a tubagem de circulação do gaz de refrigeração devia estar entupida, na parte superior, onde tem as laminas do evaporador, provavelmente cristais acumulados do liquido refrigerante.
Consegui ter temperaturas normais de -10º no congelador e 4º no frigo, mas num fim de semana em Alqueva com 32 graus, andava sempre preocupado com os -2º no congelador e 10º no frigo. E sempre com as ventoinhas na traseira do frigo a trabalhar, mesmo de noite.

Desisti.
Depois de ver os preços de reparação deste frigorífico, de um frigorifico a 12v/220vac/gas novo, comprei um frigorifico de compressor a 220v, um inversor de 1000w e já não me preocupo mais.

Esta máquina tem a data errada, mas não me apercebi na altura! :shock:
buraco sem frigorifico
Imagem

coloquei uma chapa no fundo, depois de retirar a tábua que lá estava, ganhei logo 1,5cm de folga na altura, para caber melhor a placa de lã de rocha de 5cm para isolar o frigorifico do fogão
Imagem

instalei umas chapas na traseira do frigorifico, aproveitando furos já existentes
Imagem

instalei umas chapas na frente do frigorifico, aproveitando furos já existentes
Imagem[/URL]

ventoinha na traseira, não vá o frigorifico aquecer muito (edit: cheguei à conclusão que não era preciso, não aquece nadinha, mas agora fica), esta ventoinha liga ao mesmo tempo que o motor do frigorifico trabalha, graças a uma ligação extra ao termostáto
Imagem[/URL]

inversor de 1000w, com 2000w de pico instalado debaixo do sofá e ao lado de 2 baterias de gel de 100amperes.
Imagem

respiros para entrada e saída de ar, assim como 2 interruptores para ligar o inversor e a ventoinha que instalei atrás de um dos respiros. De noite, desligo esta ventoinha, faz muito barulho.
Imagem

Aparência geral
Imagem

Painéis solares e baterias já tinha, foi só gastar 150eurs no frigorifico e 150eurs no inversor e fiz a festa.
O frigorífico é silencioso, durante a noite as 2 baterias chegam perfeitamente e assim que nasce o sol, voltam a carregar. Num dia nublado, a produção dos painéis vai carregando as baterias muito lentamente, mas mesmo assim dá para manter o frigorífico a funcionar perfeitamente.
Avatar do Utilizador
krushandkill
 
Mensagens: 13
Registado: sexta Oct 17, 2014 11:18 pm
Localização: Castanheira do Ribatejo

Re: frigorifico arrefece pouco - RESOLVIDO, mais ou menos...

Mensagempor fj2011 » segunda jan 04, 2016 1:00 am

Boa noite
que tal o comportamento deste frigorifico?... está satisfeito com o seu desempenho?... uma vez que este tipo de frigorifico não foi criado para andar aos "solavancos" motivado pelos tipicos pisos das más estradas, teve ou tem algum problema na refrigeração quando em viagem?

- como já vendi o meu de ABSORÇÃO e ainda não encontrei um de compressão à medida, mas depois de ouvir alguns tecnicos sobre o assunto, confesso que estou com algum receio quanto ao comportamento deste tipo de frigorifico com a autocaravana em movimento, mas nada como saber a opinião de quem já tem um e o usa numa autocaravana.
Obrigado
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: frigorifico arrefece pouco - RESOLVIDO, mais ou menos...

Mensagempor danibeja » segunda jan 04, 2016 6:58 pm

Boa tarde,

Eu tive um durante três anos e nunca tive problemas... e conheço outros companheiros que nunca tiveram problemas...

Da minha experiência é muitíssimo mais cómodo que o a gás/220V/12V muito mais eficiente e económico....

Apesar de ser difícil de encontrar, bom mesmo são os dos barcos a 12V consomem ainda menos electricidade e não necessitam dos conversores ( que também consomem energia para modificar a energia).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: frigorifico arrefece pouco - RESOLVIDO, mais ou menos...

Mensagempor fj2011 » segunda jan 04, 2016 7:21 pm

Boa tarde,

Danibeja, obrigado pela informação...
Eu também nunca pus isso em causa quando pensei, já há algum tempo, em trocar de frigorífico, mas depois do que ouvi dum técnico, sobre a utilização de frigorificos de compressão nas autocaravanas, que segundo ele, são exclusivamente indicados para estarem quietinhos e nivelados e não para andarem aos "salavancos" nos carros , comecei a pensar no assunto e no que me irá acontecer, mas agora já nada há a fazer, Até porque hoje à noite depois do jantar, vou ter que o retirar da autocaravana para o entregar ao novo proprietário.
Danibeja, já agora há mais alguma dica, isto é, mais algum pormenor especial que terei de ter em atenção para o retirar do lugar onde está?? para além de: ter que desligar a junção cónica do tubo do gás, desligar fios de corrente e desaparafusar as laterais como o Danibeja já me tinha dito em tempos noutro sitio aqui do fórum, julgo que depois basta apenas deslizar/puxá-lo para fora, certo?
Abraço e bom ano de 2016
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes